Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Monografia: melhor usar word, pages ou polaris?


Posts Recomendados


Sou professor na universidade e a algum tempo venho trabalhando com o Pages. É gratuito, isso já é um bom começo.


 


No que se refere ao Word, a grande vantagem é a compatibilidade na medida em que muita gente (alunos, administração, etc) só usa o Word. E isso é um ponto importante se você precisa enviar seu arquivo para cá e para lá (é chato ficar gravando todo o tempo em .doc para que os colegas possam abrir o seu arquivo). De resto, o Pages produz páginas exatamente iguais ao Word (formatação, uso de tabelas, etc). O que faz falta no Pages, especialmente em algumas áreas do meio acadêmico, é um editor de equações.


 


Quanto ao compartilhamento de arquivos com o orientador, isso hoje em dia se faz com o dropbox, icloud, etc. Normalmente na fase de correção do documento e polimento das ideais a formatação não é importante. Eu, por exemplo, peço aos meus alunos um texto com menos firulas possíveis, ou seja, o que interessa é o conteúdo; depois eles "enfeitam" na edição final. Resumindo, o Pages é um editor de texto tão bom quanto ao Word e é gratuito. O Word é (muito) mais "compatível", mas é preciso pagar por ele a cada vez que a MS resolve lançar um "novo" office (entendo, ela precisa ganhar dinheiro.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escrevi minha tese de doutorado inteira no Pages, mas a dissertação do mestrado tinha escrito no Word. A opção pelo Pages foi porque eu poderia facilmente editar a tese usando o Pages no meu iPad.

 

No final, a banca elogiou os gráficos e as tabelas — não que esses elementos não possam ficar bonitos no Word também, mas ficou diferente do que eles estavam acostumados.

 

Minha orientadora tinha um MacBook, mas ela tinha comprado na época que ele não era gratuito. Usamos a minha taxa de bancada para comprar o Pages para ela e deu tudo certo, mas outra opção seria compartilhar o documento com ela pelo iCloud e ela poderia editar e fazer os comentários usando a versão on-line do Pages (não chegamos a fazer isso. Não sei o quanto o Pages na web está confiável).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um pouco de atraso.

 

Só um aviso: quem plagiar será facilmente pego, pois ambos os textos estão publicados.

 

Coloco dois textos já formatados. Um deles é o meu TCC e outro o meu texto de qualificação no Mestrado. Como as regras à respeito de Capa, folha de rosto, contracapa e etc. mudam, o importante realmente é o texto e o sumário.

 

Aqui os links. Qualquer problema me enviem MP.

https://drive.google.com/file/d/0B1-wITtlvHbQTGFianRJYzBwbk0/view?usp=sharing

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema nao é o Pages, o problema é que tu nao está familiarizada com ele. se nao estivesse familiarizada com o word tambem nao estaria satisfeita.

o Pages faz qualquer coisa que o Word faz. Nao falta nenhuma funçao ao Pages. Fiz minha tese de doutorado inteira no Pages, com equaçoes, figuras, tabelas, etc, e tudo saiu perfeito. pra referencia usei o EndNote. Pra equaçoes o MathType. 

Enfim, é questao de acostumar. O único inconveniente do Pages é o de compartilhar rascunhos/versoes com usuarios windows. Isso complica mesmo. Mas de resto nao há nenhuma limitaçao ao Pages. Muito pelo contrário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Com um pouco de atraso.

 

Só um aviso: quem plagiar será facilmente pego, pois ambos os textos estão publicados.

 

Coloco dois textos já formatados. Um deles é o meu TCC e outro o meu texto de qualificação no Mestrado. Como as regras à respeito de Capa, folha de rosto, contracapa e etc. mudam, o importante realmente é o texto e o sumário.

 

Aqui os links. Qualquer problema me enviem MP.

https://drive.google.com/file/d/0B1-wITtlvHbQTGFianRJYzBwbk0/view?usp=sharing

 

 

Valeu! Queria copiar, mas eu faço Engenharia Civil. kkkkk brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mariah,

 

Estou com o Homero e com o Carlos Azevedo. Desde o meio da faculdade comecei a usar o iPad e quando migrei para o MAC só uso o pages. Não tenho o que reclamar. Tem todos os recursos que você precisa em formatação (recuo, citação, cabeçalho, etc). É questão de realmente se acostumar como falou o marcosfisica.

 

Acho que a maioria é de exatas né? Diferente do pessoal daqui sou da área jurídica. Uso para trabalhos na faculdade e até mesmo em minhas ações (petições/peças).

Vejo textos de colegas que não ficam tão "bonitos" (formatados) quanto os meus. Ou seja, se não souber usar nenhum dos dois qualquer texto ficará com aspecto de notepad.

 

É claro, como eles falaram aí, em questão de compartilhamento o Word dá banho simplesmente por causa da quantidade de usuário. 

Quando tenho que compartilhar alguma coisa simplesmente exporto em .docx e a "conversão" melhorou bastante. Claro, algumas coisas até mudam como, por exemplo, a numeração de itens (1., 2., 2.1, 3., etc), vejo que quando salvo em .docx o recuo fica maior que o original do pages.

 

Mas, como o Carlos também falou, no momento de troca de arquivos com o orientador a formatação não é tão importante (exceto para um número de páginas correto ou algum pormenor) logo, acho que não será problema usar o Pages (e até mesmo a opção de edição via web - mas isso nunca usei de fato).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema nao é o Pages, o problema é que tu nao está familiarizada com ele. se nao estivesse familiarizada com o word tambem nao estaria satisfeita.

o Pages faz qualquer coisa que o Word faz. Nao falta nenhuma funçao ao Pages. Fiz minha tese de doutorado inteira no Pages, com equaçoes, figuras, tabelas, etc, e tudo saiu perfeito. pra referencia usei o EndNote. Pra equaçoes o MathType. 

Enfim, é questao de acostumar. O único inconveniente do Pages é o de compartilhar rascunhos/versoes com usuarios windows. Isso complica mesmo. Mas de resto nao há nenhuma limitaçao ao Pages. Muito pelo contrário!

 

Infelizmente não. Dependo de editores de texto tanto para fins acadêmicos como para fins pessoais e profissionais. Quando comprei meu MBW comprei a Suite iWork e tentei usar o Pages. Fiz um recurso que ficou esteticamente lindo até o ponto em que tive que usar das citações dos repositórios de jurisprudência. Nem o formato "sem formatação" das ementas do STJ. O Word oferece a maior quantidade de recursos e ainda por cima tem a retrocompatibilidade com outros formatos. Uma vez peguei um trabalho formatado na Suite do Corel que tinha o Word Perfect (alguém se lembra?), rodou perfeitamente no Word.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente prefiro o PAGES.

 

Muito mais simples, descomplicado e funções na cara.

 

Acho que o pessoal que usa Word, já se acostumou, assim como eu me acostumei com o Pages... Não consigo mais produzir nada no Word... Escrevo artigos de pesquisa o tempo todo e no Pages é show de bola.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Word.

Use o 2011 que comprou.. tenho ele desde que comprei meu Mac e continuo usando diariamente pois trabalho com ele (fazendo petições e etc).

Também fiz minha monografia nele.

É excelente, não sentirá falta do 2016.

 

 

O 2016 é praticamente o 2011 redesenhado. Os recursos mais relevantes foram adicionados ao Excel. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que fiz algo errado... o Office (word e excel) 2016 aqui no meu MBPr (mid2014) é uma carroça. O excel chega ser ridículo...

Estou preferindo usar o word/excel via parallels do que nativo no Mac.

 

Existe alguma coisa pra adicionar pra melhorar a performance?

 

Abs.

Mesma situação aqui...tem até um tópico rolando sobre esse assunto no forum. Por incrível que pareça o preview tava rodando mais liso pra mim, o negócio é esperar uma atualização nova, já que a última não resolveu nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas complemento que há também a gratuita e livre suíte do LibreOffice disponível para Mac, PC e Linux. Ainda não testei, mas certa vez li que é possível instalar um corretor sintático.

eu uso muito a ferramenta de desenho do LibreOffice "Draw Drawing". é muito boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O LibreOffice Vanilla está disponível na Mac App Store inclusive!

https://itunes.apple.com/br/app/libreoffice-vanilla/id921923693?mt=12

e o que seria esse libreoffice "vanilla"? é o mesmo libreoffice 5.0.1.2 que baixei diretamente da pagina do libreoffice?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que sim, a versão da App Store é a 5.0.1.2

é a mesmo sim! shoe de bola! valew pela dica.

eu já tava louco com o libreoffice porque nao tinha nenhuma ferramenta pra update. cada vez que saia algum update era obrigado a desinstalar a versao antiga, baixar a nova, instalar a nova. um pé no saco. agora estando na app store meus problemas se acabaram-se!!! srsrrs

valew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...