Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Erro no recibo, do IRPF 2009


Shiva

Posts Recomendados

bom, eu uso mac no escritorio de contabilidade, e mac do meu patrao eh sempre um problema, ja resolvi um outro,problema, mas esse me preucupa, no ano passado a fazendo fez o favor de fazer um bosta de um programa pra mac, ai eu usei o do solaris fucionou perfeitemente, e esse ano achei que nao mudaria, botei o solaris na maquina do meu patrao, (so agora uqe percebi que tem uma perfeita pro mac) so que nesse exato momento, ele fez o IR do cliente, trasmistiu, e da imprimiu a declaracao, e um erro apareceu a impressao ta horrivel, letras grandes demais e simbolo na maca na declacao, bom isso eh de menos, ele imprimiu o darf do cliente tudo correto

agora quando ele foi imprimir o recibo do cliente de um erro assim

as informacoes do recibo foram corrompidas apos sua gravacao, no registro MC

por favor me ajudei segundo sabado que da problema na mac do meu patrao, minha cabeca ta a premio

desde ja agradeco

rodolfo portugal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Rodolfo, antes de qualquer procedimento faça logo um backup da pasta de IR2009 por segurança. Não tenho uma solução para o seu problema, esta versão para Solares deveria funcionar da mesma forma que a versão própria para Mac, a menos que haja algum defeito na máquina ou no software, mas pode-se tentar alguma medida como por exemplo, baixe o programa do IR para Mac e tente abrir a declaração já gravada e enviada, importando-a para a versão Mac.

Se não der certo, note que o importante é o número do recibo para consultas à Receita, este número você consegue ao abrir a declaração, na segunda tela, a que lista as declarações contidas no programa. Cópias da declaração a Receita fornece mediante requerimento.

Tente ai e depois informe o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal. Estou tendo muitos problemas com o software da receita para Mac.

Começou na instalação (aquele negócio de instalar o ReceitaNet).

Mas o software não funciona bem.

Cuidado.

Infelizmente acho que teremos que usar algum computador com Windows para o programa da Receita.

Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estou com o mesmo problema de imprimir o recibo. A declaração é enviada, o número do recibo fica no menu de abrir o arquivo, mas quando vou imprimir dá o mesmo erro reportado pelo colega lá em cima. O meu programa é pra mac mesmo, não é Solaris. Deve ser um bug do programa mesmo.

Queri saber do Oliver se ele enviou e imprimiu o recibo, porque enviar o meu enviou. O problema é só imprimir o recibo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Fórum tem o seguinte post com todas explicações necessárias. Leia os comentários.

http://macmagazine.com.br/blog/2009/03/02/...faze-la-no-mac/

comentário postado nesse tópico com as explicações necessárias

Não me adimira que todos estejam tendo problemas com o comando no terminal escrito no receitanet! O comando está errado!!!

Vejam bem, os idiotas da receita escrevem "Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x ReceitanetJava2008_01mac.command" ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado."

E mandam vc baixar um arquivo chamado "ReceitanetJava2009.01_setup_mac.command".

Vejam bem, na permissão de execução que você está gerando com o comando sujerido pela receita, você está permitindo a execução do programa de 2008, não o de 2009. Eles simplesmente criaram um programa atualizado, mas deixaram a mesma instrução do ano passado. É a falta total de preocupação desse governo com os contribuintes, e o normal descaso para com usuários mac.

Vamos lá então, como fazer a coisa, em passos:

1 - Abra o terminal em applications/utilities/terminal (ou aplicativos/utilitarios/terminal).

2 - Gere o comando "cd ~/Desktop"

3 - Mova o arquivo baixado da da receitanet para seu desktop, o "ReceitanetJava2009.01_setup_mac.command".

4 - Execute o comando corrigido de permissão: "chmod +x ReceitanetJava2009.01_setup_mac.command"

5 - Clique duas vezes no arquivo que moveu pro desktop e instale, finalmente, a coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um backup dos arquivos e imprimi em um computador que tinha Ruindows. Fiquei um pouco mais aliviado por saber que o envio funcionou, mas ainda assim é uma pena ter que apelar pra outro computador quando o seu é muito melhor. Pena que o pessoal de TI da Receita Federal seja tão ruim.

Não estou conformado ainda com o fato do programa para Mac imprimir toda a declaração e só dá erro na impressão do arquivo. O pior é que ninguém se pronuncia oficialmente sobro o problema.

Liguei pra lá e o atendente não sabia nem o que era mac. Disse pra entrar em contato via site no "fale conosco" e lá não tem nem opção de enviar perguntas.

Alguém conseguiu resolver o problema, ou alguém não teve o problema?

(Acho que o Keffin se referiu ao problema de instalação do programa. Esse já foi resolvido. O problema agora é na impressão do recibo após o envio da declaração.)

André,

Tu pode fazer o download no site da receita mesmo. Clica em versão java e depois em versão mac.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tambem estou em apuros,

convenci meu pai a virar usuario mac e ele estava adorando até fazer a declaraçao do irpf.

o erro na impressao:as informacoes do recibo foram corrompidas apos sua gravacao, no registro MC

quase causaram a desarmonia pai e filho.

Agora estou procurando uma resposta. como faço para imprimir esse comprovante?

alguem que teve esse problema conseguiu?

as informacoes do recibo foram corrompidas apos sua gravacao, no registro MC???????

Valeu

Fabio Amicci

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio,

Eu tive o problema e só resolvi fazendo um back-up do arquivo após o envio e imprimindo o recibo em um computador com o Ruindows. Péssimo!! Tem algum bug no programa da Receita que dá esse problema em alguns computadores Mac. Parece que tem gente conseguindo fazer tudo direitinho no Leopard, mas não foi o meu caso.

O que eu posso dizer de confortante é que o arquivo é enviado direitinho e o recibo é gerado, só não imprime. O número do recibo fica visível ao lado do arquivo, quando se vai abrir a declaração já enviada. Se o seu pai quiser apenas o número ele tá lá, se ele quiser o recibo impresso, aí eu não sei. Só sei imprimindo no Ruindows.

O povo da TI da Receita merece um chapéu de burro!!

E diga pro seu pai que é melhor ter um probleminha de impressão desses que um milhão de vírus na cola.

(Windows nunca mais!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer a instalação do Receitanet apenas após achar esse forum, graças a mensagem do Keffin, mas estou com o mesmo problema quanto ao recibo ö arquivo foi corrompido na gravação - registro MC". Não existe forma de iprimir um recibo no site da receita, a menos que vc tenha certificado digital. O telefone da receita (146) é como qualquer telemarqueting - após uns 40-50 minutos um ser humano te diz que só indo à receita, agendando para pesquisa de situação fiscal - no entanto esta opção não estava disponível em nenhum posto da receita da cidade. Se alguém tiver alguma solução de encontrar esse arquivo no computador, por favor coloque no forum.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Receita tinha do programa do Imposto de Renda apenas para Windows. De forma geral as coisas funcionavam bem. Pequenininos bugs que foram se resolvendo com o tempo.

Ultimamente passou para a versão Java e buscou contemplar a todos (o que é mais do que certo).

Aí demonstraram incompetência.

Os programas - inclusive para Windows - estão com problemas.

Não raro amigos comentam algumas dificuldades quanto a gravar cópia de segurança, imprimir recibos, arquivos corrompidos.

Na verdade têm o ano todo para fazer, testar, testar, testar e... saem essas coisas.

Enviei um e-mail para a Receita informando várias dificuldades que encontrei na versão Mac.

Por exemplo, reclamei do fato de que as palavras SIM e NÃO (nos campos para dizer se a declaração é retificadora e para saber se houve mudança de endereço) não aparecem. Só três pontinhos.

Reclamei da forma pouco intituiva e complicada para gerar arquivos de backup (cópia de segurança) na versão Mac.

Das instruções para instalar o ReceitaNet.

Depois de duas semanas mais ou menos enviaram e-mail com a informação de que haviam repassado as críticas para o setor de informática da Receita.

Informaram-me como geral cópia de segurança (muito complicadinho a meu ver; antes eu ficava tentando e só saía a informação de que não havia sido possível geral a cópia...).

Agora vejo que tem mais. Esse negócio de arquivo corrompido.

No meu caso deu tudo certo. Usei um iMac Aluminum, Mac OS X 5.6, nada de especial.

Funcionou.

Mas acho que todos vocês deveriam enviar também e-mail para a Receita.

Quem sabe, por volume de queixas, eles procurem ver melhor a questão do Mac no próximo ano.

Antonio Peregrino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui finalmente imprimir o recibo. mas usando o Windows. Fiz uma cópia de segurança pelo Mac, abri no windows (no programa da receita) com a opção "restaurar cópia de segurança" e o recibo estava lá intacto e não corrompido, como dizia a mensagem de impressão no Mac.

Já reclamei na receita, mas foi decepcionante. Por telefone me perguntaram o que era Macintosh e por e-mail me responderam com a cópia do que já está no site e que, como sabemos, não ajudou a nenhum de nós.

um abraço,

Káris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema de imprimir o recibo. A declaração é enviada, o número do recibo fica no menu de abrir o arquivo, mas quando vou imprimir dá o mesmo erro reportado pelo colega lá em cima. O meu programa é pra mac mesmo, não é Solaris. Deve ser um bug do programa mesmo.

Queri saber do Oliver se ele enviou e imprimiu o recibo, porque enviar o meu enviou. O problema é só imprimir o recibo.

Thales fiz a minha declaração e de mais 3 pessoas da família, não tive nenhum problema, recuperação dos dados do ano passado, programa e as impressões rolaram de boa. Meu iMac é um G5, usei a versão java própria para Mac, inclusive na instalação do mesmo e Receita Net sequer abri terminal para dar estes comandos que foram mencionados aqui, foi só baixar e drag and drop.

Talvez porque ano passado executei este procedimento e como o Mac é inteligente e eu continuo sendo eu mesmo, tudo certo.

Como Mac e Linux não têm um programa próprio para IR e temos que nos virar com este quebra galho em Java que RFB nos liberou, provavelmente estes erros e dificuldades aqui mencionados por várias pessoas, devem ter ocorrido por alguma incompatibilidade com a máquina java.

A receita recomenda JVM 1.4.1 ou superior, verifique Preferences Java se a versão está ok, no site de suportes da Apple tem como atualizar.

Espero que dê tudo certo ai porque o prazo está se esgotando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, eu não sou deste fórum, mas descobri a resposta, pois tive o mesmo problema no IRPF via Linux.

O registro MC nada mais é do que uma linha de texto gravado no arquivo (também texto) que guarda os dados do recibo após a transmissão do IRPF. O arquivo fica em <diretório_do_programa_IRPF_2009>/transmitidas/<seu_CPF>-IRPF-2009-2008-ORIGI.REC

Se for o arquivo de retifidadora, então substitua /ORIGI/RETIF/

O problema é que o programa do IRPF está gravando o texto neste registro MC com caracteres acentuados estranhos, o que provoca o erro. Provavelmente, um erro de codificação de caracteres acentuados pelo programa.

SOLUÇÃO:

1) FAÇA UM BACKUP DO ARQUIVO (ou do diretório em questão)

2) edite o arquivo e corrija a acentuação... <_<

3) imprima o recibo normalmente

Parece brincadeira, mas é simples assim. :lol:

Abraços e boa sorte a todos.

Márcio H. Zuchini

Campinas - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...