Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Eduardo Ferraiuolo

IRPF 2015 - Problemas na instalação

Posts Recomendados

Bom dia a todos.
Fiz o download do programa de instalação p/ declaração do IR porém quando tento instalar recebo a notificação que a máquina virtual Java não foi encontrada no meu computador. Possuo instalada a última versão mas mesmo assim continuo recebendo este aviso, o que impossibilita a instalação. Alguém pode me dar uma luz?

post-13249-0-40266500-1425298359_thumb.p

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A mesma coisa aqui. Se você instalar o app multiplataforma funciona. Mas está errado. Se tem versão específica para Mac não deveria haver problema na instalação. Eles sugerem a versão 8.0.25 do Java (e atual que se instala é a 8.0.31) mas acredito que isso não deva ser o problema de não reconhecimento de haver Java instalado. Vamos ver se surge alguma solução. Enviei pergunta para a RFB e para o site do UOL.

Compartilhar este post

Link para o post

Basta criar um "link virtual" entre a pasta nativa de instalação e o Path do sistema.

sudo ln -fs /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home/bin/java /usr/bin/java

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo problema aqui.

Mesmo com a versão Java 8.31 manda baixar a versão mais recente e remete pra página.

Será que vão corrigir? A solução pelo Terminal pode,dar certo,mas é para avançados.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo problema aqui.

Mesmo com a versão Java 8.31 manda baixar a versão mais recente e remete pra página.

Será que vão corrigir? A solução pelo Terminal pode,dar certo,mas é para avançados.

Olá!

Não é nada muito complicado:

• Copiar o comando que o ptzc sugeriu (Command+C): sudo ln -fs /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home/bin/java /usr/bin/java
  • Ir na pasta Applications / Utilities (Aplicativos / Utilitários);
  • Abrir o aplicativo Terminal;
  • Colar (Command+V) e dar enter;
  • Vai pedir sua senha de usuário, digite-a mas não vai aparecer nada na tela, nem os asteriscos e dê enter;
  • Fechar o Terminal.

Basta criar um "link virtual" entre a pasta nativa de instalação e o Path do sistema.

sudo ln -fs /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home/bin/java /usr/bin/java

Olá!

Engraçado que todos os meus symlinks foram criados automaticamente, não lembro de te-los feito.

Screen%20Shot%202015-03-02%20at%2013.42.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Luiz.

Perfeito! Funcionou com mágica. Mas é tecnologia,né? hehe.

Já tinha tentado a solução proposta pelo do 1984, mas não tinha conseguido.

Provavelmente cometi algum erro na linha de comando, porque, da primeira vez, não copiei e fiz manualmente, porque estava na tela do iPad e quis passar para o MacBook.

Fiz manual e devo ter errado em alguma coisa.

Desta vez, tudo funcionou perfeitamente e, bem como você disse, facílimo.

Muito obrigado a você e ao do 1984, que trouxe a correção no primeiro post, também pela ajuda.

SENSACIONAL!

Agora, fico curioso. Esse é um erro do programa da Receita, do java ou do Yosemite. Será que alguém vai corrigir ou cada um terá de procurar e se virar?

De qualquer forma, agradeço a todos vocês.

Obrigado!

Olá!

Não é nada muito complicado:

• Copiar o comando que o ptzc sugeriu (Command+C): sudo ln -fs /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home/bin/java /usr/bin/java
  • Ir na pasta Applications / Utilities (Aplicativos / Utilitários);
  • Abrir o aplicativo Terminal;
  • Colar (Command+V) e dar enter;
  • Vai pedir sua senha de usuário, digite-a mas não vai aparecer nada na tela, nem os asteriscos e dê enter;
  • Fechar o Terminal.

Olá!

Engraçado que todos os meus symlinks foram criados automaticamente, não lembro de te-los feito.

Screen%20Shot%202015-03-02%20at%2013.42.

Blz, do 1984. Funcionou perfeito.

Obrigado.

Veja a resposta que dei para o Luiz Moraes, aí em baixo.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Como eu disse no meu post anterior, na minha máquina os links já estão prontos, então não sei o que pode estar havendo com vocês.

Não acredito que o erro seja da receita, pois o java deve estar (ou linkado) na pasta de binários do sistema. Porém poderia ter nas configurações do programa da receita as opção de colocar o path do binário do java.

Editado por Luiz Moraes

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo problema aqui.

Boa tarde pessoal.  Também não sou muito fã do Terminal, pois sou somente um usuário básico. Consegui instalar fazendo o download adicional do Java JDK (Java SE Development Kit) através deste link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Lembrando que já tinha instalado a versão JRE: (Java Runtime Environment).

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado. Estava com o mesmo problema aqui. Ele dizia que "Para visualizar o conteúdo da web, Você precisa instalar o Java Runtime Environment." e depois dava o erro "A instalação do Receitanet Java não pode continuar pois não existe uma máquina virtual java 1.6 ou superior instalada."

Obrigado do1984 e Luiz Moraes pela ajuda ai. Simplesmente executei o código sudo ln -fs /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home/bin/java /usr/bin/java

e consegui instalar o receitanet corretamente. :D

Abraços,

Franke

Compartilhar este post

Link para o post

Usei a versão multiplataforma, sem nenhum comando de terminal (eu tenho medo do terminal) e foi tudo bem. Há anos instalo esta versão, não a que a receita libera pra Mac, e nunca tive problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Usei a versão multiplataforma, sem nenhum comando de terminal (eu tenho medo do terminal) e foi tudo bem. Há anos instalo esta versão, não a que a receita libera pra Mac, e nunca tive problemas.

Olá!

A questão é: Se a Receita se propõe a lançar uma versão, seja ela pra qual plataforma for, tem que funcionar. Se fosse eles, eu deixaria uma versão com o Java embutido, muitos softwares fazem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Esse simples symlink do do1984 resolveu tranquilo e o pessoal de matando nos comentários do post sobre isso. Eu passei esse tópico lá mas parece que a maioria ignorou.

Acontece que existe um temor de uso do terminal. Não é nenhum bicho de sete cabeças de usar com cuidado; o utilitário de disco pode fazer muito mais estrago, eu já apaguei um HD externo importantíssimo achando que era o pendrive, rsrsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!!!

Eu tentei executar esse comando e não funcionou. Tentei intalar o JAVA 1.8.40.25, mas diz que eu tenho uma versão mais recente 14.9.0. Tentei procurar o plugin, pelo terminal tb, mas n encontrei.

Baixei o multiplataforma, mas tb não rolou!

Alguém pode me dar uma luz?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, eu estava com dificuldades com a instalação do Receitanet por conta do Java, reinstalei a 8.31 muitas vezes e não deu certo. Depois, pesquisando encontrei esta versão fornecida pelo suporte da Apple e funcionou! Testem aí!

http://apple.co/1BQ6aZe

Compartilhar este post

Link para o post