Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

CORES MONITOR MAC


Posts Recomendados

Olá pessoal, este é meu primeiro tópico como membro deste fórum, provavelmente alguém já teve esta dúvida.

TENHO PROBLEMAS COM AS CORES DO MONITOR DO MEU IMAC, QUANDO FAÇO TRATAMENTOS DE IMAGENS NO PS OU OU ILLUSTRATOR AO ABRIR EM PC EXISTE UMA DIFERENÇA CONSIDERÁVEL. ATÉ MESMOS OS PERFIS DE COR DO PS FICAM DIFERENTES DOS MESMOS PERFIS NO PC. ESTOU USANDO A CONFIGURAÇÃO DE FÁBRICA DA TELA E JA TENTEI CALIBRAR PELO COLORSYNC E O RESULTADO AINDA NÃO É O IDEAL.

ALGUMA DICA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Vc tem que calibarar os dois monitores e em cada situação, são configurações completamente diferentes.

E vou te falar: mesmo assim, corre o risco de algumas cores não ficarem exatamente iguais no preview dos dois..nem se fossem duas telas apple. Para saída gráfica, de cara vou te falar para não confiar na tela. Para isso existem tabelas cmyk impressas. Nessa situação, para tratamento de imagem, escolhe qual tela será a sua referência, calibra da melhor maneira possível (existem equipamentos - caros - pra isso) e pronto. Agora, se o lance for RGB mesmo, esquece. O que vc faz aí não é o mesmo que eu vou ver aqui em casa, nem seu vizinho na casa dele e por aí vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente é o gama do monitor que é diferente. Do Mac é 1.8 e dos pcs 2.2. Bom isso apresenta uma diferença que a foto fica mais clara em um e mais escura no outro. Tem pessoas que fazem a calibração pelo colorsync e colocam o gama em 2.2 para igualar aos pcs. Agora, se as cores estão variando é bem provável que as cores do seu pc não estejam calibradas. Uso Macs a 16 anos e nunca tive que me preocupar muito com calibração de cores usando monitores APPLE e utilizando os perfis de fábrica. No meu MBP 17" eu confio porque já testei em gráficas e não tive problema, mas no meu macmini que tá ligado num monitor AOC (de pc, eca) eu tive que calibrar o monitor (no olho via colorsync) porque dava muita diferença, melhorou mas não confio 100%. De pc eu não entendo muito, principalmente com relação a calibração de cores, mas se eu fosse você deixaria o imac com o perfil do monitor original e tentaria modificar o pc. Meu monitor AOC tem uns perfis que são ajustados no próprio monitor que literalmente "cagam" a calibração que eu fiz se apertar algum por engano nos botões frontais. Aliás por isso eu até hj não comprei um monitor que não seja Apple pra lidar com fotos. Esses outros monitores genéricos tem muitas configurações que pra um usuário comum são interessantes (cinema, web, games, etc), mas pra quem precisa de confiabilidade não rola.

Meu voto é, seu pc está descalibrado.

espero ter ajudado

andrejm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fredlima, visitei seu site e parabéns pelo seu trabalho. Gostei muito. Sou de BH também, trabalhava com publicidade ai, mas a vida deu uma guinada e hj moro em Campo Grande, MS. É bom saber que tenho um conterrâneo bom no que faz e ainda curte um Mac.

Edit: tinha que ter um defeito... atleticano... hahahaha

Editado por andrejm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehehee...valeu André!

Porra....ser atleticano é defeito?? Que isso....rs...sou simplesmente F-A-N-Á-T-I-C-O.

Vez em quando escrevo uns textos pro blog do torcedor, na Globo.com (sem merchãn, please). Nada demais, se quiser dar uma conferida depois:

http://colunas.globoesporte.com/christianm...a-esta-mudando/

Esse foi o último. Tem mais uns tbm, só fuçar que acha... GAAAAAALO!

é...voltando ao assunto da calibragem.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é caras, a parada é sinistra mesmo. O lance é conhecer as produtoras que tem como parceiro e fazer calibração individual, adotar um perfil para cada um deles se preciso. Confiar que as gráficas vão gerar sempre os resultados do preview já notei que nao vai rolar.

Agora, trabalhando com cmyk vc sugere que faça comparação da escala de cor CMYK IMPRESSA com a escala da tela?

andrejm, suas dicas foram boas, realmente a diferença de luminosidade entre a tela do mac e outros é que gera a diferença (mesmo que pequena). Acho que a solução então é calibrar o pc pelo mac?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que falarei pode parecer radical mas... Eu não modifico o meu mac nem a pau! Se eu fosse fazer isso faria no monitor do pc.

Agora se é só a questão de estar mais escuro que no outro é só vc encontrar um meio termo. Eu particularmente acho que se for a diferença que costumo ver por ai é um perfeccionismo exagerado seu (não que isso seja ruim, afinal também sou perfeccionista). O que o fredlima disse tem tudo a ver, o que eu vejo, o que vc vê e o que ele vê sempre terá (mesmo que pequena) diferenças.

Como diria aquela politica famosa "relaxa e goza"

abraços

andrejm

PS: @fredlima... bom sou Cruzeirense né, mas não sou fanático, muito pelo contrário. Te perdôo... kkkkkkk

Editado por andrejm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, hoje mesmo imprimi um A3, a partir do meu iMac e fiquei satisfeito com a fidelidade de cores.

Ficou bem parecido com o que eu vejo na tela.

Agora se teu trabalho depende do que as pessoas verão na tela ( RGB ), ai fiará complicado.

Como o pessoal falou, cada monitor tem suas peculiaridades.

Aloha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Pela minha experiência confie no gerenciamento de cores do Mac. Windows gerenciando cores é um desastre.

Mas é fato que liberar pela tela não é ideal. O bom é ter uma escala de cores para orientar você.

Abs,

Editado por bmsr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Pelo visto vocês estão tendo o mesmo problema que eu tive a algum tempo atras com o meu MacBook.

Sempre que eu criava algo no Illustrator ou editava algo no Photoshop, os degrades e sombras iam para o espaço, e eu sempre tinha que comparar o material criado com um PC que utilizo um monitor de tubo, e realmente, a diferença é MUITO GRANDE!!

Assim como o FREDLIMA falou, acabei comprando uma tabela PANTONE e fui criando em base os códigos dela, no mac eu só trabalho assim, mas no PC nem preciso disso. É valido ressaltar que o problema não está nem no MAC muito menos no PC e sim no LCD e no TUBO.

Uma vez eu vi uma reportagem que os melhores monitores para se trabalhar são os de TUBO, uma vez que possuem uma fidelidade maior as variações de cores e luminosidade.

É isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Opa, td bem?

Passei por isso tbm, cheguei até mesmo a achar que meu iMac era o problema...

Se tu quiser ver uma coisa no Mac e ver a mesma coisa na impressão, tu vai precisar de uma impressora de prova, ou seja, uma impressora CARISSIMA, e teria que calibrar o mac e a impressora regularmente, essa impressora é usada onde realmente é necessaria taal perfeição.

Como ja disseram, é muito dificil ter uma perfeição entre as duas maquinas...

Uma impressora dessas custa em torno de R$20.000,00 >.<

Editado por AxCx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessas horas um fotógrafo precisa ajudar: pessoal, o monitor dos iMacs antigos, pelo menos o de 20" até hoje e os Macbooks (branquinhos), nunca terão uma regulagem precisa de cores. Isso se deve eu fato de terem sido fabricados com painel tipo TN, provavelmente da Samsung, que são painéis de péssima qualidade e não reproduzem bem as cores nem aceitam calibragem muito precisa.

Os novos iMacs 21.5" ou 27" tem painéis IPS (In Plane Switching), os top de linha para monitores, permitindo excelentes cores, além de 178 graus de visão em torno. Os TN só permitem 150/160 graus, obrigando a pessoa a ficar bem de frente pro monitor.

A Dell fabrica alguns monitores (poucos) de painel IPS que são sensacionais, talvez até melhores do que os Cinema Display da Apple e muito mais baratos. Recomendo pesquisarem!

Já disse algumas vezes e repito: iMac é desktop amador. Profissional tem que usar linha PRO da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...