Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor Storage? (NAS)


Posts Recomendados

Olá pessoal,

 

Estou querendo comprar um servidor NAS e gostaria de saber qual vocês recomendam.

 

Tenho um TC de 2TB em casa mas não consigo usá-lo como um NAS, já tentei de tudo e nada, quem conseguiu, poste como foi.

 

Estou pensando em adquirir o D-Link 320L que é o melhor custo x beneficio que achei no mercado, tem o WD My Cloud e o Seagate Personal Cloud.

 

Ajudem ai, vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o WD Mybooklive que é anterior ao WD My Cloud. Eu gosto muito dele. É rápido. Acesso arquivos pelo celular, faço backup do timemachine. O meu vai fazer 5 anos e nunca me deu problema.

Tenho amigos que tem o 320l mas todos reclamam da taxa de transferência na cópia. Via cabo copio arquivos a uma taxa de 50 Mbps . Dos Meus amigos não passaram de 10-12 mbps.

Ele tem vantagens como serviço de torrent, possibilidade de expandir a qualquer momento com a troca do hd, possibita fazer RAID.

Se você não vai movimentar arquivos grandes para ele (filmes) por exemplo) ele será bom. Do contrário ele pode ser gargalo na sua rede.

Esqueci de comentar. Não conheço da Seagate.

Editado por rodrigosmarques
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o WD Mybooklive que é anterior ao WD My Cloud. Eu gosto muito dele. É rápido. Acesso arquivos pelo celular, faço backup do timemachine. O meu vai fazer 5 anos e nunca me deu problema.

Tenho amigos que tem o 320l mas todos reclamam da taxa de transferência na cópia. Via cabo copio arquivos a uma taxa de 50 Mbps . Dos Meus amigos não passaram de 10-12 mbps.

Ele tem vantagens como serviço de torrent, possibilidade de expandir a qualquer momento com a troca do hd, possibita fazer RAID.

Se você não vai movimentar arquivos grandes para ele (filmes) por exemplo) ele será bom. Do contrário ele pode ser gargalo na sua rede.

Esqueci de comentar. Não conheço da Seagate.

 

Pelo que eu vi, o My Cloud também tem como fazer download torrent. 

 

Aqui em casa tenho um Raspberry Pi com dois HDs conectados nele. Além de media center ele funcions como NAS na rede e acho super bom as velocidades de transferência (não que me importe muito com isso)

 

Mas ai fica uma gambiarra do cão kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O firmware é baseado em Linux. Dá para colocar sim e outras coisas. Mas eu não quis arriscar. Ainda mais que o meu eu comprei com garantia de 5 anos, então nada de fazer alterações, para não invalidar a garantia.

Outra coisa, deixar torrent ativo no Nas é fazer com que o disco funcione por longos tempo, por causa do download e upload constante.

O WD "desliga" o Hd após períodos de inatividade.

No meu caso, o meu geralmente utilizo somente a noite, acho que isto ajuda a alongar a vida útil dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O firmware é baseado em Linux. Dá para colocar sim e outras coisas. Mas eu não quis arriscar. Ainda mais que o meu eu comprei com garantia de 5 anos, então nada de fazer alterações, para não invalidar a garantia.

Outra coisa, deixar torrent ativo no Nas é fazer com que o disco funcione por longos tempo, por causa do download e upload constante.

O WD "desliga" o Hd após períodos de inatividade.

No meu caso, o meu geralmente utilizo somente a noite, acho que isto ajuda a alongar a vida útil dele.

 

Mas se pararmos pra pensar, o HD é feito pra isso. Ele vai trabalhar apenas quando estiver fazendo o Download. 

 

Mas qual será a diferente entre o seu e o My Cloud Drive?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R PI não vale a pena como NAS, conexão de rede dele é muito lenta para esse tipo de serviço.

Tenho um WD MyCloud e é sensacional, acesso meus arquivos de qualquer lugar com apps para iOS/Android/OSX (acho que tem para Windows mas nunca usei).

Essa também é minha duvida! pelo que vi o Dlink tem a possibilidade de acessa-lo sem utilizar aplicativos (Pelo navegador introduzindo o endereço de IP ou pelo site do fabricante, tirando os mobile) e é algo que tenho muito interesse nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o HD é para ser usado, mas considerando que a vida útil de um HD é medido em MTTF (Mean Time To Failures ou Tempo médio para apresentar falhas), deixar ele desligado mais tempo é melhor, rsrs.

 

Tenho um notebook "velho" aqui, prefiro deixar o torrent nele.

 

Quando eu comprei o meu foi R$525,00 com HD de 1TB. Hoje o Dlink sem HD está quase este preço. Não dá para comprar ou não, rs.

 

A diferença entre o WD Mybooklive e o WD MyCloud é a evolução do hardware deste último.

 

Senão me engano, o WD Mybooklive tem um HD uma CPU de 800Mhz e 256Mb de memória, enquanto o WD MyCloud tem uma CPU de 1.2 Ghz e 512Mb, além de uma porta USB para fazer backup automático do dispositivo conectado (senão me engano).

 

O firmware do WD MyCloud é mais "bonito" também.

 

Através do site do WD (acho que DLINK também) você consegue fazer uma espécie de mapeamento "virtual" do NAS.

 

No MAC não usei, mas no Windows você podia criar um mapeamento para o drive E: (por exemplo) e este "apontava" para seu HD e usava de qualquer lugar.

 

Se estivesse no trabalho por exemplo, podia jogar arquivos diretamente no NAS (remoto), como se fosse um disco local.

 

A performance você depende apenas da conexão da internet.

 

Eu bloqueiei este serviço de acesso remoto no meu Mybook, devido falhas de segurança no java/linux/unix.

Editado por rodrigosmarques
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o HD é para ser usado, mas considerando que a vida útil de um HD é medido em MTTF (Mean Time To Failures ou Tempo médio para apresentar falhas), deixar ele desligado mais tempo é melhor, rsrs.

 

Tenho um notebook "velho" aqui, prefiro deixar o torrent nele.

 

Quando eu comprei o meu foi R$525,00 com HD de 1TB. Hoje o Dlink sem HD está quase este preço. Não dá para comprar ou não, rs.

 

A diferença entre o WD Mybooklive e o WD MyCloud é a evolução do hardware deste último.

 

Senão me engano, o WD Mybooklive tem um HD uma CPU de 800Mhz e 256Mb de memória, enquanto o WD MyCloud tem uma CPU de 1.2 Ghz e 512Mb, além de uma porta USB para fazer backup automático do dispositivo conectado (senão me engano).

 

O firmware do WD MyCloud é mais "bonito" também.

 

Através do site do WD (acho que DLINK também) você consegue fazer uma espécie de mapeamento "virtual" do NAS.

 

No MAC não usei, mas no Windows você podia criar um mapeamento para o drive E: (por exemplo) e este "apontava" para seu HD e usava de qualquer lugar.

 

Se estivesse no trabalho por exemplo, podia jogar arquivos diretamente no NAS (remoto), como se fosse um disco local.

 

A performance você depende apenas da conexão da internet.

 

Eu bloqueiei este serviço de acesso remoto no meu Mybook, devido falhas de segurança no java/linux/unix.

 

Bela explicação! na verdade a minha prioridade é utilizar pelo navegador, se os dois fazem isso otimo!

 

Uma duvida que me ocorreu, qual nesse caso é melhor, Dlink ou WD? porquê dlink é mais barato por ser vendido sem o disco (no qual eu já tenho).

 

outra duvida é sobre a velocidade do Dlink, é mais baixa mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor é difícil definir.

Vai depender de você. O mycloud é uma solução pronta mas limitada em relação à expansão e funcionalidades.

O dlink você expande quando quiser, tem mais serviços (torrent), tem um preço menor e vale a pena se já tiver o disco(s).

Neste link o pessoal relata a taxa de transferência

https://nas-tweaks.net/148/transfer-rate-and-networkperformance-of-the-d-link-dns-320/

Se você verificar tem muita variação e depende dos hds usados.

Tem gente que conseguiu 30 mb/S e também 9 mb/s.

Os hds também tem que ser formatados em ext2 ou ext3.

Estou fora de casa. Posso enviar fotos mais tarde.

Mas via cabo eu chego a 40 - 50 mb/s.

Eu ficaria com o mycloud. Sou fã deles e nunca tive problema. Aqui em casa todos os hds são da WD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar. Pelo Wi-Fi a taxa fica a 12,5Mb/s que é o limite do meu AirPort express que não tem porta Gb/s. Meu AirPort está ligado a um roteador com porta giga e neste roteador está ligado o NAS.

Editado por rodrigosmarques
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E será que vale a pena jogar em Raid 0? o problema do MyCloud é o preço também, o d-link gostei bastante por tudo, a única desvantagem é a transferência que num NAS é sine qua non.

Editado por Victor França
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor não conhecia o produto da Seagate.

Achei este link que é um review do Seagate mas comparando com o Mycloud.

http://adrenaline.uol.com.br/2015/05/08/34033/seagate-personal-cloud--3tb-com-preco-convidativo-nas-e-boa-pedida-para-quem-nao-precisa-de-recursos-avancados

O Seagate tem mais recursos como uma loja de aplicativos, mas não vi nada sobre acesso remoto via browser / mapeamento.

Em termos de performance o WD e o Seagate estão praticamente empatados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a solução final do NAS, não tiver como pré-requisito ser algo muito pequeno e com a aparência de uma "gaveta" de NAS, eu sugiro usar um PC antigo como NAS!

 

Quais são as vantagens?

 

1- Dá para usar HDs de desktop (3,5") em geral os barramentos de PCs tem suporte para 4 SATAS ou 6 SATAS nativo isso é muito bom!

 

2- Caso precise de mais HDs, dá para instalar uma placa de expansão de SATA no barramento PCI-x ou PCI, essas placas aumentam a capacidade em pares de 2x, 4x ou 8x HDs (a capacidade vai depender do seu bolso)

 

3- Um CPU de PC tem muito mais potência e capacidade de rodar Sistemas Operativos com mais "inteligência" do que um processador embarcado como um ARM.

 

4- Usando sistema operativos de PC, dá para criar um NAS, com suporte aos protocolos populares de stream de mídia como o UPnP, DLNA, DAAP, e levantar serviços de background mais complexos como Webserver, Mecanismo de Buscas do acervo, serviços de sharing de rede (SMB, Netbios e etc...)

 

5- Esse PC não precisa ter um monitor ou teclado ligado nele, e pode ser ligado de forma remota pela rede usando o "Pacote Mágico" do Wake on Lan, isso é nativo na maioria das placas mãe dos PCs desde a época do Pentium 4. O gerenciamento fica similar ao NAS via web ou via VNC (isso vai depender do OS instalado)

 

6- Existem famílias de HDs atualmente com "selo verde" como da Western Digital que gastam menos energia e esquentam menos, rodam à 5400rpm, porém o processo construtivo desses HDS dão uma performance perto de HDs de 7200rpm por conta de melhorias no "Spin" e geometria de gravação das trilhas e setores, gastando menos e sendo tão eficientes quanto os HDs mais rápidos.

 

7- Por possuir um hardware de PC que é algo muito comum e de fácil acesso, dá para expandir e fazer manutenção com muita eficiência comparado à um hardware embarcado.

 

8- Segurança, dá para montar um RAID (1 ou 5) e instalar no OS do NAS, programas de backup, réplicas e lixeira eletrônica que recuperam os arquivos deletados via rede mesmo com "SHIFT+Del".

 

9- Atualização de hardware sem limites, dá para instalar placas de rede mais modernas (Wi-Fi, Bluetooth, Audio e etc) de forma simples e mais em conta mantendo seu conjunto sempre atualizado e inovador! (vai depender de sua imaginação, buscas no Ebay e o tamanho do seu bolso...)

 

Quais são as desvantagens?

 

1- É por a mão na massa! Muita gente gosta de comprar a solução pronta e não tem saco ou bagagem técnica de montar e alterar qualquer hardware! Menos ainda ter que aprender sobre sistemas e setups de OS´s.

 

2- O volume de uma torre de PC é quase 10 maior do que uma gaveta de NAS com apenas 1 HD. E não é tão bonita quanto...

 

3- O consumo elétrico vai depender do conjunto da obra! O número, marcas e tecnologia dos HDs instalados (Hds antigos gastam mais força e tem perfomance menor), os serviços que carregam de background, e o tipo e qualidade do hardware

 

4- A aparência vai depender do gabinete que você usar para fazer o NAS, algumas são bem feias, as melhores são as de "Barebone" são pequenas e até bonitas, mas exigem placas mãe especiais e em geral não cabe mais do que 2 HDs... Existe também gabinetes de HTPC que são muito show! Mas são bem caros...

 

5- Eu não consegui pensar em mais nada.... Mas fiquem a vontade em indicar mais desvantagens!

 

Existem sistemas operacionais que são baseados no BSD, Linux ou Unix que são feitos para fazer NAS a partir de PCs tal como o FreeNas - NasLite-M2 - Nas4Free - OpenFiler e outros mais.... Eu andei fuçando e alguns projetos ou estão desatualizados ou descontinuados, então nem mencionei aqui. Mas tem muita coisa boa por aí, basta dar uma garimpada, incluindo versões pagas e com suporte técnico!

 

Pois bem, Eu faço isso desde muito tempo! E estou muito satisfeito com essas soluções e atualmente tenho 4 PCs como NAS totalizando uns 45TBs nessas 4 máquinas, eu uso o Windows7+iTunes+Plex+Calibre Ebooks+Regain Indexer e outras dezenas de apps para conversão de formatos de vídeo.

 

No caso de NAS usando hardware de PC, o mais simples é o melhor custo benefício! Deixa o danado escondido numa prateleira e ninguém vê o "batuta", mas vai curtir muito com os serviços.... Kkkkkkkkkk

 

Boas montagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente explicação, pra mim montar um PC NAS é baba, mas o gasto energético é bem maior. Enquanto um NAS gasta em media 8 ~ 15W! enquanto um PC gata no mínimo 20! claro que existem inúmeros modelos que gastam menos. Enfim, pra mim quanto maior o custo x beneficio melhor.


Eu vi uma excelente opção; Intel NUC, será que vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Victor,

 

Eu não conhecia o Intell NUC, mas é um tipo de Barebone.

 

A questão que você deve ponderar é, ate onde você quer ir com sua solução?

 

1- Se algo pequeno e não relacionado a "colecionismo" ou seja, baixar ou ver conteúdos sem precisar gravar isso definitivamente, (assiste e apaga) então um "barebone", Gavetas NAS e players modernos com ARM ou mesmo soluções Intell, tais como Gallileu ou Atom vão servir e será de investimento baixo.

 

2- Se for algo relacionado a colecionismo, o espaço é fundamental e soluções mais ecléticas de "storage" com possibilidades de crescimento e upgrade são fundamentais. Eu tenho uma visão de futuro a curto prazo e me preocupo com as novas resoluções de 4K e como armazenar isso....

 

Uma vez que vc faça sua opção, caia de cabeça e vá pro abraço!!!

 

Uma opinião minha:

 

Pra mim atualmente o custo energético não é tão significativo do que possuir um material raro ou minha preferência , eu recentemente comprei um BOX da série "BattleStar Galactica de 1980" na livraria Cultura e paguei R$199! (acho caro!), e comparada com o mesmo lançamento desse box nos EUA, foi um material tosco e sem acabamento. O fato é que aqui em "Terra Brasilis" os conteúdos e ofertas de produtos e entretenimento sempre fica muito abaixo dos similares dos EUA, e é por isso que eu valorizo escolher o que eu quero ver e quando ver! Eu pago TV por assinatura e eu uso isso umas 3 horas diariamente, e a quantidade de reprises é bizarro.... Daí é muito bom ter controle sobre o conteúdo que se quer ver, conseguir baixar isso por aí e ver quando quiser.... 

Eu gosto muito de colecionismo, e levo isso muito a sério... :D

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...