Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Egpu Thunderbolt para MAC caseiro


Posts Recomendados

Olá pessoal sou novo aqui no forum .... bom a alguns anos conheci o DIY Egpu que serve pra usar placa de video de pc em um notebook ... bom faz alguns dias que estou fazendo muita pesquisa sobre o assunto pois quero turbinar meu mac colocando uma placa AMD Sapphire RX 480 de 8gb para rodar jogos em um hd externo onde tenho o bootcamp com o windows 10 .... em fim ...

nas minhas pesquisas descobri que no mac as pessoas usam a porta thunderbolt para conectar o egpu em quanto os notebooks comuns usam a Express Card ou MPci-e sendo necessário abrir o notebook e remover a placa wireless para instalação.

achei varios modelos de egpu com o preço muito bom .... achei ate de 23 reais .. é claro que em sites da china e americanos ( onde ja sou acostumado a importar )

 

Este modelo é o de R$23,00 mas pro funcionamento é necessário um adaptador mini pci-e para usb 3.0

PCIe-PCI-E-PCI-Express-Riser-Card-1x-to-

new-Mini-pcie-to-USB-3-0-adapter-convert

--------------------------------------------------

Este modelo é quase um plug and play ... existe na versão mini pci-e e express card custa em torno de R$160 a R$200 | R$240 a versão dele para mac .... que deve ser devido as ligação diferente que eles usam na versão do mac ( mas é claro que não tenho interesse de abrir o meu mac e tirar a placa wireless afinal  a porta thunderbolt existe pra isso e de acordo com os gringos tem performace ainda melhor que a conexão mini pcie )

V8-0-EXP-GDC-Laptop-External-IndependentV8-0-EXP-GDC-Laptop-External-Independent

V8-0-EXP-GDC-Laptop-External-Independent

--------------------------------------------------

ja os que tem a entrada thunderbolt são caríssimos o mais barato que achei foi R$1000,00 isso com um risco extremamente alto de ser taxado

BizonBOX-2.jpg DSC09626.jpg

 

--------------------------------------------------

a outra forma de usar na thunderbolt é comprando um adaptador criado pela mesma empresa que fabrica os egpu thunderbolt que custa R$500,00 com grande chance de ser taxado também. com este dispositivo é possível usar o egpu de notebooks comuns encaixando o express card neste equipamento e encaixando o cabo thunderbolt no mac...

prod_echotbproadapter_m.png sonnet-echo-expresscard-34-thunderbolt-a

 

 

--------------------------------------------------

em fim.... passei dias pesquisando e não consigo parar de pensar nisso... então tentei desenvolver um projeto que convertesse a egpu para a porta thunderbolt.

Phfz8dP.jpg

 

pensei nesse esquema mas como não tenho experiência em eletrônica ou com o assunto .. não sei se vai dar certo... o gasto desses equipamentos acho que ficaria em torno de R$400 ... então queria saber de alguém que entenda de eletrônica ou seja especializado no assunto se esse esquema da foto daria certo... pois estou querendo muito por uma placa de video mais potente no meu mac para rodar jogos pesados.

 

no caso se der pra fazer isso eu tenho que comprar a versão do mac ou a versão normal mpcie do windows?

 

 

 

 

 

 

 

Editado por DJMatrix-HU3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Esse adaptador da gambiarra que você pretende fazer usa padrão PCI-E 1x, que na minha opinião perderá tanta performance que não valerá a pena.

Minha sugestão: espera o lançamento dos MBP 2016. Eles virão com Thunderbolt 3.0, padrão que, segundo a Intel, já virá com suporte nativo para eGPU.

Fabricantes como Powercolor e MSI já anunciaram seus produtos direcionados às eGPUs. Sairá um pouco mais caro, mas você terá um produto bem acabado e com suporte ao Thunderbolt 3, que tem o dobro de banda em relação ao Thunderbolt 2.

 

Nesses casos, é muito provável que a Apple não dará suporte oficial a eGPUs. A saída será fazer modificação no macOS ou rodar o Boot Camp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, davidcmc disse:

Esse adaptador da gambiarra que você pretende fazer usa padrão PCI-E 1x, que na minha opinião perderá tanta performance que não valerá a pena.

Minha sugestão: espera o lançamento dos MBP 2016. Eles virão com Thunderbolt 3.0, padrão que, segundo a Intel, já virá com suporte nativo para eGPU.

Fabricantes como Powercolor e MSI já anunciaram seus produtos direcionados às eGPUs. Sairá um pouco mais caro, mas você terá um produto bem acabado e com suporte ao Thunderbolt 3, que tem o dobro de banda em relação ao Thunderbolt 2.

 

Nesses casos, é muito provável que a Apple não dará suporte oficial a eGPUs. A saída será fazer modificação no macOS ou rodar o Boot Camp.

sobre o mac pro de 2016 so se eu ficar rico rs , o meu é o de 2015 e não pretendo trocar nem tão cedo 

nesse caso da perda que voce falou soube que não é uma perda perceptível ja que o objetivo é usar uma placa de video... em fim...

to pensando em comprar um sonnet echo thunderbolt adapter usado no eBay e usar com o EXP GDC de express card

juntando os 2 iria gastar quase 600 reais mas é o jeito né...

voce recomenda q eu use esses 2 ? tem um cara brasileiro que fez um video usando esses 2 no mac dele e o resultado é muito bom 

 

 

V8-0-EXP-GDC-Laptop-External-Independent

sonnet-echo-expresscard-34-thunderbolt-a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal que faz eGPU com Thunderbolt 2 PCI-E costuma usar esse case: https://www.akitio.com/expansion/thunder2-pcie-box.

 

O protocolo PCI-E versão 3.0, em 1-lane (1x), tem largura de banda máxima de 984.6 MBytes/s. Em 16-lane (16x), a banda sobe para 15.754 GBytes/s.

A interface Thunderbolt 2, por sua vez, tem uma largura de banda de 20 Gbits/s.

20 Gbits/s = 2,5 GBytes/s. Veja a diferença de 2,5 GBytes/s (Thunderbolt 2) para os 15,7 GBytes/s do PCI-E em 16x (ou seja, no slot da própria placa-mãe).

 

Perceba que, se você usar qualquer tipo de adaptador que reduza a largura de banda do protocolo PCI-E para velocidade 1x, estará usando menos da metade da largura de banda do Thunderbolt 2. 

 

Em outras palavras, é inviável usar uma GPU em PCI-E rodando com 1-lane (1x). Com 984 MBytes/s de largura de banda você não vai rodar nenhum Battlefield 1 ou qualquer jogo pesado de forma satisfatória.

 

Minha sugestão novamente: ou espera o Thunderbolt 3 nos MBP 2016 ou parte para uma case Thunderbolt 2 com PCI-E 16x. A case que postei acima possui um slot PCI-E 16x (mas obviamente a largura de banda ficará limitada aos 20 Gb/s, ou 2,5 GB/s, do Thunderbolt 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Cara já cheguei a fazer essas gambiarras, Sinceramente não vale a pena.

Comprei um Xbox One e parei de sofrer, e o papo de que os jogos são caros não cola mais, tem a live gold com jogos pela metade do preço, e também a EA access com vários games por 30 dólares por ano.

Ainda rodo jogos no bootcamp mas apenas aqueles que não tem pro Xboxone


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 anos depois...

Oie, olha vc pode tentar achar um adaptador nvme pcie pra ssd thunderbolt 2 de alta qualidade e fazer isso, https://egpu.io/forums/builds/2019-16-macbook-pro-rp5500m-9th8ch-rx-5700-32gbps-tb3-adt-link-r43sg-m-2-tb3-macos-10-15-1-win10-1903-itsage/

dá uma olhada lá no site egpu.io podera achar mais alguma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...