Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Relato de Problema/Reparo - Macbook Mid 2012 HDD cable


Mr_Phillip

Posts Recomendados

Venho aqui relatar a minha experiência em um problema que tive recentemente com meu macbook Pro Mid 2012, o último modelo ainda com suporte a upgrades de RAM e uso de SSD padrão Sata 3.

Bem...

Estava eu a noite, trabalhando no meu macbook pro e, logo ao acabar minhas atividades, fechei a tampa e fui tomar banho... Quando volto para religar o bixin, me deparo com a tela de login para inserção da senha, como de praxe.

Ao colocar a senha e apertar ENTER, a bendita Bola Colorida Girando... e Continuou por vários minutos... Até que entrou no sistema... Fui simplesmente usar o Spotlight e logo apareceu a Bola Colorida de novo...

Não tive paciência de esperar e reiniciei forçadamente. Ao fazer isso já fui logo Resetando a NVRAM e o SMC. Iniciei em seguida normalmente, e logo após maçã aparecer, a barra de carregamento do Yosemite começou andar LENTAMENTE, quase que parada... Abri o Macbook para ver se era algum problema de memória, mas não achei nada suspeito e cheguei a testa-las em outro notebook, tudo OK. Testei também o SSD num case externo USB, e tudo normal, meus arquivos todos lá acessíveis... Saúde OK. 

O Mais curioso nisso tudo foi o seguinte: Como usava um SSD, e originalmente esse modelo vem com um HDD de 500gb, resolvi coloca-lo de volta, retirando o SSD. Para minha surpresa, tudo funcionou NORMALMENTE! Fiquei sem saber se realmente era um problema no SSD ou no Macbook... Realmente estranho... Mas fiz o backup para o HDD e continuei usando por 2 dias, até que voltou novamente os sintomas antes sentidos por mim ao usa-lo... Então presumi que era mesmo um problema do computador.

Ao pesquisar na internet, vi vários relatos sobre o mesmo problema ocorrendo (Bola Colorida Girando após um inicio do sistema, deixando-o lento pra carai), e uma das soluções propostas por alguns dos usuários foi a Troca do HDD Cable, ou, o cabo SATA 3 que faz a ligação com a placa lógica.

(foto do cabo)
81VfGu6ej2L._SX425_.jpg

Olhei esse tutorial do iFixit (https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Unibody+Mid+2012+Hard+Drive+Cable+Replacement/10379) para substituição do cabo e resolvi partir para a troca...

Agora o grande problema que achei que seria uma dor de cabeça tremenda... Mandar para uma assistência para eles me cobrarem os olhos da cara ou tentar achar esse cabo num mercado livre da vida e trocar eu mesmo... Optei, pela segunda opção, tendo visto já o tutorial acima, vi que não existiria dificuldade em faze-lo.

Para minha felicidade, achar esse componente até que foi fácil, e, considerando que é um computador da Apple, até que o preço foi bastante "amigável". Acabei encontrando-o numa loja chamada iBroken (https://www.ibroken.com.br).

O produto chegou com 6 dias na minha casa, bem embalado, novo e com cara de que era mesmo original. Fiz a troca seguindo o tutorial do iFixit e pronto, resolvido meu problema. O sistema iniciou logo de cara, com a performance de outrora. Tudo normal e, Cá estou eu escrevendo esse post justamente do meu macbook pro.

Fica aí o meu relato, caso alguém vá ter um problema parecido, pode ajudar a desvendar.

Falow!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Já estava surtando testei memória ram, ssd, hd, cooler e nada hahahaha

Vou testar o cabo, o meu MacBook é o White core 2 duo

 

 

custei a acreditar que realmente era o cabo dando zica, cheguei até a ficar puto da vida ao pensar em conseguir essa peça e custar os olhos da cara pra comprar...

 

Mas foi simples de achar e simples de trocar tbm. Espero que o seu problema seja esse tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 anos depois...
  • 2 anos depois...

Boa noite galera .

Me deparei essa semana com esse problema , de lentidão,  já fiz a reparação do ssd e nada, formatei, e adivinha funcionou comecei a fazer algumas atualizações no outro dia qua do fui ligar adivinha, isso mesmo começou a travar novamente , como Eu uso um HD externo pra backup resolvi formatar ele e fazer a instalação do  MacOs nele, nem cosegui terminar a instalação, fazendo as pesquisas em sitesites e tópicos achei o comentário do  Mr_Phillip, vou efetuar a troca do flat, como já formei e instalei o sistema operacional no SSD e no HD creio eu que só me resta fazer a troca do flat , assim que eu fazer a troca posto aqui o resultado. 

Vlw 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Olá,  Feliz 2021 a todos!

Estou com o mesmíssimo problema em um MacBook Pro 15" Mid 2012. Tinha bootcamp com 2 sistemas e, após vários diagnósticos que não apontavam nenhum problema, decidi formatar o disco e reinstalar apenas o MAC-OS do zero, pela internet, usando o console de recuperação.
 

Lendo as dicas aqui, me animei a trocar o cabo, mas não sei exatamente qual modelo é o correto para o meu hardware. Alguém saberia apontar exatamente qual cabo devo comprar?

Muito obrigado!

Gustavo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2020 at 19:27, Diego gnutzmann disse:

Boa noite galera .

Me deparei essa semana com esse problema , de lentidão,  já fiz a reparação do ssd e nada, formatei, e adivinha funcionou comecei a fazer algumas atualizações no outro dia qua do fui ligar adivinha, isso mesmo começou a travar novamente , como Eu uso um HD externo pra backup resolvi formatar ele e fazer a instalação do  MacOs nele, nem cosegui terminar a instalação, fazendo as pesquisas em sitesites e tópicos achei o comentário do  Mr_Phillip, vou efetuar a troca do flat, como já formei e instalei o sistema operacional no SSD e no HD creio eu que só me resta fazer a troca do flat , assim que eu fazer a troca posto aqui o resultado. 

Vlw 

Obrigado.

Funcionou, Diego?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,  Feliz 2021 a todos!

Estou com o mesmíssimo problema em um MacBook Pro 15" Mid 2012. Tinha bootcamp com 2 sistemas e, após vários diagnósticos que não apontavam nenhum problema, decidi formatar o disco e reinstalar apenas o MAC-OS do zero, pela internet, usando o console de recuperação.
 
Lendo as dicas aqui, me animei a trocar o cabo, mas não sei exatamente qual modelo é o correto para o meu hardware. Alguém saberia apontar exatamente qual cabo devo comprar?

Muito obrigado!
Gustavo.
 
 

Busque no Mercado Livre por “cabo flat hd a1286 2012” pra ser mais assertivo. Dá pra usar o flat até de 2009, mas eu indico que seja de 2011 ou 2012.

Você encontra por menos de R$ 100 e é super simples a troca. Só lembre de DESCONECTAR A BATERIA antes de fazer qualquer processo relacionado a placa lógica.


Sent from my iPad using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa noite!

Tenho um MBP Early 2011 13" (4 GB RAM e 320Gb HDD) desde zero (abr/2011).

Em Nov/2014 comprei um SSD Kingston V300 240Gb e 16Gb de memória RAM para melhorar o rendimento - na época estava bem lento com o Mac OSX Mavericks.

Funcionou perfeito por muito tempo, no Mavericks, e depois, também no Yosemite.

Porém, em 2017, por precisar de espaço interno, voltei para um HDD, agora de 1Tb, onde instalei o Yosemite e depois atualizei para o Sierra, que está lá até hoje.

Agora resolvi voltar a usar o SSD, pq já não preciso de todo aquele espaço e passei a usar programas mais pesados, como o Photoshop.

Só que, após o inferno para instalar do zero o High Sierra (pelo console de recuperação, onde travou todas as vezes no final da instalação), só consegui fazer isso com o SSD como drive externo, via USB.

Depois da instalação, ainda via USB, funcionou uma beleza. Mas quando coloquei dentro da máquina, no lugar do HDD, começou a travar. Para abrir o Finder é um parto; fechar, abrir o Safari, fazer uma busca e etc... Tudo trava a máquina.

Li sobre a questão do flat cable... Mas fico na dúvida, já que no passado usei esse mesmo SSD sem problema nenhum e sem precisar trocar o cabo flat...

 

Seria talvez isso por conta do SO atual? Talvez mais pesado do que o Yosemite? Visto que o hardware é o mesmo já usado antes...

Alem disso, na iBroken encontrei dois cabos flat...

https://www.ibroken.com.br/busca-busca_produtos?nome_produto=Cabo+flat+macbook+pro

Qual seria o modelo correto? Poderiam dar uma ajuda?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...