Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida de escolha! Macbook PRO 13'' (novo) ou Macbook PRO 15''


Pedro Cattel

Posts Recomendados

Então de 11 à 16 dessa semana minha irmã estará em San Francisco (california)! É a minha chance de pegar um Macbook Pro para minha graduação de engenharia da computação.

 

Eu realmente fiquei muito em dúvida, pois ontem houve o anuncio do Macbook Pro 13'' atualizado! Com novo processador, novas memórias Ram e tudo mais! Porém estava afim do Macbook Pro de 15'' e o mesmo não recebeu nenhuma atualização de hardware! 

Já fui no shopping e vi os dois lado a lado, mas ainda sim estou em dúvida! O de 15'' além de ser  mais potente tem tela maior e Som frontal!

Porém o de 13'' é mais leve, portátil e tem o TouchPad Novo! Além de ter melhor valor de revenda, já que é modelo 2015

 

Seguintes problemas : 

 

- Será que é burrice compra o 15'' agora, é possivel que a apple o atualize até o fim do ano?

- Para meu uso, programação, ver algum eventual filme, de vez em quando jogar Heartstone/CS GO e possivelmente um pouco de modelagem 3d. É melhor 13'' ou 15''?

- Para entendedores de Hardware, esse macbook pro 13'' (novo anunciado essa semana, com processador de3.1 e 16gb de ram)tem o hardware muito atrás do de 15''?

- Para levar pra facul e voltar pra casa, 13'' seria melhor? 

- Tenho meu PC em casa, então o Notebook não seria minha plataforma principal, ou seja, 15'' é necessário? Ou um disperdicio? 

- Vale a pena esperar um Update do Macbook Pro 15''?

 

 

Obrigado a todos desde já! Minha dúvida é realmente muito importante pra mim! Tenho até dia 13 pra decidir! 

 

Abraços

 

3hYnT3.png

Editado por Pedro Cattel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo de 15" tem um CPU Quad-Core (dobro do desempenho pra encode/render), tem vídeo dedicado, 16Gb de RAM, SSD 512 Gb (...) É mais máquina sim mas tem lá seus poréns.

 

Imagino que a Intel HD 6100 não ficou melhor que a HD 5200. A série 200 tem eDRAM, que seria um cache L4 dentro do próprio die (matriz, em tradução literal) do processador, tornando o processamento gráfico sensivelmente mais rápido que qualquer tecnologia que use a RAM como memória. Com a nVidia GT 750M então nem tem como comparar...

 

CS:GO no Mac? Só com nVidia. O port pra OS X é um lixo e não roda legal em placa Intel, pelo menos a minha HD 5000 não rodou nem no low, ai no bootcamp roda normal :S

 

Claro que é mais interessante comprar algo mais novo, saído do forno. Mas já que não tem como esperar aproveito a oportunidade e pegue o de 15", mas saiba que já já teremos outro modelo por ai, e não deve demorar, é só a Intel soltar os chips Quad-core dos novos que a Apple deve utilizá-los. Outro fator importante é a nova geração de nVidia, quem sabe uma GTX 960M entre o próximo Pro de 15", ai tu terá o dobro de desempenho de vídeo na máquina.

 

Não gosto de comprar qualquer coisa que eu sei que está prestes a sair de linha, então, SE FOSSE EU, e na mesma situação de ter um bom desktop sobre tua mesa de trabalho, iria no de 13.3", vai ser mais leve, a bateria vai durar mais, é modelo novo e vai te atender muito bem, sem contar a diferença de grana...

 

falou <O.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil tentar "te ajudar" nessa situação, ambos são ótimas escolhas e mesmo o 15 não tendo recebido nenhum upgrade o desempenho dele dá uma voadora com os dois pés no peito do MacBook 13 mesmo com os novos processadores. Mas isso não quer dizer que ele é lento, muito pelo contrário, até os de 2012 com terceira geração já são bem espertos, imagina esse. O de 15 tem hardware pra quem precisa judiar sem dó o dia inteiro da máquina. 

 

Basicamente você vai ter que escolher entre portabilidade vs potência/tela melhor. O som não vai dar muita diferença entre eles, ambos são pra quebrar o galho. Aí vai do que você precisa mais, portabilidade ou tela melhor com alto desempenho? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente por ser mais Tech Whore prefiro o de 15'', acho que a tela maior pode trazer mais vantagens! Provavelmente vou esperar o upgrade no de 15''! 

 

Alguém sabe de algum rumor? Quanto irá demorar? Quando é o próximo evento da apple? E por fim, será que vai ter muita diferença desse 15'' atual??

 

 

Valeu, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente por ser mais Tech Whore prefiro o de 15'', acho que a tela maior pode trazer mais vantagens! Provavelmente vou esperar o upgrade no de 15''! 

 

Alguém sabe de algum rumor? Quanto irá demorar? Quando é o próximo evento da apple? E por fim, será que vai ter muita diferença desse 15'' atual??

 

 

Valeu, abraços!

Olha, o 15" atual com GPU GT750M é uma máquina e tanto. Tenho um e posso dizer que minha produtividade aumentou absurdamente, mas o tamanho não me agradou. O ideal para mim seria um de 13" com o hardware do de 15" (CPU quad e GPU dedicada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o 15" atual com GPU GT750M é uma máquina e tanto. Tenho um e posso dizer que minha produtividade aumentou absurdamente, mas o tamanho não me agradou. O ideal para mim seria um de 13" com o hardware do de 15" (CPU quad e GPU dedicada).

Esse seria o sonho haha, é o que eu gostaria também!! 

 

Valeu ae pessoal, acho que vou pegar o de 15'', mas vou esperar até o meio do ano para ver se há um update nele ou não! Mas o de 13'' novo, não deixa de ser uma tentação!!!

Ta osso de escolher hahaha! 

Na realidade meu medo é pegar o de 13 e ele não atender as minhas expectativas, em questão de hardware e desempenho mesmo! Dual core é muito "xoxo" haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse seria o sonho haha, é o que eu gostaria também!! 

 

Valeu ae pessoal, acho que vou pegar o de 15'', mas vou esperar até o meio do ano para ver se há um update nele ou não! Mas o de 13'' novo, não deixa de ser uma tentação!!!

Ta osso de escolher hahaha! 

Na realidade meu medo é pegar o de 13 e ele não atender as minhas expectativas, em questão de hardware e desempenho mesmo! Dual core é muito "xoxo" haha

Olha, já vi uma maquininha dessas, da geração anterior, e não perde tão feio assim para a minha. Na verdade empata em quase todos os sentidos. Só no momento de processar vídeo ou render 3D que elas mostram que tem performance inferior, mas esse inferior não é desabonador, acredite.

Para o meu trabalho fez diferença, mas para a maioria dos usos nem dá pra perceber.

 

Agora, uma dica que eu te dou é que se você está precisando e tem a chance de conseguir um, seja do modelo que for, por um preço acessível, não deixe de aproveitar a oportunidade só porque você está esperando um upgrade. Lembre que a máquina é excelente, macs costumam envelhecer muito bem e atendem por anos a fio. Não perca a oportunidade de comprar mais barato até porque, daqui uns 3 ou 4 anos, com os preços malucos do Brasil, você vende ela por uma boa grana. A máquina anterior à minha eu paguei R$ 2800 na época e vendi, com 3 anos de uso, em agosto do ano passo por R$ 3000 e o comprador achou barato. Bom, o comprador foi a minha irmã e ela só pagou metade disso porque vendeu o Macbook branquinho dela, que custou originalmente R$ 2200 (em 2009) por R$ 1500. quando eu conto isso acham que eu fui mercenário, mas a minha máquina antiga estava avaliada no mercado livre por valores até R$ 4000...

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Pegando carona no tópico queria uma ajuda.

 

1- Macbook air HD graphics 5000 (modelo 2014) por R$5,500

2- Macbook air HD graphics 6000 (lançamento) por R$7,990

 

Não é para uso profissional, escolho qual 1 ou  2 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, se será mesmo Heavy User melhor optar pelo chip Quad-Core.

 

Quando às especulações, imagino que não irá fugir muito do padrão: i7 5ª geração, 16Gb de RAM, SSD 512 Gb, GT 950M ou com sorte GTX 960M (as quais ainda não existem - só temos a GTX 965M - e chuto no modelo "X" porque a arquitetura maxwell é bem menos gastona que a Kepler, ai da pra caprichar no chip gráfico), ai vem as novidades, como o Force Trackpad, e para por ai.

 

Se tu não for rodar nada que exija de mais do vídeo e, como o Alan Leitão disse, não perca a oportunidade de comprar uma máquina "barata" por causa do upgrade. No processador eu duvido que tu vá sentir diferença, ainda mais que irá comprar o modelo com GPU dedicada. 

 

Quanto ao gmanoel, se tu comprar essas máquinas por esses preços tu merece uns tapas - ahuauhahuauh. Brincadeiras a parte, não faça isso consigo mesmo, dê uma pesquisada nos vendedores aqui do fórum, existem vários e os preços são muito inferiores aos da Apple Brasil.

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, se será mesmo Heavy User melhor optar pelo chip Quad-Core.

 

Quando às especulações, imagino que não irá fugir muito do padrão: i7 5ª geração, 16Gb de RAM, SSD 512 Gb, GT 950M ou com sorte GTX 960M (as quais ainda não existem - só temos a GTX 965M - e chuto no modelo "X" porque a arquitetura maxwell é bem menos gastona que a Kepler, ai da pra caprichar no chip gráfico), ai vem as novidades, como o Force Trackpad, e para por ai.

 

Se tu não for rodar nada que exija de mais do vídeo e, como o Alan Leitão disse, não perca a oportunidade de comprar uma máquina "barata" por causa do upgrade. No processador eu duvido que tu vá sentir diferença, ainda mais que irá comprar o modelo com GPU dedicada. 

 

Quanto ao gmanoel, se tu comprar essas máquinas por esses preços tu merece uns tapas - ahuauhahuauh. Brincadeiras a parte, não faça isso consigo mesmo, dê uma pesquisada nos vendedores aqui do fórum, existem vários e os preços são muito inferiores aos da Apple Brasil.

 

falou <o.

xD

Eu realmente queria o de 15'', por ser mais parrudão e ser Quad-Core... Creio que mesmo esse mac 13'' sendo novo e ter sido atualizado, em questão de anos e desempenho ele se tornará  "öbsoleto" mais rapidamente que o de 15'', mesmo sendo mid 2014!

 

A dúvida, 13'' é tão melhor assim pra carregar pra lá e pra cá do que o de 15''? O de 15'' é um disperdicio, se for utilizado para videos, internet, Word/PPT/Excel? 

E o de 13'' novo, será que roda um CS GO?? O que eu farei mesmo, na maior parte do tempo, além de navegar na net é programar em Python e coisas do genero! o de 13'' será que satisfaz?

 

Abraços galera! E brigado mesmo pela ajuda! Vocês são Fo$#@$@

Editado por Pedro Cattel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha a "mesma" dúvida e acabei pegando o de 15".

 

Eu não preciso de um note tão parrudo quanto você diz que precisa mas as duas polegadas a mais da tela fazem muita diferença.

 

No de 13" para mim parece que fica tudo muito apertado na tela. No de 15" tudo fica perfeito e a ainda rodo VM com Windows 8.1 (uso para alguns programas que só rodam em Win) e sobra tela. Utilizar o pacote Office, navegação, Netflix, e por aí vai, é muito melhor. Tem que considerar esse ponto também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, se será mesmo Heavy User melhor optar pelo chip Quad-Core.

 

Quando às especulações, imagino que não irá fugir muito do padrão: i7 5ª geração, 16Gb de RAM, SSD 512 Gb, GT 950M ou com sorte GTX 960M (as quais ainda não existem - só temos a GTX 965M - e chuto no modelo "X" porque a arquitetura maxwell é bem menos gastona que a Kepler, ai da pra caprichar no chip gráfico), ai vem as novidades, como o Force Trackpad, e para por ai.

 

Se tu não for rodar nada que exija de mais do vídeo e, como o Alan Leitão disse, não perca a oportunidade de comprar uma máquina "barata" por causa do upgrade. No processador eu duvido que tu vá sentir diferença, ainda mais que irá comprar o modelo com GPU dedicada. 

 

Quanto ao gmanoel, se tu comprar essas máquinas por esses preços tu merece uns tapas - ahuauhahuauh. Brincadeiras a parte, não faça isso consigo mesmo, dê uma pesquisada nos vendedores aqui do fórum, existem vários e os preços são muito inferiores aos da Apple Brasil.

 

falou <o.

xD

 

 

Sichieri,

 

kkkk, valeu!

 

Minha tia da espanha  vem pro Rio em abril agora, será que vale a pena ela trazer um macbook pro modelo novo, chequei está uns 1400 euros?

Caso ela traga, quais as dicas para que receita federal não estrague a minha festa ...:-( ?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente queria o de 15'', por ser mais parrudão e ser Quad-Core... Creio que mesmo esse mac 13'' sendo novo e ter sido atualizado, em questão de anos e desempenho ele se tornará  "öbsoleto" mais rapidamente que o de 15'', mesmo sendo mid 2014!

 

A dúvida, 13'' é tão melhor assim pra carregar pra lá e pra cá do que o de 15''? O de 15'' é um disperdicio, se for utilizado para videos, internet, Word/PPT/Excel? 

E o de 13'' novo, será que roda um CS GO?? O que eu farei mesmo, na maior parte do tempo, além de navegar na net é programar em Python e coisas do genero! o de 13'' será que satisfaz?

 

Abraços galera! E brigado mesmo pela ajuda! Vocês são Fo$#@$@

Para o seu perfil de uso a tela de 15" pode ser melhor do que a de 13" assim como o meu perfil também pede uma tela maior, mas a tela maior pode ser um monitor externo em casa. Como eu preciso de mobilidade, o ideal seria ter um note de 13" e em casa, editando meus vídeos poderia usar um monitor externo. Só comprei o de 15" porque era o único modelo com GPU dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, se será mesmo Heavy User melhor optar pelo chip Quad-Core.

 

Quando às especulações, imagino que não irá fugir muito do padrão: i7 5ª geração, 16Gb de RAM, SSD 512 Gb, GT 950M ou com sorte GTX 960M (as quais ainda não existem - só temos a GTX 965M - e chuto no modelo "X" porque a arquitetura maxwell é bem menos gastona que a Kepler, ai da pra caprichar no chip gráfico), ai vem as novidades, como o Force Trackpad, e para por ai.

 

Se tu não for rodar nada que exija de mais do vídeo e, como o Alan Leitão disse, não perca a oportunidade de comprar uma máquina "barata" por causa do upgrade. No processador eu duvido que tu vá sentir diferença, ainda mais que irá comprar o modelo com GPU dedicada. 

 

Quanto ao gmanoel, se tu comprar essas máquinas por esses preços tu merece uns tapas - ahuauhahuauh. Brincadeiras a parte, não faça isso consigo mesmo, dê uma pesquisada nos vendedores aqui do fórum, existem vários e os preços são muito inferiores aos da Apple Brasil.

 

falou <o.

xD

No campo das apostas eu penso que o modelo de 15" deveria vir com CPU i7 de 5ª geração quad, 16 GB de RAM 1866 MHz, SSD 512 GiB PCI-E com taxa de 1 Gbps e a GPU GT 950M. Não creio que venha uma GTX, acho que a Apple seguraria uma GTX para os modelos de iMac que usam GPU nVidia, mas seria um upgrade bem-vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, sou estudante de Ciência da Computação na UTFPR, amante da fotografia e mais ainda da edição de fotos e vídeos e jogador de CS: GO de todos os finais de semana.

 

Vou te contar um pouco da minha experiência com o MacBook 13" meados de 2014 que tenho.

 

1: Quanto à programação: na universidade eu uso C e Java. Para as duas, escrevo os códigos no TextMate. Compilo os código C pelo terminal, usando o comando "gcc", enquanto pra Java o próprio app que escreve compila e roda. Não tem opção melhor do que esse computador pra levar pra universidade. Pequeno, leve e muito potente! Ele tem o mesmo tamanho que os meus cadernos, a bateria dura o DIA TODO!!! É uma beleza! Saindo de manhã cedo, com a bateria cheia, pra estudar e passando a tarde na aula, ainda dá pra voltar pra casa com uns 10%, 20% de bateria.

 

2: Pra editar minha fotos e vídeos utilizo de um monitor secundário de 21" da LG. Deixo a foto em tela cheia no Mac e a interface do programa de edição no outro monitor. Assim é muito bom, porque a tela do Mac é bem precisa quantos as cores e sem falar que é Retina! Já cheguei a editar uma foto panorâmica de um conjunto de 31 fotos, gerando um arquivo .PSB (nem no .PSD coube de tão grande) e o Mac aqui aguentou de boa. Só na hora de exportar pra .JPG que o Ps tinha usado de todos os meus 8GB de RAM e eu precisei salvar o projeto, reiniciar a máquina e assim que ligou de volta abri o Ps e exportei. Já fiz alguns vídeos de uns 5 min e ele trabalha super bem. Ainda com fôlego pra navegar na internet e ouvir umas boas músicas no Soundcloud.

 

3: TODO FINAL DE SEMANA EU JOGO CS:GO! Pode me adicionar lá na Steam: matheusmpedrosa. Faço sempre o seguinte ritual pra jogar: ligo o Mac ao monitor 21" Full HD pela porta Thunderbolt. Utilizo das duas entradas USB pro mouse e teclado. Conecto meu headphone e ligo o Mac na bateria. Aí fecho a tela do MacBook e ele acaba virando um iMac 21" com a configuração de um Macbook 13"! Hahah oh que massa. Depois é só abrir o CS e mandar altos headshots.

 

Enfim. É um ótimo computador! Acredito que ficarias muito satisfeito com um também. A diferença do preço de um 13" pra um 15", comprando o de 13", dava pra comprar um monitor secundário bem bacana.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, também estou na minha graduação de Engenharia da Computação. E optei pelo de 13", ainda mais se você tem outro computador em casa, o de 13" é a portabilidade. A máquina é poderosa e você não vai se arrepender, ainda mais agora com essas pequenas atualizações! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, também estou na minha graduação de Engenharia da Computação. E optei pelo de 13", ainda mais se você tem outro computador em casa, o de 13" é a portabilidade. A máquina é poderosa e você não vai se arrepender, ainda mais agora com essas pequenas atualizações!

Pedro, sou estudante de Ciência da Computação na UTFPR, amante da fotografia e mais ainda da edição de fotos e vídeos e jogador de CS: GO de todos os finais de semana.

Vou te contar um pouco da minha experiência com o MacBook 13" meados de 2014 que tenho.

1: Quanto à programação: na universidade eu uso C e Java. Para as duas, escrevo os códigos no TextMate. Compilo os código C pelo terminal, usando o comando "gcc", enquanto pra Java o próprio app que escreve compila e roda. Não tem opção melhor do que esse computador pra levar pra universidade. Pequeno, leve e muito potente! Ele tem o mesmo tamanho que os meus cadernos, a bateria dura o DIA TODO!!! É uma beleza! Saindo de manhã cedo, com a bateria cheia, pra estudar e passando a tarde na aula, ainda dá pra voltar pra casa com uns 10%, 20% de bateria.

Abraços!

Então de 11 à 16 dessa semana minha irmã estará em San Francisco (california)! É a minha chance de pegar um Macbook Pro para minha graduação de engenharia da computação.

3hYnT3.png

Aproveitando que tem muita gente da area de computação... Comprei um Macbook Air 13" 128gb Early 2014 por 3,900 (O vendedor falou que o 2015 iria vim muito mais caro por causa do dollar e ele não tem previsão de quando chega) para a faculdade, será meu primeiro mac e estou aguardando ele chegar. Ele vai me atender bem as necessidades? Programar, fazer trabalhos e etc? Queria o Pro Retina de 13" mas estava em falta com o vendedor, fiz uma boa compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...