Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Softwares para programação - dicas


Dudu Colares

Posts Recomendados

Olá pessoal.

 

Comecei a fazer o curso online da microsoft no microsoftvirtualacademy.com de programação, HTML, CSS, Java, etc. 

Ele pede para baixar os softwares como Visual Studio e SQL Server para HTML, SQL e outras funções, mas todos estão disponíveis só pra windows.

 

Pergunta: Quais APPs posso usar pra começar a programar no mac? 

Por enquanto, quero aprender a fazer sites e aplicativos.

 

Valeu pela ajuda

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou nesta busca, para windows tem fartura de informações, video aulas etc.. Ainda que o sistema  Apple esteja crescendo, existe muita carência de conteúdo principalmente em pt, para que está começando, para usuários avançados e mesmo intermediários a situação é outra e para melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dudu, 

Dependendo do tópico do curso existem varias alternativas.

 

Por exemplo, para programar em PHP, HTML, CSS e JS eu uso o Coda.

Para Java eu tenho uma preferência minha pelo NetBeans, mas o Eclipse também funciona perfeitamente.

Uso o NetBeans para php quando programando sistemas e o Coda para sites, na programação de sistemas o NetBeans tem mais recursos, como testes, refatoração e o IntelliSense, para sites tenho alguns plugins no coda que me auxiliam como do Wordpress que me facilita a vida de ter que digitar as funções completas.

 

 

Por falar no NetBeans e no Eclipse ambos aceitam C e C++ também dado que você tenha baixado as versões para isto.

 

Como falado pelo Gufao a JetBrains tem uma linha completa de IDEs na sua maioria multiplataforma que rodam no mac, entre elas temos:

IntelliJ para Java

PHPStorm para PHP

PyCharm para Python

RubyMine para Ruby

WebStorm para HTML, CSS e JS.

AppCode para iOS e OSX (Suporta Objective C, Swift e linguagens como C e C++)

CLion para C e C++

 

Infelizmente para C# e para .net não há muitas alternativas, para aplicações Web você ainda tem o ambiente mono (Mono IDE e Mono (Implementação de C# open source))

 

Contudo para .NET o ideal é o Visual Studio, a própria JetBrains desenvolve addons para o visual studio e ainda não desenvolveu uma IDE de .net para Linux ou Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dica 2: Você pode usar qualquer editor de texto para trabalhar nos códigos e usar as IDE's específicas apenas para compilar.

 

Trabalho com PHP há bastante tempo, há 3 no mac, e gosto bastante de editores como o Sublime Text e Atom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme já falaram, para linguagens web você não precisa de apps exclusivos de uma plataforma. Para trabalhar com HTML, CSS, Javascript, PHP basta ter um editor de textos, até um simples bloco de notas serviria rs. 

 

No Mac eu não dispenso o Coda, acho ele excelente e é bem superior a todas as outras soluções que já encontrei, mas existem várias outras, Atom, Espresso, Brackets, Sublime Text, e por aí vai. 

 

Já para outras linguagens não sei dizer pois não trabalho com elas, acredito que qualquer coisa para .NET você realmente precisaria do Windows, mas particiona o disco, instala ele e seja feliz, seu Windows vai rodar muito melhor do que qualquer PC que você já teve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme já falaram, para linguagens web você não precisa de apps exclusivos de uma plataforma. Para trabalhar com HTML, CSS, Javascript, PHP basta ter um editor de textos, até um simples bloco de notas serviria rs. 

Não faço ideia de como funciona programação web + .net. Mas se pegarmos o exemplo do JAVA JSP, é preciso compilar Servlets e se trabalhar em camadas, pode até ter camada de JAVA puro rodando por trás da página. Acho muito provável que a Microsoft exija algo que só pode ser feito pelo Visual Studio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faço ideia de como funciona programação web + .net. Mas se pegarmos o exemplo do JAVA JSP, é preciso compilar Servlets e se trabalhar em camadas, pode até ter camada de JAVA puro rodando por trás da página. Acho muito provável que a Microsoft exija algo que só pode ser feito pelo Visual Studio.

 

É, aí eu também não faço ideia, MS não é minha praia rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...