Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[MacBook Air] O que esperar para 2016?


Posts Recomendados

Sou um adorador do MacBook Air.

 

Ele é simples, ágil, leve e acima de tudo confiável. De Outubro de 2012 para cá nenhum problema, sequer de compatibilidade ou de inicialização e isto que o modelo do qual eu falo é o de 13" com Core i5 Ivy Bridge e 4G de DDR3. Ao ler os rumores sobre novos Devices, como o Magic Mouse 2 e um novo teclado sem fio, fui vasculhar o site da Intel e ver se achava algum processador que se adequasse a uma nova versão do MacBook Air, quem sabe a ser lançada no começo de 2016 (por volta de Abril) ou na WWDC'16. Não achei nada até ler o post de 11 de Agosto no MacRumors e vi ali um post bem equilibrado e coerente: http://www.macrumors.com/2015/08/11/skylake-processors-for-macbook-air/

 

Segundo o Autor do post os MBA receberiam um incremento considerável em seu Clock, passando dos tradicionais 1,6GHz, para 2,3 ou 2,4GHz, com o Boost podendo chegar a 3GHz. Já na versão topo de linha, com o Core i7 6500U ou 6600U.

 

 

Askylake2larger.png

 

O salto seria considerável, cerca de 10 a 20% na CPU e podendo beirar os 35% no que diz respeito à GPU, o que está me fazendo repensar se no que vem invisto no rMBP de 13" ou se continuarei fiel ao MBA de 13", sem dúvida o melhor Laptop que já tive (sem contar o MacBook White late-2009).

 

Já para a linha rMBP, a GPU integrada seria a Intel HD Graphics 530. Exatamente a mesma ora apresentada para os processadores Core i5 6600K e Core i7 6700K, com suporte 4K, o que, por si só, resultaria na desnecessidade de uma GPU dedicada e ainda num suporte 4K.

 

Resta saber, igualmente, o que esperar da linha Intel Core M, pois se há um processador cujos avanços podem acontecer de forma significativa é nessa linha.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resta saber se a Apple vai ou não atualizar a resolução dos MacBook Air, porque sinceramente, acho que se eles ganharem uma tela de retina, vão canibalizar potencialmente as vendas do MacBook de 12", você não acha? Acredito que a Apple poderia inclusive, até descontinuar o MacBook Air de 11", deixando apenas o de 13" para aqueles que querem portabilidade, mas não querem comprometer o tamanho da tela... afinal de contas, um aparelho com apenas 1 polegada de diferença (em relação ao MacBook de 12") não fica muito "encaixado" em um ecossistema "limpo" de produtos. Mas isso é apenas minha opinião...

 

Estou ansioso para ver o que vem por aí! Que venham novos MacBook Air ainda mais capazes (e quem sabe, com pelo menos uma porta USB-C)! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resta saber se a Apple vai ou não atualizar a resolução dos MacBook Air, porque sinceramente, acho que se eles ganharem uma tela de retina, vão canibalizar potencialmente as vendas do MacBook de 12", você não acha? Acredito que a Apple poderia inclusive, até descontinuar o MacBook Air de 11", deixando apenas o de 13" para aqueles que querem portabilidade, mas não querem comprometer o tamanho da tela... afinal de contas, um aparelho com apenas 1 polegada de diferença (em relação ao MacBook de 12") não fica muito "encaixado" em um ecossistema "limpo" de produtos. Mas isso é apenas minha opinião...

 

Estou ansioso para ver o que vem por aí! Que venham novos MacBook Air ainda mais capazes (e quem sabe, com pelo menos uma porta USB-C)! :-)

 

Sobre a tela retina, tudo depende da GPU HD 520. Pouco se sabe sobre ela. Até o momento só tenho dados concretos da HD 530, que tem suporte 4K. Quem sabe o Air não ganhe uma resolução, pelo menos, Full HD e mesmo que passe a ter resolução dos modelos com Retina Display, são propostas distintas. Não haveria mudança na segmentação dos MacBooks, pois os ganhos Linha de Processadores Skylake de final U são de 10 a 20% no desempenho, 34% na GPU e algo em torno de 50 minutos a mais de autonomia.

 

Sobre a USB Tipo-C, são poucos os modelos que a adotaram. Pelo que eu sei há o MacBook e mais alguns modelos, um deles um Chromebook. O problema é que apenas a Apple comprou essa briga e a atual USB Tipo-C tem a mesma taxa de transferência da USB 3.0. A sua 2a Geração terá a capacidade de transferir até 10gb/s e será compatível com a porta Thunderbolt 3 no que diz respeito à interface Tipo-C.

 

Logo creio que a Apple não vai abandonar a MagSafe, mas sim deixar de lado pelo menos uma porta USB, adotando apenas a interface 3.1 em 2016 (ou quem sabe no lugar da atual Thunderbolt 2 deixar a Thunderbolt 3, que é compatível com a 2a Geração do Tipo-C e manter outras duas portas USB 3.1 Standard). Mesmo assim, estando disponível desde o final de 2014, a Apple utilizou o Tipo-C como uma forma de desenvolver um MacBook mais fino e com apenas uma única porta que por meio de um adaptador pode ter outras utilidades. É bem provável que a Dell passe a lançar seus computadores com USB 3.1 Tipo-C assim que a tecnologia estiver disponível. 

 

O que dá para se supor é que a linha Air vai sofrer a sua maior mudança desde 2012.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante se eles colocassem uma porta USB-C no lugar da Thunderbolt nos MacBook Air da próxima geração! tipo, nem precisava tirar o MagSafe, era só substituir a Thunderbolt pela USB-C e pronto :-D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante se eles colocassem uma porta USB-C no lugar da Thunderbolt nos MacBook Air da próxima geração! tipo, nem precisava tirar o MagSafe, era só substituir a Thunderbolt pela USB-C e pronto :-D

 

O Thunderbolt 3 terá a mesma interface que o USB-C. Serão compatíveis. O que muda é a velocidade de transferência. O USB-C suporta até 10gb/s e o Thunderbolt 3 até 40gb/s.

 

 

Acho que a Apple irá descontinuar os Air...aos poucos, claro...

 

 

Tenho dúvidas. Se a Apple passasse o Air de 13" para a proporção de tela 16:9, usando a Intel HD 520, poderia ter um Display, pelo menos, com resolução Full HD.

 

Agora uma certeza: no ano que vem pelo menos dois ou três MACs serão descontinuados: aposto no Air de 11", no MBP de 13" e nos iMac de 27" sem tela retina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O MBP de 13 está praticamente morto já, digamos que ele está em um estágio vegetativo só esperando as máquinas que o mantém vivo serem desligadas... O que é uma pena, pois ele é a única opção que atualmente suportar upgrades!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente por esse motivo ele não tá morto. Ainda tem um público fiel. Se a Apple mudar a CPU e não usar das peças soldadas à placa lógica, ele vai continuar sendo uma opção excelente. Os problemas são o Hardware de 2012, o peso, MagSafe 1 e o display cuja resolução é inferior a do MBA de 13".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

Acredito que a Apple irá abandonar o Macbook Air e por o Macbook como seu substituto. O grande problema de coesão do Macbook foi a atualização da linha Air, pois mesmo que em tese ambos tenham desempenho, no caso poder de processamento, diferentes, o público-alvo é o mesmo, que é o público casual ou que não necessite de uma máquina mais parruda. Veremos nos próximos anos uma melhora significativa de desempenho do Core M, o que irá agradar o público que deixou de investir no Macbook por conta de processamento e poder gráfico abaixo do aceitável.

 

Outro ponto é que a Apple quer diferenciar as linhas, sendo assim ela irá abrir mão do modelo que tem desempenho intermediário para poder mostrar comparativos. Se você analisar no dia a dia, não há diferenças de desempenho bruto entre o modelo Air13'' e o MBP13''. Há melhoras? Claro que há, mas não é algo absurdo. Agora, se você comparar o modelo MB12'' contra o MBP13'' notará diferenças absurdas e é nisso que a Apple vai focar.

 

Sejamos sinceros o MB12'' é a atualização da linha Air com tela retina, o problema é que a Apple abriu mão de tantos recursos para trazer um ultraportátil que deixou o desempenho de lado. Inúmeros sites afirmam, e eu concordo com esta linha também, o MB não deveria ter sido lançado tão cedo, será uma grande máquina, contudo não foi feita para a demanda de agora. Precisamos de uma Apple TV nova com Wifi AC para poder fazer streaming sem lag (na verdade sempre haverá, mas será menor), precisamos de um carregamento sem fio para poder aproveitar esta única porta, e por fim precisamos da popularização do usb-c tanto nos acessórios da própria Apple (carregador para iPhone e iPad com este formato), como nas outras fabricantes.

 

Até que os defeitos do MB sejam descartados, o Air continuará existindo, mas acho muito difícil que haja algum tipo de atualização no próximo ano, mesmo que haja atualização de processadores pela Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dúvidas. Se a Apple passasse o Air de 13" para a proporção de tela 16:9, usando a Intel HD 520, poderia ter um Display, pelo menos, com resolução Full HD.

 

Esse é o tipo de coisa que duvido muito que a Apple faça. O único notebook com essa proporção é o MacBook Air de 11 e a resolução Full HD provavelmente não é vista com bons olhos por eles, não é retina e não dá pra escalar bem a resolução, e se usar como resolução nativa as coisas vão ficar minúsculas. 

 

Também não acho que eles vão matar a linha Air, pelo que sei ela vende muito bem e por hora eles devem querer manter algum produto de entrada sem tela retina. Nem o MacBook Pro não retina eles mataram, imagina o Air rs. 

Editado por y0shi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Air é o queridinho. É leve e tem um detalhe que o MB 12" não possui: a maçã retroiluminada. Sei que pode parecer banal, mas tem gente que deixou de comprar o MB 12" para comprar um Air de 13" personalizado, com Core i7 e 256 de SSD somente por esse detalhe.

 

Sobre o formato de tela 16:9, ele poderia ser um problema, como você bem disse y0shi. Para manter o Air competitivo, gostaria de vê-lo na proporção 21:10, assim o espaço para a teclas seria maior, o touchpad seria gigante e seria possível haver tela em Full HD. São poucas as pessoas que entram numa Apple Store, numa APR ou numa Revenda e se preocupam com a diferença entre a Tela Retina e a resolução de 1440 por 900 no modelo de 13".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Air é o queridinho. É leve e tem um detalhe que o MB 12" não possui: a maçã retroiluminada. Sei que pode parecer banal, mas tem gente que deixou de comprar o MB 12" para comprar um Air de 13" personalizado, com Core i7 e 256 de SSD somente por esse detalhe.

 

Sobre o formato de tela 16:9, ele poderia ser um problema, como você bem disse y0shi. Para manter o Air competitivo, gostaria de vê-lo na proporção 21:10, assim o espaço para a teclas seria maior, o touchpad seria gigante e seria possível haver tela em Full HD. São poucas as pessoas que entram numa Apple Store, numa APR ou numa Revenda e se preocupam com a diferença entre a Tela Retina e a resolução de 1440 por 900 no modelo de 13".

 

A resolução Full HD nessa proporção faria a imagem ficar achatada, teria que ser outra resolução, usar essa proporção num notebook é algo meio difícil de alguma fabricante topar. 

 

Sobre a resolução, tive o Air de 13 e hoje tenho um retina desse tamanho. Quando se olha apenas para uma das telas e a pessoa tenta comparar com a "lembrança" da outra, aí pode não parecer tanta coisa até porque a tela do Air mesmo sendo TFT é bem legal, mas quando a pessoa entra numa Apple Store ela tem a oportunidade de comparar lado a lado, aí a diferença é gritante, não só na resolução quanto na saturação das cores, ângulos, etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mudança para a proporção 21:10 seria a única forma plausível de manter o Air como um MacBook diferenciado, que não fiquei como o MacBook Pro de 13", no limbo, sem receber atualizações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Em outro tópico comentei sobre o Mac Motion a partir de um quadro rumorista.

yN4WWAH.jpg  
Se o controle da nova Apple TV funcionar com aplicativos do Mac já seria um bom sinal disso. No entanto hoje o MacRumors divulgou que a Apple registrou domínios com o termo "Magic Keyboard", então talvez o "Mac Motion" tenha sido renomeado. No quadro acima é possível perceber que seu lançamento está reservado para o terceiro trimestre deste ano. Vale dizer que o termo "Magic Mouse 2" já apareceu antes. Torço para que seja compatível com Macs antigos, no entanto desconfio que terá como requisito o bluetooth mais recente, mas quem sabe um adaptador viabilize o recurso. Há uma expectativa de que um iMac de 21,5" retina seja anunciado em outubro e com ele talvez surjam esses novos periféricos.
Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sigma,

 

Não achasse estranho que a Apple TV usa Bluetooth 4.0 e não 4.2? Os iPhone 6S vieram com interface Bluetooth 4.2, os novos Macs (2015) usam o 4.0. Já se sabe que o 4.0 pode ser atualizado via software para o 4.1, mas não ouvi falar nada sobre o 4.2. O procedimento é o mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que nessa história toda o mais garantido é a atualização para os processadores Skylake. Quando isso vai ocorrer? Nem imagino.

 

A partir da quarta geração de processadores Intel a Apple resolveu adotar os vídeos integrados de maior qualidade, seguindo certo critério.

 

 - Para os Airs ela utilizou a Intel HD 5000

 - Para os Pros de 13" ela utilizou a linha "Iris", Intel HD 5100

 - Para o Pro de 15" a escolha foi a "Iris Pro", intel HD 5200, a qual possui eDRAM, o que seria um "cache" dentro do mesmo substrato (die) do processador que aumenta significativamente o desempenho do vídeo, atuando como uma memória de vídeo "dedicada".

 

Quando os Macs foram atualizados para a quinta geração a lógica continuou, exceto para o Pro de 15" que ainda roda com quarta geração, mas os vídeos utilizados foram a Intel HD 6000 e a Iris 6100. Agora com o Skylake os nomes mudaram, mais ao que tudo indica a Intel HD 530 seria a sucessora da HD 6000, e a Iris vai ser uma variação, talvez uma HD 535? Não lembro exatamente onde vi mais lembro-me de um chip com 64 Mb de eDRAM, enquanto que a Iris Pro tem 128 Mb atualmente. Seria isso uma premissa de um chip mobile com TDP baixo (15W) com eDRAM? Se for assim pode ser que os chips Skylake elevem o nível de vídeo de máquinas ultraportáteis como o Air para outro patamar, assim como a nVidia 9400M fez na época em que os Pros de 15 e 17 vinham com GT 9600M.

 

Vejo o futuro dos Airs como algo muito promissor, os Skylakes tem potencial pra deixar essa máquina ainda mais fantástica. Me virei por 2 anos utilizando apenas um Air de 11" com 4Gb e 128 Gb SSD (fora HD externo, monitor-TV, teclado, etc), e não passei aperto, até SolidWorks eu conseguia rodar tranquilo no BootCamp, então, pensando por esse lado, e levando em consideração uma possível adoção de memórias DDR4, chips gráficos sensivelmente mais potentes e SSDs cada vez mais rápidos, imagino que o Air seja a máquina ideal para a maioria das pessoas.

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD 530 é o substituto ou do HD 6100 ou 6200. A linha de processadores usadas no Air vai usar o HD 520, pelo menos é o que os rumores indicam. O i5-6300U virá com o HD 520. O mesmo vale para os Core i7 6500U e 6600U. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sigma,

Não achasse estranho que a Apple TV usa Bluetooth 4.0 e não 4.2? Os iPhone 6S vieram com interface Bluetooth 4.2, os novos Macs (2015) usam o 4.0. Já se sabe que o 4.0 pode ser atualizado via software para o 4.1, mas não ouvi falar nada sobre o 4.2. O procedimento é o mesmo?

Sim, mas não. Explico: ela fez o mesmo com a atual Apple TV que não tinha uma determinada funcionalidade no Bluetooth e ela habilitou via atualização de software. Se eu não me engano ela inclusive é dual core, a nova também é, mas isso também vem desabilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...