Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 2009 ainda vale a pena?


ramonenghaw

Posts Recomendados

Amigos, aqui na minha cidade tem uma pessoa vendendo no Mercado Livre (Aceitando Mercado Pago) um iMac ano 2009, no valor de R$ 2.750 com a seguinte configuração e queria saber de vocês se vale a pena esse preço:

iMac 21,5 3,06 Ghz
Magic Mouse Apple sem fio
Teclado modelo Apple sem fio
Caixa
Nota fiscal
 

Meus medos: Ser lento por conta de utilizar HD e não SSD, e caso eu queria fazer esse upgrade, eu teria que pagar muito caro pra uma assistência especializada em Mac fazer, ou ter um trabalho grande pra desmontar eu mesmo, ou de dar defeito devido ao fato de é meio antigo.

 

Valeu!

imac-215-2009-306ghz-8gb-de-ram-hd-500gb-completo-758911-MLB20663121982_042016-F.jpg

imac-215-2009-306ghz-8gb-de-ram-hd-500gb-completo-455911-MLB20663120464_042016-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, qual a capacidade do HD e quanto de memoria RAM? O iMac 2009 está no limite de suporte da Apple. Se o HD for de pelo menos 1TB e você puder botar 6gb de RAM. Se puder testar o aparelho e obter mais configurações é melhor. Depende também qual será o uso que  você fará  da máquina.

Espero ter ajudado um pouco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu imagino q seja 500gb ou 1tb, n perguntei ao vendedor ainda, quanto a RAM, da pra fazer up grade tranquilo pq tem aquela tampa em baixo né? meu receio mesmo é quanto a dar defeito, e esse limite de suporte da Apple, significa que os próximos OSX não serão compatíveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, minha opinião é que qualquer mac de qualquer ano fora da garantia é uma bomba. Roleta Russa mesmo, pode sair bem com ele, ou como temos aqui no forum outros mac's bem mais recente dando dor de cabeça com manutenção que custa o olho da cara. Com esse valor ai ou juntando mais um pouco uns 3 mil te pega um iMac 2011 tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o iMac seria pra realizar digamos... um capricho que já tenho faz anos, de querer ter um iMac, eu tenho um macbook, e um bom monitor da Dell IPS de 24 polegadas com resolução 2560 x 1440 no qual poderia comprar o teclado e magic mouse apple e ter a mesma experiência, procede? mas enfim... ainda estou analisando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tenho um iMac 21,5" Mid 2011 2.5 GHz, Intel Core i5, 4GB de RAM e 500 GB de HDD, mas com um upgrade de RAM que foi para 12GB.

Vejo os iMac como um computador de consegue durar anos, anos e anos rodando perfeitamente, o meu por exemplo roda bem, utilizando programas pesados ainda. Com alguns simples upgrades (RAM e principalmente SDD, que ainda estou precisando colocar), dura um bom tempo. Quanto ao modelo que você citou, o ruim é que ele é Core 2 Duo, o que em breve deve começar a perder o suporte de atualizações da Apple (acho que em 3 anos). Se você quer ter um bom custo-benefício, pega pelo menos um 2011 como já citaram, que colocando mais RAM e colocar um SSD a máquina fica muito boa, principalmente pra você que suponho que seja mais um uso casual (não casual no sentindo de usar pouco, até porque eu uso o meu quase o dia todo quase todos os dias, mas sim de que você não terá um uso para edições profissionais e tal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Eduardo.

Meu Macbook Pro, da assinatura, eu comprei ele em 2014 novo na saraiva, deveria ser final de estoque, e acabei pagando R$3.300 por ele, tirei um modulo de 2gb e coloquei 8gb no lugar, agora está com 10GB de Ram, e um SSD, e é simplesmente fantástico pra mim, e eu me atrevo até a editar vídeo no Final Cut e musica no Garage Band, mas ele é i5, então... O iMac seria um uso eventual de edição, mas seria mais pra realizar um capricho de muitos anos mesmo. Vou aguardar e ver se consigo pegar um mais novo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, no meu, mesmo com HDD e na época com 4GB, cheguei a editar alguns vídeos "pesados", colocando vários efeitos no Affter Efects e rodou tranquilo (só demorava para renderizar, claro) e já fiz vários vídeos no Final Cut Pro X e rodava muito bem, resumindo, fazendo os upgrades necessários, ele roda super bem. Do iMac 2011 pra frente você pode pegar tranquilo.

Mas eu imaginando a situação comigo, já tendo um bom MBP c/ SSD, pensaria em montar um setup com o Cinema Display da Apple, que pqp, acho lindo aquele Display, talvez mais lindo do que o próprio iMac, mas claro, é só um Display. Mas colocando um Cinema Display, o MBP em um dock legal, um magic keyboard/mouse ficaria espetacular. Ficaria salgado o preço, mas que ficaria legal, ficaria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu tenho um monitor Dell de 24" e a resolução dele é de 2560 x 1440, é IPS, e a imagem dele no mac fica linda demais, eu ligo o macbook nele usando o DisplayPort. Por enquanto resolvi dar lugar a razão do que a emoção, e comprei agora um kit do wireless keyboard e magic mouse, com apenas 4 dias de uso, mas vai vim na caixa, com todos os plásticos, por R$450. lembrando que novo cada item desse custa 400 reais. Vou pelo menos me aproximar de um iMac com esses 2 periféricos e o monitor com resolução mais alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa devido ao ano 2009 como você descreveu. vale mas você junta uns trocados a mas pois você ja tem mas de 80% do dinheiro e pega uma maquina de 2011 ok entre suporte técnico, Suporte aos novos OS X. afinal de contas você ja tem um Macbook da pra aguarda mas um pouco 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica do Breno Varejão é ótima. Espera um pouco pra comprar um mais recente. A máquina que você tem já está muito bom. Eu tenho um 2008 que já me deu muitas alegrias e também muitas despesas. No momento está morto. A Apple não quer nem saber dele, está fora de qualquer suporte. Imagino que o 2009 já esteja assim também. Usei o meu  por 8 anos e valeu o dinheiro. Agora é bola pra frente. Boa sorte pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que é loucura, mas achei um 2008 por R$1.800, não seria pra usar em casa, seria pra usar no escritório pra tarefas básicas, tipo emitir notas fiscais, enviar e receber e-mail, planilhas, escutando música, seria um jeito de realizar minha vontade de anos de ter um iMac. kkkkk Qual a opinião de vocês? meu medo basicamente é de dar defeito, já que estamos falando de 8 anos de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente, eu nunca pegaria um Mac tão antigo assim. Core2Duo já é um processador bem ultrapassado. Além disso, a versão do Core2Duo que tem nesses iMacs é a mobile, ou seja, menos performance.

Além de tudo isto, existe o fato de que uma máquina Core2Duo gasta bem mais que uma máquina com processador Core iX. E a diferença é grande: um iMac 2015 21,5 polegadas consome 58W, já um iMac 2008 20 polegadas consome nada menos que 200W.

 

Fazendo alguns cálculos aqui para minha cidade, desconsiderando impostos e taxas (o suficiente para comparação): o iMac 2008 gastará R$28,80 por mês, ligado 8 horas por dia, todos os dias. Já o iMac 2015 gastará R$ 8,40 nas mesma condições de uso.

 

É uma diferença considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Ramon,

Acabei de vender meu iMac de 2009, um core i3 2.7 4gb 500hd por 3000. 
Nunca tive problema algum e só vendi pra fazer upgrade pois eu era apegado demais com ele.
Acredito que fazer as algumas perguntas pro vendedor é bem interessante para não ter problemas futuros!
No mais, vá com fé, o meu iMac ainda voava mais rápido que muito PC de 2015.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho no estudio como única máquina um iMac fim de 2007, core 2 duo 2.4 com 4Gb de ram (é o máximo q ele suporta). Funciona perfeito com tudo que preciso. LightRoom, PhotoShop, InDesign, Ilustrator. Editei programas de TV em video nele. É uma Sra máquina. De 2008 entao deve ser melhor ainda.

Maaaaas, como alguns já comentaram, o HD original desse Mac foi pro saco. Trocar é de certo modo fácil.  Mas com esse tempo todo, não me espantaria que ele simplesmente morresse, ou parasse o WiFi, ou o USB bichasse por ex. Por esse motivo eu nao passo ele pra frente. Não por mim, mas pra não dar dor de cabeça a terceiros e eu ser o responsável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre uma máquina de 2008 e a de 2009, existe bastante diferença, pois a época que começou a mudanças grandes nos iMac, uma mudança que tem bastante peso é o tipo de memória, 2008 usam memória DDR2 800 com 2 slots podendo ter até 4gb, no modelo 2009 vc tem 4 slots de DDR3 1066 podendo chegar até 16gb!

Agora tudo vai do que pretende usar, ela no tradicional para um uso mais doméstico, com navegação na internet e programas simples, aguenta o tranco! Para uso mais pesado, vale o upgrade de memória e até mesmo a troca do HD pelo SSD.

Espero te ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse iMac 2009, pelo que eu consultei, é 64bits, significa que dá para entupir de memória, colocar um SSD (que no final não acrescentar tanto assim) e ele vai rodar legal - esse não é o problema pra mim.

O problema principal é que ela fica velha, eu tenho macs velhos e posso dizer. Os circuitos vão envelhecendo, vai pegando ferrugem, etc.. Eu tive um iMac translúcido que vendi com 11 anos de muito uso. Acaba sendo mais para entusiastas românticos ou para brincar mesmo. Eu tenho um Mac Mini 2008 rodando 100%, mas tenho receio de vender ele, não tenho como dar garantia.

O problema secundário é que o mercado não quer que tu use uma máquina velha, ele quer que tu jogue fora e compre outra, tu vais sentir essa pressão...

Uma alternativa é instalar um Xubuntu que tem suporte, é atual e dá pra fazer muita coisa num escritório. Um bom servidorzinho tem o seu valor! Só que o povo do Xubuntu tem um péssimo humor, é um sistema que dá um trabalho do cão pra fazer rodar 100% e não tem muita ajuda por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho um iMac 2009 (C2D) e um MacBook Retina 15" (i7) Top. Posso falar com ganho de causa:

 

1) Em atividades do dia a dia, como navegar na internet, assistir vídeos, usar pacotes de escritório e até editar algumas fotos, etc... não se percebe muita diferença entre o iMac 2009 e o Retina.

2) O processador C2D 3,06 desse iMac 2009 não é versão "móbile" igual dos notebooks. É versão desktop com alto TDP e é parrudo, mesmo sendo Dual Core, ele já é 64bit e tem Hyper Threading e ainda bate a grande maioria dos processadores de notebooks dual core atuais  

3) Esse iMac aceita oficialmente até 8GB DDR3 1066 e extra-oficialmente até 32GB DDR3 1333.

4) O HDD dele é formato desktop e de 7200RPM.

5) O vídeo dele, apesar de compartilhado, foi talvez o melhor vídeo onboard fora do processador já lançado e na época rivalizava com muitas placas offboard.

6) Somente quando necessito fazer edições pesadas de vídeo ou de imagens eu dou preferência por usar o MacBook Retina 15 i7 Quad 16GB 256SSD, pois no dia a dia acaba que o uso do iMac 2009 C2D 12GB 500HDD se mostra até mais prazeroso devido à sua enorme e linda tela

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...