Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD SSD Virgem | Sistema El Capitan


Posts Recomendados

A maneira mais rápida seria criar um pendrive de instalação à partir de outro Mac. Existem diversos tutoriais sobre o assunto na interwebs.

Caso não tenha acesso a outro Mac para realizar o processo, pode fazer a instalação pelo Internet Recovery.

https://support.apple.com/pt-br/HT201314

Ou então você pode colocar o HDD original de volta (presumo que ainda tenha o OSX instalado nele) e criar a pendrive à partir dele.

Eu poderia citar uma dezena de meios para fazer essa instalação, mas todas são um pouco mais complexas ou exigem hardwares adicionais como cases USB 2.5".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala JvDaP,

 

to aqui tentando exatamente agora... 

fiz o procedimento: ligar o mbp deixando apertado o option, escolhe uma rede wifi e reinstala o OS...mas deu erro no suporte apple e mandava repetir a operação de instalação...

 

Vou ler a dica queo Adalberto me passo e tentar.... 

 

Obrigado por entrar em contato.

 

 

 

****comprei mbp ano 2010 e percebi que está esquentando o lado esquerdo do teclado. Será que precisa trocar a pasta do processador ou é normal esquentar????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26 de maio de 2016 at 00:07, CARDINA disse:

Alguem tem o link para baixar El Capitan? porque assim posso instalar via usb.

 

Obrigado!

Se você tiver acesso a um Mac, pode baixar pela App Store. Se não tiver acesso a um Mac, nem adianta baixar, o OSX não vem em formato ISO e precisa de um utilitário do Mac pra poder criar a pendrive. A menos que exista algum outro método hoje em dia.

A segunda opção que te dei, voltar o HDD original no Mac e criar por ele, não é possível?

Antes de prosseguir com a instalação, foi até o utilitário de disco e mandou "apagar" o SSD? Esse procedimento cria a tabela de partições no formato GPT e o sistema de arquivos em HFS+, sem isso a instalação vai falhar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Adalberto,

 

O tecnico que tirou, formatou o hd ." segundo ele, o hd está zerado".

realmente, baixei a imagem do El Capitan e veio com extensão ".raw"...passei para o pendrive e vou testar.

em relação a "apagar o ssd", eu nao fiz, pq ele é virgem. mas vou vê se tem essa opção e fazer.

vlw pelas dicas! ??????????

Editado por CARDINA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, CARDINA disse:

Fala Adalberto,

 

O tecnico que tirou, formatou o hd ." segundo ele, o hd está zerado".

realmente, baixei a imagem do El Capitan e veio com extensão ".raw"...passei para o pendrive e vou testar.

em relação a "apagar o ssd", eu nao fiz, pq ele é virgem. mas vou vê se tem essa opção e fazer.

vlw pelas dicas! ??????????

Ele não vem "virgem", vem com uma tabela de partições padrão do Windows. 

Esse processo de "apagar" é a forma mais simples de se (re)construir a tabela de partições padrão do Mac.

Em outras palavras, deixar o SSD como um SSD novo do Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Adalberto,

 

fiz o processo de apagamento do ssd e mesmo assim nada.. 

fui na loja da apple e para instalação me cobraram 200,00 reais.... daí num dá né... 

voltei com note para assistência onde comprei.

vou aguardar.

 

agradeço pela sua colaboração!!!

abraço.??????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @CARDINA,

Se você está precisando de uma imagem do El Capitan, tem um torresmo para isso aqui: http://www.mac-torrent-download.net/application/utility/mac-os-x-el-capitan-10-11-1-15b42-installesd/

 

 

Esse eu já sei que funciona, dois cliques no DMG para abrir. Não que seja diferente do que está na App Store, se você tem acesso a um Mac, nem faz sentido baixar esse torrent.

 

--

 

Dando uma pesquisada a respeito do seu erro, vários lugares falavam que a causa dele poderia ser o horário incorreto no computador. Para ajustar, você precisa entrar no terminal (está na barra superior).

 

No terminal, digite "date" sem as aspas para conferir a data. Se estiver errada digite "date MMDDHHMMAAAA" (substitua pelos valores corretos, na ordem: mês, dia, hora, minuto, ano).

 

Depois disso, digite "date" novamente para ver se o horário foi alterado. Se foi, tente prosseguir com a instalação.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai! posso afirmar que este problema na instalação é arquivo corrompido, sempre criei o pendrive botável, mas no El capitan aconteceu 2x esse problema comigo, quando criei no El Capitan. Não quis testar se o problema estava ao fazer o download ou na hora de criar o pendriver botável pelo terminal. Dava este erro, fazia o download novamente, dava o comando no terminal, e tentava novamente instalar, somente na terceira vez repetida o problema não apareceu mais. E toda vez antes de refazer o procedimento, tentava várias vezes instalar antes de recomeçar tudo novamente. Sempre gostei da instalação limpa, que pra mim, sempre foi melhor, e sempre criei pendriver butável dos 3 OSX anteriores, mas o El Capitan foi o único que deu este problema de corrompido, não só esse como também de parar no meio da instalação. Na terceira tentativa, tudo funcionou, tanto que já formatei 3 macs com ele. Refaça o download e faça o comando no terminal com o novo arquivo, é dó deletar o instalador e fazer novamente o download.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28 de maio de 2016 at 10:08, lucasamorim disse:

Bom dia @CARDINA,

Se você está precisando de uma imagem do El Capitan, tem um torresmo para isso aqui: http://www.mac-torrent-download.net/application/utility/mac-os-x-el-capitan-10-11-1-15b42-installesd/

 

 

Esse eu já sei que funciona, dois cliques no DMG para abrir. Não que seja diferente do que está na App Store, se você tem acesso a um Mac, nem faz sentido baixar esse torrent.

 

--

 

Dando uma pesquisada a respeito do seu erro, vários lugares falavam que a causa dele poderia ser o horário incorreto no computador. Para ajustar, você precisa entrar no terminal (está na barra superior).

 

No terminal, digite "date" sem as aspas para conferir a data. Se estiver errada digite "date MMDDHHMMAAAA" (substitua pelos valores corretos, na ordem: mês, dia, hora, minuto, ano).

 

Depois disso, digite "date" novamente para ver se o horário foi alterado. Se foi, tente prosseguir com a instalação.

 

 

fala LucasAmorim,

 

agora com o mbp em casa, fiz o que vc falou e consegui, ou seja, tinha inompatibilidade com data/hora.... fiz o processo de instalação...tudo certo, até que o note reiniciou durante o processo, achei q fosse normal, porem ele reiniciou e voltou tudo a zero, tendo que refazer todo o processo.. e nao consigo finalizar a instalaçao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, CARDINA disse:

fala LucasAmorim,

 

agora com o mbp em casa, fiz o que vc falou e consegui, ou seja, tinha inompatibilidade com data/hora.... fiz o processo de instalação...tudo certo, até que o note reiniciou durante o processo, achei q fosse normal, porem ele reiniciou e voltou tudo a zero, tendo que refazer todo o processo.. e nao consigo finalizar a instalaçao...

 

Você abriu o Disk Utility (Utilitário de Disco) para formatar o SSD novo?

 

Se ele copiou os arquivos pode não ser esse problema, mas é sempre bom tentar.

 

Formate com o sistema de arquivos Mac os expandido (registro cronológico) e tente novamente.

 

--

 

Além disso, essa recuperação online pode apresentar alguns problemas durante a restauração do sistema mesmo, o melhor seria tentar instalar o sistema através de um pendrive com o OS X.

 

Se você tiver um Mac funcional de fácil acesso, baixe o El Capitan pela App Store e use essa ferramenta (http://diskmakerx.com/) para criar um pendrive bootável com o OS X. Depois disso, só conectar o pendrive, ligar o Mac, rapidamente pressionar e segurar a tecla Option, selecionar o pendrive na lista e prosseguir com a instalação.

 

Com um PC também dá para fazer, embora não com a mesma facilidade (afinal não são métodos oficiais):

 

1) Baixe o DMG do El Capitan: https://drive.google.com/open?id=0Bx3Nxhv_oTrTZ2hvZVZhTl9OMkE (torrent)

2) Obtenha um pendrive de uns 8GB ou mais e conecte no PC.

3) Abra um prompt de comando como administrador e digite os seguintes comandos:

 

diskpart
list disk
select disk x (substitua x pelo número do pendrive)
clean
convert gpt
create partition primary

 

A cada comando digitando, é necessário apertar ENTER.

 

4) Baixe o programa Transmac em http://www.acutesystems.com/scrtm.htm (é pago, mas tem 15 dias de testes que vão servir para nosso propósito)

 

5) Abra o TransMac. No painel da esquerda tem uma lista com os discos conectados ao computador, clique com o botão direito e selecione a opção "Restore With Disk Image".

 

6) Na Janela que abrir, selecione o DMG que foi baixado anteriormente pelo torrent, clique no botão "Abrir" (ou "Open" dependendo do idioma) e aguarde enquanto o TransMac transfere a imagem para o pendrive.

 

7) Assim que terminar, remova o pendrive do PC e coloque-o no mac.

 

8) Ligue o Mac e imediatamente pressione e segure a tecla Option, na tela de boot, selecione o pendrive e prossiga com a instalação.

 

--

 

Ficou grande, mas acho que está com um bom nível de detalhe. Espero que consiga instalar o sistema no seu mac, boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, lucasamorim disse:

 

Você abriu o Disk Utility (Utilitário de Disco) para formatar o SSD novo?

 

Se ele copiou os arquivos pode não ser esse problema, mas é sempre bom tentar.

 

Formate com o sistema de arquivos Mac os expandido (registro cronológico) e tente novamente.

 

--

 

Além disso, essa recuperação online pode apresentar alguns problemas durante a restauração do sistema mesmo, o melhor seria tentar instalar o sistema através de um pendrive com o OS X.

 

Se você tiver um Mac funcional de fácil acesso, baixe o El Capitan pela App Store e use essa ferramenta (http://diskmakerx.com/) para criar um pendrive bootável com o OS X. Depois disso, só conectar o pendrive, ligar o Mac, rapidamente pressionar e segurar a tecla Option, selecionar o pendrive na lista e prosseguir com a instalação.

 

Com um PC também dá para fazer, embora não com a mesma facilidade (afinal não são métodos oficiais):

 

1) Baixe o DMG do El Capitan: https://drive.google.com/open?id=0Bx3Nxhv_oTrTZ2hvZVZhTl9OMkE (torrent)

2) Obtenha um pendrive de uns 8GB ou mais e conecte no PC.

3) Abra um prompt de comando como administrador e digite os seguintes comandos:

 


diskpart
list disk
select disk x (substitua x pelo número do pendrive)
clean
convert gpt
create partition primary

 

A cada comando digitando, é necessário apertar ENTER.

 

4) Baixe o programa Transmac em http://www.acutesystems.com/scrtm.htm (é pago, mas tem 15 dias de testes que vão servir para nosso propósito)

 

5) Abra o TransMac. No painel da esquerda tem uma lista com os discos conectados ao computador, clique com o botão direito e selecione a opção "Restore With Disk Image".

 

6) Na Janela que abrir, selecione o DMG que foi baixado anteriormente pelo torrent, clique no botão "Abrir" (ou "Open" dependendo do idioma) e aguarde enquanto o TransMac transfere a imagem para o pendrive.

 

7) Assim que terminar, remova o pendrive do PC e coloque-o no mac.

 

8) Ligue o Mac e imediatamente pressione e segure a tecla Option, na tela de boot, selecione o pendrive e prossiga com a instalação.

 

--

 

Ficou grande, mas acho que está com um bom nível de detalhe. Espero que consiga instalar o sistema no seu mac, boa sorte.

 

fala Lucas Amorim,

 

fiz o procedimento atraves do meu pc e criei o pendrive bootável, até aí ok..

pluguei o pendrive no mbp, apertei e segurei option e não apareceu a tela de boot... ( só aparece a opção de se conectar e ir para recovery ) ...

tentei a tecla " c " ( para iniciar o pen drive ) e nada...

***quando eu ligo o mbp e nao aperto nenhum botão, aparece uma pasta piscando com sinal de interrogação ***

*** nao encontrei nenhum disco de inicializacao***

*** formatei o ssd e nada tmb ***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, CARDINA disse:

fala Lucas Amorim,

 

fiz o procedimento atraves do meu pc e criei o pendrive bootável, até aí ok..

pluguei o pendrive no mbp, apertei e segurei option e não apareceu a tela de boot... ( só aparece a opção de se conectar e ir para recovery ) ...

tentei a tecla " c " ( para iniciar o pen drive ) e nada...

***quando eu ligo o mbp e nao aperto nenhum botão, aparece uma pasta piscando com sinal de interrogação ***

*** nao encontrei nenhum disco de inicializacao***

*** formatei o ssd e nada tmb ***

Isso provavelmente aconteceu porque nem o diskpart nem o transmac escreveram a trilha de boot no pendrive.

Se o internet recovery não consegue resolver o problema, provavelmente por problema com o download do arquivo, a solução será utilizar um Mac funcional pra criar o pendrive. 

Nesse tópico você consegue instruções claras e confiáveis de como fazer. 

https://forum.macmagazine.com.br/index.php?/topic/148619-os-x-el-capitan/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...