Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac X MacMini: Até onde vale a pena?


Joao Luis Rechtenwald

Posts Recomendados

Olá pessoal!

 

Tenho há to tempo postado sobre dúvidas em relação à compra de uma iMac.

Hoje possuo um Mac Mini, o qual utilizo basicamente para acesso à internet, editar um vídeo ou outro, baixar bastante coisa da net, assistir filmes (projetando na apple tv do quarto), edição de textos e apresentações.

 

Fui um gamer pesado e hoje essa parte eu deixo dedicada aos meus consoles da nova geração.

Sou "gamado" por um iMac, mas a dúvida básica é: "O quão bom é o custo benefício de se trocar o meu mac mini da assinatura, por um iMac?"

 

Não é ostentar, mas acho o iMac mas bacana, gosto de um ambiente sem muitos fios, e tenho-o como sonho de consumo. Mas hoje me pego nessa pergunta acima, pois o dólar está difícil, a distancia de valor aumentando. Se fosse fácil entrar com um na mala, eu já teria feito, pois aí sim seria um excelente custo benefício em trazer um de fora, porém é inviável e acabaria por ter que "declarar" na alfândega devido ao volume chamar atenção.

 

Mas ainda volto na questão custo-benefício, vale? Existe um ganho de performance importante? Nesse meu Mac mini, eu msn atualizei para uma SSD de 600gb Intel, que já deu um ganho de 30% de performance (pelo menos).

 

Alguém que já migrou do Mac Mini para o iMac fez e não se arrepende? ou se arrepende? Ou fez o inverso, migrou do iMac para um Mac mini.

Ajudem pessoal, pois o $ hj não tá fácil e temos que saber aplicá-lo da melhor forma.

 

Muito obrigado desde já

 

João

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar, trouxe o meu iMac 21" na mala... fora da caixa, claro. Mas coube bem numa mala média. Cheguei por GRU logo não passei por fiscalização da receita.

 

Nunca tive Mac mini, então não posso opinar. Mas o iMac é uma máquina sensacional!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar, trouxe o meu iMac 21" na mala... fora da caixa, claro. Mas coube bem numa mala média. Cheguei por GRU logo não passei por fiscalização da receita.

 

Nunca tive Mac mini, então não posso opinar. Mas o iMac é uma máquina sensacional!

 

Me explica como conseguiu!? Como protegeu? Tentei achar uma mala de mão para leva-lo a bordo, porém nenhuma cabia. Seria a forma mais sensata pois ir no bagageiro la embaixo chegaria em pedaços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou no meu segundo iMac (modelo late 2012), e tenho também um Mac Mini. Eles não têm as especificações parecidas para uma comparação direta, mas o iMac é bem superior.

Como seu Mini está com SSD talvez a diferença não fosse tão gritante. Um iMac com SSD, por outro lado...

A tela é sensacional e realmente o espaço de trabalho limpo é muito bom.

Acho o iMac muito agradável de usar.

 

Em tempo: ambos meus iMacs eu comprei na Fast Shop, e nas duas ocasiões o preço ficou consideravelmente menor do que comprar direto na Apple. Chega a dar diferença de 2 mil reais - até mais, dependendo da época e forma de pagamento.

 

Outra opção que pode ser interessante é comprar usado com garantia. Tem várias oportunidades por aí de encontrar um usado ainda coberto pelo AppleCare. Eu mesmo estou considerando vender o meu que ainda tem 1 ano de garantia pela frente.

Editado por rott
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um iMac 2013 com SSD e até pouco tempo um mini 2015 na config mais top com fusion drive, como não precisei mais de 2 máquinas decidi vender um, o que dançou foi o mini, não da pra comparar, o iMac é um monstro que engole até meu macbook retina

Editado por Rique Camargo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou no meu segundo iMac (modelo late 2012), e tenho também um Mac Mini. Eles não têm as especificações parecidas para uma comparação direta, mas o iMac é bem superior.

Como seu Mini está com SSD talvez a diferença não fosse tão gritante. Um iMac com SSD, por outro lado...

A tela é sensacional e realmente o espaço de trabalho limpo é muito bom.

Acho o iMac muito agradável de usar.

 

Em tempo: ambos meus iMacs eu comprei na Fast Shop, e nas duas ocasiões o preço ficou consideravelmente menor do que comprar direto na Apple. Chega a dar diferença de 2 mil reais - até mais, dependendo da época e forma de pagamento.

 

Outra opção que pode ser interessante é comprar usado com garantia. Tem várias oportunidades por aí de encontrar um usado ainda coberto pelo AppleCare. Eu mesmo estou considerando vender o meu que ainda tem 1 ano de garantia pela frente.

Fastshop pra mim sempre foi o lugar mais caro para se comprar alguma coisa. Vejo poucas oportunidades lá. Sem duvida que a aquisição seria a prazo.

É fácil colocar um SSD num iMac? 

 

Eu tenho um iMac 2013 com SSD e até pouco tempo um mini 2015 na config mais top com fusion drive, como não precisei mais de 2 máquinas decidi vender um, o que dançou foi o mini, não da pra comparar, o iMac é um monstro que engole até meu macbook retina

Vc fez o update manual das memórias? Pois comprar com o produto é um absurdo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fastshop pra mim sempre foi o lugar mais caro para se comprar alguma coisa. Vejo poucas oportunidades lá. Sem duvida que a aquisição seria a prazo.

É fácil colocar um SSD num iMac? 

 

Então, tenho impressão que a Fast parece mais cara mas por não oferecer produtos de entrada, só trabalham com as linhas mais high-end das marcas. Aí tudo parece caro. Mas já fiz vários bons negócios por lá.

O caso do meu primeiro iMac foi bem notável, pois paguei R$4100 num modelo que na época custava R$6200. (comprando à vista, na loja física e enchendo o saco do vendedor).

No segundo iMac o desconto não foi tão gordo assim (R$5300 no modelo de R$6500), mas ainda assim bem considerável. Dessa vez foi por televendas, novamente pagando à vista e recebendo por transportadora.

O que tem em comum nas duas compras é que nenhuma foi pela internet, ambas foram tratando com um vendedor com poder de negociação.

 

Sobre o SSD, não fiz o upgrade então não sei dizer com segurança, mas tenho impressão que no modelo de 21" teria que substituir o HDD original pois só tem espaço para um, ou comprar o modelo com Fusion Drive. Abrir também não é tão trivial, pois tem que remover a tela com ventosas de vidraceiro, mas não é nada impossível também (desde que você se sinta seguro com hardware).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, estou namorando iMac declaradamente porém o que me preocupa é o "flag" colocado nele pelo sita MacRumors.com.

Por lá eles pedem precaução em virtude de uma possível atualização da versão dos processadores otimizando em 20% a performance CPU e 40% a performance gráfica.

 

Sabemos que a ultima atualização sofrida foi dos iMacs 27" 5k. Receberam a nova versão de i5 e i7 bem como placas gráficas AMD ATI.

A pergunta que não canso de tentar achar resposta é: "Será que é a hora de comprar?"

 

Não falo exclusivamente pelo patamar cambial, mas sim de uma possível atualização por parte da Apple.

Também é sabido que assim que novas máquinas são disponibilizadas, o preço as acompanha, ou seja, aumentam os preços.

Nesse momento vale garimpar em revendas e lojas online para achar o modelo antigo por um preço mais em conta.

 

Tive uma experiencia traumatica em 2010, qdo estava nos EUA em janeiro, adquiri meu MB Pro Core 2 Duo. Cheguei no Brasil num sábado, e na segunda-feira a Apple tinha disponibilizado tanto em lojas to online a versão i5! Sem dúvida fiquei com o "gosto amargo na boca" até hoje, e por isso não canso de me perguntar se agora em Setembro corro esse risco.

 

Irei adquirir a máquina para ficar com ela por uns 5 anos, por isso o medo de investir errado.

 

Aguardo o debate!

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, quanto ao desempenho acho que vc só notará diferença na hora de editar vídeos. Pra navegar na web, baixar coisas, assistir filmes, editar texto, etc. é basicamente a mesma coisa. A diferença é de fato imperceptível. Veja que eu tenho um MB Core2Duo como o seu e um iMac i5, estou falando por experiência própria. Aliás, ontem mesmo estava numa loja testando o novo MacBook de 12" (pra minha mulher) e não consegui perceber absolutamente nenhuma diferença entre o desempenho dele e os MBP e iMacs ao lado. Pra fazer o básico, são todos parecidos. Na verdade, o MBP 13" com HD se mostrou o mais lento de todos, simplesmente pela falta de SSD. 

 

Resumindo, o desempenho melhora mas nada significativo (exceto edição de vídeos/games, claro).

 

Agora vamos ao que interessa. O iMac é lindo e uma delícia de usar, especialmente os de 27". Se for Retina, então, nem se fala. Não troco o meu por nada, a não ser por outro mais novo, rss. A tela é um absurdo de qualidade e espaço pra usar. A não ser que vc tenha um monitor equivalente (que são poucos), nada se compara. Toda vez que tenho de usar o MBP é um sofrimento, não pelo desempenho mas pelo tamanho. 

 

Meu conselho baseado na minha experiência pessoal: esqueça o desempenho, se vc tem a grana compre que não irá se arrepender. Só tem um problema, depois de usar o iMac não vai se acostumar com nada inferior, rs.

 

Parece que vai rolar uma atualização em setembro/outubro, então pode ser uma boa esperar um pouco pra ver o que vem por aí. Mas se for só mudança de processador/GPU, nem faz muita diferença. Eu investiria mais no SSD e RAM, que realmente melhoram o desempenho e longevidade de uso.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um iMac 2010 versão de entrada comprado nos EUA. Eu trouxe na mão com uma bolsa chamada illuger.

Recentemente eu mesmo fiz a instalação de um ssd com um kit da owc. Eu sou absolutamente leigo mas com os vídeos sobre a instalação é perfeitamente possível fazer o upgrade. Meu uso é basicamente escritório, mas eu rodo o Windows virtualizado o que de certa forma demanda um pouco mais de velocidade de leitura de dados e por isso o ssd foi perfeito. Posso dizer que até hoje o iMac 2010 me atende muito bem. Eu só compraria Mac mini dos modelos antigos em que era possível instalar um ssd. Os atuais não permitem. Para 99% das pessoas o ssd faz mais diferença do que processador e placa gráfica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fastshop pra mim sempre foi o lugar mais caro para se comprar alguma coisa. Vejo poucas oportunidades lá. Sem duvida que a aquisição seria a prazo.

É fácil colocar um SSD num iMac? 

 

Vc fez o update manual das memórias? Pois comprar com o produto é um absurdo!

 

Foi manualmente sim, é bem simples upar as memórias no iMac, se faz em 10 minutos e não precisa abrir a máquina :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SSD eu precisei da ajuda de um amigo na primeira vez pois não entendia o porque precisava de uma rodinha pra soltar a tela, depois de ver  entendi, a tela é grudada com uma fita dupla face (encontrei o kit com as fitas originais de reposição e rodinha pra rasgar a fita no mercado livre, mas serve com dupla face de boa qualidade e algo que passe entre tela e carcaça E SEJA DE PLÁSTICO pra rasgar a fita), essa rodinha vai cortar essa fita no meio e ai com um daqueles bagulhos com ventosa (encontrei no mercado livre também) foi puxada a tela pra fora, foi bem tranquilo.

 

Esse ano meu iMac começou a fazer barulho sem motivos 100% do tempo e eu precisei abrir a máquina novamente, dessa vez eu fiz sozinho, me bateu insegurança em fazer isso mas fiz e descobri que a ventoinha estava com 10kg de poeira, limpei tudo com pincel e tudo voltou ao normal, ainda tenho mais um kit dessa fita, provavelmente vai me servir daqui uns 2 anos pra uma nova manutenção.

 

PS: Tentei editar minha citação e não consegui por isso postei na sequência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os iMacs atuais tem o update mais complicado. Nesse quesito o Mac Mini ganha.

Quanto a performance o iMac é melhor com certeza mas o valor mais caro não justificaria a compra.

Agora iMac é iMac e a tela dele é fantástica. Se você tiver a grana compre na boa. Qualquer atualização de processador ou placa de vídeo não fará muita diferença prática. Faria diferença se a Apple trocasse tudo para tela retina. Não acho que seja o caso.

Quantos aos fios, o mac mini teria apenas 1 a mais além da energia que seria o de vídeo.

Você pode tentar investir em um monitor Apple que teria o mesmo resultado final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me explica como conseguiu!? Como protegeu? Tentei achar uma mala de mão para leva-lo a bordo, porém nenhuma cabia. Seria a forma mais sensata pois ir no bagageiro la embaixo chegaria em pedaços.

 

Eu tirei da caixa e coloquei na mala junto com as roupas e despachei no porão mesmo. Ciente do risco... Já fiz isto duas vezes (com um iMac em 2009 e agora em 2014) e meu cunhado fez assim também em 2012.

 

iMac na mala é o modo mais econômico e mais arriscado. Um pouco mais caro sai se comprar uma bolsa de mão própria para transportar iMac.

 

Existe ainda a possibilidade de despachar ele na caixa pela Cia. Aérea... Você pode, por exemplo, comprar pela internet para receber no hotel ou na casa do AirBNB que você vai ficar nos Estados Unidos e dentro desta mesma embalagem despachar ele como um volume frágil na Cia. Aérea (vai contar como uma mala dentro da sua cota de bagagem da cia). Se você comprar ele em loja física, pode ainda assim despachar a embalagem, embora neste caso fique bem evidente que aquilo é um iMac.

 

As chances de ser parado pela receita existem nos 4 casos: Dentro da mala, na bagaem de mão, em caixa de loja online, ou na caixa original da Apple. Eu diria que são as mesmas chances, já que a receita tem raio X, então não é porque está dentro da mala que está escondido da fiscalização aduaneira. Chegando por GRU, mesmo com a caixa evidenciando que é uma iMac a chance de parada é mínima. Nos outros aeroportos é um pouco maior.

 

Porém a chance de furto ou de quebrar com o iMac dentro da mala é maior. Se furtarem um objeto dentro da mala a Cia Aérea não se resposabiliza. Se sumir uma mala inteira, ou uma caixa inteira, ele é obrigada por lei a ressarcir.

 

E por último, segue uma dica: Compre o Apple Care!! Seja no exterior junto com a compra do iMac por $169.00, seja no Brasil por R$429,00 quando estiver para vencer a garantia. Normalmente compensa mais comprar Apple Care no Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, ia comprar um iMac 5k com 32gb RAM porém resolvi esperar até o começo do ano. Havia conseguido um bom preço em 12X porém a realidade brasileira está aquém do ideal para a compra de um equipamento desse. Tinha feito as contas e etc, porém resolvi esperar um pouco.

 

Vou tocando com meu Mac Mini que para o hoje está bom. Vou aguardar a progressão do mercado, do dólar e outras prioridades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a diferença principal é a tela, ainda mais se for o iMac 27". A resolução dele é fantástica, 2560x1440. Cabem duas janelas do navegador, por exemplo. Se vc usa pra trabalhar por várias horas por dia isso dá uma diferença bem grande. É difícil encontrar no Brasil outros monitores com essa resolução e o preço deles também é caríssimo. 


Eu tive um problema parecido com o seu. Comprei um iMac e NO DIA SEGUINTE a Apple anunciou o modelo novo, mais barato, tela maior e hardware melhor. rs. Mas acabei conseguindo devolver e comprei, na época, um de 24" usado (o novo ainda ía demorar um tempo pra chegar nas lojas). Depois acabei comprando um 27" novo em 2011. Trouxe ele pro Brasil com uma case metálica, tipo essa:  


iMac-Large2-1.jpg
 

Editado por Saulo Padilha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu queria utilizar o Thea Render em um Mac mini, que é o único que dá para comprar, aquela especificação intermediária. Eu sei que a perfomance não vai ser das melhores, mas o que eu penso é, se o programa vai rodar e se dá para trabalhar, mesmo que com performance mais baixas. Os preços dos Imacs estão fora da realidade.

As especificações são:

2.6GHz dual-core Intel Core i5 (Turbo Boost up to 3.1GHz) with 3MB on-chip shared L3 cache, 16GB of 1600MHz LPDDR3 memory. Intel Iris Graphics.


Não sei se isso está no assunto do post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...