Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Freenas Time Machine


Posts Recomendados

Olá a todos

Vamos fala sobre o Freenas, ele nada mais é do que um sistema para Storage, com muitos recursos que pode ser baixado gratuitamente em http://www.freenas.org/ . Se você tem um PC antigo em casa e não sabe o que fazer com ele segue aí uma boa sugestão, também é uma boa sugestão como um servidor de backup para o seu MAC usando a Time Machine.

Neste tutorial partimos do principio que vc acabou de instalar o fretas (como instala e configura o FreeNas http://www.jose-crispim.pt/artigos/armazenamento/armaz_art/05_freenas.html) já configurou a rede e está o acessando pelo browser mas ainda não fez nenhuma configuração nele.

O primeiro passo para criarmos nosso servidor é criarmos um volume em um disco disponível para isso devemos ir na console web Clique para expandir no sinal de + em Storage depois em Volumes e clique em Create Volume. Será exibido uma tela semelhante a abaixo:

captura-de-tela-2011-08-11-c3a0s-12-52-1

Nesta tela devemos criar um nome para o volume, no nosso caso chamamos de Dados em Member disks selecione um disco disponível e em filesystem type selecione ZFS e clique em Add Volume. Depois clique novamente em Storage e em View All Volumes, clique no terceiro botão que vai estar ao lado do volume que você acabou de criar para configurar as permissões conforme pode ser visto nessa tela:

captura-de-tela-2011-08-11-c3a0s-13-27-1

Ao clicar será exibida tela semelhante a abaixo:

captura-de-tela-2011-08-11-c3a0s-13-04-5

Mude as permissões para ficar exatamente como acima e clique em Change.

O segundo passo é criarmos um compartilhamento que possa ser acessado pelo MAC OS X para isso vá em Sharing selecione Apple Shares e clique em Add Apple Share. Será exibido imagem conforme abaixo.

captura-de-tela-2011-08-11-c3a0s-12-53-3

Na tela acima devemos dar um nome para o compartilhamento, no nosso caso chamaremos de backup. em Volume Path selecione o volume criado no passo anterior, deixe marcado a opção Disk Discovery e em Disk discovery mode selecione Time Machine.

O terceiro passo é habilitarmos o protocolo AFP para isso vá em Services e clique em Control Services do lado direito vai aparecer todos os serviços que vão estar como OFF o primeiro da lista é o AFP, antes de ativarmos ele clique no desenho de uma chavinha ao lado do botão OFF para configuar o protocolo vai ser exibido uma tela semelhante a abaixo

captura-de-tela-2011-08-11-c3a0s-12-54-5

Deixe as configurações como acima, em Server Name configurei como freenas que é o mesmo hostname que já havia configurado nas configurações de rede do servidor clique em OK e clique onde está a chave em OFF para mudar para ON e vai ficar assim:

captura-de-tela-2011-08-11-c3a0s-12-55-1

Feito isso o no quarto passo devemos criar um usário e senha para acesso, para isso clique em Account na tela principal e clique na sequencia em Uses e Add User será exibida uma tela semelhante a abaixo:

captura-de-tela-2011-08-11-c3a0s-12-08-5

Aqui voce pode criar um usuário no nosso caso no campo Username criei um chamado timemachine no campo Full Name também coloquei timemachine e configure uma senha, feito isso clique em OK.

Bem agora a configuração no FreeNas está pronta o negócio agora é continuar no MAC.

Para isso vá no Terminal e digite o seguinte comando:

defaults write com.apple.systempreferences TMShowUnsupportedNetworkVolumes 1

Feito isso vá no Finder clique em Ir e Conectar ao Servidor será exibido uma tela semelhante abaixo:

captura-de-tela-2011-08-11-c3a0s-12-55-4

Digite afp://IPDOFREENAS (entenda que IPDOFREENAS deve ser substituido pelo IP do seu servidor Freenas no meu caso é 192.168.2.254)

Será solicitado usuário e senha que é o mesmo criado no nosso quarto passo no Freenas ele irá mapear a unidade como se fosse um servidor de arquivo.

Feito isso abra as preferencias da Time Machine clique em Ativar e será exibido uma tela semelhante a abaixo daí basta selecionar o Volume do servidor que criamos e começar a fazer os backups:

captura-de-tela-2011-08-11-c3a0s-13-06-0

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou problema postem um comentário

Até a próxima.

OBS: Fiz os testes com o Snow Leopard e com o Lion,  Maverick e El Capitan. em ambos funcionou sem problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...