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Apple induz burlar o Código de Defesa do Consumidor?

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Adquiri um Iphone 6S Plus de 64GB Dourado na loja própria da Vivo, e na hora da compra decidi por fazer a primeira configuração em casa, com mais calma. Eis que durante a restauração do aparelho, a tela se apaga e então o telefone não liga mais. Tentei restauração em DFU mode, modo de recuperação do itunes, e repeti o processo em 3 computadores diferentes (1 com Windows 10, 1 com Windows 7 e 1 Mac) e durante a fase de atualização ocorre o erro desconhecido de código 4013.

 

No dia seguinte voltei à loja para efetuar a troca por um aparelho novo, baseado no código de defesa do consumidor, no seu artigo 18, que trata dos casos de produtos com defeito, afirmando que FORNECEDOR (Vivo) e FABRICANTE (Apple) tem responsabilidade solidária, ou seja, tem que trocar o aparelho em caso de defeito no período de garantia do aparelho. No caso dessa compra, voltei em menos de 24 horas.

 

A loja informa que NÃO EFETUA TROCA DE APARELHOS DA APPLE por orientação da fabricante que deseja centralizar e transformar em estatística os casos de busca do suporte e motivos de defeito de seus aparelhos. A loja ainda afirma que para qualquer outra marca, efetua a troca, mas para os da Apple, não. Diante disso entrei com reclamação na Anatel, Procon, Ministério da Justiça (Secretaria Nacional do Consumidor), Ministério Público Estadual, rádio e TV.

 

Alguém já passou por isso? Sabem dizer se essa é a prática e orientação da Apple do Brasil para seus revendedores???

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Segundo o CDC, se houver motivo (qualquer tipo de defeito com o aparelho comprado presencialmente) há o dever de troca. Outro ponto: a própria Apple tem uma política de trocas que vai além do previsto pelo CDC. Em compras não presenciais (via internet ou telefone), o prazo para arrependimento é de 14 e não de 7 dias. Não sei como são os prazos na Apple Store do Morumbi e do Village Mall, mas a loja em que tu comprou o iPhone simplesmente não quer efetuar a troca.

 

O que eu te recomendo é entrar em contato direto com a Apple 0800-761-0880, opção 3.

 

Assim como o Renato, todos os problemas que eu tive com a Apple foram solucionados pela própria Apple, de forma bastante célere. À exceção do caso da garantia dos aparelhos comprados no exterior e da negativa da garantia de vício oculto num iPod, já passados os 12 meses de garantia, todos os demais problemas foram resolvidos, inclusive esses dois, que tiveram a sua resolução feita no poder judiciário.

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Estranho que me aconteceu algo parecido com isso. Comprei um iPhone 6s 64GB Space Gray em Los Angeles na própria loja da Apple. Como tinha acabado de chegar no país, já abri na própria loja pra fazer a configuração e puxar meu backup do iCloud. Do nada, no meio da instalação ele travou. Não fazia absolutamente nada. Apenas conseguia desligar. Mas quando eu desligava e religava ele continuava travado. Reclamei com a atendente e na hora ele pegou uma caixa com uma peça nova pra mim.

Estranho acontecer isso, nunca tinha visto nada parecido.

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Aconteceu comigo também! Comprei em Orlando um iPhone 6 e ao tentar restaurar o back up pelo iCloud (na própria loja da Apple), ele levou horas e não restaurou. Informei uma funcionária e ela trocou por outro iPhone. Esse segundo iPhone nem sequer ligava. Ela trocou por um terceiro iPhone que levou horas para restaurar e acabou dando erro novamente.

 

Ela pediu para eu tentar restaurar o back up quando chegasse no hotel (para ver se não era problema do wi-fi da loja) e disse para eu escolher qualquer case disponível na loja (de graça) como pedido de desculpas pelo transtorno.

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Isso está cheirando à conversa fiada da vivo, afinal eles fazendo a troca para você, obviamente não ficarão com o aparelho com problema, retornarão à Apple que dessa forma vai poder colocá-lo nas estatísticas.

Imho, bastava insistir um pouco na loja, citando o CDC e o que isso poderia render pra eles.

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Aconteceu comigo também! Comprei em Orlando um iPhone 6 e ao tentar restaurar o back up pelo iCloud (na própria loja da Apple), ele levou horas e não restaurou. Informei uma funcionária e ela trocou por outro iPhone. Esse segundo iPhone nem sequer ligava. Ela trocou por um terceiro iPhone que levou horas para restaurar e acabou dando erro novamente.

 

Ela pediu para eu tentar restaurar o back up quando chegasse no hotel (para ver se não era problema do wi-fi da loja) e disse para eu escolher qualquer case disponível na loja (de graça) como pedido de desculpas pelo transtorno.

 

Caracoles!!! Pediu música no Fantástico!! Rsrs!

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    • Por guido.mbdeandrade
      Pessoal,
       
      Tenho um MacBook 12" late 2015. Há pouco mais de 6 meses ele começou a apresentar problemas na tela. Primeiro as cores passaram a ficar diferentes, parecendo amareladas. Depois começou a ficar com telas sobrepostas umas nas outras. E, mais recentemente, está apresentando escuridão nos cantos da tela. Gostaria de entrar em contato com a Apple para saber do que pode se tratar o problema, pois parece ser uma falha de hardware. Não sei como devo proceder ou se alguém já teve esse problema.
       
      Não consegui anexar uma imagem, portanto deixo o link de um vídeo que fiz para mostrar o problema.
      https://youtu.be/Lvj3Db6GI5g
    • Por seminteresse
      Boa noite, Galera, 
      Bem vou direto ao ponto, minha Smart Keyboard (Capa com teclado.) do iPad Pro de 10,5 polegadas está descolando e soltando fiapos, sim, um produto caro está se desmontando e nem tem um ano. 
      Alguém mais está passando por algo parecido?

      Eu liguei para Apple e me mandaram levar numa assistência para avaliar, mas, affe sempre que vou nas assistências da Apple ou no Village Mall ou na Central Point dizem que o problema é com o usuário, ou desgaste natural, ou não tem defeito. 
      Será que se eu passar cola pode piorar o defeito, afinal, se está descolando eu posso colar e resolver e assim evitar o DESGASTE nas assistências da Apple.
      Fico na duvida de passar cola ou levar na assistência, pois, ainda está na garantia. Mas o desgaste tem sido tão grande que prefiro evitar. 



    • Por Lucas Batista
      Boa Noite Pessoal,
      Hoje pela primeira vez meu iPhone deu defeito.
      Tenho mantido desde o iPhone 5 a troca todo ano, e com os lançamentos desse ano sendo "fracos" decidi não trocar o meu X que foi comprado em Fev desse ano, e no único ano onde decido não trocar de aparelho me acontece isso.
      Hoje pelo manhã o mesmo apresentou na tela um pixel "bloqueado" na cor azul do nada com o uso normal, sendo que esse iPhone nunca caiu ou entrou em contato com água.
      O mesmo não sumia de jeito nenhum, ligando para a Apple fui orientado a encaminhar o mesmo para uma assistência, visto que a reinicialização dele não resolvia o problema.
      Ligando na assistência a mesma disse para enviar por correios o aparelho e então o laudo chegando lá ficaria pronto em até 48h, sendo o custo pelo meu envio. Ok. Estava disposto a fazer isso pois meu iPhone ainda encontra-se na garantia.
      Porém, usando-o normalmente do nada a tela apagou-se e não voltou mais. O iPhone esta ligado chegando mensagens, o touch esta funcionando pois consigo sentir pelas vibrações que ele faz, mas a tela "morreu", acredito eu que tenha queimado.
      Ligando novamente na Apple e agora questionando sobre eu ter que pagar o frete, a mesma me orientou a enviar direto para eles o aparelho oque levaria mais tempo e não teria custo de frete, aceitei pois vendo no Reclame Aqui a assistência de Curitiba onde eu iria enviar constava com muitas reclamações, assim optei por enviar para a Apple.
      O que pergunto-lhes aqui no fórum é: no meu caso constatado defeito na tela, no caso do iPhone X a Apple esta trocando a tela ou o aparelho todo? visto que no telefone a Apple me informou que eles poderiam trocar o aparelho todo.
       
    • Por DavidSiqueira
      Há mais de três meses entrei em contato com o suporte da Apple pois meu iPad Pro apresenta um problema na touchscreen, após algum uso o toque começa a falhar, mas a Apple Pencil continua funcionando normalmente pois a comunicação com o iPad é por Bluetooth, não é capacitava, como o toque do dedo.
      Então, o problema é que a cada semana tenho uma nova interação com o suporte que me pede para fazer algo diferente, primeiro foi restaurar, depois foi levar à uma assistência (2 vezes) que disse que não conseguiu reproduzir o problema e por isso não tinha autorização para fazer algo (mesmo tendo visto o problema), depois me pediram pra gravar um vídeo, depois me passaram pra outro suporte, tive que restaurar novamente o iPad, enviar outro vídeo, gerar logs de erro, fazer novos vídeos... enfim, hoje me falaram que os engenheiros acreditam que seja software pois a Apple pencils funciona (?!?) e porque  o último video que eu enviei foi em um app da Adobe, me pediram hoje mais vídeos com o problema em apps da Apple.
      ja enviei para eles uma publicação nos fóruns da Apple onde muitas pessoas têm o mesmo problema e eles ignoram. Alguém aqui do fórum também já identificou esses problemas no iPad Pro?
      A cada semana fico com mais arrependimento de continuar comprando produtos da Apple, eles já foram excelentes, agora parece que a qualidade está caindo cada vez mais.
    • Por bernardo.dias
      Adquiri o novo MacBook Pro 15'' no final de abril/2018 e o equipamento veio com o trackpad manchado.    Enviei uma foto da mancha (anexo) via chat online do suporte da Apple. O atendente solicitou que eu levasse o notebook a uma loja autorizada. Assim o fiz, na loja iONE localizada no Taguatinga Shopping de Brasília/DF. Fui bem atendido pela técnica da iONE, de nome Karol, que reconheceu o problema, informando se tratar de uma provável falha na pintura/polimento. A mancha tem aproximadamente 10cm. Foi me pedido um prazo para análise. Após esse prazo (com 4 dias de atraso), recebi retorno por telefone da Central de Suporte da Apple Care, por meio do Sr. Eric, via telefone 001 408 556-4000  (San Jose, CA, USA), no qual fui informado que DEFEITO ESTÉTICO NÃO É COBERTO PELA GARANTIA.   Trata-se de um produto novo. Obviamente, portanto, um erro de fabricação DEVE ser coberto pela garantia. Inclusive, para esse caso específico, há previsão no Termo de Garantia de 1 Ano da Apple: "(...) Esta Garantia não se aplica: (...) a danos estéticos, (...), a menos que a falha ocorra devido a um defeito de material ou fabricação". A Apple descumpriu o próprio contrato e se mostra uma empresa que age de má fé. A garantia é enganosa e a conduta fere a Lei Consumerista, art. 18.   Essa foi minha última aquisição na Apple. Me arrependo de ter influenciado irmãos, pais e alguns colegas de trabalho a comprarem Apple. Eu acreditava ser uma empresa honesta.    Na oportunidade, informo que a bateria desse novo Mac teve autonomia de apenas 4h a 5h. Só utilizei 9 ciclos até o momento. Testarei mais. Foi uso padrão - navegação na internet via Safari e Wifi, sem dispositivos conectados nas portas Usb. Tenho um Mac antigo, de 2013, cuja bateria até hoje dura aprox 9 a 10h. O novo Mac é uma vergonha. Além dessa decepção, na mesma compra adquiri um iPhone X, cujo FaceID pifou na primeira semana.      
    • Por Miguel Sampaio Furghestti
      Bom dia pessoa, a alguns anos atrás eu comprei um iMac mid 2011 de 27" no Mercado Livre, o equipamento chegou em "perfeito" estado, utilizei por alguns meses, até que o primeiro problema apareceu, a tela repentinamente ficava toda desconfigurada, inúmeras cores e pixels bugados, mas isso acontecia como se fosse um pisca pisca, do nada voltava ao normal, até que aconteceu e ficou, levei em um técnico aqui da minha o único que mexe em equipamentos da apple (cidade pequena), e na época chegamos até a encomendar uma tela usada, quando chegou a nova tela, e ele abriu o iMac verificou que o problema não passava de um flat Cable mal encaixado.

      Problema resolvido, fiz a devolução da tela, paguei as taxas do ML para o vendedor e tudo certo. Após mais algum tempo metade da tela do iMac do lado esquerdo ficou mais escura do que o lado direito, foi então que pesquisando na internet eu encontrei inúmeras pessoas com o mesmo problema, identificando um problema de fábrica. Inclusive achei a forma de efetuar o conserto, como ficaria muito caro, eu fiquei por 1 ano utilizando o imac deste jeito.

      Então resolvi levar no técnico novamente para fazer um upgrade, colocar um SSD e efetuar o conserto da tela. Após o técnico efetuar o conserto, foi notado um novo problema, no canto esquerdo da tela aparece uma mancha Azul, que segunda o técnico é devido a 3 ou 4 leds que estão com feito. Porém este problema não existia antes da tela ficar metade mais escura, mas acredito que possa ter sido devido a 1 ano que fiquei sem arrumar o problema.

      Então venho aqui disponibilizar o vídeo do problema para que alguém que já tenha passado pelo mesmo possa me dar uma solução caso exista, mesmo que eu tenha que buscar peças de fora, ou por fim comprar uma tela nova.

      Agradeço desde já qualquer tentativa e ajuda de todos.

      LINK DO VÍDEO: Assista o vídeo aqui.

    • Por Larissa Ferreira
      Oi gente
      Tenho um MacBook Pro 13" de 2012 que há um tempo atrás não quis mais iniciar. Funcionava normalmente ao pedir a senha e o carregamento até a metade, mas depois disso o carregamento demorava demais (uns 40min) e quando finalmente chegava no final travava. Tentei dar um Command+R pra ver se conseguia fazer algum reparo no Ultilities, mas depois de reparar alguns danos e mesmo assim não conseguir iniciar tentei deletar o sistema pra depois reinstalar um zerado, mas no final mostra uma mensagem de erro. Não sei o que causou o problema, pois ele não vinha aparentando problemas. Aliás, no mesmo dia mais cedo liguei ele e usei normalmente.
      Alguém tem ideia de qual pode ser o problema e como posso resolver? De qualquer jeito, independente de conseguir instalar um novo sistema ou não, quero vender pois quero uma máquina mais atual. Vou atualizar o post com fotos e mais informações sobre a máquina, pois não tenho como passar agora. Por quanto eu poderia vender??
      Obrigado!
    • Por Srhashimoto
      Pessoal alguém pode me ajudar? Tenho um IPhone 7 128gb e ele nunca caiu no chão nem nada do tipo, tenho ele a uns 9 meses a 1 ano (não lembro ao certo), acordei esses dias e quando abri a câmera frontal do aparelho e ela estava totalmente defeituosa além de ter uma linha verde nela. Ainda não tentei formatar mas acredito que isso não iria resolver por conta da câmera de trás estar funcionando perfeitamente. Alguém tem alguma sugestão do que posso fazer? Ela estava funcionando perfeitamente.

      Quando a tela fica escura a linha fica visivel e de dia e mais difícil enxergar pq fica um verde claro, porém ao colocar o dedo na tela ela fica instável, da pra ver como se tivesse piscando, isso só ocorre na câmera. Na tela não aparece nada e esta normal.
    • Por CaniBala
      Boa tarde Galera,
      Desde que peguei o iPhone X percebo a tela do mesmo bem mais amarelada no geral do que o iPhone 7, mas o que mais me incomoda é o True Tone que deixa a mesma ainda mais amarela chegando a pelo menos pra mim ficar impossível de usar o recurso, já no iPad Pro o recurso não tem esse exagero de amarelado, seria pelo uso da Tela OLEO?
    • Por Laura Emanuelly
      E aí galera, eu ganhei um IPhone 5c bem zoado, já com mais de um ano de uso.
      1- Na entrega, já sabia que o microfone não prestava em ligações e áudio do WhatsApp, apenas no alto falante e em fones de ouvido. O que poderia ser? O que eu posso fazer?
      2- Quando me entregaram o mesmo, ele veio formatado e pra minha surpresa, a câmera traseira e o flash não estavam funcionando! E de acordo com a ex dona, ele não tinha apresentado se defeito anteriormente. Apenas a câmera frontal funciona, quando coloco na câmera traseira,  a tela fica preta e no flash aparece um ponto de exclamação em um triângulo, não tive tempo de restaurá-lo ainda para saber se volta, irei postar aqui brevemente. 
      3- além disso, o touch dele de vez em quando dá umas falhas, eu clico e ele aparece o clique mas não obedece a função, ou clica onde não era para clicar e principalmente quando o teclado está ativo, ele digita bastante. Percebi que quando fecho os Apps ele dá uma amenizada, já tirei a capa dele e por enquanto esta funcionando. Isso não tem hora para acontecer..
      4- e o de sempre, a bateria descarrega rápido. Como eu poderia ajudá-la? 
      Postei os defeitos para possíveis opiniões construtivas, por enquanto, não posso levar o coitado em uma assistência autorizada, mas quero arrumar ele. Desde já, muito obrigada pela força! 
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