Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DUVIDA] Compra no Exterior


Posts Recomendados

Dólar a R$ 3,90, beirando R$ 4....nem faço cálculo..sei que vou estar errado em comprar rsrs

 

Vai nada amigo.

 

Estive na Apple do Shopping Morumbi há três semanas dando uma olhada nos relógios. O vendedor começou a me falar os preços. O que custa 399$ nos EUA aqui sai por R$ 2900, até aí sei lá, pode até ser, mas o absurdo vem agora. Ele disse que o outro lá de 42mm que custa 500 ou 600$ aqui ele custa R$ 4.999.

 

Pelo amor de Deus. Alguém sabe se esses valores que eu postei estão corretos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai nada amigo.

 

Estive na Apple do Shopping Morumbi há três semanas dando uma olhada nos relógios. O vendedor começou a me falar os preços. O que custa 399$ nos EUA aqui sai por R$ 2900, até aí sei lá, pode até ser, mas o absurdo vem agora. Ele disse que o outro lá de 42mm que custa 500 ou 600$ aqui ele custa R$ 4.999.

 

Pelo amor de Deus. Alguém sabe se esses valores que eu postei estão corretos?

 

A Apple adotou no Brasil a política de entregar mais por menos!

Mais preço por menos benefício... Por sorte meu MacBook vai durar muito muito ainda, pq desanimei da palhaçada que virou aqui no Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que as pessoas fazem o seguinte: levam o seu computador pessoal e voltam com 2. O uso pessoal é claro: um device por pessoa. Se eu volto com 2 um deles não é para uso pessoal (especialmente para fins turísticos). As pessoas confundem demais os conceitos e espalham boatos falsos. A caracterizarão de produtos para uso pessoal vai continuar. Outro ponto que faz muita gente cair nas graças da receita. Viajam para os EUA com 3 malas vazias e voltam com 3 malas cheias. Ora, na hora da pesagem vai se ver que há uma diferença clara entre o peso de saída e o de entrada, logo muitas pessoas acabam sendo tributadas em razão das roupas. Muito cuidado quando se vai trazer muitas roupas. Conheço casos de pessoas que levam malas cheias de roupas velhas e doam para o Exército da Salvação (não sei se é mito).

Mas só para reforçar o conceito de uso pessoal: é apenas um único aparelho, um celular, um Laptop, uma câmera, usados especificamente para fins pessoais durante o tempo em que se esteve fora. 

 

Gustavo,

 

Laptop não entra como uso pessoal, mesmo que você traga somente um.

É bem claro no site da receita.

 

"Cabe esclarecer que são bens de caráter manifestamente pessoal aqueles que o viajante possa necessitar para uso próprio, considerando as circunstâncias da viagem e a sua condição física, bem como os bens portáteis destinados a atividades profissionais a serem executadas durante a viagem, excluídos máquinas e aparelhos que requeiram alguma instalação para seu uso (assim entendidos, por exemplo, um computador de mesa, um aparelho de ar condicionado, ou um projetor de vídeo) e máquinas filmadoras e computadores pessoais."

 

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/viagens-internacionais/viajantes/procedimentos-de-controle-aduaneiro-e-tratamento-tributario-aplicaveis-aos-bens-de-viajante-perguntas-e-respostas

 

Ou seja, se voltar com um MBP comprado lá fora, mesmo que somente um, está exposto a ser taxado.

 

Abcs!

Editado por guklein
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... esse trecho: "bem como os bens portáteis destinados a atividades profissionais a serem executadas durante a viagem". Depois este: "excluídos máquinas e aparelhos que requeiram alguma instalação para seu uso."

 

Um Laptop não requer qualquer espécie de instalação. Apesar de ser um computador pessoal, ele não é um computador de mesa, que é mencionado antes. Ele é autônomo é essencial para diversas circunstâncias da viagem.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está bem claro no site da receita, computadores pessoais não são considerados uso pessoal.

 

Olhe o final da frase...

 

...excluídos máquinas e aparelhos que requeiram alguma instalação para seu uso (assim entendidos, por exemplo, um computador de mesa, um aparelho de ar condicionado, ou um projetor de vídeo) e máquinas filmadoras e computadores pessoais."

 

Mas quem quiser acreditar que laptop é considerado uso pessoal, que vai trazer um MBP de $2000 sem ser taxado, siga em frente...

Editado por guklein
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas tem uma brecha: "requeiram instalação". Um Laptop não requer instalação. Basta abrir e usar, como um Smartphone. 

 

§ 1º A admissão temporária dos bens de uso e consumo pessoal constantes de bagagem, referidos nos incisos VI e VII do caput e no § 1º do art. 2º, no caso de viajante não-residente, abrange, entre outros:

I - artigos de vestuário e seus acessórios, adornos pessoais e produtos de higiene e beleza;

II - binóculos e câmeras fotográficas, acompanhados de quantidades compatíveis de baterias e acessórios;

III - aparelhos portáteis para gravação ou reprodução de som e imagem, acompanhados de quantidade compatível dos correspondentes meios físicos de suporte das gravações, baterias e acessórios;

IV - instrumentos musicais portáteis;

V - telefones celulares;

VI - ferramentas e objetos manuais, inclusive computadores portáteis, para o exercício de atividade profissional ou de lazer do viajante;

VII - carrinhos de transporte de crianças e equipamentos auxiliares para deslocamento do viajante com necessidades especiais;

VIII - artigos para práticas desportivas a serem desenvolvidas pelo viajante; e

IX - aparelhos portáteis de hemodiálise e equipamentos médicos similares ou congêneres.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas tem uma brecha: "requeiram instalação". Um Laptop não requer instalação. Basta abrir e usar, como um Smartphone. 

 

Não existe brecha, laptop não é uso pessoal.

 

Mas bola pra frente, as informações estão todas aí, cada um tome suas próprias conclusões.

 

Valeu!

Editado por guklein
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Copiei um trecho da instrução normativa. Olha ali no inc. VI. Fica claro que computadores portáteis, seja para o lazer do viajante, seja para o exercício profissional, podem vir a ser considerados como bens de uso pessoal. Essa resposta dada pela receita foi ambígua. Na mesma frase há dois períodos. Num fica claro que computadores de mesa são excluídos da categoria de bens de uso pessoal e ao final do segundo período utilizam o termo computador pessoal, mas a lei fala em computador portátil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Copiei um trecho da instrução normativa. Olha ali no inc. VI. Fica claro que computadores portáteis, seja para o lazer do viajante, seja para o exercício profissional, podem vir a ser considerados como bens de uso pessoal. Essa resposta dada pela receita foi ambígua. Na mesma frase há dois períodos. Num fica claro que computadores de mesa são excluídos da categoria de bens de uso pessoal e ao final do segundo período utilizam o termo computador pessoal, mas a lei fala em computador portátil.

 

Gustavo, não há dúvidas, laptops e tablets não são uso pessoal.

 

Aos que quiserem acreditar que seja, ok...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço perdão pela minha interpretação errada da lei. Pesquisei algumas decisões judiciais e vocês estão corretos.

Agora uma pegadinha: é um híbrido, como o Dell Inspiron 7000. Se eu separo o teclado da tela eu teoricamente tenho um tablet é um teclado. Fiquei pensando nessa situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço perdão pela minha interpretação errada da lei. Pesquisei algumas decisões judiciais e vocês estão corretos.

Agora uma pegadinha: é um híbrido, como o Dell Inspiron 7000. Se eu separo o teclado da tela eu teoricamente tenho um tablet é um teclado. Fiquei pensando nessa situação.

 

Tablets (iPads, por exemplo) também não são considerados uso pessoal.

 

Smartphones, sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quer dizer que eu nao posso nem levar meu notebook caso eu vá viajar, pq na volta posso ser taxado?

 

Se ele foi comprado no exterior e você não o legalizou, sim, pode ser taxado.

 

Se foi comprado aqui ou pagou a DARF caso tenha comprado fora, aí é tranquilo, sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...