Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Colocar SSD em iMac 2015 21", é possível?


Marlon Fuhlendorf

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal! 

Meu amigo comprou um iMac de 21" ano passado, e agora está sentindo a necessidade de colocar um SSD pra melhorar a máquina. 

A dúvida, é possível? Se sim, onde e quanto? Se alguém souber e puder ajudar! 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o SSD vem soldado tal como a RAM. Em tese nem no iMac de 27" dá para fazer essa substituição. Mesmo assim algumas pessoas dizem ser possível, mas é algo extremamente penoso, pois tem que se tirar o display. Nos iMac só nos modelos de 27" é possível a troca de Memória RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o SSD vem soldado tal como a RAM. Em tese nem no iMac de 27" dá para fazer essa substituição. Mesmo assim algumas pessoas dizem ser possível, mas é algo extremamente penoso, pois tem que se tirar o display. Nos iMac só nos modelos de 27" é possível a troca de Memória RAM.

Nestes modelos 2015 não seria somente os modelos retina 4 e 5k que viriam soldados?

Essas fotos que mandei são do modelo de 21 2015.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos 5K dá para trocar a memória RAM. Nos outros não dá para mudar nada. O Retina 4K segue o mesmo princípio dos outros modelos de 21". Mas como te disse, teoricamente é possível a mudança nos modelos que vem sem SSD, substituindo o HDD, a questão é se o custo realmente compensa, e ainda há o risco de danos, pois o iMac tem que ser realmente desmontado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3 de julho de 2016 at 22:34, JvDaP disse:

Depois do 2011 tem ficado mais difícil abrir-los.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Ficou aquelas história. Impossível não é, mas o risco é alto, especialmente depois dos modelos 2014/2015, em que se tem de retirar o display para ter acesso à Placa Lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu fiz esse upgrade em dois iMacs retina. Um de 21" e outro de 27". 

O trabalhão que dá é descolar a tela da carcaça da máquina. Está colada com uma dupla-face super forte. 

Passando isso, fica fácil, como nos iMacs de antes. 

Se o iMac tem um HD e vc quiser trocar por SSD, melhor pesquisar antes como resolver o sensor de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que compensa mais comprar uma case Thunderbolt 2 (ou 3, se já existir) e usar o SSD externo.

Dá para usar como drive de boot.

 

Outra solução é um case USB 3.0 com suporte a UASP (USB Attached SCSI Protocol), que custa mais barato do que as cases Thunderbolt. É importante que a case tenha suporte a UASP, pois este protocolo traz melhorias significativas para interfaces USB 3.0 usadas com HD ou SSD externos, principalmente quando são usados como drive de boot. Outra coisa é que o UASP dá suporte a TRIM pela interface USB 3.0.

 

Evidentemente, as taxas de leitura e escrita do Thunderbolt 2 (e o 3 mais ainda) são superiores às do USB 3.0. A questão é o quanto isso seria importante para você. Pelo que pesquisei há algum tempo, as latências de acesso são bem parecidas tanto no USB 3.0 com UASP quanto no Thunderbolt 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Lembrando que o iMac 2011 possui o Thunderbolt 1 e não possui USB 3.0. Quase comprei um SSD externo com cabo Thunderbolt, mas mudei de ideia e paguei para instalar o SSD dentro mesmo, mas mantendo o HD de 1TB. Queria saber se alguém utiliza o Mac OS bootado a partir de SSD plugado em Thunderbolt 1 e como é o desempenho, mas deve ser difícil encontrar alguém vivendo tamanha peculiaridade para comentar aqui ^.^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Mesmo problema aqui. O meu iMac é 21' Late 2013 e abrir até abrir programas simples exige paciência. As assistências (não-oficiais) falam que é arriscado, mas tentam. A última que fui disse que sairia R$ 1.500 para colocar um SSD de 500gb + mão de obra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/08/2016 at 10:31, sigma7 disse:

Lembrando que o iMac 2011 possui o Thunderbolt 1 e não possui USB 3.0. Quase comprei um SSD externo com cabo Thunderbolt, mas mudei de ideia e paguei para instalar o SSD dentro mesmo, mas mantendo o HD de 1TB. Queria saber se alguém utiliza o Mac OS bootado a partir de SSD plugado em Thunderbolt 1 e como é o desempenho, mas deve ser difícil encontrar alguém vivendo tamanha peculiaridade para comentar aqui ^.^

pagou qts para por o SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até para os iMacs mais antigos (2009-2010, por exemplo) tem esse mesmo trabalhão?

Ou nos mais antigos é menos arriscado e mais fácil?

Pois estou querendo comprar um, mas devido ao custo iria comprar um mais antigo e futuramente, caso possível, fazer upgrades.

Editado por RodrigoMedeiros
Completar a informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RodrigoMedeiros disse:

Até para os iMacs mais antigos (2009-2010, por exemplo) tem esse mesmo trabalhão?

Ou nos mais antigos é menos arriscado e mais fácil?

Pois estou querendo comprar um, mas devido ao custo iria comprar um mais antigo e futuramente, caso possível, fazer upgrades.

Não. Nos mais antigos o vidro da frente está preso por imãs. Com o uso de ventosas se retira o vidro e depois é só desparafusar a tela é retirá-la pra acessar o interior do Mac. Nesses novos a tela é o vidro são colados, formando uma única peça (como num iphone) e eles são grudados na carcaça de alumínio do imac com uma super fita dupla-face (como num iPad). 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DanielCauac disse:

Não. Nos mais antigos o vidro da frente está preso por imãs. Com o uso de ventosas se retira o vidro e depois é só desparafusar a tela é retirá-la pra acessar o interior do Mac. Nesses novos a tela é o vidro são colados, formando uma única peça (como num iphone) e eles são grudados na carcaça de alumínio do imac com uma super fita dupla-face (como num iPad). 

 

Entendi @DanielCauac.

Obrigado por me tirar esta dúvida.

Ainda sim é uma mão de obra meio arriscada, qualquer ato irregular pode dar um prejuízo bem grande.

É bom analisar bem as opções que tem no mercado e de repente, já pegar um melhorzinho então.

Eu entendo um pouco de computadores, mas esse mundo de Mac é novo pra mim.

Quero comprar um até mesmo pra conhecer mais.

Visto isso, vocês acham que ainda compensa pegar um deste período?

Entre os anos 2008 a 2010?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2016 at 17:06, RodrigoMedeiros disse:

Entendi @DanielCauac.

Obrigado por me tirar esta dúvida.

Ainda sim é uma mão de obra meio arriscada, qualquer ato irregular pode dar um prejuízo bem grande.

É bom analisar bem as opções que tem no mercado e de repente, já pegar um melhorzinho então.

Eu entendo um pouco de computadores, mas esse mundo de Mac é novo pra mim.

Quero comprar um até mesmo pra conhecer mais.

Visto isso, vocês acham que ainda compensa pegar um deste período?

Entre os anos 2008 a 2010?

Boa Noite!

Se pensam em comprar um iMac, ou macbook, antigo, aconselho comprar de 2010, ou melhor ainda 2011, para frente

2009 para tras nao vai rodar o Mac OS mais recente como o Sierra ou o próximo (será que vai ser o Himalaia?)

e comprar do I5 para frente também, evitem Core 2 Duo

se alguém precisar de ajuda com instalação SSD este e um post que criei:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Molina disse:

Boa Noite!

Se pensam em comprar um iMac, ou macbook, antigo, aconselho comprar de 2010, ou melhor ainda 2011, para frente

2009 para tras nao vai rodar o Mac OS mais recente como o Sierra ou o próximo (será que vai ser o Himalaia?)

e comprar do I5 para frente também, evitem Core 2 Duo

se alguém precisar de ajuda com instalação SSD este e um post que criei:

 

Já que mencionou modelos 2010, sugiro que nunca comprem os MacBooks Pro 15" 2010, mesmo que pareçam uma pechincha.

Muitas unidades vieram com problema na 2ª placa de vídeo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Molina disse:

Boa Noite!

Se pensam em comprar um iMac, ou macbook, antigo, aconselho comprar de 2010, ou melhor ainda 2011, para frente

2009 para tras nao vai rodar o Mac OS mais recente como o Sierra ou o próximo (será que vai ser o Himalaia?)

e comprar do I5 para frente também, evitem Core 2 Duo

se alguém precisar de ajuda com instalação SSD este e um post que criei:

 

Bom dia Molina.

Primeiramente, parabéns pelo post.

Já conheço HDs SSD e sei que realmente muda muito em questão de velocidade em pcs normais.

Mas do mundo dos Macs ainda estou tentando fazer parte hehe.

Todos que eu havia olhado até agora eram os Core 2 Duo, mas por questão de preço mesmo kkkk.

Mas vou seguir o conselho.

O único porém é que quase não vi ninguém anunciando modelos 2010 pra frente com i5.

Quando você diz pra não comprar Core 2 Duo, é por questão de velocidade ou também pela questão de atualização do sistema?

Outra coisa: Vi no seu tópico que você também fornece SSD. Em breve vou precisar de um pra colocar em um note Dell que tenho aqui, que já está me desagradando em questão de velocidade. Você vende apenas em mãos ou envia se precisar?

Obrigado.

5 horas atrás, DanielCauac disse:

Já que mencionou modelos 2010, sugiro que nunca comprem os MacBooks Pro 15" 2010, mesmo que pareçam uma pechincha.

Muitas unidades vieram com problema na 2ª placa de vídeo.

 

Boa dica também.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...