Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Serial Number - Por que as pessoas escondem / protegem ?


Posts Recomendados

Tenho uma dúvida do porque algumas pessoas quando anunciam seus macs para venda em diversos sites muitas vezes escondem o número de série da máquina ?? Qual é o risco que existe de fato em divulgar esse número ?? Não consigo entender !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

eu também gostaria de entender

 

penso que existem dois riscos:

1)um golpista anunciar um Mac no mercado livre, sem fotos do serial por motivos de segurança, e quando a pessoa pedir ele passa o serial do seu mac, a pessoa confere, paga, e no lugar recebe uma caixa com tijolos

 

2)um hacker avançado altera a bios (é assim que fala?) do computador e insere o seu número de série naquele mac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu também gostaria de entender

 

penso que existem dois riscos:

1)um golpista anunciar um Mac no mercado livre, sem fotos do serial por motivos de segurança, e quando a pessoa pedir ele passa o serial do seu mac, a pessoa confere, paga, e no lugar recebe uma caixa com tijolos

 

2)um hacker avançado altera a bios (é assim que fala?) do computador e insere o seu número de série naquele mac

1. Mas para comprar qualquer tipo de produto em sites como o ML e OLX e fóruns há de ser tomar diversas precauções sempre. O serial nesse caso é só um detalhe na negociação. Confiar em fazer um pagamento por depósito ou boleto só porque o vendedor tem um serial é burrice.

2. Você quer dizer fazer um clone do seu mac. Pra que ?? Pro cara montar um PC com placa da PCChips e vender dizendo que é um Mac ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o principal motivo, é evitar que mal intencionados façam um B.O, alegando ter encontrado seu aparelho roubado em um fórum específico.

Se não tiver a nota fiscal, de preferência em seu nome como vai provar que aquele aparelho é seu?

É verdade. Mas para isso o mal intencionado teria que ter a NF ou qualquer outro documento original de compra. Como sabemos a origem de nossos Macs podemos afirmar que o documento que ele apresentar é falso implicando em falsa comunicação de crime e estelionato. Da mesma forma que em um primeiro momento não conseguiríamos prova que o Mac é nosso por ausencia de NF, ele teria que provar com a NF falsa que é dele. Nào acho que um golpista gostaria de ser tào investigado assim !! Concorda ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Acho que principal motivo é o medo do desconhecido... de passar o serial da maquina sem saber oq se pode fazer com ele... Na verdade nao há problema em passar o serial... Mas o medo de que alguem com a criatividade em prejudicar possa usar para alguma coisa...

De certa forma acredito que seja que nem anunciar carro e esconder a placa... Voce vive andando na rua com a placa exposta.. entao anunciar escondendo a placa nao faz muito sentido na pratica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05 de Abril criei um tópico sobre este assunto de número de série. 

 

Aqui estão alguns motivos que acredito serem importantes para se esconder o S/N:

 

- A primeira coisa a ser feita por um comprador de produtos Apple é registrar o seu produto para efeito de garantia e de dizer para a Apple (Este produto aqui é meu).

 

https://supportprofile.apple.com/

 

 

- No caso de perda ou roubo o registro do seu dispositivo pode ajudar de alguma forma. Veja nessa página de suporte da Apple

 

https://support.apple.com/pt-br/HT2526

 

 

 

Motivos para esconder o S/N:

 

 

- 1º - Saber o estado do seu bloqueio de ativação. Precisa somente do IMEI ou S/N. 

 

https://www.icloud.com/activationlock/

 

 

- 2º - Já ouviu falar de Engenharia Social ? Senão, procure no Google.

 

 

Outros motivos:

 

1º - Se o número de série não tivesse uma certa importância a Apple não exigiria ele para o registro de seus produtos.

 

2º - Se o número de série não tivesse uma certa importância a Apple não exigiria ele ou o IMEI para o status de bloqueio de ativação de seus produtos. Porque então ela não deixou somente o IMEI nesse caso ?

 

3º - O meu intuito ao criar este tópico foi somente ajudar e alertar várias pessoas que colocam anúncios de seus produtos sem esconder o S/N.

 

4º - Não quero convencer ninguém da importância ou não de ocultar o S/N de seus produtos, vocês estão livre para fazerem o que quiserem com o S/N de seus produtos.

 

5º - Eu não sei de risco algum em expor o S/N, não trabalho na Apple e nem sei o significado de cada letra e número que compõe o S/N, só acho desnecessário e inútil expor um serial que é a identidade do seu aparelho.

 

6º - Ninguém lembra do caso Mat Honan, o jornalista americano que teve sua conta do iCloud completamente apagada por engenharia social ?

 

http://9to5mac.com/2...gital-identity/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra e venda de aparelho usado e ir na negociação cara a cara e testar tudo e na hora consulta o serial Number se a pessoa tiver boa índole tudo estará ok, nestes anos de troca e venda de aparelhos aprendi que o cara que chega na negociação com pressa, diz que tá lacrado é só chegar e usar ele muitas vezes quer dar golpe, todo mundo que troquei algo usado e falo até hoje vai sem pressa pra testar olhar tirar dúvidas e verificar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

outro detalhe que eu acho que pode ser um problema, e que quando um usuário faz um hackintosh ele pode trocar a serial no sistema para que o Hackintosh use esse número, ou seja ele vai usar seu serial pra ter uma menor chance de ser bloqueado pelos serviços da apple, ja que a apple pode começar a banir alguns números de serial dos serviços dela, assim como a microsoft fazia com os seriais 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...