Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[1ªs Impressões]  Macbook 12”


3m1

Posts Recomendados

Esse mesmo.

Feitosa, o problema é quando se acostuma com a tela Retina, fica difícil voltar para a do Air...

Essa foi a principal questão pra mim, fora os 8Gb de RAM.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

me segurei p/ não comprar um.... ainda bem q a promoção acabou :rolleyes:  (ainda está, mas agora é só 10% de desconto, não os 20% de antes)

 

já mexi em um na loja da apple aqui em sp e fnac e adorei o teclado, a leveza, design.... mas realmente eu não teria uso p/ um. Não uso laptop p/ trabalhar, na rua etc.. Já tenho um macbook pro q nunca sai de casa.... qdo preciso de uma tela maior que o iphone, levo o ipad mini (qdo estou com algum bolso maior) ou o air na mochila. Seria jogar muito dinheiro fora.... mas que a mão coçou e vai coçar toda hora q aparecer uma promoção, ainda mais essas com parcelamento, isso vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez mordi a língua :blush:. Quando lançaram esse novo Macbook, eu achei ridículo tanto pelo preço, quanto pela falta de conectividade, ou pela performance capada mesmo quando comparada ao Macbook Air; parecia ser o famoso "bonitinho mas ordinário". Na época estava em lua de mel com meu Asus X205TA e não via porque investir tanto dinheiro em um Mac.

Mas, passou um tempo, depois de me incomodar um pouco com umas chatices do Windows, ter testado o Windows 10 e não ficado muito satisfeito com o que me esperava no futuro, e quase não tendo usado as portas do Asus durante os 2 meses que fiquei com ele, resolvi encarar o novo Macbook de 12” (não peguei o Air por 3 motivos: acho o de 13" grande pra mim, a resolução do de 11" era algo que me incomodava e para coloca-lo com 8Gb de ram só pelo site da Apple, e ficaria R$550 mais caro do que o modelo de 12"com tela retina).

1. Preço: é caro pra caramba, aqui no Brasil então… mesmo tendo pego com um desconto de mais de 20% e parcelado, ainda paguei uma pequena fortuna por ele. Mas, se olharmos as opções que temos por aqui com Windows, não há muito pra onde fugir; com o agravante que o notebook com Windows quando é realmente caro desvaloriza com uma facilidade muito maior do que o Mac, além de ter uma revenda mais complicada.

2. Design, Teclado e Trackpad: ele é assustadoramente fino e bonito, as versões em diferentes cores deram um toque bem legal; gostei sobretudo do modelo Space Gray. Fiquei espantado de ver como ao lado desse Macbook, o Macbook Air me parecia algo esteticamente "ultrapassado", creio que principalmente pelo excesso de bordas ao redor da tela.

O trackpad ficou mais espaçoso, mas pra mim foi só isso, o force touch até o momento não afetou o meu uso. O teclado com teclas mais rasas me causou um tremendo estranhamento no começo, mas hoje estou 99% satisfeito com ele: teclas grandes, se adaptou muito bem ao meu estilo de digitação, esse 1% que faltou ficou apenas por conta do barulho produzido pelas teclas, que não me agradou muito.

3. Tela: esse era o principal motivo para eu não querer encarar o Air de 11”, e realmente, essa tela faz toda a diferença. Com a forma de escalonamento utilizada pela Apple, é possível tirar proveito dos pixels extras para uma definição melhor, sem o prejuízo de ter as coisas minúsculas na tela. Apesar de aparentemente reflexiva, achei que a tela possui uma ótima tolerância a reflexos, mesmo usando níveis baixos de brilho, além da saturação e contraste que sempre se destacam nos Macs.

4. Performance: depois do teclado, esse era o ponto que mais me preocupava. O Air nunca me deixou a desejar, mesmo o modelo com apenas 1.3Ghz; mas agora seria ainda menos e com uma tela com mais pixels para aguentar… pela minha experiência no mundo dos smartphones, essa combinação poderia ser um tanto problemática. Felizmente, até agora não foi.

Não uso nada de muito pesado nele, é basicamente o navegador (Safari, Chrome, Firefox), Photoshop CS6, a suite Office da própria Apple, além de realizar conversões de vídeo leves de forma esporádica. Tudo fui muito bem, inclusive roda-los em multi-tarefa onde os 8Gb de eram foram um belo upgrade em relação aos 4Gb que tinha no Air, e mais do que suficientes para meu uso.

5. Entradas: acho que a Apple cometeu aqui 2 erros: um de querer impor um novo padrão logo de forma tão drástica, outro de ter colocado apenas uma porta dessas (poderia ser uma de cada lado). Por outro lado, me fez pensar que se essa porta USB-C vingar, ela iria descomplicar muito as coisas: com um único cabo você poderia carregar o note, o smart e o tablet, conectar o note ao smart ou a outros periféricos, carregar o note usando um carregador de emergência para smartphones… Pensando nessas possibilidades, eu realmente gostaria que esse padrão fosse adotado mais amplamente.

6. Bateria: aqui tem aguentado bastante no meu uso no dia a dia, conseguindo alcançar com facilidade as 8hs longe da tomada, e provavelmente até passando (como estou de férias, ainda não consegui medir com muita precisão).

7. Audio: não tenho muito conhecimento/exigência em relação à qualidade sonora para compartilhar impressões mais aprofundadas, mas fiquei espantado com áudio que sai dessa coisinha. Ta certo que a posição dos auto-falantes favorecem muito, mais ainda assim fiquei surpreso do quão alto é o som e a qualidade realmente me agradou bastante.

8. Conclusão: não é algo totalmente novo, mas um modelo que faz muito sentido. Uma espécie “novo Air”, e não me espantaria se ano que vem a Apple começasse a descontinuar o Macbook Air, não fazendo a renovação da linha (e talvez mantendo apenas o modelo mais básico, assim como fez com o Pro não Retina, que por sua vez seria definitivamente descontinuado).

Comparativamente, para o meu uso, ele não deve nada a um Windows top de linha. Com Windows faltam opções com essa abordagem. Os modelos mais tops com Windows também não custam nada barato por aqui, e mesmo que na teoria apresentem como vantagem processadores mais parrudos, na prática já tive notebook com Core i7 que deixavam mais a desejar. O o modesto Core-M com 8Gb de Ram e SSD de 256Gb tem me atendido tão bem na prática, que até o momento nao houve uma vez sequer em que eu desejasse ter feito a opção por um processador mais potente.

Claro que, tocando na questão de preço, não vale o quanto custa, se pensar que pelo mesmo preço você consegue comprar um Pro com Retina Display e mais potente. Paga-se mais por alguns diferenciais do que eles realmente valem, mas vai de cada um achar se compensa ou não.

É impressionante como a Apple consegue embutir a idéia de algo ultrapassado nos aparelhos mais antigos comparando com algo novo nas mãos. Quando migrei do iPhone 4S para o 5S tive essa experiência. Lendo seu relato percebi o mesmo! Editado por Fabricio Moraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não ligaria se os notebooks continuassem pesando 2,5 ~ 3,0 Kg... Mas entregassem alto desempenho gráfico e poder de fogo para 3, 4 ou mais tarefas pesadas simultaneamente à várias máquinas virtuais...

Cada um tem um uso para as máquinas, mas a Apple, com exceção do MacPro, já não tem mais máquinas para grandes empreitadas.

O povo tem uma enorme Gana em coisas finas e leves

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns pela compra e obrigado pelo belo relato.

Semana passada fui na Apple Store do Morumbi e mexi no danado pela primeira vez. Realmente a leveza e beleza do produto chamam muita atenção (pelo menos chamou a minha). 

Realizei um sonho de consumo que era comprar um Macbook no fim do ano passado. Inclusive comprei aqui pelo fórum mesmo.

O modelo (usado) adquirido foi este da assinatura e, para o meu uso, ele atende (quase) perfeitamente. O que me fez pensar na troca foi o fato da tela retina e, principalmente, comprar um modelo com capacidade de SSD maior. 

Sou um usuário nível médio, mas gosto de ter os produtos com configurações mais parrudas para que assim eles tenham um vida útil um pouco maior.

 

Ainda pensando se este modelo se encaixa pra mim.

 

Abraço a todos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me segurei p/ não comprar um.... ainda bem q a promoção acabou :rolleyes:  (ainda está, mas agora é só 10% de desconto, não os 20% de antes)

 

já mexi em um na loja da apple aqui em sp e fnac e adorei o teclado, a leveza, design.... mas realmente eu não teria uso p/ um. Não uso laptop p/ trabalhar, na rua etc.. Já tenho um macbook pro q nunca sai de casa.... qdo preciso de uma tela maior que o iphone, levo o ipad mini (qdo estou com algum bolso maior) ou o air na mochila. Seria jogar muito dinheiro fora.... mas que a mão coçou e vai coçar toda hora q aparecer uma promoção, ainda mais essas com parcelamento, isso vai...

Voltou a promoção...rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui não aparece... ta ainda em promoção, mas é a de 10% de desconto parcelado (20% só a vista).... a outra, que eu resisti, era 20% (ou algo do tipo) parcelado em 10x... 

Verdade; entretanto um desconto de 21% é um belo desconto em qq. lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, 3m1, muito bacana o post e a contribuição de vocês. É bacana ver gente engajada e que escreve de modo que os usuários entendam e consigam tirar proveito da sua experiência. Mas, acabei ficando com mais dúvidas do que certezas. Li réplicas do pessoal, especialmente do y0shi e do Adalberto Taylor e ainda não estou certo de qual Macbook comprar. Talvez seja a dúvida de muitos frequentadores novos do Fórum MacMagazine e, após acompanhar com certa habitualidade os posts dos participantes, resolvi fazer o cadastro.

 

E minha dúvida está entre qual escolher. MacBook 12", MacBook Air 13" ou MacBook Pro 13". Quero não somente para o trivial, mas também para edição de fotos e montagem de álbuns (inclusive fotolivros). Nada de jogos pesados, nem edição de vídeos pesados. O mais pesado será edição de imagens. Só tenho certeza do tamanho (13") porque não quero algo grande e pesado demais para levar. Fiquei muito tentado com o novo MacBook e a resenha realmente ficou bacana. A quem puder me ajudar, desde já fico imensamente grato!  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, 3m1, muito bacana o post e a contribuição de vocês. É bacana ver gente engajada e que escreve de modo que os usuários entendam e consigam tirar proveito da sua experiência. Mas, acabei ficando com mais dúvidas do que certezas. Li réplicas do pessoal, especialmente do y0shi e do Adalberto Taylor e ainda não estou certo de qual Macbook comprar. Talvez seja a dúvida de muitos frequentadores novos do Fórum MacMagazine e, após acompanhar com certa habitualidade os posts dos participantes, resolvi fazer o cadastro.

 

E minha dúvida está entre qual escolher. MacBook 12", MacBook Air 13" ou MacBook Pro 13". Quero não somente para o trivial, mas também para edição de fotos e montagem de álbuns (inclusive fotolivros). Nada de jogos pesados, nem edição de vídeos pesados. O mais pesado será edição de imagens. Só tenho certeza do tamanho (13") porque não quero algo grande e pesado demais para levar. Fiquei muito tentado com o novo MacBook e a resenha realmente ficou bacana. A quem puder me ajudar, desde já fico imensamente grato!  ^_^

Fala, Marcos, tudo bem?

 

Tomei a liberdade de dar uma opinião aqui no seu caso. Não sei se você leu o meu post, mas eu sou o feliz portador de um Macbook Air com uma boa configuração.

Bem, a parte que me está deixando pensativo em trocar o meu atual, é apenas o fato do meu SSD ser o de menor capacidade (128GB). Gostaria de um com pelo menos o dobro de armazenamento, mas não sei se o alto custo vale a pena no momento para mim.

 

Para o seu caso eu imagino que as três opções citadas dariam conta do recado. Imagino que um Pro Retina faria com mais rapidez, mas o Macbook 12'' também não faria feio e um Air, eu posso dizer com mais certeza, lhe atende. Eu mexo pouco com isso, mas quando o fiz (usando Photoshop e o antigo iPhoto) foi super tranquilo. 

 

Sugiro você fazer uma lista simples com o que você quer no seu futuro notebook, e vá colocando o que estas 3 opções oferecem.

Portabilidade é primordial? A única porta USB -C vai ser algo fácil de se adaptar? Tela Retina ou tela normal? Enfim, tente responder estas simples perguntas e veja se obtém mais respostas que outras tantas perguntas mais, rs.

Eu fiz isso e me ajudou, rs.

 

 

Veja também um vídeo do pessoal do Loop Infinito, que inclusive são parceiros aqui do pessoal do MacMagazine e analise o que o Will tem a dizer sobre o Macbook 12.

 

Espero que de alguma forma eu tenha ajudado :)

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Marcos, tudo bem?

 

Tomei a liberdade de dar uma opinião aqui no seu caso. Não sei se você leu o meu post, mas eu sou o feliz portador de um Macbook Air com uma boa configuração.

Bem, a parte que me está deixando pensativo em trocar o meu atual, é apenas o fato do meu SSD ser o de menor capacidade (128GB). Gostaria de um com pelo menos o dobro de armazenamento, mas não sei se o alto custo vale a pena no momento para mim.

 

Para o seu caso eu imagino que as três opções citadas dariam conta do recado. Imagino que um Pro Retina faria com mais rapidez, mas o Macbook 12'' também não faria feio e um Air, eu posso dizer com mais certeza, lhe atende. Eu mexo pouco com isso, mas quando o fiz (usando Photoshop e o antigo iPhoto) foi super tranquilo. 

 

Sugiro você fazer uma lista simples com o que você quer no seu futuro notebook, e vá colocando o que estas 3 opções oferecem.

Portabilidade é primordial? A única porta USB -C vai ser algo fácil de se adaptar? Tela Retina ou tela normal? Enfim, tente responder estas simples perguntas e veja se obtém mais respostas que outras tantas perguntas mais, rs.

Eu fiz isso e me ajudou, rs.

 

 

Veja também um vídeo do pessoal do Loop Infinito, que inclusive são parceiros aqui do pessoal do MacMagazine e analise o que o Will tem a dizer sobre o Macbook 12.

 

Espero que de alguma forma eu tenha ajudado :)

 

Abraço!

 

Olá Fábio. Havia lido seu post sim e por isso resolvi postar para buscar alguma ajuda. E, tenha certeza, valeu a pena, essa lista de perguntas ajuda bastante. Procurei o vídeo do Loop Infinito e também alguns reviews na internet. Já decidi uma coisa, o novo MacBook não é para mim. Busco mobilidade, mas desempenho também.

Agora estou entre o Air e o Pro, ambos de 13". Por isso já descartei o MBP de 15", do contrário ficará mais complicado para transportar. Quanto ao armazenamento, acho que 256GB é algo ideal, pois pode-se colocar um HD externo de 2TB que resolve tudo.  :D

Novamente obrigado! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a parte que me está deixando pensativo em trocar o meu atual, é apenas o fato do meu SSD ser o de menor capacidade (128GB). Gostaria de um com pelo menos o dobro de armazenamento, mas não sei se o alto custo vale a pena no momento para mim.

Se a configuração está bacana pra você, o SSD do air é bem simples de se trocar, creio que o mais difícil seja comprar mesmo... Mas existem muitos sites por aí vendendo à preços interessantes.

 

https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Air+13-Inch+Mid+2013+Solid-State+Drive+Replacement/15181

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E minha dúvida está entre qual escolher. MacBook 12", MacBook Air 13" ou MacBook Pro 13". Quero não somente para o trivial, mas também para edição de fotos e montagem de álbuns (inclusive fotolivros). Nada de jogos pesados, nem edição de vídeos pesados. O mais pesado será edição de imagens. ^_^

no seu caso acho mais seguro ir de macbook pro..... tem mais conectividade, mais potência.... se não se importar com a tela retina, vá de air.

me parece q o macbook de 12 é um laptop p/ tarefas mais básicas, tipo navegar na internet, digitação, ouvir musica, emails (p/ alguém que precise de mobilidade)...... sem contar que, devido ao core M, acho que ele é bem menos "future proof" que os demais modelos da apple com processadores i5, i7.... enfim, minha opinião

Editado por sirisy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a configuração está bacana pra você, o SSD do air é bem simples de se trocar, creio que o mais difícil seja comprar mesmo... Mas existem muitos sites por aí vendendo à preços interessantes.

 

https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Air+13-Inch+Mid+2013+Solid-State+Drive+Replacement/15181

Fala, Adalberto, tudo bem?

 

Pois é. Eu já havia pesquisado os preços de SSD pra tentar trocar mas esbarrei em preços bem altos no modelo de 512GB.

Hoje tenho este mini da assinatura que uso como minha máquina principal para conteúdos que sincronizo com os gadgets, mas estou pensando em me desfazer dele e ficar só com o kit Air + monitor, por isso pensei em um com mais capacidade.

 

Vou realizar uma busca mais minuciosa para ver se acho num preço bacana. Depois é perder o medo e tentar trocar na raça, rs.

 

Valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no seu caso acho mais seguro ir de macbook pro..... tem mais conectividade, mais potência.... se não se importar com a tela retina, vá de air.

me parece q o macbook de 12 é um laptop p/ tarefas mais básicas, tipo navegar na internet, digitação, ouvir musica, emails (p/ alguém que precise de mobilidade)...... sem contar que, devido ao core M, acho que ele é bem menos "future proof" que os demais modelos da apple com processadores i5, i7.... enfim, minha opinião

 

Isso mesmo que estou começando a pensar... acho que o MBP de 13", mesmo sendo o valor mais alto, é o que mais me atende em termos de desempenho, tela, produtividade e vida útil. O que pesa um pouco é a mobilidade, de resto está show. O que estou acompanhando aqui no fórum tem me ajudado bastante a pensar assim. Por sorte temos promoções relâmpagos e alguns fornecedores aqui no fórum que têm preços realmente competitivos. Valeu a todos, novamente, pela ajuda!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos!

 

Apesar de o MacBook 12" ser o boneco de judas (onde todos batem) eu o vejo como uma maquina interessante.

 

Tenho um MBP 15" e devido ao tamanho e peso usei pouquíssimas vezes fora de casa (o computador é de 2009 e tem 70 ciclos de bateria).

 

Então estou decidido a pegar o MacBook 12" de 1,2GHZ devido a portabilidade.

Apesar de muitos falarem de potência e tal, a grande maioria ( e me incluo nessa lista) usa o computador para coisas simples.

 

Minha opinião!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pequena comparação entre as duas maquinas.

 

Usei o programa Geekbench.

 

O todo poderoso MacBook Pro (2009 claro) 

IMG_0307.jpg

 

E agora o pequeno valente

 

IMG_0306.jpg

 

Ou seja, dependendo do ano da sua maquina, esse pequeno MacBook vai deixar sua maquina comendo poeira (como no meu caso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pequena comparação entre as duas maquinas.

 

Usei o programa Geekbench.

 

O todo poderoso MacBook Pro (2009 claro) 

IMG_0307.jpg

 

E agora o pequeno valente

 

IMG_0306.jpg

 

Ou seja, dependendo do ano da sua maquina, esse pequeno MacBook vai deixar sua maquina comendo poeira (como no meu caso).

amigo, como está o os x nele? Bem fluído? animações do sistema etc, obrigado. E o teclado? Já se acostumou? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...