Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 1.4GHz (mid 2014) - Vale a pena?


LeandroRomano

Posts Recomendados

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olá pessoal, tudo bem?

Gostaria de saber se vale a pena a comprar de um iMac (meados de 2014) com processador Intel Core i5 de 1.4GHz, 8GB de Ram e Intel HD Graphics 5000 - modelo de entrada - para trabalho com Photoshop e Illustrator.

Valeu!

Tudo e aí?

No photoshop quais arquivos você utilizará mais: raw, psd ou tiff? Qual a dimensão dos arquivos?

Pelo que percebi arquivos em tiff até 1,5GB com várias camadas meu i5 consegue processar bem e de forma consistente. Maior que isso ele demorará mais, porém ainda continua o processamento consistente sem interrupções. A melhor dica é instalar um SSD para transformá-lo numa máquina veloz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo e aí?

No photoshop quais arquivos você utilizará mais: raw, psd ou tiff? Qual a dimensão dos arquivos?

Pelo que percebi arquivos em tiff até 1,5GB com várias camadas meu i5 consegue processar bem e de forma consistente. Maior que isso ele demorará mais, porém ainda continua o processamento consistente sem interrupções. A melhor dica é instalar um SSD para transformá-lo numa máquina veloz.

 

É para uso em uma agência publicitária. Fazemos vários jobs com ferramentas Adobe, incluindo fechar arquivos para impressão. Não necessariamente usamos tratamento de fotos, mas criamos bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho esse iMac limitado pra job em agência, por mais que ele consiga atender bem o uso doméstico com suíte Adobe essa máquina não é aconselhada para pauleiras, logo ela vai pedir arrego... principalmente por ter um HD relativamente lento e não ter GPU dedicada.

Concordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou exatamente "entendido" nessa área de job pra agência, mas eu vejo algumas inconsistências nos conselhos dados e acho bom apontar, porque uma coisa é a teoria, quantidade de clock, etc, a outra é a prática.

 

Um desses conselhos seria recomendar um Mac Mini de maior clock ao invés do iMac de 1.4ghz. Porém no Geekbench (que foca mais na performance do processador) o Mac Mini late 2012 com Core i5 de 2.5ghz (acredito que seja o último com possibilidades de upgrade) o processador bate 6600 pontos em média, sendo que no iMac são quase 6400 pontos, ou seja, no número do clock parece ser quase o dobro mas na prática não há diferença. 

 

O outro conselho seria sobre a GPU que é "fraca" no iMac. Uma Intel HD 5000 não é das mais potentes, mas está longe de ser fraca e quebra galho até pra alguém que joga casualmente, imagina pra fazer trabalhos de 2D no Photoshop e Illustrator? Ter uma GPU parruda pra 2D provavelmente faria mais diferença no psicológico do que na prática, trabalhei bastante com Photoshop em Intel HD 4000 e GeForce GT 650m, pra 2D não deu diferença alguma. A coisa já muda se a pessoa mexer em 3D, que não imagino ser o caso. 

 

O único ponto que concordo seria no HD, porém os HDs dos iMacs são mais rápidos do que o de um MacBook, há uma boa diferença deles pra um SSD, mas menor do que costuma ser. Dá pra aguentar numa boa. 

 

Pra finalizar, pouco tempo atrás eu vi gente fechando arte pra fachada (arquivo enorme) em Core 2 Duo sem problemas, a não ser que você realmente vá fazer algo MUITO pesado, duvido que um iMac desses vai te deixar na mão. Todo mundo quer o melhor hardware possível, mas isso não significa que você realmente precise dele. 

Editado por y0shi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em resumo é um iMac com o mesmo processador de um MacBook Air.

 

Se é para pegar um iMac tem que ser os modelos "tradicionais" e preferencialmente usar Fusion Drive ou 512 de SSD. Há ainda a possibilidade de aguardar pelos lançamentos que estão por vir, especialmente com a adoção pela Apple do Core i5 6600K e i7 6700K, que tem a GPU da Intel de número 530, capaz de suportar nativamente vídeos em 4K, sem a necessidade de uma GPU dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em resumo é um iMac com o mesmo processador de um MacBook Air.

 

Se é para pegar um iMac tem que ser os modelos "tradicionais" e preferencialmente usar Fusion Drive ou 512 de SSD. Há ainda a possibilidade de aguardar pelos lançamentos que estão por vir, especialmente com a adoção pela Apple do Core i5 6600K e i7 6700K, que tem a GPU da Intel de número 530, capaz de suportar nativamente vídeos em 4K, sem a necessidade de uma GPU dedicada.

 

Acredito que o fato dele querer o iMac de entrada seja pelo fator custo, então recomendar 512 de SSD ou modelos mais caros não devem se aplicar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o fato dele querer o iMac de entrada seja pelo fator custo, então recomendar 512 de SSD ou modelos mais caros não devem se aplicar. 

 

A diferença entre o modelo de entrada e o primeiro iMac quad-core é de R$1.400,00. Neste o único problema é o HDD, que funciona a 5400rpm e não aos 7.200rpm como nos modelos de 27". Mas até Novembro tudo muda com o uso dos processadores de 14nn linha Skylake (se bem que ainda não existe nenhum modelo no mercado com o Clock destes iMac).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre o modelo de entrada e o primeiro iMac quad-core é de R$1.400,00. Neste o único problema é o HDD, que funciona a 5400rpm e não aos 7.200rpm como nos modelos de 27". Mas até Novembro tudo muda com o uso dos processadores de 14nn linha Skylake (se bem que ainda não existe nenhum modelo no mercado com o Clock destes iMac).

 

Pra quem tá querendo economizar 1.400 é grana rs, dá pra comprar um iPhone 5S ou até um iPad Air com a diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem tá querendo economizar 1.400 é grana rs, dá pra comprar um iPhone 5S ou até um iPad Air com a diferença. 

 

Tudo depende da necessidade. Esses 1.400,00 podem ser uma economia pro futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

esse iMac é para tarefas básicas email, navegar, iMessage, FaceTime, fotos, vídeos e música e talvez jogos bobos. Para quem trabalha com textos, pesquisas na web (tipo advogados, médicos ) aí atende

 

Att,

HS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, dependendo da área complica. A grande maioria dos médicos recebe os exames de imagem já em formato digital. Apenas o laudo vem por escrito. Conheço diversos médicos que optaram pelo iMac com GPU dedicada justamente pela agilidade. Imagina ter que analisar uma Ressonância, uma Tomografia ou um Pet Scan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

esse iMac é para tarefas básicas email, navegar, iMessage, FaceTime, fotos, vídeos e música e talvez jogos bobos. Para quem trabalha com textos, pesquisas na web (tipo advogados, médicos ) aí atende

 

Att,

HS

 

Como você me explicaria alguém que consegue trabalhar com desenvolvimento web em um Core 2 Duo? Photoshop, Coda, MAMP, VirtualBox e afins? rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Amigo, eu fecho arquivos para impressão em um Core 2 Duo e a coisa acontece muito bem (mas demora um pouco), imagino que qualquer Core i5 deva tirar de letra.

 

Os iMacs que usamos na minha faculdade rodam Photoshop/Illustrator CS 6 e são de 2010. São ótimos. Segundo o Geekbech, estes de 2010 possuem 5722 pontos (com Core i5 3 GHz), e o que você se interessa possui 6384 pontos. Nunca testei este que você mencionou, mas podemos ver que o clock não interessa muito no mundo real.

 

Não sei como comparar essas placas da Intel com a Nvidia 9400m de meu MacBook, mas acredito que apenas processador faz diferença para fechar alguma arquivo para impressão. No caso de ela ser melhor que minha 9400 (que aparenta ser!) então pode ir tranquilo que ela funciona muito bem para edição 2D.

 

Mas aí tem o caso da memória, visto que 8 GB é o máximo desta máquina. Não me leve a mal, é isto que meu MacBook tem, mas para ser mais "a prova do futuro" era interessante que ele tivesse um pouco mais. Se isso não for um problema para vocês, então tudo bem.

 

Minha dica é: Ficamos tentados pela tecnologia, e acabamos nos levando por números. Muitas vezes um processador de 1.4 GHz é mais rápido que um de 3 GHz, por conta de pertencerem a gerações diferentes. As vezes queremos ter ter uma placa de vídeo super potente, mas esquecemos que para alguns usos (como edição 2D) isso não é tão necessário. As vezes até alguns modelos integrados da Intel, mesmo não tão poderosos, funcionam melhor que um chip "dedicado", mas com drivers ruins que os impedem de alcançar seu máximo. Enfim, é tudo uma questão de aumentar o seu "ego virtual" e não seu uso.

 

E como você quer para usar na agência, eu sei que qualquer centavo desperdiçado faz a diferença!

 

Mas pense bem: Você quer uma máquina apenas para fechar o arquivo para impressão? Nesse caso, uma máquina com Windows talvez te servisse muito bem, e sairia bem mais barato, não acha? Fica aí a possibilidade…

 

Abraço!

Editado por zemahon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal se apega muito a coisas que não fazem diferença no mundo real, na prática a história é outra e tem gente fazendo miséria com máquina muito mais simples que esse iMac. Claro que se dinheiro não é problema, então manda ver num Mac Pro de uma vez rs, mas se a ideia é economizar e ter uma máquina interessante esse iMac vai servir tranquilo e por um bom tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como você me explicaria alguém que consegue trabalhar com desenvolvimento web em um Core 2 Duo? Photoshop, Coda, MAMP, VirtualBox e afins? rs. 

+ garanto q sua produtividade é + baixa pelas esperas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+ garanto q sua produtividade é + baixa pelas esperas

 

Com certeza, mas a espera é relativamente baixa para 90% das tarefas. Poucas coisas (como renderizar um vídeo, compilar algo, etc) vão te exigir processamento no talo o tempo todo, o que não parece ser o caso da pessoa que abriu o tópico. 

 

Pra mim é um desperdício enorme dizer que um iMac com i5 de quarta geração (mesmo sendo da linha U) só serve pra internet, e-mails e processamento de texto, sendo que muita gente faz muito mais que isso em máquinas mais simples, e sem grandes esperas. 

Editado por y0shi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza, mas a espera é relativamente baixa para 90% das tarefas. Poucas coisas (como renderizar um vídeo, compilar algo, etc) vão te exigir processamento no talo o tempo todo, o que não parece ser o caso da pessoa que abriu o tópico. 

 

Pra mim é um desperdício enorme dizer que um iMac com i5 de quarta geração (mesmo sendo da linha U) só serve pra internet, e-mails e processamento de texto, sendo que muita gente faz muito mais que isso em máquinas mais simples, e sem grandes esperas. 

 

Eles simplesmente pegaram a mesma CPU do MBA e puseram num iMac. É um Desktop com Hardware de Ultrabook. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...