Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Mr_Phillip

Relato de Problema/Reparo - Macbook Mid 2012 HDD cable

Posts Recomendados

Venho aqui relatar a minha experiência em um problema que tive recentemente com meu macbook Pro Mid 2012, o último modelo ainda com suporte a upgrades de RAM e uso de SSD padrão Sata 3.

Bem...

Estava eu a noite, trabalhando no meu macbook pro e, logo ao acabar minhas atividades, fechei a tampa e fui tomar banho... Quando volto para religar o bixin, me deparo com a tela de login para inserção da senha, como de praxe.

Ao colocar a senha e apertar ENTER, a bendita Bola Colorida Girando... e Continuou por vários minutos... Até que entrou no sistema... Fui simplesmente usar o Spotlight e logo apareceu a Bola Colorida de novo...

Não tive paciência de esperar e reiniciei forçadamente. Ao fazer isso já fui logo Resetando a NVRAM e o SMC. Iniciei em seguida normalmente, e logo após maçã aparecer, a barra de carregamento do Yosemite começou andar LENTAMENTE, quase que parada... Abri o Macbook para ver se era algum problema de memória, mas não achei nada suspeito e cheguei a testa-las em outro notebook, tudo OK. Testei também o SSD num case externo USB, e tudo normal, meus arquivos todos lá acessíveis... Saúde OK. 

O Mais curioso nisso tudo foi o seguinte: Como usava um SSD, e originalmente esse modelo vem com um HDD de 500gb, resolvi coloca-lo de volta, retirando o SSD. Para minha surpresa, tudo funcionou NORMALMENTE! Fiquei sem saber se realmente era um problema no SSD ou no Macbook... Realmente estranho... Mas fiz o backup para o HDD e continuei usando por 2 dias, até que voltou novamente os sintomas antes sentidos por mim ao usa-lo... Então presumi que era mesmo um problema do computador.

Ao pesquisar na internet, vi vários relatos sobre o mesmo problema ocorrendo (Bola Colorida Girando após um inicio do sistema, deixando-o lento pra carai), e uma das soluções propostas por alguns dos usuários foi a Troca do HDD Cable, ou, o cabo SATA 3 que faz a ligação com a placa lógica.

(foto do cabo)
81VfGu6ej2L._SX425_.jpg

Olhei esse tutorial do iFixit (https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Unibody+Mid+2012+Hard+Drive+Cable+Replacement/10379) para substituição do cabo e resolvi partir para a troca...

Agora o grande problema que achei que seria uma dor de cabeça tremenda... Mandar para uma assistência para eles me cobrarem os olhos da cara ou tentar achar esse cabo num mercado livre da vida e trocar eu mesmo... Optei, pela segunda opção, tendo visto já o tutorial acima, vi que não existiria dificuldade em faze-lo.

Para minha felicidade, achar esse componente até que foi fácil, e, considerando que é um computador da Apple, até que o preço foi bastante "amigável". Acabei encontrando-o numa loja chamada iBroken (https://www.ibroken.com.br).

O produto chegou com 6 dias na minha casa, bem embalado, novo e com cara de que era mesmo original. Fiz a troca seguindo o tutorial do iFixit e pronto, resolvido meu problema. O sistema iniciou logo de cara, com a performance de outrora. Tudo normal e, Cá estou eu escrevendo esse post justamente do meu macbook pro.

Fica aí o meu relato, caso alguém vá ter um problema parecido, pode ajudar a desvendar.

Falow!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já estava surtando testei memória ram, ssd, hd, cooler e nada hahahaha

Vou testar o cabo, o meu MacBook é o White core 2 duo

custei a acreditar que realmente era o cabo dando zica, cheguei até a ficar puto da vida ao pensar em conseguir essa peça e custar os olhos da cara pra comprar...

Mas foi simples de achar e simples de trocar tbm. Espero que o seu problema seja esse tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, eu tenho uma Imac 2009 e fiz a troca pela SSD tbm, e acredito que o problema seja mesmo o cabo flat, minha dúvida é qual cabo eu compro e aonde? 

Parece que ele tem 2 plugues e na SSD um ficou livre (termostato pelo que eu li) Esse cabo novo ele conecta os dois é isso?

Compartilhar este post

Link para o post