Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Airport Extreme versus outros roteadores. Vale a pena?


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...

Boa noite, galera!

Meu nome é Claudia. Estou muito chateada com os problemas que tenho tido com minha internet e a conectividade.

Tenho um I5, computador de mesa de 2011. Também tenho um mac book pro, um iPad pro (usado pelo meu marido deficiente) e dois iPhones (um 6 e um 7).

Portanto, já uso Mac há muito tempo.

Ultimamente, há cerca de 6 meses, os problemas de conectividade se tornaram insuportáveis.

Troquei meu provedor, achando que resolveria. Nada.

Troquei de roteador quatro vezes - TpLink quebra paredes, Intelbras, D-Link dual band, e usei diversos repetidores de sinal. Nada resolve: internet instável, oscilando demais, sinal no quarto muito fraco. Trava, fica lento, não carrega nada. Aí ligo e desligo e tudo volta ao normal. Horrível. E meu marido depende que eu esteja em casa para fazer todo o processo uma vez que ele é deficiente.

Os meninos do novo provedor tem sido incansáveis em tentar resolver, mas chamo eles duas vezes por semana. Um horror. E quando o sinal está full, eles estão me entregando o sinal todo: 20 mg.

Será que existe alguma incompatibilidade entre alguma atualização de sistema e conectividade da rede, numa tentativa de nos empurrar para os airports da apple?

Ou esses roteadores da apple - extreme, capsule - funcionam mesmo?

Por favor, preciso de ajuda, por que não sei mais o que fazer nem a quem recorrer.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Claudia Schiedeck disse:

Boa noite, galera!

Meu nome é Claudia. Estou muito chateada com os problemas que tenho tido com minha internet e a conectividade.

Tenho um I5, computador de mesa de 2011. Também tenho um mac book pro, um iPad pro (usado pelo meu marido deficiente) e dois iPhones (um 6 e um 7).

Portanto, já uso Mac há muito tempo.

Ultimamente, há cerca de 6 meses, os problemas de conectividade se tornaram insuportáveis.

Troquei meu provedor, achando que resolveria. Nada.

Troquei de roteador quatro vezes - TpLink quebra paredes, Intelbras, D-Link dual band, e usei diversos repetidores de sinal. Nada resolve: internet instável, oscilando demais, sinal no quarto muito fraco. Trava, fica lento, não carrega nada. Aí ligo e desligo e tudo volta ao normal. Horrível. E meu marido depende que eu esteja em casa para fazer todo o processo uma vez que ele é deficiente.

Os meninos do novo provedor tem sido incansáveis em tentar resolver, mas chamo eles duas vezes por semana. Um horror. E quando o sinal está full, eles estão me entregando o sinal todo: 20 mg.

Será que existe alguma incompatibilidade entre alguma atualização de sistema e conectividade da rede, numa tentativa de nos empurrar para os airports da apple?

Ou esses roteadores da apple - extreme, capsule - funcionam mesmo?

Por favor, preciso de ajuda, por que não sei mais o que fazer nem a quem recorrer.

Abs

Claudia,

Seu problema tem solução, mas eu não arriscaria minhas fichas no - ultrapassado - Airport.

Primeiro temos que descartar a possibilidade de o problema ser do provedor. Você tem conhecimento técnico suficiente para saber que o problema não é ele? Um teste extremamente simples que pode ser feito é observar se a internet atinge velocidades boas e é estável no desktop, que provavelmente está ligado via cabo. Conecte-se via cabo e monitore por alguns dias a qualidade do sinal. Também pode ver se a internet, quando está ruim no seu quarto, está normal perto do roteador.

Estabelecido que o problema não é a própria internet, mas o seu wifi, eu compraria um "mesh WI-FI system", a exemplo do Orbi, eero, AMPLIFI, Google Wifi etc. Eles não são meros repetidores, costumam funcionar muito bem. A desvantagem é que são caros.

Você não fala sobre o tamanho da casa e as características da construção, o que pode influenciar muito, nem sobre o seu orçamento, mas eu indicaria o eero de segunda geração (1 eero + 2 eero Beacons). Nada é garantido em se tratando de wifi, mas é extremamente provável que com este sistema você terá o máximo da velocidade disponibilizada pelo provedor em qualquer lugar da sua casa. É a solução que indiquei para o meu pai, que sofria com este mesmo problema num apartamento antigo de dois andares, uns 320 mˆ2.

O link para o eero, na Amazon americana, é esse:

https://www.amazon.com/dp/B0713ZCT4N/ref=twister_B071K7MC1W?_encoding=UTF8&psc=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amiko,

Então, vou te dar detalhes:

Apto. de aproximadamente 115 metros, nada excepcional.

Já fiz todos esses testes. Todos! Não é a net. Tenho a impressão, as vezes, que o problema é o roteador mesmo. E a impressão que tenho é de compatibilidade.

Faço medições o tempo todo. Normalmente, sinal bom em alguns lugares e no quarto ruim (onde tenho o maior problema). As vezes, funciona no iPad, mas no macbook pro não roda nada. Tive várias bandas ao mesmo tempo (2,4 Gz, 5Gz e um repetidor), nada funcionou. Em outros momentos, o problema está na geração, lá no roteador, nem chegando perto resolve. Os meninos do provedor estão monitorando de longe também e dizem que parece ser uma interferência de alguma frequência. Já baixei aplicativos como o netspot e tentei a versão gratuita, ainda não consegui detectar nada.

Agora, por exemplos estou na Universidade, e o sinal voa no meu mac.

Mas nao tivemos nenhuma mudança aparente nem no meu apto nem no dos vizinhos.

Poderíamos dizer que veio a partir do Ipad Pro, gerando alguma interferência, mas já comprei ele há mais de ano e nunca tivemos problemas com sinal.

Lembre que já troquei de provedor por conta disso.

Existe algum outro teste de interferência que eu possa realizar. Pensei em comprar a versão full do netspot.

Estou desesperada. Já gastei mais de 1500 reais com essa brincadeira.

:(:(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para complementar.

Já trocamos o canal, já trocamos roteador, já fizemos de tudo.

Como moro no interior do RS e a apple não é comum por aqui, estou tentada a achar que o problema pode ser compatibilidade de roteador e apple, ou mesmo alguma configuração que não estamos sabendo fazer.

Vou fazer uma planta do meu apartamento para compartilhar no forum.

 

Acessei o link.

o Eeron só tem nos EUA?

Pela amazon não vem para o Brasil.

Vou procurar por aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configuração errada não é, ou sempre funcionaria da mesma forma (bem ou mal).

Também é extremamente improvável ser alguma incompatibilidade, já que os dispositivos da Apple, mesmo o iPad Pro, e os roteadores domésticos conversam muito bem. Usam protocolos comuns.

Na minha atual casa a internet é excelente durante o dia, alcanço mais de 100mb no wifi. Mas basta iniciar a noite que a velocidade do wifi no quarto (e só do wifi) cai para uns 15mb. Por quê? Forte interferência de roteadores vizinhos no horário de pico.

Isso é só pra te dizer que wifi é enjoado em todo o mundo e a solução de maior sucesso é o tal do mesh wifi. Se você puder e estiver disposta a pagar, o eero muito provavelmente é a solução para o seu caso, desde que sua internet em si esteja funcionando bem, convém lembrar. Não sei se a segunda geração já está disponível no Brasil, atualmente estou morando nos EUA e estou por fora do nosso mercado.

Ah, uma outra coisa importante: redes (com ou sem fio) boas são redes simples. Mais de um roteador, repetidores etc. (mesh wifi não é repetidor) costumam bagunçar tudo e causar muita dor de cabeça, muitas vezes com resultado final pior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Amiko disse:

Configuração errada não é, ou sempre funcionaria da mesma forma (bem ou mal).

Também é extremamente improvável ser alguma incompatibilidade, já que os dispositivos da Apple, mesmo o iPad Pro, e os roteadores domésticos conversam muito bem. Usam protocolos comuns.

Na minha atual casa a internet é excelente durante o dia, alcanço mais de 100mb no wifi. Mas basta iniciar a noite que a velocidade do wifi no quarto (e só do wifi) cai para uns 15mb. Por quê? Forte interferência de roteadores vizinhos no horário de pico.

Isso é só pra te dizer que wifi é enjoado em todo o mundo e a solução de maior sucesso é o tal do mesh wifi. Se você puder e estiver disposta a pagar, o eero muito provavelmente é a solução para o seu caso, desde que sua internet em si esteja funcionando bem, convém lembrar. Não sei se a segunda geração já está disponível no Brasil, atualmente estou morando nos EUA e estou por fora do nosso mercado.

Ah, uma outra coisa importante: redes (com ou sem fio) boas são redes simples. Mais de um roteador, repetidores etc. (mesh wifi não é repetidor) costumam bagunçar tudo e causar muita dor de cabeça, muitas vezes com resultado final pior.

 

Obrigada querido. Vou avaliar as possibilidades e vamos conversando.

Sugeri agora para o meu provedor fazer uma troca geral de cabos. Faz mais de 10 anos acredito que os cabos foram colocados. Imagino que de tanto passar cabos e fios na mesma tubulação possa haver problemas. Vamos fazer isso primeiro. Enquanto isso, vou avaliando outras possibilidades.

Sim, eu sei que wifi é um problema mesmo. Estive nos EUA por dois meses o ano passado, realizando um curso de capacitação em Washignton. Sei como é, mas a internet do Hotel era ótima. Falava com meu marido e familiares aqui no Brasil todo dia por skype. 

Mas na Escola já não era a mesma coisa.

Enfim, os problemas sao os mesmos eu sei.

Vamos conversando.

Obrigada pela disponibilidade.

Bjssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
11 minutos atrás, Amiko disse:

30mˆ2 é uma área pequena para qualquer roteador, seja ele qual for. A propagação do wifi é, na prática, imprevisível, mas, em regra, o Airport Express seria suficiente.

A minha preocupação é se o roeteador vai entregar o prometido. Tenho lido aqui que os roteadores das operadores nunca entregam independente do área do imóvel. O airport express entregaria mais provavelmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é certa, o Airport Express tem mais potencial do que os roteadores oferecidos pelas operadoras.

Estamos falando de qual velocidade? 100mbps? Nesse nível, mesmo o Airport Express provavelmente não vai te fornecer em todos os pontos da casa; talvez quando estiver bem próximo a ele. Mas não se precoupe tanto se o seu uso for simples: se a gente imaginar um cenário com até uns cinco smartphones e tablets conectados, todos em streaming de video, o Airport Express - e sua conexão - ainda devem dar conta do recado sem engasgos. Qualquer aplicação mais pesada, a exemplo de torrent ou transferência de grandes arquivos entre máquinas, deve preferencialmente funcionar por cabo mesmo se o roteador for excelente, de modo a liberar a rede wifi.

Se não quiser arriscar, vá de Asus ou, se gosta de roteador com inúmeros recursos e muito robusto, Synology RT2600ac (atualmente eu tenho um desse e sou encantado com ele). No site https://www.smallnetbuilder.com/tools/rankers/router/view você pode consultar avaliações completas e ranking de inúmeros modelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Amiko disse:

Uma coisa é certa, o Airport Express tem mais potencial do que os roteadores oferecidos pelas operadoras.

Estamos falando de qual velocidade? 100mbps? Nesse nível, mesmo o Airport Express provavelmente não vai te fornecer em todos os pontos da casa; talvez quando estiver bem próximo a ele. Mas não se precoupe tanto se o seu uso for simples: se a gente imaginar um cenário com até uns cinco smartphones e tablets conectados, todos em streaming de video, o Airport Express - e sua conexão - ainda devem dar conta do recado sem engasgos. Qualquer aplicação mais pesada, a exemplo de torrent ou transferência de grandes arquivos entre máquinas, deve preferencialmente funcionar por cabo mesmo se o roteador for excelente, de modo a liberar a rede wifi.

Se não quiser arriscar, vá de Asus ou, se gosta de roteador com inúmeros recursos e muito robusto, Synology RT2600ac (atualmente eu tenho um desse e sou encantado com ele). No site https://www.smallnetbuilder.com/tools/rankers/router/view você pode consultar avaliações completas e ranking de inúmeros modelos.

Valeu pela resposta amigo. Então, eu basicamente uso pra mexer na Internet, baixar filmes via torrent. O seu comentário a respeito do torrent ficar mais pesado me preocupou um pouco. Como te falei, seria pra um studio de 30m² no máximo, e moro só com minha minha namorada, então seriam 2 smartphones e 2 notebooks. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Bom, pra resumir qualquer abordagem em relação a performance de rede: independente do equipamento que você estiver utilizando, você só vai atingir 100% da capacidade de seu link de internet (ou de qualquer aplicação local) utilizando cabo. Ponto!

Wi-Fi tem avançado bastante mas ainda é uma tecnologia que deixa muito - MUITO - a desejar em termos de performance, estabilidade e confiabilidade. A abordagem que eu apliquei para a minha casa depois de anos - e que finalmente foi a abordagem que hoje me atende perfeitamente - foi tirar o Wi-Fi de meu roteador e deixar ele nas mãos de um equipamento dedicado só para isso; no caso, Access Points da Ubiquiti Networks.

Comprei 03 APs do modelo UniFi AP-AC-LR para cobrir os ~400m2 de minha casa, vários metros de cabo de rede, um Switch PoE e após bastante suor e paciência pra montar tudo, configurar e deixar do jeito que eu queria, hoje eu consigo throughtput de ~240Mb/s (~30MB/s) em rede local e 100% do meu link de 50Mb em todos os clientes conectados na faixa de 5GHz - na faixa de 2.4GHz, existe o limite prático de 30Mb/s e isso não muda; e meu roteador TP-Link TL-WDR4300 fica responsável somente por "discar" minha conexão e distribuir os endereços IP pra galera - e essas APs funcionam de forma independente (Standalone), sem a necessidade de ter uma controladora residente 24/7.

 

Resumo da ópera: Ligue o que você puder no cabo, desde que seja possível; onde não der, mantenha um bom equipamento só para isso. Em relação a Ubiquiti: É uma solução cara? Trabalhosa? Sim, mas posso afirmar que eliminou minhas dores de cabeça em relação a Wi-Fi pelos próximos anos; ainda não é o equipamento Ultimate, o mais rápido do mercado mas está funcionando lindamente pra mim e eu sugiro dar uma observada nessas.


E sobre os roteadores da Apple: não compensa mais você investir teu dinheiro neles; ainda que tenham toda a "magia" de ser um produto Apple, estão defasados em termos de tecnologia, desatualizados, ninguém sabe o que vai acontecer com eles daqui pra frente.... enfim, não vale o seu dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguns anos eu concordaria com o UnderEu.

Hoje, há sistemas Wi-Fi que te entregam com estabilidade toda a velocidade da sua internet. Comprei o eero 2nd generation (uma base mais duas estações) para meu pai e ele bate os 100 mb/s do link de internet em qualquer ponto do apartamento (2 andares, 320 m^2, construção antiga).

Acho que quem não precisa transferir grandes arquivos pela rede finalmente está livre dos cabos, embora essa solução ainda seja, de longe, a mais barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...