Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
tazzio

Bateria não é detectada após reset de SMC - Macbook Air Early 2014

Posts Recomendados

Olá

 

Tenho um Macbook Air i5, 8gb com 2 anos de uso e muito bem conservado. Em 2015 precisei mandá-lo para assistência em Curitiba devido à uma falha na placa lógica que foi trocada dentro da garantia de um ano da Apple. O serviço, aparentemente, foi bem feito e meu Mac voltou funcionando como esperado. Na época, percebi que perdi algumas horas de bateria mas como já usava a máquina por um ano pensei que fosse normal, de acordo com a contagem de ciclos e tudo mais (cerca de 400, por aí). Meses depois, ja em 2016 a máquina funcionava normalmente até que um belo dia o flash card (ssd 128gb) pifou e eu perdi todo o trabalho que produzi durante os últimos anos. Ao levá-lo na assistência - ciente que custaria uma fortuna para trocar essa simples peça - deixei a máquina para fazer orçamento e decidi, após o resultado, que faria eu mesmo o conserto. Resolvi então comprar uma peça nova e abrir a máquina, coisa que tenho experiência em fazer. 

 

Assim que tirei a tampa do Macbook percebi que uma pecinha preta de plástico havia se soltado do seu lugar no centro da bateria - uma cavidade que supostamente prende a tampa do Mac através de um encaixe - e apesar de ficar preocupado com aquilo percebi que não fazia diferença no funcionamento da máquina em geral... percebi também que o encaixe do parafuso inferior esquerdo da bateria estava quebrado na ponta como se o parafuso tivesse sido muito apertado e forçado o case embaixo dele; novamente fiquei intrigado mas desconsiderei por não apresentar nenhuma mudança no uso. Segui para a troca do SSD e ao tentar tirar o parafuso percebi que este também estava gasto e sem tinta na parte de cima, dificultando bastante o processo. Após algumas tentativas sem sucesso consegui finalmente com a ajuda de um alicate de bico remover o SSD original e formatar o novo e seguir a vida com meu Mac. 

 

Isto foi até que na semana passada, enquanto usava o computador normalmente no Netflix, o computador simplesmente desligou. Reiniciei a máquina ainda na bateria (que estava com 66% na hora) e segui usando... minutos depois a mesma coisa voltou a acontecer, só que desta vez a máquina não ligava. Conectei o carregador e o mesmo não indicava nenhuma luz verde ou vermelha ou nada. Tentei de todas as formas alguma resposta da máquina, desde comandos de início como reset de PRAM E SMC e nada acontecia. Foi então que decidi mais uma vez abrir a máquina e tentar achar alguma solução. Após pesquisar bastante aqui no fórum, descobri que se desconectasse a bateria da placa lógica enquanto desligado do carregador por alguns segundos e depois conectasse novamente e efetuar o reset de SMC o computador deveria voltar a funcionar como esperado. Fiz o processo e para meu alívio a máquina reiniciou sem apresentar nenhum problema. Foi até quando fiz o login no sistema que percebi que o indicador da bateria apresentava um X no lugar da porcentagem e fiquei preocupado com o que pudesse ter acontecido.

 

Repeti o processo na esperança de que alguma coisa tivesse ficado fora do lugar mas sabia que não era possível e como era esperado, nada mudou. Insisti mais algumas vezes até que desisti e aceitei trabalhar com meu Macbook sem bateria, rodando metade de sua capacidade de processamento dois dias antes de me apresentar em outra cidade com meu Live. Viajei e toquei com o Mac da minha namorada, um Pro de 2011 que teoricamente apanha do meu mas que me deu uma aula de estabilidade e potência nos últimos dias. Até o momento não consegui descobrir o que pode ter acontecido com minha bateria. O Sistema continua sem detecta-la, a máquina funciona normalmente (pela metade, mas normal) e nenhum dado foi afetado, porém não serve para trabalhar ou me apresentar com em nenhuma hipótese. 

 

A minha pergunta é: o que houve? 

 

É estúpido pensar que alguma má fé possa ter acontecido e que ao longo prazo eu fui prejudicado? Independente do motivo, agora que a garantia se foi e que qualquer ação judicial necessite de provas e mais tempo e paciência ($$$) do que posso dispor; sei que eventualmente terei que trocar a bateria e que o mais indicado a se fazer é mandá-lo para assistência autorizada. Bom, eu Não confio mais nessa loja de Curitiba e sei que o custo para fazê-lo será alto para mim considerando apenas o preço de baterias usadas no Mercado Livre. 

 

Um amigo sugeriu que a minha máquina pudesse fazer parte de um Recall devido à quantidade de problemas que apresentou em apenas dois anos e isso me deixou com alguma esperança. Confesso que não sei como descobrir ou por onde começar a pesquisar sobre isso mas sei que não faria mal dividir minha história aqui no fórum com vocês.

 

Gostaria muito da ajuda da comunidade, uma vez que me considero um ~apoiador~ da Apple desde criança. 

 

Desde já agradeço, um abraço!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por Anny Rodrigues
      Olá galera, preciso de uma ajudinha. Eu tenho um macbook pro 2012 de 13 polegadas. Ele já é bem antiguinho como pode ver e eu queria trocar a bateria dele. Alguem sabe onde posso comprar uma bateria original ou se a apple ainda oferece suporte para trocas? Eu tenho receio de comprar qualquer bateria e ele estragar meu equipamento todo e sinceramente gosto muito desse mac, já troquei as peças dele e ele roda que é uma beleza, me ajuda muito quando estou viajando pois ele consegue rodar meus programas. Enfim, acho que já deu pra perceber que amo esse bb rsrs
      alguem conhece algum lugar de confiança? desde já agradeço qualquer ajuda. 🌻
    • Por Luisfelipe96_
      Fala pessoal, comprei um macbook pro 2010 e não  sei se troco a bateria ou não, a duração da bateria ta em torno de 2:30 e queria saber se vale a pena comprar uma do mercado livre ou se vcs tem alguma pra indicar que tenha uma boa autonomia 
       
      e gostaria de saber tambem de alguém que tem macbook do mesmo ano, qual a autonomia do mac de vcs.. 
       
      obrigado. 
    • Por Renato_RP
      Pessoal, atualmente tenho um MBP retina 2014, que na real esta me atendendo muito bem, o único problema é a questão do SSD  que tenho apenas 128gb. Eu estava certo da compra de um novo MBP ate o lançamento do MBA 2018.
      Meu uso é tem sido bem básico nos últimos anos, nada que precise de uma maquina potente, mas estou achando que sair do meu retina 2014 para um MBA 2018 seria quase nenhum ganho de performance , e sim apenas um SSD maior. 
      Iria para um MBA com 16gb e 512gb, mas ai entro a duvida de pagar um pouco mais, no meu caso (+350 libras pois iria comprar em Londres), e pegar um MBP com TB.
      Alguma sugestão ?
      Abs,
       
    • Por ghaedric
      Fala pessoal, trabalho com desenvolvimento web e mobile (android e ios) e surgiu a necessidade de comprar um mac, minha intenção é pegar uma máquina nova e pesquisando no mercado livre acho que esses dois suprem minhas necessidades, como o preço está bem parecido, me surgiu a dúvida cruel, qual desses dois é melhor?
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-983105169-apple-macbook-air-retina-13-i5-16ghz-8gb-256gb-ssd-2018-_JM?quantity=1
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1114665444-macbook-pro-13-i5-23ghz-8gb-256gb-retina-mpxu2-mpxt2-12x-_JM?quantity=1
    • Por Edujose
      Estava utilizando meu MacBook air 13 normalmente quando o monitor escureceu. De imediato achei que era apenas a bateria que havia acabado, porém, após conectar ele no carregador continuou a ficar com a tela escura.
      Ao iluminar a maça na parte de trás, com uma lanterna, é possível a área de trabalho e que está rodando normalmente o sistema. Levei em uma assistência que disse que o problema é na placa lógica, e passaram um orçamento de 2.600,00.
      Será que realmente precisa trocar a placa lógica? Realmente o custo é nesse faixa de preço (2.600,00)? Alguém conhece uma assistência em Florianópolis?
    • Por lukas21
      Bom,não é bem assim. É que estou de férias,e por isso acabo usando o iPhone bastante. Logo para não precisar carregar 3x ou 4x no dia,eu estou deixando ele mais da metade do Dia na tomada. Quando eu estou no trabalho também costumo deixar ele ligado na tomada,pois uso ele muito lá também. 
      E creio que isso diminui o desgaste da bateria,já que ela não vai estar sendo drenada  e sendo recarregada o tempo todo. Estou certo? Já cheguei ao ponto de carregar meu iPhone 4x no dia. Então perdi a paciência e estou deixando ligado direto na tomada mesmo,igual notebook 😛 
      vocês fazem assim também? 
    • Por lukas21
      Estou em busca de uma bateria para meu iPhone 6S. Pelo que eu pesquisei,essa marca “NoHon” tem muitos elogios. Alguém conhece ou possui essa bateria? Obrigado galera 
    • Por jpac
      Enviei meu aparelho confiando na empresa e fui surpreendido com a substituição de componentes que estavam em pleno funcionamento. Não foi justificado o porquê dessas substituições e nem me foi questionado quanto a elas.   O iPhone modelo 7 Plus acusou que a saúde da bateria estava ruim e comprometendo a performance do aparelho e me sugeriu a substituição desse componente. Durante a solicitação do suporte me foi informado que esse serviço custaria cerca de R$ 150 e que seria feito um caução para a substituição de outros componentes danificados ou até do aparelho por completo. No entanto, sem nenhuma justificativa, substituíram dois componentes (extremamente caros) que estavam em pleno funcionamento. Agora tenho uma cobrança na fatura de quase R$ 1600,00      Estou chateado e decepcionado com forma como minha solicitação de suporte foi deturpada. Como se não fosse o bastante, o caução de mais de 2 mil reais ainda não foi estornado.    Todo mundo da assistência diz que os termos do serviço eram assim e que eles não tem condições de ficar questionando um a um pra fazer a manutenção necessária nas "centenas de aparelhos que eles recebem todos os dias". Além disso, se recusaram a explicar ou justificar, disseram que o técnico "deve" ter achado necessário substituir isso e aquilo.   O que eu sei é que não sou obrigado a pagar por serviços desnecessários já que conheço muito bem o meu aparelho pra saber que a tela e a câmera foram entregues em perfeito estado. O suporte americano da Apple sugeriu que eu aguardasse o recebimento do iPhone pra voltar a falar com eles. Já vi que vou ter que processar a empresa, tudo isso é um absurdo, coisa de golpistas!
    • Por Marcos S. C. Figueiredo
      Olá pessoal, queria tirar umas dúvidas. Queria realizar a troca da minha bateria (ela está com 68% da capacidade já e tenho medo de dar algum problema também). Estou querendo trocar na própria apple store do Morumbi Shopping, visto que é um local de confiança, bem como é o local em que a troca está mais em conta (1199 segundo o próprio site da apple) Segue o link:
      https://support.apple.com/pt-br/mac/repair/service
      Queria saber se alguém já teve a experiência de trocar lá e se demorar a troca (quanto tempo?), se eu preciso mesmo agendar (ou posso esperar numa fila) e se eles cobram a mão de obra além do valor de 1199 reais. 

  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      47.541
    • Total de Posts
      408.021
×
×
  • Criar Novo...