Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade iMac 21,5' Late 2012 - Edição de Vídeos


Douglas Escamilha

Posts Recomendados

Fala Pessoal, tudo bem?

Sou designer e trabalho com edição de vídeos. Tenho um iMac 21,5' late 2012 e quero dar um upgrade para melhorar o desempenho na edição e render.
Dei uma pesquisada e me indicaram trocar as 2 memórias de 4GB por 2 de 8GB, ficando com 16GB de memória RAM e colocar um SSD junto ao HD normal, e tentar fazer um Fusion Drive.  Seria possível isso neste modelo e seria viável pra meu melhorar o desempenho de edição?

iMac (21.5-inch, Late 2012)
Processador 2,7 GHz Intel Core i5
Memória 
8 GB 1600 MHz DDR3 ( 2 slots de 4GB )
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 640M 512 MB

HD 1TB SATA 5400rpm

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Upgrade sempre eh bem vindo. No teu caso não optaria pelo fusion drive mas deixaria os hds separados mesmo.

Agora pra abrir esse seu 2012 que vai ser a dor de cabeça. Os 2011 são mais tranquilos de abrir, mas esse aí se vc for fazer por si mesmo se prepare pra suar um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas galera, no site da Apple tá dizendo que é possível a troca através de uma assistência técnica autorizada e já vi vídeos de uma galera fazendo. E outra coisa, é possível colocar um SSD mas sem retirar o HD normal?

Peguei orçamento aqui na minha cidade, e me cobraram isso: 

- 2 memórias 8GB: R$ 630
- SSD 128GB: R$ 420
- Instalar sistema no SSD + configurar Fusion Drive: R$ 120
-Mão de Obra: R$ 150

= R$ 1320

Vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara no modelo 21.5 de 2012 até o 2015 não dá pra trocar as memórias porque são soldadas na logic board, colocar um SSD no Mac vai deixar ele mais esperto sem duvidas, agora pra ganhar mais desempenho no render acho que só um i7.

Essas máquinas limitaram a possibilidade de upgrade de memória feito pelo usuário. Acho que as de 27" dessa mesma época ainda é possível o aumento de memória feita pelo próprio usuário.

 

Upgrade de RAM no iMac 2012.

https://www.ifixit.com/Guide/iMac+Intel+21.5-Inch+EMC+2544+RAM+Replacement/16601

 

Mas galera, no site da Apple tá dizendo que é possível a troca através de uma assistência técnica autorizada e já vi vídeos de uma galera fazendo. E outra coisa, é possível colocar um SSD mas sem retirar o HD normal?

Peguei orçamento aqui na minha cidade, e me cobraram isso: 

- 2 memórias 8GB: R$ 630

- SSD 128GB: R$ 420

- Instalar sistema no SSD + configurar Fusion Drive: R$ 120

-Mão de Obra: R$ 150

= R$ 1320

Vale a pena?

 

Acho que o orçamento está bem salgado, mas se for levar em conta o risco de se abrir uma máquina dessas, pode ser que se justifique. Como os SSDs para esses iMacs mais novos não são SATA, acho que o preço não está tão fora assim.

 

Mas eu faria o seguinte. Peça pra instalar as memórias e o SSD.

Mandaria deixar SEM fusion drive e sem sistema instalado. Economizar 120 dilmas em tempos de crise é sempre bom.

 

Antes de mandar a máquina para o serviço, crie um backup do time machine, e assim que a máquina voltar, suba o Internet Recovery e restaure os dados do time machine. Assim seu iMac vai estar com as mesmas configurações de antes e os upgrades feitos.

 

Eu não curto a ideia do fusion drive porque na eventualidade de uma das unidades falhas, todos os dados seriam perdidos. Assim como o JvDaP, prefiro ter as unidades separadas e escolher o que vai ficar em qual unidade. Aplicativos, jogos e afins, vão pro SSD. Músicas e filmes, vão pro HDD mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é possível! Mas é bem trabalhoso ter que desmontar o iMac quase todo pra fazer a troca, agora eu acho até valendo o serviço por R$150 dada a dificuldade e cuidado que se deve ter, também acho que esse fusion drive pode ser deixado de lado pela economia. Esse Up com certeza vai dar vida nova ao iMac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um iMac 2011 e fiz up de memória e Ssd

Ate criei o tópico Upgrade iMac 2011 no fórum, época pensei em até trocar a placa de vídeo por uma gtx compatível (no fórum do macrumors) encontrei um que conseguiu fazer.

Mas no caso deixa sistema no Ssd e o resto das bibliotecas todas no HD. Caso de um problema no sistema tu não tem aquela dor de cabeça de correr pra fazer backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é possível! Mas é bem trabalhoso ter que desmontar o iMac quase todo pra fazer a troca, agora eu acho até valendo o serviço por R$150 dada a dificuldade e cuidado que se deve ter, também acho que esse fusion drive pode ser deixado de lado pela economia. Esse Up com certeza vai dar vida nova ao iMac.

Esse valor da mão de obra para a troca das memórias e instalação do SSD está muito bom. Já os R$120,00 para a configuração do fusion e instalação do OSX é totalmente desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Olá, sou novo aqui, e gostaria de perguntar se é possível, ou alguém já fez o upgrade de SSD pro I-mac 27 (late 2012)

Estou pensando em pegar um usado e gostaria de trocar o HD por um SSD (para deixar as tarefas mais rápidas) 

Se algúem já fez ou sabe se é possível poderiam comentar? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Luck Spitzner disse:

Olá, sou novo aqui, e gostaria de perguntar se é possível, ou alguém já fez o upgrade de SSD pro I-mac 27 (late 2012)

Estou pensando em pegar um usado e gostaria de trocar o HD por um SSD (para deixar as tarefas mais rápidas) 

Se algúem já fez ou sabe se é possível poderiam comentar? Obrigado

Me passe pelo WhatsApp o serial do teu iMac, vou ver o que é possível de upgrade nele!
Fabiano 41 99577-8563. Até Mais! 

Em 28/01/2016 at 00:37, Douglas Escamilha disse:

Fala Pessoal, tudo bem?

Sou designer e trabalho com edição de vídeos. Tenho um iMac 21,5' late 2012 e quero dar um upgrade para melhorar o desempenho na edição e render.
Dei uma pesquisada e me indicaram trocar as 2 memórias de 4GB por 2 de 8GB, ficando com 16GB de memória RAM e colocar um SSD junto ao HD normal, e tentar fazer um Fusion Drive.  Seria possível isso neste modelo e seria viável pra meu melhorar o desempenho de edição?

iMac (21.5-inch, Late 2012)
Processador 2,7 GHz Intel Core i5
Memória 
8 GB 1600 MHz DDR3 ( 2 slots de 4GB )
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 640M 512 MB

HD 1TB SATA 5400rpm

Abraço!

 

E aí Douglas. Tudo certo?!
Me passe pelo WhatsApp o serial do teu iMac, vou ver o que é possível de upgrade nele!
Fabiano 41 99577-8563. Até Mais! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Olá, sou novo aqui, e gostaria de perguntar se é possível, ou alguém já fez o upgrade de SSD pro I-mac 27 (late 2012)
Estou pensando em pegar um usado e gostaria de trocar o HD por um SSD (para deixar as tarefas mais rápidas) 
Se algúem já fez ou sabe se é possível poderiam comentar? Obrigado

Sim perfeitamente possível.

Eu mesmo fiz no meu, fica outra maquina. Se vc tiver um conhecimento intermediário e um pouco de jeito, segue o tutorial do ifixit que não tem erro.

Sugiro comprar o kit de adesivos da tela que ja vem com as rodinhas (ML) para descolar a tela. Sugiro também ja trocar a pasta térmica… limpeza geral da máquina e não economize em SSD pequeno, coloca no mínimo 480gb tem muita promoção hoje em dia.

SSD de 120gb “não existe” já que vai ter um trabalho desse, programa certinho. A sugestão mesmo é 960gb para ficar folgado e agregar valor numa futura revenda. Outro dia na Amazon tava por 640 reais da Kingston.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...