Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Viajar com MacBook importado


Anderson Siqueira

Posts Recomendados

Boa noite,

Tenho um Retina 15" 2012 comprado fora do Brasil sem documentação, ou seja, não pagou taxas de importação quando entrou no país.

Agora pretendo fazer uma viagem para a América Centrsl e gostaria de levar esse MacBook comigo. Ele não é novo e inclusive tem aparência de usado.

Minha dúvida: Que implicações terei quando retornar novamente ao Brasil com esse MacBook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não. Como já comentado em alguns tópicos aqui do fórum é uma amostragem que eles fazem. Tem dia que todo mundo passa no raio X, tem dia que somente alguns e assim vai. 

Uma vez que você foi parado, não existe diferença se é novo ou usado, vai ser adotado as regras da receita respeitando-se os $500 da cota. A questão de ser usado é que ele vai ser avaliado de acordo com o preço de mercado e só.

Ja fui 6 vezes para os EUA e nunca fui parado nem passei no raio X porém como comentei, depende de sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes da crise no Brasil, em meados do ano passado, já li reportagens na imprensa que a PF e RF iriam intensificar a fiscalização nos aeroportos.

 

Agora em plena crise e o governo precisando de dinheiro é que a fiscalização deve estar bem mais rígida.

 

Como já disse em vários comentários e corroborando o que o rafaeldamasio falou, não vale a pena arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado comprei um MacBook 13" Retina no Paraguai. Saiu pela metade do preço de uma aqui no Brasil, com a taxa de importação! Resolvi pagar o imposto. Porque o que acontece é: caso o produto não seja registrado e venha a ser parado em unidade primária, nesse caso a RF que fica na ponte entre BR-PY, o produto só é passível da taxa de importação. Mas se ele for parado em unidade secundária, que seria o aeroporto de Foz, e não apresentasse documentação ele poderia ser apreendido. *DADOS DO FOLHETO QUE ME FOI ENTREGUE NA RF QUANDO COMPREI MEU MAC*
Então, amigo, pensa bem. Mas é verdade também que em locais onde o tráfego de mercadorias não é intenso, a fiscalização não te enche o saco. É assim em Foz porque, né... Paraguai.

 

Resolvi pagar o imposto porque vim morar no PR pra cursar universidade. Por isso, viajo sempre por Foz pra visitar minha família em Belém. Não queria contar com a sorte em toda viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto Furutani se é que entendi sua pergunta, acho que a receita federal pega como base, preços de MacBooks, na loja oficial da Apple, ou pelo menos deveria se basear nela.

 

 

Alguém sabe onde eles buscam o valor de um mac usado (ML, OLX, etc)?

Provavelmente usam o valor mais alto.

 

A RF tem um banco de dados com o valor de todos os produtos registrados no país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a abolição da declaração de saída, a é certo afirmar que se você tem um objeto importado e viajar com ele pode ter que pagar quando entrar no país?

 

Caso você o tenha adquirido no Brasil é só levar a nota que fica isento.

Porém deve ficar atento as regras: se tiver comprado um celular no Brasil e levar ele para a viagem (com a nota fiscal) e lá comprar um outro, deverá pagar imposto sobre o produto trazido. Isso porque a isenção para o celular é para a pessoa que está trazendo um celular somente. A mesma coisa vale para máquina fotográfica e relógio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso você o tenha adquirido no Brasil é só levar a nota que fica isento.

Porém deve ficar atento as regras: se tiver comprado um celular no Brasil e levar ele para a viagem (com a nota fiscal) e lá comprar um outro, deverá pagar imposto sobre o produto trazido. Isso porque a isenção para o celular é para a pessoa que está trazendo um celular somente. A mesma coisa vale para máquina fotográfica e relógio.

 

Ou seja... vá apenas com o chip e compre o celular novo assim que pisar o pé no país de destino... é isso? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja... vá apenas com o chip e compre o celular novo assim que pisar o pé no país de destino... é isso? :)

Exatamente... Só tome cuidado com o roaming internacional. Na verdade, se não contratar plano para viagem internacional deixe para colocar o chip quando desembarcar no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem tem viajado ultimamente e tem retornado por Guarulhos, como está a fiscalização?

Não pretendo trazer muamba, nem nada... apenas gostaria de viajar e retornar com meu macbook...

Estão parando apenas quem traz muita bagagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem tem viajado ultimamente e tem retornado por Guarulhos, como está a fiscalização?

Não pretendo trazer muamba, nem nada... apenas gostaria de viajar e retornar com meu macbook...

Estão parando apenas quem traz muita bagagem?

 

 

Oi Anderson, Bom Dia! 

Eu acabei de voltar de duas viagens ambas por Guarulhos, em uma desembarquei por volta das 11 da noite, não tinha fiscalização NENHUMA, só um guarda dizendo onde que era a saída. Na segunda eu desembarquei por volta das 14 horas, também não tinha fiscalização nenhuma. Tinham pessoas com 5/6 malas e nenhuma delas foi parada! 

Não sei até que ponto eles estão intensificando a fiscalização na volta! 

 

:)

Editado por mel.oceano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente voltei de Londres por Guarulhos e apesar de haver fiscalização, não vi pararem ninguém. Mas cheguei no domingo depois de um feriadão...

 

Tenho costume de fazer em média 2 viagens para fora por ano, e coincidência ou não, NUNCA fui parado pela fiscalização. Não sei se é porque sempre viajo com a minha esposa, e o fato de ser um casal diminui as chances dos fiscais nos pararem hehe, mas o fato é que já trouxe vários produtos da Apple nessas viagens e sempre foi tranquilo. 

 

Além disso sempre levo meu Macbook usado comigo e estou ciente que se for parado, terei que pagar o imposto ; mas depois de tantos anos comprando pelos valores americanos e fugindo dessa barbárie que são os preços no Brasil, já valeu a pena :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E lembrando que, se for parado e pagar o imposto, você fica com um certificado de pagamento de imposto e daí em diante, você poderá andar normalmente com ele sem preocupação.

 

Mas sim, você poderá ser taxado a qualquer momento. há quem mutrete, faça nota fria, essas coisas, mas a ilegalidade nunca é legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...