Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
tazzio

Bateria não é detectada após reset de SMC - Macbook Air Early 2014

Posts Recomendados

Olá

 

Tenho um Macbook Air i5, 8gb com 2 anos de uso e muito bem conservado. Em 2015 precisei mandá-lo para assistência em Curitiba devido à uma falha na placa lógica que foi trocada dentro da garantia de um ano da Apple. O serviço, aparentemente, foi bem feito e meu Mac voltou funcionando como esperado. Na época, percebi que perdi algumas horas de bateria mas como já usava a máquina por um ano pensei que fosse normal, de acordo com a contagem de ciclos e tudo mais (cerca de 400, por aí). Meses depois, ja em 2016 a máquina funcionava normalmente até que um belo dia o flash card (ssd 128gb) pifou e eu perdi todo o trabalho que produzi durante os últimos anos. Ao levá-lo na assistência - ciente que custaria uma fortuna para trocar essa simples peça - deixei a máquina para fazer orçamento e decidi, após o resultado, que faria eu mesmo o conserto. Resolvi então comprar uma peça nova e abrir a máquina, coisa que tenho experiência em fazer. 

 

Assim que tirei a tampa do Macbook percebi que uma pecinha preta de plástico havia se soltado do seu lugar no centro da bateria - uma cavidade que supostamente prende a tampa do Mac através de um encaixe - e apesar de ficar preocupado com aquilo percebi que não fazia diferença no funcionamento da máquina em geral... percebi também que o encaixe do parafuso inferior esquerdo da bateria estava quebrado na ponta como se o parafuso tivesse sido muito apertado e forçado o case embaixo dele; novamente fiquei intrigado mas desconsiderei por não apresentar nenhuma mudança no uso. Segui para a troca do SSD e ao tentar tirar o parafuso percebi que este também estava gasto e sem tinta na parte de cima, dificultando bastante o processo. Após algumas tentativas sem sucesso consegui finalmente com a ajuda de um alicate de bico remover o SSD original e formatar o novo e seguir a vida com meu Mac. 

 

Isto foi até que na semana passada, enquanto usava o computador normalmente no Netflix, o computador simplesmente desligou. Reiniciei a máquina ainda na bateria (que estava com 66% na hora) e segui usando... minutos depois a mesma coisa voltou a acontecer, só que desta vez a máquina não ligava. Conectei o carregador e o mesmo não indicava nenhuma luz verde ou vermelha ou nada. Tentei de todas as formas alguma resposta da máquina, desde comandos de início como reset de PRAM E SMC e nada acontecia. Foi então que decidi mais uma vez abrir a máquina e tentar achar alguma solução. Após pesquisar bastante aqui no fórum, descobri que se desconectasse a bateria da placa lógica enquanto desligado do carregador por alguns segundos e depois conectasse novamente e efetuar o reset de SMC o computador deveria voltar a funcionar como esperado. Fiz o processo e para meu alívio a máquina reiniciou sem apresentar nenhum problema. Foi até quando fiz o login no sistema que percebi que o indicador da bateria apresentava um X no lugar da porcentagem e fiquei preocupado com o que pudesse ter acontecido.

 

Repeti o processo na esperança de que alguma coisa tivesse ficado fora do lugar mas sabia que não era possível e como era esperado, nada mudou. Insisti mais algumas vezes até que desisti e aceitei trabalhar com meu Macbook sem bateria, rodando metade de sua capacidade de processamento dois dias antes de me apresentar em outra cidade com meu Live. Viajei e toquei com o Mac da minha namorada, um Pro de 2011 que teoricamente apanha do meu mas que me deu uma aula de estabilidade e potência nos últimos dias. Até o momento não consegui descobrir o que pode ter acontecido com minha bateria. O Sistema continua sem detecta-la, a máquina funciona normalmente (pela metade, mas normal) e nenhum dado foi afetado, porém não serve para trabalhar ou me apresentar com em nenhuma hipótese. 

 

A minha pergunta é: o que houve? 

 

É estúpido pensar que alguma má fé possa ter acontecido e que ao longo prazo eu fui prejudicado? Independente do motivo, agora que a garantia se foi e que qualquer ação judicial necessite de provas e mais tempo e paciência ($$$) do que posso dispor; sei que eventualmente terei que trocar a bateria e que o mais indicado a se fazer é mandá-lo para assistência autorizada. Bom, eu Não confio mais nessa loja de Curitiba e sei que o custo para fazê-lo será alto para mim considerando apenas o preço de baterias usadas no Mercado Livre. 

 

Um amigo sugeriu que a minha máquina pudesse fazer parte de um Recall devido à quantidade de problemas que apresentou em apenas dois anos e isso me deixou com alguma esperança. Confesso que não sei como descobrir ou por onde começar a pesquisar sobre isso mas sei que não faria mal dividir minha história aqui no fórum com vocês.

 

Gostaria muito da ajuda da comunidade, uma vez que me considero um ~apoiador~ da Apple desde criança. 

 

Desde já agradeço, um abraço!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por Erik Dybwad
      Boa tarde!
      A aproximadamente 1 ou 2 meses (talvez um pouco mais), meu MacBook Air (começo de 2014, 13") está travando e desligando. Geralmente acontece quando estou jogando alguma coisa, jogo LOL desde que comprei esse MacBook, em setembro de 2014, e nunca tive problema, o jogo sempre rodou razoavelmente bem em configurações leves, (sei que esse notebook não foi feito pra jogo). Desde o final de novembro a tela trava (o som para, segundos depois) e a tela desliga, reinicia e aparece a frase "your computer restarted because of a problem. Press a key or wait a few seconds to continue starting up". Já joguei jogos mais pesados que o LOL e ainda assim não tive problema algum com o notebook desligando ou travando...
      Não tenho certeza de qual é o erro, se é hardware ou software... Já reinstalei o OSX e mesmo assim esse problema continua. A bateria só funciona na tomada (não tenho problema com isso, eu não saio com o MacBook). Alguém tem alguma ideia sobre o que poderia ser o erro? Ele esta aquecendo bastante as vezes mas eu estou usando um cooler pra controlar isso (e realmente está evitando superaquecimento)
      Pensei em atualizar pro OSX Catalina pra ver se esse travamento para... alguma sugestão?
      Coloquei as especificações dele em anexo.
      Obrigado!
       

      Detalhe: não estou mais jogando lol desde novembro e essa questão dele travar e reiniciar persiste... Estou tentando jogar um jogo muito mais leve (Stoneshard) que ele e ainda assim o computador trava. Não tenho certeza se tem ligação com aplicativos pesados... Enfim, obrigado desde já!
    • Por Guilherme Silveira
      Fala galera, tudo blz? espero que sim, pois estou com um problema em um macbook que tenho.
      sou dono de um macbook air 2009, excelente computador que usei com muito gosto até 2013. Mas quem tem um air sabe os problemas com a memoria Ram que a máquina está sujeita a sofrer, comigo não foi diferente, um dia tentei ligar, 3 bips, morto. O reparo na época custava uma fortuna, não estava disposto a pagar, então deixei a maquina parada até... hoje. Levei o computador em uma assistência, e está tudo pronto para o reparo, só há um problema: eu não faço ideia da senha do computador, nem ideia do email que usava na época. Existe alguma forma de resetar essa senha? Criar um usuário novo sem lembrar da senha antiga? Obrigado desde já
    • Por Ricotelli
      Estou querendo pegar um dos dois pra consertar, meu medo em relação ao X é que o face id não volte  a funcionar
    • Por Marcos Paulo Botrel Sarno
      E ae galera!

      Depois de muito pesquisar, e não encontrar nada conciso e objetivo, venho perguntar a vocês sobre os Serviços de Localização do Iphone, mais precisamente os Serviços do Sistema!
      Em se tratando de Brasil e que muitas coisas demoram a chegar e a serem aprimoradas, pergunto a vocês o que pode desmarcar e o que deixar marcado que é de essencial para o bom funcionamento do aparelho e para poupar bateria?
      Notei que o carregamento otimizado não estava funcionando e notei que tinha deixado Personalização do Sistema desmarcado! (Faz Sentido???) uma vez que ele usa localização para saber a hora de dormir e acordar e assim alimentar a IA do sistema!
      Espero que colaborem e assim vários de nós possamos trocar ideias para o bom aproveitamento e funcionamento dos nossos iPhones.
      Abraços

    • Por Jocilé Júnior
      Meu macbook a1278 está com um defeito estranho no carregamento.
      Quando eu conecto o carregador, o desempenho fica excelente, mas assim que eu removo, ele começa a travar enlouquecidamente.
      O macbook simplesmente não liga sem o carregador estar conectado. Ele para quando eu seleciono o usuário para fazer o login.
      O sistema não detectou erro na bateria.
    • Por zynshot
      Oi galera, tenho um Macbook Air 13” de 2009, White, velhinho que comprei na OLX e não me arrependo. 2 meses após a compra eu estava mexendo e percebi que ele estava conectado na tomada mas não carregava. Descarregou completamente e Pensei: Vou colocar em outra tomada, deve ser esse o problema. Mas agora o carregador não liga a luz dele e o Macbook não dá sinal de vida. O que eu quero saber de vocês é se o Macbook (mesmo sem bateria) dá algum sinal de vida, faz algum barulho, tenta iniciar, aparece “falta de energia” e desliga?  Vou comprar um novo carregador, mas tenho medo do problema ser no Mac. Por favor respondam se ele liga sem bateria pra eu não gastar dinheiro á toa hahahaha
    • Por leonardo.may
      Eu tenho um Macbook Air Mid 2013 (Modelo A1466) com 500gb de SSD. Há uns meses comecei a ter problemas, onde o Mac não inicializava corretamente, dando um erro onde ficava um icone com uma interrogação piscando numa tela preta antes de iniciar o sistema, e tenho que reiniciar varias vezes para conseguir entrar no sitema. Levei na assistencia autorizada da Apple aqui na minha cidade, fizeram o diagnóstico de que era mesmo o SSD com problema e me deram um orçamento de mais de R$ 8000,00 para trocar o SSD, muito mais do que o próprio equipamento vale, então eu quero comprar um outro SSD e gostaria de orientação do que eu preciso comprar para ter um SSD de 500 gb mesmo, funcionando corretamente no meu Mac.
      Me indicaram que tenho que comprar isso: 
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1335215563-adaptador-ssd-macbook-air-pro-mac-mini-2013-a-2017-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=a3d60bc2-8646-4f34-8562-4b817f366d24
      e o SSD, pensei em comprar esse aqui: 
      https://www.kingstonstore.com.br/collections/consumidores/products/sa2000m8-500g?variant=29439760597075
       
      Se alguém tiver indicações, prós ou contras das alternativas que coloquei acima, por favor me fala. Eu não estou podendo gastar muito, mas se for um tipo de SSD que dê muito problema ou esquente muito a ponto de danificar o equipamento, eu gostaria de saber a opinião de vocês mais experientes. 

      Muito obrigado, fico aguardando respostas para comprar a melhor opção, inclusive se eu achar um SSD de 1tb num preço competitivo eu iria nessa opção. 
    • Por marchelr
      Olá, galera!
      Recentemente o MM publicou uma matéria falando sobre o alto consumo de bateria pelo WhatsApp. No meu caso, com relação ao referido mensageiro, mantenho desativado o uso da localização, bem como  atualizações em 2o. plano, mas, ainda noto um alto consumo de bateria quando não estou usando essa porcaria do "Zapzap". Alguém sabe me dizer o que o WhatsApp fica fazendo e como inibir isto de vez?
      Vejam prints de tela que mostram o que acabei de dizer:



    • Por Hector Moreno
      Tenho um iMac 27" Late 2012 e após fechar, depois que troquei o HD dele (foi um parto pra abrir), o adesivo não segurou e a tela caiu durante a noite.
      A tela trincou em alguns pontos. Somente o vidro. Não aconteceu nada com o LCD. Mas esteticamente não fica legal.

      Alguém sabe de algum lugar que troque ou venda a tela? Estou em SP.
      Lembrando que esse modelo, a tela é junto com o vidro.

      Obrigado galera!


    • Por mpaulobr
      Prezados, 
      Gostaria de saber se alguém já fez a troca da bateria do MacBook (Air/Pro) na Apple Store do Morumbi, estou com as seguintes dúvidas:
       - Quanto tempo para realizar o reparo?
       - A peça tinha em estoque ou foi necessário solicitar a peça?
       - Como você conseguiu o atendimento, foi direto na loja ou fez o agendamento pelo site/app? 
       
      Muito obrigado.
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      48.855
    • Total de Posts
      417.576
×
×
  • Criar Novo...