Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Evento especial no dia 27 de Out. hello again


pbr

Posts Recomendados

20 horas atrás, sigma7 disse:

Sobre o Thunderbolt, já se passou um bom tempo e os dispositivos de armazenamento externo com esse conector não se popularizaram. Fui aos EUA neste ano e até cogitei adquirir um, mas desisti por não ver a praticidade de poder conectar em computadores não-Apple e outros aparelhos como smart TV e até mesmo o Time Capsule da Apple. Acho engraçado que a porta Thunderbolt de meu iMac 2011 ainda esteja virgem. Pelo visto a Intel cobra caro demais pelo licenciamento e espero que em breve algum novo USB acabe com a graça dessa empresa. O caso que ela se deu mal um tempo atrás foi o WiMAX, mas esse é outro assunto...

Não confundir as portas Mini DisplayPort (MDP) e USB-C com a interface Thunderbolt.

As interfaces Thunderbolt 1 e 2 usavam a porta MDP, e este sempre foi um grande motivo para a falta de popularização delas. A porta MDP nunca chegou ao nível de popularidade das portas HDMI e USB. 

Agora, como a interface Thunderbolt 3 se adequou à porta USB-C, a tendência de popularização acaba sendo meio inevitável. A porta USB-C tem características que lhe permitem compatibilidade com diversas interfaces, como HDMI 2.0, DisplayPort 1.2, USB, Ethernet, PCI-Express 3.0, além do próprio Thunderbolt 3 (compreendido como interface). É evidente que a porta USB-C está substituindo a tradicional USB-A. Os computadores, em um futuro próximo, terão apenas portas USB-C, que servirão para praticamente tudo.

Computadores com suporte à interface Thunderbolt 3 serão bem mais comuns basicamente porque a porta de comunicação será popular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito que as coisas estão, nunca poderei comprar um MacBook novo. E não é por falta de dinheiro, mas sim porque eles não mais se encaixam em meu perfil. Prezo por um computador que seja, acima de tudo, prático, coisa que a Apple vem colocando em segundo plano ultimamente.

Durante os últimos anos vi os MacBook Pro se tornarem cada vez menos profissionais, ou talvez dificultando cada vez mais neste sentido. Eu viveria sem o Superdrive, mas os modelos Retina retiraram a Entrada de Audio (nos deixando apenas com um conector misto), impossibilitando gravar e reproduzir o som ao mesmo tempo sem o uso de adaptadores. Não sentiria falta do conector firewire simplesmente porque não tenho nada que use, mas tenho colegas com câmeras de vídeo com a tal entrada e preferem usar no lugar do USB, mas não podiam fazer sem o uso de adaptadores. O Ethernet me faria uma falta danada pois gosto muito da estabilidade do padrão, em especial para longos uploads (coisa que preciso fazer sempre). Para suprir sua falta, só com adaptadores

Neste modelo atual, no entanto, perdemos o USB-A, Displayport e SD. A falta do USB-A acarreta em diversos problemas. Não me imagino levando meu notebook para uma agência, quando surge um colega na mesa ao lado precisando me passar um arquivo de 12 GB e eu digo "Me manda por dropbox que meu computador não aceita isso". Mais uma vez: Quer resolver o problema? Adaptadores. O Displayport me irrita bastante. Adorava o fato dos computadores da Apple usarem a entrada de vídeo que mais ganha popularidade nos últimos tempo. Um notebook não pode ter VGA, DVI, HDMI e DP ao mesmo tempo, então que tal ter a mais versátil e popular ao mesmo tempo? Mas aí vem a Apple e acaba com isso, adicionando uma entrada que no mínimo vai precisar de um cabo novo (no caso do HDMI, DP e DVI) ou de um adaptador novo (no caso do VGA). Pior que a maioria dos cantos que eu frequento já possuem adaptadores miniDP nos projetores. Mas também foi embora o leitor de cartão SD, aquela coisa super util para fotógrafos. Agora só com adaptadores.

Aí eu me pergunto: Esses notebooks são profissionais pra quem? Para o cata que precisa gravar audio? Para o cara que trabalha com vídeo ou fotografia? Para o designer ou publicitário que trabalha em agência? Para o editor de vídeo que precisa manter várias cópias do seus arquivos em HD externo? Para o amigo que trabalha com altas transferência de dados? Para quem precisa fazer várias apresentações para clientes utilizando TV ou projeção?

Qual a vantagem de investir X em um computador que você sequer poder aumentar a memória RAM no futuro? Fora que 16 GB como máximo? Sério que eles acham que não existem profissionais que precisam de mais que isso?

Eu, como designer, fico feliz com a nova tela com maior fidelidade de cores e só. Nada mais que os novos MacBook Pro oferecem me interessa. A porta Thunderbolt do meu iMac não me interessa, mas fico feliz de ser apenas uma. Se fossem todas assim, eu provavelmente não teria comprado o computador. Este MacBook, no entanto, possui apenas portas da qual eu não teria utilidade.

A Apple da década passada se esforçou muito para deixar os Macs no padrão da indústria. Processador Intel, USB (que a Apple foi uma das pioneiras), mini-DVI e mini-DP, leitor SD, SATA, Ram DDR. As pessoas começaram a ver o Mac como um "computador normal", coisas que não viam. Não existia nenhum periférico que um PC com Windows recebia que um Mac não podia receber assim que saísse da caixa. Não mais. 

Com excessão do Processador (até quando?), a Apple conseguiu matar todas as outras coisas que a deixavam participar de um ecossistema global. Eu até entendo fazer mudanças drásticas na linha de computadores pessoais (onde as coisas mudam muito mais rápida e muitas vezes não existe o fator de perda de produtividade), mas fazer isso na linha profissional?

Enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...