Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook pro, ainda vale o benefício que trás?


ricardo_xploid

Posts Recomendados

Bom dia galera! Vou explicar minha situação:

Sou usuário do OS X desde 2010 quando adquiri meu Macbook Pro, depois disso fiz um upgrade dele pra 8gb de memória e SSHD 1tb (32gb híbrido).. Mas a idade dele estava pesando e agora chegou a hora de trocá-lo.

Tenho um Iphone 6 e um ipad air 2.. Minha admiração pela maçã começou quando comprei meu primeiro iPod nano, no paraguai, e após 6 meses deu problema e incrivelmente a assistência brasileira trocou por um aparelho novo.. Algo completamente surpreendente na época.

Os únicos aparelhos que ainda estou absolutamente certo de manter são os com IOS.. Ele ainda é superior a concorrência em minha opinião..

Mas agora gostaria de saber dos usuários de Mac... Ainda vale a pena continuar comprando Macbook ( mesmo que exista uma atualização esse ano e traga melhorias que a gente lê em quase todos os fóruns)?

Minha experiência no OSX não é mais a mesma de quando adquiri meu Macbook Pro 2010. Aquele software liso e fluido que demorava anos pra precisar "formatar" tem ficado muito parecido com Windows. E os preços do Mac parecem abusivos pelo valor agregado.. No Brasil um Dell xps 13 similar ao macbook pro de 13 custa 5 mil reais a menos (10 mil vs 15 mil)..

Enfim me ajudem a apontar os prós e contras de cada escolha.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, minha opinião, vale sim, porém não comprando numa Apple Store BR, isso seria loucura rsrs

O mac tem sido uma experiência fantástica para o dia a dia e trabalho, fui usuário de Windows por muitos anos, e agora passei pra maçã, confesso que não me arrependo em nada, desde iPhone iPad até o iMac.

Os preços da Apple na Store BR desanimam até mesmo os profissionais que necessitam da maçã, a não ser que tenha cash mesmo pra comprar à vista e ganhar um descontinho. (Mas tem os vendedores do fórum pra nos salvar rsrs)

Mas para um aparelho recente, essa fluidez que você mencionou você com certeza vai sentir aquele sabor top novamente ao mexer em um mac da geração atual.

Eu mesmo que estou na área de design, não volto a plataforma do Windows, pois no quesito profissional, a Apple me satisfaz muito mais.

Esse é meu ponto de vista a respeito da plataforma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafaell, vc já teve experiência com W10? Se sim, pode compartilhar como foi?

William, ok, vamos ser justos então...se hipoteticamente eu pudesse comprar no Usa ambos custariam algo em torno de 1700 dollar. Sendo assim, o custo seria equivalente, mas qual deles me ofereceria mais benefícios? Meu uso é para Home office (utilizo alguns software de planejamento com o Parallel, mas não muito frequentemente), utilizo para edicao de vídeos como hobby e não jogo nada pesado.

O que faço questão é fluidez e boa interação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa tudo certo?

 

Meu relato:

 

Maquinas que possuo: MBP Late 2011 com OSX El Capitan

Desktop Gigabite i7 12 RAM com VGA dedicada (GTX460) com Windows 10.

 

Meu uso pessoal: Edição de imagens e trabalho com documentos.

Uso profissional: Analista de sistemas.

 

Utilizo o MBP para o trabalho e virtualizo 4 maquinas virtuais com diferentes versões do windows (XP, 7, 8 e 10), o desempenho das maquinas virtuais com windows no MAC é algo realmente satisfatório para o meu uso. Sem falar do OSX que torna tudo isso possível.

 

Em notas gerais o MAC ganha nota 9/10 a deixar desejar um pouco pela falta de praticidade.

 

Utilizo o Desktop em casa para edição de imagens e para jogos. O desempenho do windows 10 no desktop deixa bastante a desejar na praticidade, não é fluido e costuma travar mesmo com pouca freqüência.

 

Em notas gerais o COMPUTADOR ganha nota 7/10, devido aos problemas de desempenho mas ganhando por suportar aplicações bem pesadas.

 

Com qual eu ficaria no fim das contas?

 

Com o MAC, me atende de maneira geral deixando a desejar apenas no questão jogos, que nem é algo tão valioso pra mim.

 

Mas isso é muito pessoal, computador desktop hoje são bons dependendo da fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, eu tive a experiência com win 10 sim, eu gostei bastante sabe? Um excelente sistema, tanto pra uso casual, jogos quanto para profissional. MAAAAS, a experiência profissional no mac me satisfez mais, devido à organização, a fluidez com pouca coisa sabe ?

Eu rodava os programa num pc core i7 3770k 16gb de RAM G force GTX 680 dentre outros componentes top's, e cara, eu ainda gostava de usar mais o meu MacBook (Air) para os fins profissionais, e olha que as configs são bem inferiores!

Porque isso ? Devidamente por causa da organização que o Mac possui, a fluidez que as coisas funcionam com pouca coisa, me surpreenderam bastante!

Foi então que troquei meu pc num iMac, aí é que eu fiquei mais maravilhado!

Man, se o quesito é jogos o desktop com certeza é a opção, mas se o quesito é voltado um pouco mais pra profissão, cara, MacBook é muito mais que excelente.

Agora assim, vamos falar a cerca de opções de software. Se para o que você trabalha só conseguirá no Windows, vale a pena investir no Windows. Mas se tem pra ambos, cara o mac vai te atender melhor, claro, você vai ter que pensar em cada detalhe e montar a máquina para que ela esteja preparada para o tal, mas acredito que um MacBook Pro retina atual do mais básico já consegue resolver diversas situações do mercado (pra diversas profissões)

É o que eu penso a respeito da plataforma, SIM, compensa e muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião é que vale sim. Se tens condições de fazer esse investimento, vá fundo.

 

Troquei meu MBP mid 2012 (ultimo modelo não retina) que tinha 16gb de ram e SSD, por um rMBP 15 late 2013, esse com apenas 8gb de memória. A princípio fiquei com o pé atras, "será que esses 8gb vão dar conta?". Hoje estou plenamente satisfeito com a troca. Mesmo tendo menos memória, o SSD PCIe, o processador I7 (mais recente) e a Intel Iris Pro fazem a diferença.

 

Sei que benchmarks não mandam nada, mas meu antigo Mac batia 5700 no Geekbench, o atual passa dos 12000. http://browser.primatelabs.com/geekbench3/compare/3563320?baseline=4926403

 

Cheguei a jogar LoL em ambos, o antigo rodava em 1280x800, com tudo no high a 60fps (o que é muito bom). Já o atual roda em 1440x900 com tudo no ultra a 85fps. Diferença brutal.

 

Sei que varia muito de uso pra uso. Meu uso principal, como desenvolvedor, é Netbeans, MAMP, Sublime e outras ferramentas de desenvolvimento. No meu uso, me atende com muita sobra, mesmo para os joguinhos dos raros tempos livres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença grande nos Macbooks atuais é o SSD PCI-Express. Pegue um notebook windows com essa tecnologia vai ele vai ser tão rápido quanto o Mac. O problema é encontrar uma máquina assim, até mesmo fora do Brasil são poucos os modelos com PCI-Express.

 

Pelo uso que fará do notebook tanto faz se é Mac ou se é Windows, os dois vão te satisfazer.

 

Se tem bala na agulha pra gastar da uma corrida em Salto Del Guairá, ai pertinho de Maringá, e busca um Macbook. Comprar no Brasil é jogar dinheiro fora.

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma decisão acertada.

 

Tudo indica que os novos modelos virão com Skylake e RAM DDR4, assumindo o novo padrão do mercado. USB Type-C e Thunderbolt 3 são esperados também. Pra quem vai gastar com uma máquina cara dessa realmente vale a pena aguardar pelo upgrade.

 

Além disso, já temos os i5 Quad-core ai, quem sabe a Apple adota esse modelo para os rMBP de 13". Seria bem interessante, sem contar que agora também temos modelos "Iris" com eDRAM, e não apenas a "Iris Pro", outro ponto positivo. Basicamente tudo que falei de novidade importante veio por parte da Intel, resta saber se a Apple vai usar.

 

Estou feliz com as máquinas que tenho e para o uso que faço não as substituirei tão cedo, mas confesso que estou ansioso para ver os Macbooks 2016. Somando as novidades da Intel, as GPUs Polaris da AMD e as Pascal da nVidia, ambas com HBM2, da pra esperar modelos topo de linha de arrasar. 

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião é que você deve analisar a relação custo x benefício. Eu uso um Mac porque o custo de comprar (veio importado, com preço bastante atrativo na época que um Obama vaia 2,4 Dilmas) foi vantajoso, mas não teria problemas em usar uma máquina Windows, desde que o hardware fosse minimamente confiável como o hardware da Apple.

 

No trabalho temos alguns notebooks Dell Precision M3800 (com hardware muito parecido com o meu MacBook Pro retina mid 2014) e a performance é a mesma quando realizadas as mesmas tarefas. O Windows 7 que veio era tão bem integrado pela Dell que não parecia que o sistema era feito por outra empresa. E o Windows 10 caiu como uma luva naquele hardware.

 

Fiz teste inclusive com jogos onde, sem supresa nenhuma, a performance foi melhor que no OS X, rodando o mesmo jogo. Mas no que tange à softwares que trabalham com vetores, o OS X foi superior.

 

O que eu posso dizer é: se o Dólar não baixar, não vai valer à pena trazer de fora porque os preços serão muito parecidos (através de importação legal), então eu não teria problema algum de migrar para uma máquina Windows desde que seja tão confiável quanto uma máquina com OS X. O que eu tenho observado é que o Windows melhorou demais nas últimas versões nas questões de estabilidade e segurança e que o grande calcanhar de Aquiles desse sistema são os hardwares mal integrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, eu tive uma excelente oportunidade de comprar o MacBook Pro 2015 13" a preço de banana, novo! tinha um Air 2013 e vendi. É outra coisa, outra velocidade, surreal. Até mesmo no Boot Camp com o windows da um ralo em inúmeras maquinas da concorrência devido ao SSD PCI-E! Mas se for pra pagar o preço aqui no Brasil penso 2 vezes. (lógico que os vendedores do fórum salvam e muito, recomendo sim comprar com eles.) Eu recomendo demais e não troco (só se for por um de 15 com a r9 :))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso macs desde 2008 e, se hoje tiver que comprar um computador, não compraria mais Mac. Isso porque as decisões da Apple não estão me agradando, são elas:

- OS é infra e tal qual deve ser rápida e robusta. O OS X cheio de firulas e é lento. Vc precisar de um processador de última geração, um ssd montado num pci-e e memórias mais rápidas para o sistema rodar, isso pra mim é problema. É sinal que o sistema é muito ruim. O OS X têm que rodar liso em todos os dispositivos que ele suporta;

- A Apple está fechando cada vez mais o OS X. O OS deve, ou ser aberto ou compatível. O movimento de ios-sação do OS X esta deixando o sistema cada vez mais isolado. É isso é ruim

- seus computadores, claro, cada vez mais caro;

- travas de software: até pouco tempo não podíamos ativar o TRIM em SSD de terceiros, por exemplo. Eu fui compilar um driver para incontrolável do XBox e Xcode deu erro porque eu não tinha assinatura de developer - VSF Apple, o computador é meu e eu instalo o que eu quiser.

- a longevidade do OSX é menor que a do Windows - eu instalo o Windows 10 num hardware de 2008, mas não o OS X. Detalhe, a última versão do Ubuntu roda melhor no meu MacBook 2008 do que o próprio OS X Snow Leopard.

Por esses motivos, eu não recomendo mais a compra de um sistema OS X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, tem alguma aplicação ou detalhe no seu workflow que seja exclusiva do osX? O quanto isso lhe salva de tempo por semana?

 

A menos que sua resposta seja "Vou perder muitas horas semanalmente pois não encontro soluções equivalentes no Windows ou Linux", desiste do mac... 

 

Eu sou usuário de Mac a mais de uma década e meu workflow é absurdamente dependente de exclusividades do sistema operacional da Apple. Estou me preparando para a tragédia que será ver meu Macbook Air começar a mostrar sinais da idade ou morrer. A menos que me torne milionário daqui pra lá, me recuso a pagar meio carro popular num computador quando existem equivalentes por um terço do preço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem eu fiz uma troca recentemente.

 

De um Alienware 14 i7, video dedicada etc etc 

 

e peguei um macbook air o ultimo que tem 2015 11 polegadas.

 

Eu ultimamente queria algo para trabalhar e estudar o Alien me travava nos games.

 

Então resolvi pegar o Mac, cara vou falar por mim não me arrependo em nada troquei algo de quase 4 kilos por 1 kilo e 500 gramas

 

sistema que flui bem tenho iPhone a integração e fenomenal testei um jogo somente League of Legends tranquilo rodou muito bem

 

quero testar ainda apps com Final Cut i movie porque trabalho com edição.

 

no mais achei muito boa a troca que fiz.

 

Ah lembrando eu tenho PS4 para saciar minha vontade de games

 

Agora lendo o que voce falou de 2010 pra ca o Mac os mudou muito tive macbook pro mid 11 e a diferença e muito grande o El Captain flui muito bem e se voce tiver um SSD ajuda demais  demais mesmo.

 

Bem eu particularmente recomendo um macbook pro eu tenho um air e ja me atente belezinha um pro nem se fala.

 

Seguindo a dica da galera compra fora daqui, nunca na loja da apple se não puder comprar fora vai numa Fast Shop Iplace lojas autorizadas que sai mais em conta
ou manda trazer do paraguai pq la tem lojas oficias que revendem apple como Cell Eletronicos e casa Nissei.

 

Boa sorte desculpa a confusão das informações. e os erros de português xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem eu fiz uma troca recentemente.

 

De um Alienware 14 i7, video dedicada etc etc 

 

e peguei um macbook air o ultimo que tem 2015 11 polegadas.

 

Eu ultimamente queria algo para trabalhar e estudar o Alien me travava nos games.

 

Então resolvi pegar o Mac, cara vou falar por mim não me arrependo em nada troquei algo de quase 4 kilos por 1 kilo e 500 gramas

 

sistema que flui bem tenho iPhone a integração e fenomenal testei um jogo somente League of Legends tranquilo rodou muito bem

 

quero testar ainda apps com Final Cut i movie porque trabalho com edição.

 

no mais achei muito boa a troca que fiz.

 

Ah lembrando eu tenho PS4 para saciar minha vontade de games

 

Agora lendo o que voce falou de 2010 pra ca o Mac os mudou muito tive macbook pro mid 11 e a diferença e muito grande o El Captain flui muito bem e se voce tiver um SSD ajuda demais  demais mesmo.

 

Bem eu particularmente recomendo um macbook pro eu tenho um air e ja me atente belezinha um pro nem se fala.

 

Seguindo a dica da galera compra fora daqui, nunca na loja da apple se não puder comprar fora vai numa Fast Shop Iplace lojas autorizadas que sai mais em conta

ou manda trazer do paraguai pq la tem lojas oficias que revendem apple como Cell Eletronicos e casa Nissei.

 

Boa sorte desculpa a confusão das informações. e os erros de português xD

 

Desculpa a correção, se você pegou um Air 11, o mesmo pesa 1kg! 1,58 é o pro 13!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar meus pitacos:

 

Custo/benefício com Apple, no Brasil? Isso não existe mais, faz é muito tempo. Se a maçã já era caro por aqui há coisa de anos, agora então... nem se fala! :/

Ponto é: vai se deixar levar e comprar , importe; traga do Canadá, alguns locais da Europa ou mesmo do Paraguai - EUA, com esse dólar, sem chance!

 

Agora... pensando por um lado prático e sem envolver cifras:

 

Na minha opinião, o Mac teve seu ápice de versatilidade até 2012, todas as máquinas daí em diante literalmente CAGARAM no ponto que eu vou explicar abaixo:

Eu não consigo conceber a ideia de um notebook PROFISSIONAL com nenhuma opção de expansão ou reparabilidade de hardware e limitado a viver preso a periféricos e acessórios para tecnologias estáveis e funcionais - e, me desculpe, 02 portas USB, 02 portas Thunderbolt e MAIS NADA não significa que isso seja "profissional" - e não é uma "telinha bonita" que vai me fazer mudar meu conceito.

 

Por que 2012? Todas os Macs lançados neste ano em diante são compatíveis com 100% dos recursos disponíveis no OS X (Continuidade, Handoff, AirDrop, Metal (OS X 10.11+), Bluetooth 4.0, USB 3.0 e por aí vai) - e foi justamente esse o ponto que me fez trocar meu velho de guerra MacBook Pro 2007 por um MacBook Pro Mid-2012 de 15" convencional (sem a Tela Retina), no meio do ano passado. Sim!

A maquininha não só é compatível com todo o software que a Apple distribui até hoje, mas principalmente tem:

 

- Portas de expansão necessárias para o mundo todo (Ethernet, USB 3.0, Thunderbolt, FireWire, Leitor de Cartão, Portas Dedicadas de Áudio - Entrada e Saída)

- SuperDrive (Acredite, eu ainda uso muito esse carinha)

- Expansão e reparabilidade de hardware disponível (Troca de Memória RAM, HDD/SSD, componentes internos, bateria e por aí vai)

 

Depois que coloquei o SSD que eu tinha na máquina anterior nessa, ficou um verdadeiro canhão de processamento. E a tela Retina, apesar de ser um avanço, não me encantou e consigo viver sem na maior tranquilidade.

 

 

E no mundo dos PCs, eu posso dizer que em termos de hardware os principais players possuem configurações equivalentes e muito competentes. Eu trabalho com Suporte de T.I., e confio tranquilamente aos usuários do cliente onde trabalho e a todos os meus clientes (freelas e afins) máquinas da HP, Lenovo, Acer e Dell  - nesta ordem. Vai mudar, claro, o design do equipamento em si e a forma de trabalho com o SO deles (na maioria esmagadora deles, Windows). Não sou hater de Windows (muito pelo contrário, graças a ele é que hoje eu tenho um emprego :P), pessoalmente preferiria trabalhar 100% com GNU/Linux mas o suporte comercial e de software dele é muito ruim - o que me fez pesar para o OS X.

 

---

 

Minha dica final: se você está realmente interessado em manter-se no mundo Mac, dê uma chance para as máquinas Mid-2012. Usados, eles tem um bom preço e, como eu falei, são totalmente compatíveis com os recursos mais atuais do OS X. Se quiser trocar de ambiente, vai de HP, Lenovo, Acer ou Dell - nesta ordem; todas elas tem configurações muito boas e o W10 ainda tem bastante pra amadurecer mas tá conquistando os olhos do pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Custo/benefício com Apple, no Brasil? Isso não existe mais, faz é muito tempo. Se a maçã já era caro por aqui há coisa de anos, agora então... nem se fala! :/

Ponto é: vai se deixar levar e comprar , importe; traga do Canadá, alguns locais da Europa ou mesmo do Paraguai - EUA, com esse dólar, sem chance!

 

Minha dica final: se você está realmente interessado em manter-se no mundo Mac, dê uma chance para as máquinas Mid-2012. Usados, eles tem um bom preço e, como eu falei, são totalmente compatíveis com os recursos mais atuais do OS X. Se quiser trocar de ambiente, vai de HP, Lenovo, Acer ou Dell - nesta ordem; todas elas tem configurações muito boas e o W10 ainda tem bastante pra amadurecer mas tá conquistando os olhos do pessoal.

Rapaz, a questão da relação custo x benefício vai muito além do preço da máquina. Se o workflow dele depende do OS X e se esse trabalho gera renda, ela (a renda) deve ser colocada como valor de entrada de capital no lado do benefício antes de pesar o custo de aquisição. Não devemos esquecer dos softwares já comprados que também pesam no lado do benefício, uma vez que não precisam ser comprados novamente caso o ambiente operacional seja o mesmo. No meu caso, enquanto eu podia adquirir um Macbook Retina 15" top por até R$ 13k (valor de aquisição + impostos) a balança do custo x benefício pendia para o benefício. Acima disso, no meu caso, vale migrar para o Windows. Como paguei, na época, R$ 9,5k (valor de aquisição + impostos), só precisarei me preocupar com isso quando vencer meu AppleCare, em 2 anos aproximadamente. Se eu fosse comprar uma máquina nova hoje, com o Obama valendo quase 4,5 Dilmas, não valeria à pena, mesmo importando, então eu migraria para o Windows e compraria meus softwares nessa plataforma. Pode haver casos onde devido ao custo de aquisição dos softwares + entrada de capital pelo workflow esse valor de aquisição pode ser maior dentro da margem de custo x benefício do usuário.

 

Já nas recomendações, eu jamais recomendaria a HP a alguém. Eu já tive um notebook que pifou um dia após a garantia, já tive um desktop que teve a fonte queimada poucos meses após a garantia (e levou junto um HD com um projeto com prazo apertado - e queimou enquanto fazia o backup) e já tive uma impressora que foi trocada duas vezes em garantia e na terceira ela pifou após alguns meses após garantia. Minha experiência pessoal com HP é tão traumática que não recomendo essa sub marca nem para inimigo. Eu não confio na Lenovo, sem motivo, só não confio. Eles conseguiram, na minha opinião, jogar no lixo o legado da IBM com os Thinkpad. Já a Acer me surpreendeu muito positivamente com vários equipamentos que duraram anos sem problemas e a Dell de todas é a que tem o melhor suporte. Minhas recomendações seriam, na ordem Dell, Acer e no máximo a Razor (esta última para desktops). Observe que é apenas a minha experiência pessoal, que não serve de estatística para mais ninguém além de mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...