Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Ola amigos devs.

 

Vou iniciar minha vida como programador agora, e escolhi swift para iniciar pelos seguintes motivos:

 

- Pesquisei muito antes começar e vi que esta sendo uma linguagem muito adorada por desenvolvedores.

- E o motivo principal não menos importante é que sou completamente apaixonado por tudo que tem a ver com Apple :) 

 

Então gostaria de saber o que acham os Devs mais experientes aqui, e se puderem me dar dicas e opiniões agradeço muito.

E para os iniciantes também, digam o que estão achando e tudo mais.

 

Valeuu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você que está começando agora, recomendo ler bastante a documentação da linguagem Swift e pra não assustar muito logo de cara, recomendo o livro da Casa do Código a respeito do assunto:

http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-swift-ios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Swift não é o suficiente. Se for fazer um app para Android, como irá fazer? Vai terceirizar?

 

Se quer mesmo programar para dispositivos recomendo dominar C++, para ter uma boa base de linguagem orientada a objeto. Com essa bagagem tera que aprender Java (para Android) e Objective C e Swift (para Mac e IOS).

 

Porém, sabemos que o caminho natural são aplicações "na nuvem" ou seja rodando a partir do seu browser, então é necesário o dominio do HTML e HTML 5 e de PHP e bancos de dados (SQL), dominando as linguagens e bancos de dados padrões da WEB você pode migrar 90% dos trabalhos para mobile usando o Phone Gap ou outra plataforma.

 

O que escrevi acima é minha opinião, apesar de gostar muito de Apple, ser um apaixonado, temos que ver as coisas com a razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa noite,

 

Trabalho atulamente com design, áudio e vídeo. A ideia da programação para iOS e Android está entrando em minha cabeça.

 

Tenho um curso básico de programação em C e C++, porém fiz há muito tempo, creio que me lembro de algumas poucas coisas.

 

O caminho correto seria o de renovar a linguagem C++, posteriormente Objective C e Swift?

 

Não tenho pressa em aprender, quero aprender de forma sólida. O que vocês me indicam ?

 

Agradeço antecipadamente a atenção de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, posso te dar umas dicas. Não sei o seu nível de conhecimento no assunto, mas creio que não deva ser muito vasto, devido ao "iniciando minha vida". Eu não cheguei a me adentrar muito na área, mas cursei Ciências da Computação na Unicap (tipo a PUC, só que de Pernambuco). Mudei de área e hoje curso Design na UFPE. Vou falar em relação ao que conheço, e das minhas experiências.

 

Sobre ser apaixonado pela Apple: Acredito que todos somos, mas isso não deve influenciar você a dedicar seus estudos apenas a uma linguagem. Isso será um hobby? Massa, mas acredito que não seja, e sendo assim não aconselho você aprender Swift logo de cara. Por mais que seja fã da Apple, este será seu trabalho, e a Apple não pagará suas contas.

 

Sobre iniciar aprendendo Swift: Eu (frisando esse "eu") não considero um bom planejamento começar aprendendo Swift logo de cara. Acredito que a melhor forma de ser um bom programador (e não apenas um "cara que sabe programar") é aprender toda a "teoria da programação" primeiro. Isso é basicamente estudar a sintaxe geral de uma linguagem de programação (impressão, leitura, condicionais, recursividade, laço, gerenciamento de dados, árvore…) e só depois se aprofundar em alguma linguagem.

 

Qual a vantagem disso? Simples: Isso te deixará por dentro de como uma linguagem "funciona", e dessa forma será muito mais fácil aprender outras linguagens no futuro. Isso também te dá o conhecimento necessário para criar soluções criativas para problemas que possam existir em seu código. Se você conhece alguma coisa a fundo, e não apenas num nível técnico, você será apto a encontrar soluções mais fácil.

 

Eu, por exemplo, aprendi toda a teoria da programação em C puro, e a parte de orientação a objeto em C++. Pegar Objetive C, então, foi muito fácil. Nunca mexi com Swift (saí do ramo de computação antes disso), mas creio que não seja muito difícil.

 

Acredito que ter uma boa "base" te ajudará muito no futuro. Pode ser algo que demore mais do que você tinha imaginado, mas acredito que estudar mais no começo te fará um ótimo programador no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Amigo, posso te dar umas dicas. Não sei o seu nível de conhecimento no assunto, mas creio que não deva ser muito vasto, devido ao "iniciando minha vida". Eu não cheguei a me adentrar muito na área, mas cursei Ciências da Computação na Unicap (tipo a PUC, só que de Pernambuco). Mudei de área e hoje curso Design na UFPE. Vou falar em relação ao que conheço, e das minhas experiências.

 

Sobre ser apaixonado pela Apple: Acredito que todos somos, mas isso não deve influenciar você a dedicar seus estudos apenas a uma linguagem. Isso será um hobby? Massa, mas acredito que não seja, e sendo assim não aconselho você aprender Swift logo de cara. Por mais que seja fã da Apple, este será seu trabalho, e a Apple não pagará suas contas.

 

Sobre iniciar aprendendo Swift: Eu (frisando esse "eu") não considero um bom planejamento começar aprendendo Swift logo de cara. Acredito que a melhor forma de ser um bom programador (e não apenas um "cara que sabe programar") é aprender toda a "teoria da programação" primeiro. Isso é basicamente estudar a sintaxe geral de uma linguagem de programação (impressão, leitura, condicionais, recursividade, laço, gerenciamento de dados, árvore…) e só depois se aprofundar em alguma linguagem.

 

Qual a vantagem disso? Simples: Isso te deixará por dentro de como uma linguagem "funciona", e dessa forma será muito mais fácil aprender outras linguagens no futuro. Isso também te dá o conhecimento necessário para criar soluções criativas para problemas que possam existir em seu código. Se você conhece alguma coisa a fundo, e não apenas num nível técnico, você será apto a encontrar soluções mais fácil.

 

Eu, por exemplo, aprendi toda a teoria da programação em C puro, e a parte de orientação a objeto em C++. Pegar Objetive C, então, foi muito fácil. Nunca mexi com Swift (saí do ramo de computação antes disso), mas creio que não seja muito difícil.

 

Acredito que ter uma boa "base" te ajudará muito no futuro. Pode ser algo que demore mais do que você tinha imaginado, mas acredito que estudar mais no começo te fará um ótimo programador no futuro.

Zemahon, estou querendo tb iniciar Programação, mas não sei por onde começar. Vc poderia me indicar um material legal para isso (Vídeos, livros, etc)? Agradeço desde ja pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Nao sabe por onde começar ? po a internet esta ai para ser usada , youtube,books e afins , deixem de preguiça pessoal e corra atras dos seus objetivos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Swift é legal. Infelizmente, hoje em dia aprender uma linguagem de programação não tá resolvendo muita coisa não. Dê uma olhada nas ofertas de emprego e você vai sentir o drama: os recrutadores tão exigindo o domínio de várias linguagens nos anúncios. Eu acho exagero. Não tem como uma pessoa ser fluente em várias linguagens de programação ao mesmo tempo. Eu mesmo já desenvolvi em várias. As que eu trabalhei a mais de 3 meses se for trabalhar novamente preciso ver a documentação. Até mesmo a que estou trabalhando no momento, Swift e Objective C, eu tenho que consultar a documentação toda hora. O que vai fazer de você um bom desenvolvedor, seja para iOS ou outro ambiente qualquer vai ser a base que se aprende na faculdade mesmo. Lá você vai começar do Ba-Bá, lógica de programação, C++ ou Java. Depois vai olhar para o Swift ou outra linguagem qualquer como elas realmente são, apenas linguagens, que de nada adiantam se você não souber o que falar. Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, todas as opiniões aqui são válidas e, realmente, existe toda uma estrutura a se aprender junto com uma linguagem de programação... Existem paradigmas, design patterns, algoritmos e a partir daí você vai conseguir dominar a maioria das linguagens.

A única coisa que eu não concordo é em Swift não ser uma boa linguagem para começar. Eu particularmente fiz Ciência da Computação e tive que passar por C, C++, SmallTalk, Java, LISP, linguagens de banco de dados, web e por aí vai. Mas eu vejo muitos cursos que começam por Java para introdução a Orientação a Objetos... então por que não Swift? A longo prazo existem projetos incriveis como o Kitura da IBM que estão trazendo Swift para server-side... lógico que no curso prazo você vai ter que aprender SQL, PHP ou nodejs, mas não descarto Swift como primeira linguagem não, é extremamente simples, elegante e de fácil entendimento. 

Lembrando que meu comentário é somado a tudo o que foi dito aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...