Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[1ªs Impressões]  Macbook 12”


3m1

Posts Recomendados

Mais uma vez mordi a língua :blush:. Quando lançaram esse novo Macbook, eu achei ridículo tanto pelo preço, quanto pela falta de conectividade, ou pela performance capada mesmo quando comparada ao Macbook Air; parecia ser o famoso "bonitinho mas ordinário". Na época estava em lua de mel com meu Asus X205TA e não via porque investir tanto dinheiro em um Mac.

 

Mas, passou um tempo, depois de me incomodar um pouco com umas chatices do Windows, ter testado o Windows 10 e não ficado muito satisfeito com o que me esperava no futuro, e quase não tendo usado as portas do Asus durante os 2 meses que fiquei com ele, resolvi encarar o novo Macbook de 12” (não peguei o Air por 3 motivos: acho o de 13" grande pra mim, a resolução do de 11" era algo que me incomodava e para coloca-lo com 8Gb de ram só pelo site da Apple, e ficaria R$550 mais caro do que o modelo de 12"com tela retina).

 

1. Preço: é caro pra caramba, aqui no Brasil então… mesmo tendo pego com um desconto de mais de 20% e parcelado, ainda paguei uma pequena fortuna por ele. Mas, se olharmos as opções que temos por aqui com Windows, não há muito pra onde fugir; com o agravante que o notebook com Windows quando é realmente caro desvaloriza com uma facilidade muito maior do que o Mac, além de ter uma revenda mais complicada.

2. Design, Teclado e Trackpad: ele é assustadoramente fino e bonito, as versões em diferentes cores deram um toque bem legal; gostei sobretudo do modelo Space Gray. Fiquei espantado de ver como ao lado desse Macbook, o Macbook Air me parecia algo esteticamente "ultrapassado", creio que principalmente pelo excesso de bordas ao redor da tela.
O trackpad ficou mais espaçoso, mas pra mim foi só isso, o force touch até o momento não afetou o meu uso. O teclado com teclas mais rasas me causou um tremendo estranhamento no começo, mas hoje estou 99% satisfeito com ele: teclas grandes, se adaptou muito bem ao meu estilo de digitação, esse 1% que faltou ficou apenas por conta do barulho produzido pelas teclas, que não me agradou muito.

3. Tela: esse era o principal motivo para eu não querer encarar o Air de 11”, e realmente, essa tela faz toda a diferença. Com a forma de escalonamento utilizada pela Apple, é possível tirar proveito dos pixels extras para uma definição melhor, sem o prejuízo de ter as coisas minúsculas na tela. Apesar de aparentemente reflexiva, achei que a tela possui uma ótima tolerância a reflexos, mesmo usando níveis baixos de brilho, além da saturação e contraste que sempre se destacam nos Macs.

4. Performance: depois do teclado, esse era o ponto que mais me preocupava. O Air nunca me deixou a desejar, mesmo o modelo com apenas 1.3Ghz; mas agora seria ainda menos e com uma tela com mais pixels para aguentar… pela minha experiência no mundo dos smartphones, essa combinação poderia ser um tanto problemática. Felizmente, até agora não foi.
Não uso nada de muito pesado nele, é basicamente o navegador (Safari, Chrome, Firefox), Photoshop CS6, a suite Office da própria Apple, além de realizar conversões de vídeo leves de forma esporádica. Tudo fui muito bem, inclusive roda-los em multi-tarefa onde os 8Gb de eram foram um belo upgrade em relação aos 4Gb que tinha no Air, e mais do que suficientes para meu uso.

5. Entradas: acho que a Apple cometeu aqui 2 erros: um de querer impor um novo padrão logo de forma tão drástica, outro de ter colocado apenas uma porta dessas (poderia ser uma de cada lado). Por outro lado, me fez pensar que se essa porta USB-C vingar, ela iria descomplicar muito as coisas: com um único cabo você poderia carregar o note, o smart e o tablet, conectar o note ao smart ou a outros periféricos, carregar o note usando um carregador de emergência para smartphones… Pensando nessas possibilidades, eu realmente gostaria que esse padrão fosse adotado mais amplamente.

6. Bateria: aqui tem aguentado bastante no meu uso no dia a dia, conseguindo alcançar com facilidade as 8hs longe da tomada, e provavelmente até passando (como estou de férias, ainda não consegui medir com muita precisão).

7. Audio: não tenho muito conhecimento/exigência em relação à qualidade sonora para compartilhar impressões mais aprofundadas, mas fiquei espantado com áudio que sai dessa coisinha. Ta certo que a posição dos auto-falantes favorecem muito, mais ainda assim fiquei surpreso do quão alto é o som e a qualidade realmente me agradou bastante.

8. Conclusão: não é algo totalmente novo, mas um modelo que faz muito sentido. Uma espécie “novo Air”, e não me espantaria se ano que vem a Apple começasse a descontinuar o Macbook Air, não fazendo a renovação da linha (e talvez mantendo apenas o modelo mais básico, assim como fez com o Pro não Retina, que por sua vez seria definitivamente descontinuado).

Comparativamente, para o meu uso, ele não deve nada a um Windows top de linha. Com Windows faltam opções com essa abordagem. Os modelos mais tops com Windows também não custam nada barato por aqui, e mesmo que na teoria apresentem como vantagem processadores mais parrudos, na prática já tive notebook com Core i7 que deixavam mais a desejar. O o modesto Core-M com 8Gb de Ram e SSD de 256Gb tem me atendido tão bem na prática, que até o momento nao houve uma vez sequer em que eu desejasse ter feito a opção por um processador mais potente.

Claro que, tocando na questão de preço, não vale o quanto custa, se pensar que pelo mesmo preço você consegue comprar um Pro com Retina Display e mais potente. Paga-se mais por alguns diferenciais do que eles realmente valem, mas vai de cada um achar se compensa ou não.

Editado por 3m1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei apaixonado por esse MacBook, tão fino, tão pequeno e tão leve.

 

Mas ando pensando em abrir um canal no Youtube, não sei se ele daria conta de editar uns videos pequenos não. 

Será que vc consegue fazer um teste? Fiquei curioso! haha

 

Parabens pelo Mac! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei apaixonado por esse MacBook, tão fino, tão pequeno e tão leve.

Mas ando pensando em abrir um canal no Youtube, não sei se ele daria conta de editar uns videos pequenos não.

Será que vc consegue fazer um teste? Fiquei curioso! haha

Parabens pelo Mac! :)

Valeu!

Se quiser, me diz como que eu vejo se consigo testar aqui. O máximo que fiz aqui foi Photoshop e embutir legendas em um filme. Posso ver o que mais ele aguenta.

O maior problema nem é a falta de conexões, é a maçã que não acende. :( kkk

caramba, juro que não tinha reparado. Vou te falar que desde meu primeiro MacBook tinha uma cisma com essa maçã e queria arranjar um jeito de apagá-la (depois que descobri que era dependente da iluminação da tela).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior problema nem é a falta de conexões, é a maçã que não acende.  :( kkk

É um ótimo computador mesmo, é super fino e design de primeira! Uma pena ser tão caro, eu não teria essa coragem.

 

podem me jogar na fogueira e me chamar de herege, mas eu acho horrível aquela maça acesa na traseira.... é mto "brega", chamativo.... eu adorei essa nova implantação nos macbooks (que basicamente é a mesma dos igadgets e (esteticamente, pelo menos) de alguns outros produtos da apple - monitor, por exemplo)

Editado por sirisy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podem me jogar na fogueira e me chamar de herege, mas eu acho horrível aquela maça acesa na traseira.... é mto "brega", chamativo.... eu adorei essa nova implantação nos macbooks (que basicamente é a mesma dos igadgets e (esteticamente, pelo menos) de alguns outros produtos da apple - monitor, por exemplo)

 

Não acho brega, mas também não faço questão de ter... tanto faz pra mim, acho que tem coisas muito mais importantes a se notar em um notebook do que um logo aceso.

Pro uso que eu faria desse novo Macbook, pagaria no máximo R$3000, e chorando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro uso que eu faria desse novo Macbook, pagaria no máximo R$3000, e chorando.

 

Mas tu é corajoso demais... :P

 

Brincadeiras à parte, eu não acho que valha, se quer, esses R$3000,00. Haja visto que é um aparelho de baixo consumo de energia e consequentemente baixo desempenho, apenas para uso casual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi ele na loja não fiquei tão impressionado. Ok é um belo notebook, fino e tal, mas, é um notebook, não dá uma sensação diferente igual pegar um produto novo. Por hora prefiro me manter no meu Pro que faz tudo que o MacBook faz e melhor ainda. 

 

Duvido que o Pro caiba na bolsa da sua esposa. =) A portabilidade desse novo impressiona, mas eu não compraria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvido que o Pro caiba na bolsa da sua esposa. =) A portabilidade desse novo impressiona, mas eu não compraria.

 

Pensei a mesma coisa... rsrsrsrs

 

Mas eu acho um preço alto demais para se pagar pela mobilidade. Alto pelo custo e pelos recursos que se perde.

 

 

Eu fiquei em dúvidas entre ele e o Air por conta dos processadores.

 

Macbook: Dual core de 1,1GHz, Turbo Boost de até 2,4GHz

Air: Intel Core i5 dual core, 1,6GHz, Turbo Boost até 2,7GHz

 

Qual dos dois responde melhor ?

 

Difícil dizer cara. Os processadores estão cada vez mais eficientes, hoje temos processadores (como esse i5 do Air) que com 1.6ghz fazem mais que uns quad-cores de 2.5ghz, dependendo do uso, CLARO!

São diversos os fatores que influenciam, além de cores e clocks...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei esse Mac na loja, sinceramente, não gostei. Tenho costume de por o iPhone na USB pra passar meus quase 50gb de música, então já começando daí, não me atenderia. A webcam de 480p, nem preciso comentar, né? Acredito que a Apple errou na implementação desse cabo USB tipo C, removendo o Magsafe, que poderia muito bem ter continuado com o formato diferente, ou seja, tropeçou no cabo, leva o mac junto! Pra mim essa primeira geração do MacBook veio meio tensa, bonito sim, mas um pouco ordinário demais pro meu gosto, vamos ver o que vem por aí próximo ano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvido que o Pro caiba na bolsa da sua esposa. =) A portabilidade desse novo impressiona, mas eu não compraria.

 

Ambos são notebooks, a diferença de tamanho não é gritante. Uma bolsa que cabe o MacBook cabe também o MacBook Pro 13 retina, já uma que não cabe o MBP 13 vai acomodar muito mal o MacBook também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei esse Mac na loja, sinceramente, não gostei. Tenho costume de por o iPhone na USB pra passar meus quase 50gb de música, então já começando daí, não me atenderia. A webcam de 480p, nem preciso comentar, né? Acredito que a Apple errou na implementação desse cabo USB tipo C, removendo o Magsafe, que poderia muito bem ter continuado com o formato diferente, ou seja, tropeçou no cabo, leva o mac junto! Pra mim essa primeira geração do MacBook veio meio tensa, bonito sim, mas um pouco ordinário demais pro meu gosto, vamos ver o que vem por aí próximo ano!

São situações e situações. Eu, como usuário de Spotify e agora do Apple Music, se quer vejo necessidade em plugar meu iPhone, a não se para carregar.

 

Webcam 480p? Ridículo? SIM! Mas faz mais ou menos uns 5 anos que não uso uma webcam.

 

Acho que a Apple apostou ALTO ao tornar essa tal USB-C a única porta de um mac. Mas pelo único motivo de, ela própria, não oferecer qualquer dispositivo que utilize tal padrão. Seria a mesma coisa que fornecer o primeiro mac com magsafe, SEM um carregador magsafe. E vamos combinar que para quem apostou em um smartphone com apenas UM BOTÃO, uma única porta não é nada tão revolucionário assim.

 

De qualquer forma, como profissional da área, acho que o USB-C tem um grande potencial, e acho também que há uma grande chance de vermos apenas esse tipo de porta como principal / único em vários dispositivos, em um futuro BEEEEM próximo.

 

Ambos são notebooks, a diferença de tamanho não é gritante. Uma bolsa que cabe o MacBook cabe também o MacBook Pro 13 retina, já uma que não cabe o MBP 13 vai acomodar muito mal o MacBook também. 

Pode parecer bobeira, mas esses milímetros a menos em todas as dimensões, podem SIM fazer a diferença ao acomodar o dispositivo em uma bolsa e tal. Duvido que um rMBR 13 caiba na mesma bolsa que um Macbook caiba, afinal, estamos falando de bolsas e não de mochilas...

 

A proposta é justamente essa, transportar a bagaça em qualquer lugar, mas 'sem perder' a capacidade da máquina.

Editado por Adalberto Taylor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tenho o meu faz 1 mes.

 

Vim de um macbook Retina 15.4 top. Processador mais parrudo e tal.....

 

No começo achava meio lento, ainda mais comparado com o Pro, mas depois acostumei. Hoje acho rápido o suficiente pra tudo o que preciso nele. 

Como máquina principal, acho meio complicado, mas como uso um iMac 27 em casa, fico tranquilo..... 

 

O teclado realmente impressiona. É algo mto diferente do que eu estava acostumado, tanto que toda vez que fico em casa usando o iMac, pego o Macbook 12 e erro as primeiras letras que digito...... as vezes parece que vc clica, mas não clica, ou o contrário, é bem engraçado.

 

Quanto a estética, é o Macbook mais bonito que eu ja tive, realmente acertaram a mão no design dele..... Ficou bem legal.

 

Meu único problema MESMO até hoje é o fato de ter 1 entrada só. Eu não ligo de ter a Usb-c, mas poderia ter pelo menos mais uma, ou ter porta exclusiva pro carregador (magsafe).  É um saco vc só poder carregar ou usar algo usb. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não me adaptei com o teclado.

Esse era meu maior medo mesmo, mas aqui foi de boa... mas com certeza depende muito da forma como cada um digita.

 

Belo Review. Pela primeira vez utilizei um hoje, na Fnac. Achei que atende demais a mim, preciso dar fim no meu Pro, hahaha.

Valeu, NonMano! Usando o meu no dia a dia, ontem precisei converter um filme no HandBrake... há muuuito tempo não fazia isso, e pra mim surpresa ele fez o trabalho bem mais rápido do que um antigo iMac que tive (se não me engano, modelo de 27" com processador Core i3).

Editado por 3m1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, NonMano! Usando o meu no dia a dia, ontem precisei converter um filme no HandBrake... há muuuito tempo não fazia isso, e pra mim surpresa ele fez o trabalho bem mais rápido do que um antigo iMac que tive (se não me engano, modelo de 27" com processador Core i3).

Bom ouvir isso! Reforça várias das afirmações que fiz acima... rsrsrsr Além do processador ser mais recente, e consequentemente mais moderno, tem também o SSD, e até mesmo a versão do Handbrake que pode ter sido atualizada para um algoritmo mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...