Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Boot com SSD externo no iMac com HDD interno


sigma7

Posts Recomendados

Alguém aqui utiliza seu iMac 2011 ou posterior com HDD fazendo boot com SSD externo plugado em porta Thunderbolt? Em caso positivo, a experiência tem sido satisfatória? Pergunta talvez um pouco inusitada, mas é que pesquisei sobre isso nos últimos dias e parece que o ganho em desempenho seria de até 400%, ou na verdade 300% considerando o que realmente se ganharia em relação ao que se tem. Essa alternativa seria para não ter que instalar o SSD internamente, mas além de não se obter o mesmo desempenho de um SSD interno, há o inconveniente de ter que manter o sistema operacional em uma unidade meramente plugada no iMac, o que demanda cuidados para não esbarrar e desplugar. Se comprado no exterior o investimento seria em torno de $190 (~R$ 570) em um SSD de 256 GB da Transcend e já vem com cabo Thunderbolt e USB 3.0. No caso do iMac 2011 existe a porta Thunderbolt, mas não o USB 3.0. A Lacie, marca mais respeitada, vende um com corpo emborrachado e que seria mais resistente à várias coisas, mas custa $279.99.

41bgioCTCxL.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu tens um modelo 2011 que o mais fácil de se instalar o Ssd.

Na época em que eu usava um iMac 2011 com Ssd interno, e ainda fiz com aquele kit da OWC mas antes usei por um bom tempo só o Ssd no lugar do HD interno, e fiquei hiper satisfeito. Com essa grana que tu vai gastar em dólar se for gastar de fato, compra um Ssd samsung evo de 1 tb e mata essa questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu tens um modelo 2011 que o mais fácil de se instalar o Ssd.

Na época em que eu usava um iMac 2011 com Ssd interno, e ainda fiz com aquele kit da OWC mas antes usei por um bom tempo só o Ssd no lugar do HD interno, e fiquei hiper satisfeito. Com essa grana que tu vai gastar em dólar se for gastar de fato, compra um Ssd samsung evo de 1 tb e mata essa questão.

 

Eu não tenho interesse em fazer aquele procedimento de instalação de SSD, mas como meu iMac está no conserto pretendo perguntar se eles fazem esse tipo de alteração. Caso não façam eu prefiro optar pelo boot externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria "aquele" procedimento, seria apenas tirar o HD padrão e colocar o SSD. Mas enfim, boa sorte ai.

Ah, ok, não tinha pensando nisso  :rolleyes:  Valeu pela dica!  ^_^ Enviei e-mail para a assistência técnica perguntando se instalam SSD, pois ainda assim eu não faria o procedimento de abrir o Mac, mas eles trocarão a fonte por um preço bem bacana então quem sabe também aceitem trocar o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<devaneio>

Bem, não sei se seria o caso, mas pode ser que venha a ter GANHO de performance usando um SSD via Thunderbolt.

 

A banda máxima do Sata 3 é de 3.0gbit/s enquanto que a banda máxima do Thunderbolt é de 10.0gbits.

 

Mas de que adianta uma conexão Thunderbolt com um HDD Sata 3 rodando por dentro? Aí que entram as cases Thunderbolt com interface PCI Express interna.

 

Elas custam bem mais caro, mas com um SSD PCIe na Thunderbolt o desempenho seria muito superior ao que seria possível com um SSD Sata3 interno.

</devaneio>

 

Não vejo motivo para a assistência não querer fazer a substituição para você. Talvez eles não façam um dual drive, mas trocar o HDD por um SSD não seria nada de mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<devaneio>

Bem, não sei se seria o caso, mas pode ser que venha a ter GANHO de performance usando um SSD via Thunderbolt.

 

A banda máxima do Sata 3 é de 3.0gbit/s enquanto que a banda máxima do Thunderbolt é de 10.0gbits.

 

Mas de que adianta uma conexão Thunderbolt com um HDD Sata 3 rodando por dentro? Aí que entram as cases Thunderbolt com interface PCI Express interna.

 

Elas custam bem mais caro, mas com um SSD PCIe na Thunderbolt o desempenho seria muito superior ao que seria possível com um SSD Sata3 interno.

</devaneio>

 

Não vejo motivo para a assistência não querer fazer a substituição para você. Talvez eles não façam um dual drive, mas trocar o HDD por um SSD não seria nada de mais.

Pesquisei sobre seu devaneio aí e fiquei mais confuso, kkk, de qualquer forma não encontrei nenhuma publicação explicando algum procedimento especificamente de PCIe SSD Thunderbolt.

A assistência técnica é autorizada Apple e só podem fazer a alteração se houver peças no sistema de pedido. A funcionária consultou o tal sistema e não encontrou SSD para meu modelo de iMac 27" 2011 e por isso informou que não poderiam fazer a troca mesmo meu iMac não estando mais na garantia. Antes inclusive já haviam informado sobre o reparo da fonte que não aceitam a utilização de peças de terceiros, então já sei que mesmo eu adquirindo eles não farão o serviço. Provavelmente optarei pela solução de SSD externo via porta Thunderbolt, mas por questões estéticas eu adoraria encontrar algo tão pequeno quanto um pendrive para plugar naquela porta  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisei sobre seu devaneio aí e fiquei mais confuso, kkk, de qualquer forma não encontrei nenhuma publicação explicando algum procedimento especificamente de PCIe SSD Thunderbolt.

A assistência técnica é autorizada Apple e só podem fazer a alteração se houver peças no sistema de pedido. A funcionária consultou o tal sistema e não encontrou SSD para meu modelo de iMac 27" 2011 e por isso informou que não poderiam fazer a troca mesmo meu iMac não estando mais na garantia. Antes inclusive já haviam informado sobre o reparo da fonte que não aceitam a utilização de peças de terceiros, então já sei que mesmo eu adquirindo eles não farão o serviço. Provavelmente optarei pela solução de SSD externo via porta Thunderbolt, mas por questões estéticas eu adoraria encontrar algo tão pequeno quanto um pendrive para plugar naquela porta  :rolleyes:

Acho que não existe nada de concreto sobre o meu devaneio. uahuahuahuahu

 

Existem sim cases externas thunderbolt para placas pci express. http://www.bhphotovideo.com/c/product/1007816-REG/sonnet_echo_exp_se2_echo_express_se_ii.html

Em uma case dessa você poderia colocar um SSD PCI Express. http://www.ebay.com/itm/OCZ-RevoDrive-350-SSD-RVD350-FHPX28-240G-240GB-PCI-E-/262283056701?hash=item3d1149d63d:g:B0MAAOSw3KFWdUAP

 

Esse SSD da OCZ tem desempenho, em alguns pontos, superior até mesmo ao que equipa o Mac Pro AKA Bin Bucket. http://ssd.userbenchmark.com/Compare/Apple-SM0512G-PCIe-500GB-vs-OCZ-RevoDrive-350-PCIe-480GB/m25611vsm13514

 

Enfim, deixando o devaneio de lado.

 

Se não tem a intenção de abrir o iMac para inserir um HDD nele, o mais certo seria o Lacie Rugged mesmo.

 

Mas dá uma olhada nos tutoriais do iFixit, não me parece ser nada de outro mundo o procedimento. Os iMacs de 2012 em diante que são zica nesse ponto, a tela passou a ser colada com umas fitas dupla face do capeta e tal, o seu é por imã...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...