Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar um Fusion Drive? Vale a pena?


iDesign

Posts Recomendados

Justamente, apenas apontei o caminho caso o chapa queira seguir. De qualquer forma, creio que manter um backup em um time machine da vida, já seja o suficiente para evitar a perda dos dados.

Entendi sim. Eu também uso o Time Machine. Nesse caso realmente seria a solução. 

Agora surgiu uma dúvida. Existe como selecionar o que será salvo no Time Machine? Por exemplo. Meu SSD é de 240Gb e se o meu HD do time Machine for de 160Gb, como o tamanho não caberia para copiar o disco inteiro, eu poderia selecionar o que será copiado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi sim. Eu também uso o Time Machine. Nesse caso realmente seria a solução. 

Agora surgiu uma dúvida. Existe como selecionar o que será salvo no Time Machine? Por exemplo. Meu SSD é de 240Gb e se o meu HD do time Machine for de 160Gb, como o tamanho não caberia para copiar o disco inteiro, eu poderia selecionar o que será copiado?

Pode sim, basta ir nas preferências do TimeMachine e clicar em opções. Na janela que se abrirá, selecione locais que serão 'excluídos' do backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O RAID0 combina 2 discos em um volume lógico com a capacidade dos 2 discos somada. Ex. 2x SSD 256GB resultaria em um único volume lógico de 512GB.

 

A vantagem é que as operações de IO no volume seriam divididas entre os 2 discos, podendo até dobrar a velocidade.

A desvantagem é que se um disco falhar, perde-se o volume por completo. Portanto, tenha um backup externo de todos os seus dados.

 

Eu nunca montei RAID em Mac, mas abaixo tem um vídeo explicando como fazer.

 

 

Eu acho um risco muito grande. Imagine que se der falha em apenas um disco você perde todos os seus arquivos. Eu prefiro não arriscar. Uso as unidades de formas independentes, inclusive coloquei o MAC OS X no SSD e o Windows 10 no HD, então mesmo que uma das unidades apresente problema, eu ainda teria uma máquina 100% funcional utilizando a outra.

Obrigado pelas informações, mas optei pelo Fusion Drive. Instalei o Mac os x e o windows 7 home premium, como tenho 2 ssd's quais opções para eu ter uma durabilidade dos ssd' quando rodar no windows? Pois não tenho acesso ao boot no windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações, mas optei pelo Fusion Drive. Instalei o Mac os x e o windows 7 home premium, como tenho 2 ssd's quais opções para eu ter uma durabilidade dos ssd' quando rodar no windows? Pois não tenho acesso ao boot no windows.

Desculpe amigo, não sei se entendi muito bem. Será que o que você está querendo é ativar o TRIM? Não entendi o lance do boot no Windows que você disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações, mas optei pelo Fusion Drive. Instalei o Mac os x e o windows 7 home premium, como tenho 2 ssd's quais opções para eu ter uma durabilidade dos ssd' quando rodar no windows? Pois não tenho acesso ao boot no windows.

Se você estiver falando do TRIM, pode ser preciso ativar o TRIM em ambos os sistemas. 

 

O TRIM é um comando enviado pelo sistema operacional para o SSD dizendo que existem blocos que já não são mais utilizados e devem ser limpos.

 

Esse comando é enviado quando o SO está inativo, portanto o OSX vai informar o SSD os blocos a limpar quando ele estiver inativo, e o Windows deve fazer o mesmo.

 

Creio que seria melhor pesquisar à respeito, pois não sei dizer se o OSX conseguiria informar o SSD quais os blocos alocados pelo Windows não estão mais em uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você estiver falando do TRIM, pode ser preciso ativar o TRIM em ambos os sistemas. 

 

O TRIM é um comando enviado pelo sistema operacional para o SSD dizendo que existem blocos que já não são mais utilizados e devem ser limpos.

 

Esse comando é enviado quando o SO está inativo, portanto o OSX vai informar o SSD os blocos a limpar quando ele estiver inativo, e o Windows deve fazer o mesmo.

 

Creio que seria melhor pesquisar à respeito, pois não sei dizer se o OSX conseguiria informar o SSD quais os blocos alocados pelo Windows não estão mais em uso.

 

 

Desculpe amigo, não sei se entendi muito bem. Será que o que você está querendo é ativar o TRIM? Não entendi o lance do boot no Windows que você disse.

Infelizmente foi ter q me desfazer do fusion drive, alguém sabe como? Li que não adianta formatar para que o fusion drive desapareça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente foi ter q me desfazer do fusion drive, alguém sabe como? Li que não adianta formatar para que o fusion drive desapareça.

O nosso amigo Adalberto já passou o link.

Eu te compreendo, para mim foi frustrante minha experiência com o FusionDrive. Recomendo muito a utilização dos dois discos separados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

O nosso amigo Adalberto já passou o link.

Eu te compreendo, para mim foi frustrante minha experiência com o FusionDrive. Recomendo muito a utilização dos dois discos separados.

Obrigado, mas vou ter q me desfazer de um ssd, pois o hd do meu note que uso para trabalho, acabou morrendo hoje, e não posso comprar outro no momento. Irei tirar um ssd para deixar como provisório no note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, mas vou ter q me desfazer de um ssd, pois o hd do meu note que uso para trabalho, acabou morrendo hoje, e não posso comprar outro no momento. Irei tirar um ssd para deixar como provisório no note.

Pôxa, é uma pena. Mas ainda bem que não ficou totalmente na mão, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Olá pessoal,

 

Estou ressuscitando aqui o tópico porque li ele todo, e achei muito interessante.  Estou querendo fazer um upgrade de SSD na minha máquina (MBP 13 final de 2011  8GB).

 

Eu tenho uma HD de 1Tb, e gostaria de saber qual seria a melhor opção para mim:

- Trocar por um SSD de 500GB

- Adicionar uma SSD de 120GB no lugar do Superdrive e usar Fusion Drive.

 

Eu utilizo o mac para gravações com Logic e uso MainStage ao vivo.  Eu tenho duas partições:

- Uma com Yosemite somente para programas e arquivos de Audio(Logic, MainStage, Protools, Kontakt, etc),

- e outra com El Captain, para uso pessoal (email, navegação, fotos, office, etc).

 

Qual das opções vcs acham que seria melhor? Considerando desempenho, custo, facilidade..rs

 

Desde já agradeço a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Estou ressuscitando aqui o tópico porque li ele todo, e achei muito interessante.  Estou querendo fazer um upgrade de SSD na minha máquina (MBP 13 final de 2011  8GB).

 

Eu tenho uma HD de 1Tb, e gostaria de saber qual seria a melhor opção para mim:

- Trocar por um SSD de 500GB

- Adicionar uma SSD de 120GB no lugar do Superdrive e usar Fusion Drive.

 

Eu utilizo o mac para gravações com Logic e uso MainStage ao vivo.  Eu tenho duas partições:

- Uma com Yosemite somente para programas e arquivos de Audio(Logic, MainStage, Protools, Kontakt, etc),

- e outra com El Captain, para uso pessoal (email, navegação, fotos, office, etc).

 

Qual das opções vcs acham que seria melhor? Considerando desempenho, custo, facilidade..rs

 

Desde já agradeço a ajuda

Considerando desempenho e facilidade. SSD de 500gb.

 

Considerando custo. SSD de 120gb + HDD 500gb + Fusion Drive.

 

Considerando custo e facilidade. SSD de 256gb + HDD de 500gb SEM Fusion Drive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando desempenho e facilidade. SSD de 500gb.

 

Considerando custo. SSD de 120gb + HDD 500gb + Fusion Drive.

 

Considerando custo e facilidade. SSD de 256gb + HDD de 500gb SEM Fusion Drive.

 

kkkkk  Muito obrigado Adalberto, achei sua explicação sensacional!

 

Bom, uma SSD de 500GB é um pouco cara, mas vou vender uns equipos parados, levantar um dinheiro e pegar uma dessa. Eu acredito mesmo q vai ser a melhor opção pela forma que eu quero utilizar. 

 

Com esse upgrade ainda dá pra ficar com esse mac alguns anos né? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk  Muito obrigado Adalberto, achei sua explicação sensacional!

 

Bom, uma SSD de 500GB é um pouco cara, mas vou vender uns equipos parados, levantar um dinheiro e pegar uma dessa. Eu acredito mesmo q vai ser a melhor opção pela forma que eu quero utilizar. 

 

Com esse upgrade ainda dá pra ficar com esse mac alguns anos né? rs

Tentei ser o mais sucinto possível. rsrsrs

 

É caro mesmo. Mas sem dúvidas é a opção mais simples.

 

Tem SSD + HDD na mesma máquina sempre vai exigir algo a mais. Ou na configuração do fusion ou no gerenciamento de decidir o que vai salvar onde.

 

Eu tenho apenas um SSD de 256gb e estou plenamente satisfeito com ele. Tenho um HDD externo de 1tb pra salvar tralhas (vídeos, instaladores e afins).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc Foi direto ao assunto e já tirou minha dúvida..rs

 

Eu vou fazer essa opção, para uso em torno de 200 a 250 GB contando todos meus projetos e plugins de audio, eu tenho uma Time Capsule que deixo todos os documentos lá, eu utilizo a segunda partição apenas para uso pessoal, pra não confundir arquivo, pra ficar mais organizado.

 

Mas vou cair para essa opção sim. Muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc Foi direto ao assunto e já tirou minha dúvida..rs

 

Eu vou fazer essa opção, para uso em torno de 200 a 250 GB contando todos meus projetos e plugins de audio, eu tenho uma Time Capsule que deixo todos os documentos lá, eu utilizo a segunda partição apenas para uso pessoal, pra não confundir arquivo, pra ficar mais organizado.

 

Mas vou cair para essa opção sim. Muito obrigado pela ajuda.

Estamos aí pra isso.

 

Mas eu não pegaria um SSD de 256gb se precisasse de 200gb+ de arquivos. Muito no limite, a chance de precisar acabar ficando sem espaço é eminente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos aí pra isso.

 

Mas eu não pegaria um SSD de 256gb se precisasse de 200gb+ de arquivos. Muito no limite, a chance de precisar acabar ficando sem espaço é eminente.

 

Mas eu vou pegar uma SSD de 500GB. pensei naquela Samsung Evo 840, eu vi boas recomendações sobre ela. Tem alguma outra para indicar que também seja boa?

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas eu vou pegar uma SSD de 500GB. pensei naquela Samsung Evo 840, eu vi boas recomendações sobre ela. Tem alguma outra para indicar que também seja boa?

 

A sim, por alguma razão entendi que você ia pegar um SSD de 256gb.

 

Meu SSD é um EVO 840, um dos melhores, sem dúvidas. Existem outros considerados melhores, mas a diferença mínima, não creio que valha a diferença de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...