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Gustavo Camilo

Trackpad Simplesmente Parou - Macbook Retina 13" (late-2012)

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Boa tarde pessoal, tudo bom?

Acompanho o fórum do MM faz algum tempo, mas nunca tinha postado nada. Hoje venho pedir a ajuda de vocês.

 

O meu trackpad simplesmente parou de funcionar de ontem pra hoje. Usei normalmente ontem, fechei ele, e hoje pela manhã, quando fui pegar, o trackpad simplesmente não respondeu mais, nem mesmo aos cliques.

 

O teclado apresenta alguns momentos em que não responde, mas são momentos rápidos. Por algumas vezes, tive que desligar a força (mesmo com o teclado travado, o botão power funcionava). Então achei que poderia ser apenas software, até reinstalei o Yosemite, porque já estava querendo fazer isso a algum tempo, para organizar a máquina e tudo mais, mas não adiantou, trackpad continua sem funcionar, estou tendo que usar um mouse USB.

 

Vi em alguns fóruns gringos, que o pessoal fala a respeito da bateria ter estufado um pouco, estar pressionando o trackpad e fazendo com que ocorra isso. Até realmente, depois que li isso, notei que a parte superior do trackpad é preciso fazer força para se pressionar, principalmente nos cantos superiores, quanto que na parte de baixo está normal. Só que não sei dizer se antes já não estava assim, porque uso o clique sem ser necessário pressionar.

 

Uma coisa que notei enquanto estava escrevendo este post, quando pressionei a parte superior do trackpad, o teclado parou de responder, tive que pressionar mais um pouco para que ele voltasse.

 

Alguém já viu algum caso assim? É possível a bateria estufar?

 

Muito obrigado pela atenção turma!

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A máquina levou algum tombo ou pancada forte? 

Já tentou abrir o bottom case para verificar a bateria?

Pode ser mau contato no flat cable.

 

 

Pior que não, nunca deixei cair nem bater.

 

Abri sim, inclusive achei que poderia ser um problema do cabo flat mesmo, até desconectei a bateria para testar se era algum interferência dela, mas acontece a mesma coisa utilizando apenas o carregador como fonte de energia.

 

Descobri que a bateria não inchou, como estava pensando, e que o trackpad é assim mesmo, inclusive tem um parafuso embaixo para ajuste de pressão nele.

 

O que reparei é que aparentemente é uma interferência que está ocasionando isso, porque eu ativo o Capslock e coloco o dedo no trackpad, sem nem ao menos clicar, ele desliga o Capslock, desativando o teclado momentaneamente, se eu colocar o dedo nos apoios, mesmo bem próximo ao trackpad, mas sem encostar nele, isso já não acontece.

 

Para desconectar o trackpad é um pouco mais complexo, eu desconectei apenas a bateria para um primeiro teste... Será que pode ser algo de software? Pouco provável né?

Editado por Gustavo Camilo

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Está parecendo algum tipo de curto. Imagino que a resposta seja não,mas caiu algum líquido mesmo que mínimo no teclado o u trackpad?

 

Tenta plugar um teclado USB para ver como a máquina se comporta.

 

Tente resetar a PRAM também.

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Está parecendo algum tipo de curto. Imagino que a resposta seja não,mas caiu algum líquido mesmo que mínimo no teclado o u trackpad?

 

Tenta plugar um teclado USB para ver como a máquina se comporta.

 

Tente resetar a PRAM também.

 

Nada, sempre cuidei extremamente bem dele, limpo apenas com pano seco. Tanto que o problema aconteceu da noite para o dia, não consegui entender. 

 

Usei um teclado USB nele normalmente, a máquina se comportou perfeitamente, mas mesmo com o teclado USB conectado, quando ativo o Capslock, e coloco o dedo no trackpad, ele desativa o Capslock, mas apenas do teclado embutido, o teclado USB continua normalmente.

Resetar a PRAM foi a primeira coisa que fiz. Não sei o que fazer, estava pensando em levar na iPlace, o serviço deles é bom? É a única autorizada próxima da minha cidade.

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Nada, sempre cuidei extremamente bem dele, limpo apenas com pano seco. Tanto que o problema aconteceu da noite para o dia, não consegui entender. 

 

Usei um teclado USB nele normalmente, a máquina se comportou perfeitamente, mas mesmo com o teclado USB conectado, quando ativo o Capslock, e coloco o dedo no trackpad, ele desativa o Capslock, mas apenas do teclado embutido, o teclado USB continua normalmente.

Resetar a PRAM foi a primeira coisa que fiz. Não sei o que fazer, estava pensando em levar na iPlace, o serviço deles é bom? É a única autorizada próxima da minha cidade.

Não conheço o serviço da iPlace, mas se é a única autorizada leve sim, vamos ver o que eles dizem.

 

Boa sorte e depois poste aqui o resultado!

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Não conheço o serviço da iPlace, mas se é a única autorizada leve sim, vamos ver o que eles dizem.

 

Boa sorte e depois poste aqui o resultado!

 

Boa noite pessoal, tudo bom?

 

Então, hoje que consegui acabar com essa novela.

 

Eu levei meu Macbook na assistência técnica de Florianópolis, a Techmasters, no BeiraMar Shopping. Chegando na loja, disseram que eu precisaria deixar o computador com eles uma semana, para que um técnico vistoriasse a máquina, e sem nem conversarem muito comigo, após explicar o problema, e sequer dar uma olhada no computador (nem mesmo tentaram ligar para ver!), já disseram que se eu não fechasse com eles, seria cobrado R$ 350 pela mão de obra do técnico, pela vistoria, o que não deixa de ser correto. Mas que me assustou mesmo, e me fez procurar outra alternativa, foi que condenaram o topcase, de cara, sem nem terem ligado o computador, por causa da interferência que o trackpad estava dando no teclado, e me disseram que o topcase custaria em torno de R$ 1.500. Então fiquei com receios de que mesmo que fosse apenas o trackpad, eles me cobrariam R$ 1.500 para resolver o problema.

 

Então pesquisei um pouco, e arrisquei abrir o computador para dar uma olhada (não recomendo a ninguém que tente isso), eu tentei porque já estava fora da garantia, e tenho uma certa familiaridade. Vi que desligando o trackpad, nem o teclado funcionava, realmente achei que era o topcase mesmo, mas em uma última tentativa, arrisquei comprar apenas o trackpad no Ebay, porque não encontrei no Mercado Livre, paguei 30 dólares, levou 45 dias para chegar (comprei no início de Julho), chegou hoje, fui taxado em R$ 40 (prefiro não comentar sobre isso) e hoje mesmo fiz a troca do trackpad, e vualá! Tudo funcionando perfeitamente.

 

Muito obrigado pela ajuda iDesign!

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Boa noite pessoal, tudo bom?

 

Então, hoje que consegui acabar com essa novela.

 

Eu levei meu Macbook na assistência técnica de Florianópolis, a Techmasters, no BeiraMar Shopping. Chegando na loja, disseram que eu precisaria deixar o computador com eles uma semana, para que um técnico vistoriasse a máquina, e sem nem conversarem muito comigo, após explicar o problema, e sequer dar uma olhada no computador (nem mesmo tentaram ligar para ver!), já disseram que se eu não fechasse com eles, seria cobrado R$ 350 pela mão de obra do técnico, pela vistoria, o que não deixa de ser correto. Mas que me assustou mesmo, e me fez procurar outra alternativa, foi que condenaram o topcase, de cara, sem nem terem ligado o computador, por causa da interferência que o trackpad estava dando no teclado, e me disseram que o topcase custaria em torno de R$ 1.500. Então fiquei com receios de que mesmo que fosse apenas o trackpad, eles me cobrariam R$ 1.500 para resolver o problema.

 

Então pesquisei um pouco, e arrisquei abrir o computador para dar uma olhada (não recomendo a ninguém que tente isso), eu tentei porque já estava fora da garantia, e tenho uma certa familiaridade. Vi que desligando o trackpad, nem o teclado funcionava, realmente achei que era o topcase mesmo, mas em uma última tentativa, arrisquei comprar apenas o trackpad no Ebay, porque não encontrei no Mercado Livre, paguei 30 dólares, levou 45 dias para chegar (comprei no início de Julho), chegou hoje, fui taxado em R$ 40 (prefiro não comentar sobre isso) e hoje mesmo fiz a troca do trackpad, e vualá! Tudo funcionando perfeitamente.

 

Muito obrigado pela ajuda iDesign!

Show, Gustavo!

Que bom que conseguiu resolver. Precisando, estamos aí!

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Tive o mesmo problema, após diversas pesquisas não encontrei solução, daí troquei o cabo flat do trackpad e resolvi o problema.

Tentei isso pois uma vez tive problema de tela preta, e descobri que era apenas o cabo flat do hd que estava ruim, troquei e resolveu.

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      To com um problemão que tá me tirando do sério já
      Recentemente comprei um Macbook White Mid 2010 para meu uso
      Ele está funcionando okay. Está apenas sem a bateria e o teclado não está funcionando (uso um teclado Bluetooth e o Mac direto na tomada)
      Instalei um SSD nele e deixei ele com 10gb de RAM, ta bem show pra usar
      Porém o meu problema veio porque preciso conectar ele a um monitor que tenho, a tela do Mac está perfeita porém faço edição de fotos e precisava conectar ele no monitor para ter uma área de trabalho maior.
      Ai começaram os problema, esse Mac só tem saída DisplayPort, então comprei um Adaptador DisplayPort - HDMI, para conectar ao meu monitor.
      E começou a dor de cabeça, o monitor não reconhece o Mac. E digo que o MONITOR não reconhece porque o MAC em sí reconhece o monitor, resolução, modelo e tals, e o sistema roda como se houvesse de fato um segundo monitor ligado alí, se eu arrastar uma janela ou o mouse até o fim da tela eles somem como se estivessem passando o segundo monitor. porém no monitor aparece apenas "Sem sinal".
      As vezes o monitor dá uma piscadinha como se tivesse sido conectado algo, mas logo depois "Sem sinal".
      Eu pensei que pudesse ser o adaptador e comprei outro, porém o outro sequer foi reconhecido pelo Mac, não sei se veio com defeito ou é incompatível.
      Beleza, imaginei que a DisplayPort poderia ter algum problema, os adaptadores (já que existem dezenas desses) ou até o cabo HDMI.
      Também achei que pudesse ser o sistema, quando comprei esse Mac instalei o Mojave via Patch, quando deu esse problema instalei o Catalina via Patch pra ver se resolvia, como o problema permaneceu idêntico, decidi voltar para o High Sierra que o último sistema que esse Mac suporta nativamente, porém o problema permaneceu idêntico.
      Aí fiquei sem ideias.
      Pra matar a dúvida de ser o cabo ou monitor decido ir na casa de um amigo meu e testar na TV dele e tbm no cabo HDMI dele.
      Pra minha surpresa na TV dele deu sinal sem problema algum. Usando o primeiro adaptador que eu comprei (o que fez o Mac reconhecer meu monitor, resolução e modelo sem problemas) e usando o meu cabo HDMI mesmo, o que já estava usando para fazer o teste.
      Então a única coisa que sobrava nesse problema era o meu monitor.
      Já que o Mac reconhecia, o adaptador está funcionando, o cabo tbm e a TV do meu amigo reconheceu sem problema a imagem.
      PS.: O meu monitor está funcionando normal, assim como a entrada HDMI dele, uso ele no meu PC Windows e nunca tive nenhum problema.
      PS.: Eu suspeitei tbm que pudesse ser incompatibilidade de tecnologias, a entrada que usei na TV do meu amigo é uma entrada HDMI que também a tecnologia DVI, não sei se foi justamente por ter o DVI tbm alí no HDMI que possibilitou a TV de exibir a imagem, porém a TV tbm estava transmitindo o áudio do Mac, rodei vídeo e tals, então o cabo tbm estava transmitindo o áudio. Porém a DVI não transmite áudio, é possível que a estrada da TV estava usando a tecnologia DVI para transferir o vídeo e a HDMI para o áudio? No mesmo cabeamento?
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      Estou procurando um MacBook Pro 2015, de preferência com nenhum ou poucos detalhes.
      Caso esteja vendendo, me contacte. Obrigado! 
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