Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade do cooler mac mini


Danipru3

Posts Recomendados

20 minutos atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

Também acho que não é uma competição, mas quem começou a dizer que "meu Mac tem 4 anos e nunca deu problema" foi você.

Mas minha convicção de que estou certo vem da física e da estatística e não somente de relatos de pessoas, fóruns, amigos ou primos.

Tenho certeza que utilizando meu método de controle da temperatura da CPU e GPU ela é muito mais apurada do que o automático, pois vejo na minha frente a temperatura de entrada do ar, temperatura da CPU e GPU, controlando-as quando necessário, principalmente ao editar videos, rodar aplicações "pesadas" na nossa temperatura tropical. 

Fisicamente se minhas CPU e GPU ficam constantemente "frias" ela duram mais, e a probabilidade de queimarem é infinitamente menor que as suas que estão no automático podendo chegar a 100 ºC conforme você relata, e não se preocupar com isso pois foram feitas para isso, segundo suas palavras.

Agora nesse momento é só olhar para minha barra de tarefas que vejo a temperatura de entrada do ar externo em 27 ºC, a CPU à 34 ºC e a GPU a 36 ºC.

Quem tem um melhor controle e estatisticamente seria menos propenso a ter surpresas de defeitos no Mac, eu ou você ?

 

Bem, falei do tempo do meu Mac no mesmo tom que você falou do tempo do seu iMac, um post antes do meu. ;)

As temperaturas ficam assim tão baixas se jogar um vídeo em 4k pra renderizar? Ou então se abrir um jogo que faça uso mais intenso da máquina?

Entenda que você está forçando a temperatura baixa a ficar ainda mais baixa. 50º não é uma temperatura extrema, e não vai fazer a máquina queimar, afinal os processadores foram feitos para suportar o dobro disso. Caso eu precise renderizar um vídeo, o sistema vai subir a rotação para 6k, e no final das contas meu controle automático com o seu controle manual, será o mesmo. Tirando, claro, o fato de que você está forçando seu cooler quando não é necessário.

Ps. Eis as temperaturas do meu Mac, com uma baralhada de aba no Chrome e outras coisas rodando e ventoinhas no mínimo.

saEgo.png  

Editado por Adalberto Taylor
Print errado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Bem, falei do tempo do meu Mac no mesmo tom que você falou do tempo do seu iMac, um post antes do meu. ;)

As temperaturas ficam assim tão baixas se jogar um vídeo em 4k pra renderizar? Ou então se abrir um jogo que faça uso mais intenso da máquina?

Entenda que você está forçando a temperatura baixa a ficar ainda mais baixa. 50º não é uma temperatura extrema, e não vai fazer a máquina queimar, afinal os processadores foram feitos para suportar o dobro disso. Caso eu precise renderizar um vídeo, o sistema vai subir a rotação para 6k, e no final das contas meu controle automático com o seu controle manual, será o mesmo. Tirando, claro, o fato de que você está forçando seu cooler quando não é necessário.

Ps. Eis as temperaturas do meu Mac, com uma baralhada de aba no Chrome e outras coisas rodando e ventoinhas no mínimo.

saEgo.png  

Quando falei do tempo do meu Mac foi num contexto completamente diferente do seu, que da sua parte foi em termos de comparação com o meu, querendo dizer que se o meu já tinha 5 anos sem problemas o seu tinha 4 sem problemas, mas mesmo assim estou na frente, mesmo você querendo dizer que isso não é uma competição mas insistindo em tocar nesse assunto o tempo todo. ?.

"As temperaturas ficam assim tão baixas se jogar um vídeo em 4k pra renderizar? Ou então se abrir um jogo que faça uso mais intenso da máquina?" 

Ficam infinitamente mais baixas que as suas utilizando esses exemplos, posso garantir.

Ainda bem que estou forçando as temperaturas da CPU e GPU abaixo dos 50 ºC e assim que quero e desejo, pois não quero gastar uns R$ 2.000,00 ou R$ 3.000,00 para trocar minha CPU, GPU ou logic board !

Volto a dizer, pois já disse inúmeras vezes que não existe esse argumento de "Estar Forçando meu Cooler" quando ninguém, nem eu nem você e ninguém, a não a Apple e o fabricante dos cooler da Apple a DELTA, sabemos o quanto dura em temos de horas, ou expectativa de vida, ou anos, um cooler a ponto de comprometer sua rotação ou mesmo travá-la, pois já disse, e se não quiser acreditar em mim, pesquise no site da DELTA que é a fabricante desse coollers da Apple, que eles são, primeiro, motores elétricos DC feitos de (Brushless), ou seja sem escovas, que não tem o problema de oxidação de terminais, e de mancais de rolamentos (Ball Bearing), onde a expectativa de vida da rotação é umas 70.000 horas.

"Os argumentos para virarem convicção precisam ser embasados em fatos e dados pois senão viram meras conjecturas."

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou com o istats rodando aqui e, nesse momento, sem o smcfancontrol executando, e com o gerenciamento de rotação do cooler sendo feito pelo SO, estou com 72°...

vendo série no kodi e com todos os serviços, citados no primeiro post, no ar...

Marcelo, como voce consegue fazer seu sistema rodar a 40°?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2016 at 16:53, Marcelo Pitz Espindola disse:

Depois de ler aqui e em outros fóruns vários relatos de placas de vídeos, lógic board e fontes queimadas passei monitorar a velocidade das 3 ventoinhas do meu Mac, e não a toa que meu Mac 2011 vai para 6 anos sem nenhum problema, repito, nenhum problema !

Da mesma forma que pastas térmicas podem secar e podem deixar de efetuar a troca de calor correta dos processadores (CPU e GPU) com seus respectivos dissipadores, termistores também podem falhar e alterarem seus valores a ponto de não acionar a velocidade correta das ventoinhas na hora necessária de calor intenso.

Esse relato do Alan que no MacBook dele as ventoinhas são acionadas de forma mais intensa quando a temperatura chega a 95 ºC é assustador para mim. Eu nunca arriscaria minha máquina a 95 ºC, por isso não abro mão de ter o controle da temperatura na minha frente.

Vejo na barra de tarefas as temperaturas de entrada do ar, da CPU e da GPU, assim posso mudar somente duas configurações quando necessário. Não é nenhum sacrifício ou passível de esquecimento pois quando me preocupo não esqueço.

Sobre a troca de pasta térmica eu vejo um ótimo benefício se não fosse por um simples detalhe:

É muito difícil trocar pastas térmicas de Macs veja:  https://pt.ifixit.com/Guide/Mac+Mini+Mid+2011+Heat+Sink+Replacement/6418

https://pt.ifixit.com/Guide/iMac+Intel+21.5-Inch+EMC+2428+GPU+Heat+Sink+Replacement/5979

Se fosse que nem um Desktop PC Windows onde é só desconectar o cooler, beleza, já troquei diversas pastas de vários PCs, mas Macs !!!

@Marcelo Pitz EspindolaRapaz, a TJUNCTION da CPU do meu Mac é fixada pela Intel em 100 graus. Trabalhar com qualquer coisa abaixo disso não é problema. O material usado é garantido pelo fabricante para manter suas características originais e vida útil inalteradas quando usado até 100 graus. Quando em capacidade máxima (subindo o clock de 2,5 GHz para 3,7 GHz em Turbo Boost) e com os dois ventiladores de sistema girando e sustentando a temperatura abaixo dos 100 graus, não há com o que se preocupar.

Idade não é fator determinante de nada. Um computador durar 6 anos sem problema não é mérito algum. Deveria durar muito mais. Meu primeiro Mac, baseado em PowerPC, tem mais de 10 anos e ainda funciona. Nunca me preocupei com a temperatura dele. E não acho nenhuma coisa de outro mundo durar "tudo isso".

Se um dos sensores de temperatura do sistema falhar, o problema não é superaquecimento, é falha do sensor. Superaquecimento será sintoma. Aumentar artificialmente a velocidade dos ventiladores só vai disfarçar o defeito e diminuir a vida útil desse componente. Há de lembrar também que o sistema tem várias salvaguardas para o caso de falhas nos ventiladores: a Intel coloca ciclos vazios de processamento caso a ventilação ativa falhe e força o desligamento do computador caso a temperatura atinja valores relativamente altos. Exatamente por isso são lançados processadores "destravados" para overclock: essas salvaguardas são retiradas para o usuário levar o sistema ao extremo.

Me responde uma coisa: se, no meu Mac, a rotação máxima dos ventiladores do sistema é de 6200 RPM e quando processando minhas edições de vídeo em 4K usando CPU e GPU para fazer render, ou seja, usando tudo e mais um pouco de poder de processamento, a CPU e GPU chegam na casa dos 95 graus, ajustar manualmente a velocidade desses ventiladores muda o quê? Não posso ajustar a velocidade além do máximo e a temperatura não irá baixar enquanto não terminar meu trabalho. Se o sistema faz isso de forma automática e manualmente atingimos o mesmo resultado, porque não delegar? Monitorar é uma coisa diferente de intervir, observe. Eu monitoro. E se, em estado de uso de 100% de recursos, ainda assim o sistema funciona normalmente, abaixo do valor TJUNCTION, usando 99% não é motivo de preocupação alguma.Uma coisa que nunca podemos fazer: medir os outros pela nossa régua. Se você se preocupa e não esquece, ótimo. Isso não é regra para todos os outros. Concorda?

Já no quesito troca da pasta térmica, como qualquer notebook de qualquer fabricante, nunca é tão simples, mas nada que impeça um usuário mediano de fazer. Se não quiser fazer por conta, pode procurar uma AT de confiança que o serviço não é tão caro. Em todos os meus computadores (sejam Apple, de outro fabricante ou montados por mim mesmo) eu mesmo troco a pasta térmica uma vez por ano, quando desmonto os aparelhos para limpeza. Mania minha.

Em 05/11/2016 at 23:18, Armando Fonseca disse:

Meu MacMini só funciona direito com um ventiladorzinho USB ligado pra cima dele, senão esquenta muito e trava.

@Armando Fonseca Seu Mac mini, com toda certeza, não foi projetado para funcionar assim. Peça uma avaliação de um técnico de confiança.

Em 06/11/2016 at 09:40, Marcelo Pitz Espindola disse:

É por isso que você mesmo é que precisa ter o controle das ventoinhas, no caso do Mac mini dá única ventoinha. 

Se deixar a cargo do controle automático do Mac, já era. 

Pelo menos no Macs antigos.

Antigos que digo os não atualíssimos do ano corrente que estamos, 2016.

Eu ainda tenho quase certeza que a Apple não dá a mínima para a compatibilidade dos hardwares antigos com os SO novos, no caso atual, o Sierra, no que tange ao controle automático das ventoinhas em relação a exigência de arrefecimento da CPU e GPU.

 

@Marcelo Pitz Espindola Rapaz, o que você escreveu é completamente descabido. É óbvio que o produto é projetado e fabricado para funcionar da forma proposta pelo fabricante. O que o colega está comentando deveria ser avaliado por um técnico para determinar a causa do mau funcionamento quando sem ventilação forçada.

Nem vou comentar meu Mac baseado em PowerPC que já citei acima.

Cara, por favor, o controle dos ventiladores não é gerenciado pelo sistema operacional, mas sim pelo SMC. Observe que quando há uma atualização de firmware o computador é reiniciado, entra no modo de atualização e os ventiladores são acelerados ao máximo durante a atualização. O SO nem está carregado. O que os aplicativos de terceiros que gerenciam a velocidade fazem é informar um valor de rotação para o SMC executar. Alguns mais evoluídos também monitoram a temperatura para subir a velocidade dos ventiladores caso necessário, fazendo um by pass do SMC nessa tarefa, porém de forma bem mais lenta porque o software não faz a leitura diretamente nos sensores, mas através de quem? Isso mesmo, do SMC, que já poderia tomar a medida correta, mas está "algemado" por algum software que vai demorar bem mais do que ele para ajustar o que deveria ser feito por ele.

Em 06/11/2016 at 18:43, Danipru3 disse:

Tambem acho não saber a temperatura da máquina meio incômodo.

Da sempre aquele medo de fritar tudo

Antes de rodar o aplicativo, a carcaça do meu mac ficava quente; agora, não mais...

Apenas quando assisto um filme, série, no kodi, é que ele sobe a uns 70°

Sei que não é ideal mas não sei como melhorar isso pois mesmo subindo mais a velocidade da ventoinha, o minimo de temperatura estabiliza em 48°~49°

@Danipru3 Entendo o que você está falando, mas compare com o principal concorrente do macOS, o Windows. Pelo que lembro, ele também não informa nativamente a temperatura da CPU / GPU.

O fato dele ficar quente não quer dizer que é necessariamente um problema. Os ventiladores trabalham de forma lenta para poupar energia e gerar pouco ruído. Só aceleram caso seja necessário. Você deve monitorar o comportamento do sistema (lentidões, travamentos, etc) e a temperatura (como já faz). Se o sistema não está demasiadamente lento, não está travando, e a temperatura está dentro do que os fabricantes dos chips ditam, não há com o que se preocupar.

Em 07/11/2016 at 09:27, Adalberto Taylor disse:

Muito boa resposta. Apenas acrescentando, eu não sou muito fã da Artic Silver X porque dizem que ela conduz eletricidade, e como os processadores dos Macs atuais tem o chip exposto prefiro a Artic MX4, que não conduz. Isso, pra mim, pode significar a proteção do processador em caso de navalhada na aplicação da pasta. rsrsrs

Sobre o assunto do tópico. Já fui desses que se preocupam demais com temperatura do Mac, mas hoje estou curado.

Como mencionado pelo Alan, fixar a velocidade do cooler é a mesma coisa que trazer a responsabilidade do gerenciamento para o usuário, você corre o risco de se distrair e não subir, ainda mais, caso seja necessário. Processadores mais recentes são feitos para suportar temperaturas de até 100º sem maiores problemas, quando chega perto disso que o Mac vai subir o giro dos coolers. 

Vale lembrar também que um cooler girando o tempo todo em velocidade mais alta, pode prejudicar a sua vida útil. Imagine que o cooler em rotações mais elevadas o tempo todo é como manter o giro do motor de um carro/moto na zona vermelha, a menos que você seja um CGzeiro, duvido que você dirija cortando o giro o tempo todo. Por mais que um cooler seja mais barato que uma placa lógica, encontrar coolers de Macs não é uma tarefa assim tão simples.

Vejo uma galera com a mesma preocupação que eu tinha quando vim do Windows, pra mim a temperatura ideal era em torno de 50º. E vejo também uma galera que quer manter abaixo disso. Hoje vejo que isso é obsessão.

@Danipru3, seu uso descrito como normal não é tão normal assim. Você está fazendo um uso mais intenso da sua máquina, VM é um processo que consome mais da máquina, afinal são duas máquinas rodando em uma. Kodi e Plex são dois programas que fazem acesso intenso ao disco, mesmo quando não se assiste nada. Não vejo motivo para a sua preocupação. 

@Adalberto Taylor Grande Adalberto! Há tempos não tínhamos discussões "acaloradas"! (trocadilho esse hein?)

Nunca tive problemas com a Silver 5, mas ela tem prata na composição. A MX4 tem o mesmo coeficiente térmico? O preço vale?

Em 07/11/2016 at 22:32, Danipru3 disse:

Adalberto

Entendi o que quis dizer e, olhando por esse lado, faz sentido

É que me acostumei a manter o sistema sempre com esses serviços no ar e isso passou a ser normal para mim.

Pergunto a todos: Deixando a velocidade da ventoinha ser controlada pelo osx, e fazendo o sistema executar a 72° constantes, não corro risco de, lentamente, cozinhar meu mac?

Obigado por toda ajuda

@Danipru3 Resposta rápida: não.

Explicação: se o sistema está dentro da faixa de temperatura especificada pelo fabricante, não há com o que se preocupar.

Comentário: os ventiladores não são controlados pelo macOS. São controlados pelo SMC.

17 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

A meu ver não tem com o que se preocupar. Como disse acima, esses processadores foram feitos para suportar temperaturas de até 100º. Deixe o gerenciamento por conta do sistema, se achar que está esquentando demais, faça um reset de SMC e NVRAM. Você pode analisar também a situação de limpeza interna, isso pode atrapalhar o resfriamento do Mac.

Você pode manter o smcfancontrol rodando, apenas para monitorar temperaturas e velocidades das ventoinhas, mas sem mexer nas velocidades. Caso note que ele está chegando, muito facilmente, à casa dos 90º e as ventoinhas não subirem, aí pode ser que seja o caso de se preocupar.

Complementando: e se preocupar é acionar um técnico de confiança para avaliar porque o sistema está superaquecendo. É um sintoma. Aumentar manualmente a velocidade dos ventiladores do sistema seria uma manobra de emergência para continuar trabalhando enquanto o computador não é avaliado/reparado.

17 horas atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

Danipru3,

Eu acho que corre risco sim, pois pelos inúmeros relatos de defeitos em MacBooks, e a maioria é por queima de GPU, e se é por queima de GPU é por falta de arrefecimento do cooler, ou seja a troca de calor do cooler com o ar renovado não estaria sendo feita com eficiência provocando essas queimas.

Relatos como os que li antes do seu são complicados de se sustentar pelos fatos já ditos por mim em comentários anteriores a esse. 

Só faço uma pergunta simples:

Se o controle de temperatura automático dos MacBooks ou mesmo iMacs da Apple são perfeitos, ou seja, entram na velocidade de arrefecimento adequadas quando necessário, porque há milhares de placas de vídeos queimadas e que inclusive tiveram que fazer recalls de placas de vídeos ??????

Vai dizer que é a pasta térmica seca ou é só a pasta térmica seca !!!

Outra questão é comparar o número de horas de rotação de um cooler com uma moto ????? Não faz o menor sentido.

Eu não posso dizer se os coolers (ventiladores) dos MacBooks ou Mac minis ou iMacs duram "XIS" horas ou "XIS" anos, pois são dados do fabricante dos coolers e não os tenho, mas posso dizer com 100% de certeza que os rolamentos dos coolers são de ball bearing, ou seja, são rolamentos de esferas que duram muito mais do que rolamentos deslizantes, e não falo isso pois sou eng. mecânico, apesar de ser, mais de buscar a informação correta no lugar correto.

Outra coisa que li anteriormente é sobre o controle de temperatura via software. Afirmo que quando controlado pelo usuário, através de softwares como o iStat Menus, não é 100% manual, ele, o software, somente te dá uma faixa de controle mais conservador na velocidade adequada e desejada.

Não é a toa que meu iMac tem 5 anos e vai para 6 sem nenhum problema. 

@Marcelo Pitz Espindola Rapaz, nem sei como começar a comentar...

Inúmeros relatos? Quantidade infinita?

Maioria de defeitos é por GPU? Onde está essa estatística? GPU só queima por calor?

É sério que você vai tomar os relatos como estatística para tentar provar o seu ponto de vista, indo contra os fabricantes e seus engenheiros sem nem ao menos mostrar os números?

Respondendo sua pergunta: porque máquinas pifam! E por vários motivos. Novamente você tentando induzir, na base do terrorismo, que todos os macs que tiveram GPUs pifadas foi por causa de superaquecimento. Você exclui mau uso, falha de fabricação dessa GPU, etc, etc, etc...

Problema de GPU em vários computadores (não só da Apple)? Culpa da Nvidia. Veja:

http://gizmodo.com/5061605/apple-confirms-failing-nvidia-graphics-cards-in-macbook-pros-offers-free-repairs-and-refunds

http://arstechnica.com/apple/2009/06/nvidia-gpu-failure-fallout-continues-apple-extends-warranty/

http://www.trustedreviews.com/news/HP-Lists-nVidia-GPU-Problem-Affected-Notebooks

https://www.cnet.com/news/summarizing-the-nvidia-problems-with-laptop-chips-overheating/

A maioria dos relatos do fórum da Apple é relacionado...

Um comentário: relacionar todos os problemas de macs "queimados" com superaquecimento e não apresentar números é manipular estatística. Primeiro que nem todos "queimam" por causa de temperatura, muitos dos que "queimam" por cauda de temperatura podem ser usados de forma incorreta (com capas por exemplo, que dificultam a dissipação passiva de calor, mas não são totalmente vilãs), não podemos excluir falhas de fabricação dos chips, impureza das matérias primas dos chips / soldas, quedas, etc...

Pelo visto você não entendeu a comparação feita. Foi quase uma metáfora para "não vai estragar a menina hein". A sutileza te passou despercebida entre os seus dedos. Foi uma ironia.

Seus textos são cheios de falácias. O mancal pode ter suspensão magnética que mesmo assim, algum dia, eles (os ventiladores) irão falhar.

Pergunta: não existe só o iStat menu, assim como há opções gratuitas. Você garante que todos os softwares de monitoração e gestão fazem esse ajuste dessa forma? Aliás, e se o processo que cuida disso no iStat menu travar, quem acelera mesmo os ventiladores? Ah, entendi...

Novamente afirmo que seu Mac durar 5 ou 6 anos (já nem sei porque já citou os dois) não é mérito nenhum e não me deixa admirado. Na minha casa as coisas duram muito mais do que isso. Minha geladeira tem uns 10 anos, meu fogão tem uns 9 anos, minha lavadora de roupas tem uns 5 anos, primeiro Mac, que guardo com bastante carinho, baseado em PowerPC tem mais de 10 anos sem preocupação com temperatura, e tudo funciona normalmente.

16 horas atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

Uma simples "GOOGADA" já dá a dimensão do que estou falando.

 

https://discussions.apple.com/thread/4337149?tstart=0

 

Vai acreditando no "controle automático de temperatura da Apple para TODOS os hardwares", que quem acreditar fritará seu Mac !

Outra estatística furada... é impressionante quando a falta de dados parte para o extremismo...

16 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

@Marcelo Pitz Espindola meu Mac vai tem 4 anos e sempre rodando no controle automático. Já até joguei nele, e nunca me preocupei com a temperatura, que batia a casa dos 90º durante o jogo.

A gestão do SMC não é perfeita e pode, sim, falhar. Mas ela geralmente é mais eficiente do que uma gestão manual. Para os casos em que ela falha é que existem processos de reset de SMC e NVRAM, além de limpezas físicas que se façam necessárias.

Os casos em que Macs 'fritam', geralmente estão ligados a temperaturas extremas, próximas ou acima da temperatura máxima para as quais os processadores foram projetados. Há também os casos em que uma solda mal feita, que também acontece no mundo Apple, se solta e provoca problemas.

Afirmo quantas vezes forem necessárias, 72º NÃO é temperatura extrema, e não apresenta riscos.

Sobre comparar a rotação de um cooler com um motor a combustão, é uma analogia. Em ambos os casos, se trabalhar constantemente próximo do limite, a vida útil é reduzida.

Tenho acreditado a 4 anos e vai muito bem obrigado.

Esses casos de overheat, em que o cooler não sobe, geralmente estão ligados a sensores falhos ou problemas com SMC.

@Adalberto Taylor Isso aí. Só gostaria de acrescentar que não só Macs fritam. Qualquer computador pode fritar. E por vários motivos. O colega afira que GPU que queima é por causa de superaquecimento, coisa que está completamente equivocada. Qualquer coisa pode falhar por qualquer motivo. Para isso existem as salvaguardas.

16 horas atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

Proceda da forma que você acha melhor que eu procedo na minha forma, mas por enquanto estou ganhando pois meu Mac vai para 6 anos sem nenhuma falha.

A grande questão dessa sua convicção com a minha é se você, diante de inúmeros fatos concretos que já relatei de defeitos em placas de vídeos queimadas e de problemas de sensores de temperaturas originais dos hardwares da Apple, iria vir aqui no fórum dizer que seu Mac queimou devido a queima de algum componente interno pelo superaquecimento do mesmo.

Fica impossível acreditar !

@Marcelo Pitz Espindola Mostra pra mim, por favor, o número de macs fabricados x número de macs que queimaram por superaquecimento x número de macs que queimaram por qualquer outro motivo x número de macs em utilização. Você, como já comentei, usa de falácias. O ônus da prova é seu, não do Adalberto ou até mesmo meu. Nós só colocamos que o sistema deve funcionar bem dentro das especificações do fabricante.

Você é quem afirma que todos os macs que pifam são por causa de superaquecimento e que todos os macs fabricados tem sistema de gerenciamento ineficiente. Você é quem precisa provar o que afirma. E com números, não com links de internet. Ou você é daqueles que acreditam que só porque está na internet então é verdade absoluta?

16 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Não é uma competição, entretanto, enquanto ambos estiverem funcionando, estaríamos no mínimo empatado. Se fosse um endurance, o resultado só seria conhecido quando ambos estivessem mortos.

E também não estou tentando te fazer mudar, apenas respondendo à dúvida do autor do tópico, com o meu parecer como técnico e como usuário. Parecer construído ao longo de quase 20 anos no mundo da TI. Vish, to velho mesmo.

Minha convicção se baseia em especificações e experiências. Nunca esqueça que o processador ou gpu que queima em um Mac, é o mesmo que queima em um PC, ou seja, Intel/AMD/Nvidia. Veja as especificações do primeiro I5 a equipar um Mac Mini. Link

Sobre os inúmeros fatos. Pense numa coisa, quantas pessoas abrem tópicos de suporte para dizer que seus Macs estão funcionando perfeitamente? Geralmente as pessoas só vão à esses canais para reclamar de algum problema. Qual a porcentagem de Macs que 'fritaram' por deixar o gerenciamento de temperatura da Apple trabalhar? Macs não teriam a fama que têm se a grande maioria fritasse.

Aqui na agência mesmo, o Mac mais recente é o meu, e nenhum dos demais jamais usou esse tipo de software de controle. Entretanto, o Mac do meu primo apresentou problemas no cooler por forçar rotações mais altas.

Sobre o funcionamento de softwares de controle, realmente, alguns deles são mais inteligentes que outros. O iStats, que eu tenho, é o melhor nesse sentido, o problema é que ele custa relativamente caro, graças ao câmbio atual. Mas note que o autor do tópico está usando o smcfancontrol, que trabalha com uma rotação fixa, ou seja, ele serve pra forçar a rotação, tanto pra cima quanto pra baixo.

@Adalberto Taylor O nome disso é viés de confirmação. As pessoas dizem que macs pifam porque há reclamações de que macs pifam nos fóruns da Apple. Se tomarmos dessa forma, podemos dizer que macs pifam ao sair da caixa porque ninguém vai lá só pra dizer que o mac está funcionando bem.

 

16 horas atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

Também acho que não é uma competição, mas quem começou a dizer que "meu Mac tem 4 anos e nunca deu problema" foi você.

Mas minha convicção de que estou certo vem da física e da estatística e não somente de relatos de pessoas, fóruns, amigos ou primos.

Tenho certeza que utilizando meu método de controle da temperatura da CPU e GPU ela é muito mais apurada do que o automático, pois vejo na minha frente a temperatura de entrada do ar, temperatura da CPU e GPU, controlando-as quando necessário, principalmente ao editar videos, rodar aplicações "pesadas" na nossa temperatura tropical. 

Fisicamente se minhas CPU e GPU ficam constantemente "frias" ela duram mais, e a probabilidade de queimarem é infinitamente menor que as suas que estão no automático podendo chegar a 100 ºC conforme você relata, e não se preocupar com isso pois foram feitas para isso, segundo suas palavras.

Agora nesse momento é só olhar para minha barra de tarefas que vejo a temperatura de entrada do ar externo em 27 ºC, a CPU à 34 ºC e a GPU a 36 ºC.

Quem tem um melhor controle e estatisticamente seria menos propenso a ter surpresas de defeitos no Mac, eu ou você ?

 

@Marcelo Pitz Espindola Física e estatística? Onde? Não vi aplicação nenhuma de termodinâmica e apresentação de nenhum número!

Fisicamente você não provou nada. Forçar a CPU a trabalhar mais fria sem necessidade só serve para desperdiçar energia. É puro placebo. Você gasta energia girando os ventiladores para diminuir a temperatura que não seria necessário porque a CPU e a GPU são projetadas para trabalhar em um range onde você pode atingir até o valor máximo (não ultrapassar) sem problemas.

Sua afirmação é igual ao mecânico que arranca a válvula termostática do motor do carro porque no Brasil que é quente não precisa daquela peça para aquecer o motor até a temperatura ideal. O melhor é trabalhar frio. Isso é patético. E foi outra analogia, ok?

Sua pergunta no final desse comentário é totalmente inconclusiva e descabida. Não existe estatística alguma sobre o que você propõe. Até agora você não apresentou nenhum espaço amostral válido e muito menos dados extraídos que façam sentido.

15 horas atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

Quando falei do tempo do meu Mac foi num contexto completamente diferente do seu, que da sua parte foi em termos de comparação com o meu, querendo dizer que se o meu já tinha 5 anos sem problemas o seu tinha 4 sem problemas, mas mesmo assim estou na frente, mesmo você querendo dizer que isso não é uma competição mas insistindo em tocar nesse assunto o tempo todo. ?.

"As temperaturas ficam assim tão baixas se jogar um vídeo em 4k pra renderizar? Ou então se abrir um jogo que faça uso mais intenso da máquina?" 

Ficam infinitamente mais baixas que as suas utilizando esses exemplos, posso garantir.

Ainda bem que estou forçando as temperaturas da CPU e GPU abaixo dos 50 ºC e assim que quero e desejo, pois não quero gastar uns R$ 2.000,00 ou R$ 3.000,00 para trocar minha CPU, GPU ou logic board !

Volto a dizer, pois já disse inúmeras vezes que não existe esse argumento de "Estar Forçando meu Cooler" quando ninguém, nem eu nem você e ninguém, a não a Apple e o fabricante dos cooler da Apple a DELTA, sabemos o quanto dura em temos de horas, ou expectativa de vida, ou anos, um cooler a ponto de comprometer sua rotação ou mesmo travá-la, pois já disse, e se não quiser acreditar em mim, pesquise no site da DELTA que é a fabricante desse coollers da Apple, que eles são, primeiro, motores elétricos DC feitos de (Brushless), ou seja sem escovas, que não tem o problema de oxidação de terminais, e de mancais de rolamentos (Ball Bearing), onde a expectativa de vida da rotação é umas 70.000 horas.

"Os argumentos para virarem convicção precisam ser embasados em fatos e dados pois senão viram meras conjecturas."

@Marcelo Pitz Espindola Ainda estou esperando os seus fatos e dados porque até agora só vi opiniões suas.

Enfim, como disse antes, nada com o que se preocupar se a temperatura ficar estabilizada abaixo da (ou igual a) máxima permitida pelo fabricantes dos chips (seja CPU ou GPU) quando estiverem em carga máxima. Esse foi um dos tópicos do fórum menos informativos e mais desproveitosos que já li aqui. Uma pena, porque ao invés de informar o autor, só colocou ele em uma situação onde tem que escolher em quem acreditar, ou seja, pouco ajudou.

Enquanto de um lado há a linha dos que defendem os datasheets dos fabricantes e procedimentos recomendados pela Apple (no caso desse tópico) há o outro lado que defende o achismo se vendendo como opção baseada em física e estatística sem aplicação alguma de nenhum dos dois.

@Adalberto Taylor Infelizmente é por isso que eu fiquei ausente daqui. Muito complicado lidar com a inversão de valores que as pessoas aplicam. Você é um bravo soldado nessa guerra da disseminação do conhecimento de qualidade. Eu não sou tão bravo assim. Infelizmente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo @Alan Leitão, tem sido bem difícil de lidar com a situação atual. No tópico do El Cap teve sujeito afirmando que o sistema era um fiasco porque tinham mais de 100 relatos de problemas relacionados a atualização, e claro que esses 100+ relatos representam a maioria dos usuários de Mac ao redor do mundo. Mesma coisa aqui.

Tínhamos mesmo discussões "acaloradas", mas creio que sempre chegávamos à um acordo final. 

Sobre a causa de um 'pifamento' (rsrsrs) podem existir diversas outras causas, além de um possível superaquecimento. Falha nas soldas costumam ser a maioria dos problemas, e uma solda falha pode apresentar o seu problema mesmo sem atingir temperaturas extremas.

Sobre a pasta. Confesso que fui na indicação da galera do InsanelyMac quando fiz meu hackintosh. A diferença de preço é pequena, AS5 de 3.5g sai a R$39,00 contra R$45 para 4g da MX4. Na minha opinião vale a pena, só por não correr o risco de dar aquela navalhada. Por mais experiência que tenhamos, uma hora ou outra dá problema. Alias, troquei a pasta do meu Mac há uns 4 meses, e na época (inverno) deu uma diferença de 4º com o Mac ocioso.

Sobre monitorar a situação do Mac, sou absolutamente a favor, mas só intervenho se sentir que tem algo de errado. E o último método que eu opto é subir a rotação dos coolers, existem muitas outras formas de intervir que podem ser mais inteligentes/eficientes que simplesmente subir a rotação dos coolers.

Inclusive para monitoramento do Mac, sem gastar os 18 Trumps no iStats, recomendo o HWSensors. Ferramenta excelente, desenvolvida inicialmente para Hackintoshes mas depois de um tempo passou a suportar Macs. O único cuidado é para, durante a instalação, não instalar o FakeSMC. Para fins de monitoramento, acho a melhor que existe, só uso o iStats porque ele veio num bundle que comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Alan Leitão disse:

@Marcelo Pitz EspindolaRapaz, a TJUNCTION da CPU do meu Mac é fixada pela Intel em 100 graus. Trabalhar com qualquer coisa abaixo disso não é problema. O material usado é garantido pelo fabricante para manter suas características originais e vida útil inalteradas quando usado até 100 graus. Quando em capacidade máxima (subindo o clock de 2,5 GHz para 3,7 GHz em Turbo Boost) e com os dois ventiladores de sistema girando e sustentando a temperatura abaixo dos 100 graus, não há com o que se preocupar.

Idade não é fator determinante de nada. Um computador durar 6 anos sem problema não é mérito algum. Deveria durar muito mais. Meu primeiro Mac, baseado em PowerPC, tem mais de 10 anos e ainda funciona. Nunca me preocupei com a temperatura dele. E não acho nenhuma coisa de outro mundo durar "tudo isso".

Se um dos sensores de temperatura do sistema falhar, o problema não é superaquecimento, é falha do sensor. Superaquecimento será sintoma. Aumentar artificialmente a velocidade dos ventiladores só vai disfarçar o defeito e diminuir a vida útil desse componente. Há de lembrar também que o sistema tem várias salvaguardas para o caso de falhas nos ventiladores: a Intel coloca ciclos vazios de processamento caso a ventilação ativa falhe e força o desligamento do computador caso a temperatura atinja valores relativamente altos. Exatamente por isso são lançados processadores "destravados" para overclock: essas salvaguardas são retiradas para o usuário levar o sistema ao extremo.

Me responde uma coisa: se, no meu Mac, a rotação máxima dos ventiladores do sistema é de 6200 RPM e quando processando minhas edições de vídeo em 4K usando CPU e GPU para fazer render, ou seja, usando tudo e mais um pouco de poder de processamento, a CPU e GPU chegam na casa dos 95 graus, ajustar manualmente a velocidade desses ventiladores muda o quê? Não posso ajustar a velocidade além do máximo e a temperatura não irá baixar enquanto não terminar meu trabalho. Se o sistema faz isso de forma automática e manualmente atingimos o mesmo resultado, porque não delegar? Monitorar é uma coisa diferente de intervir, observe. Eu monitoro. E se, em estado de uso de 100% de recursos, ainda assim o sistema funciona normalmente, abaixo do valor TJUNCTION, usando 99% não é motivo de preocupação alguma.Uma coisa que nunca podemos fazer: medir os outros pela nossa régua. Se você se preocupa e não esquece, ótimo. Isso não é regra para todos os outros. Concorda?

Já no quesito troca da pasta térmica, como qualquer notebook de qualquer fabricante, nunca é tão simples, mas nada que impeça um usuário mediano de fazer. Se não quiser fazer por conta, pode procurar uma AT de confiança que o serviço não é tão caro. Em todos os meus computadores (sejam Apple, de outro fabricante ou montados por mim mesmo) eu mesmo troco a pasta térmica uma vez por ano, quando desmonto os aparelhos para limpeza. Mania minha.

@Armando Fonseca Seu Mac mini, com toda certeza, não foi projetado para funcionar assim. Peça uma avaliação de um técnico de confiança.

@Marcelo Pitz Espindola Rapaz, o que você escreveu é completamente descabido. É óbvio que o produto é projetado e fabricado para funcionar da forma proposta pelo fabricante. O que o colega está comentando deveria ser avaliado por um técnico para determinar a causa do mau funcionamento quando sem ventilação forçada.

Nem vou comentar meu Mac baseado em PowerPC que já citei acima.

Cara, por favor, o controle dos ventiladores não é gerenciado pelo sistema operacional, mas sim pelo SMC. Observe que quando há uma atualização de firmware o computador é reiniciado, entra no modo de atualização e os ventiladores são acelerados ao máximo durante a atualização. O SO nem está carregado. O que os aplicativos de terceiros que gerenciam a velocidade fazem é informar um valor de rotação para o SMC executar. Alguns mais evoluídos também monitoram a temperatura para subir a velocidade dos ventiladores caso necessário, fazendo um by pass do SMC nessa tarefa, porém de forma bem mais lenta porque o software não faz a leitura diretamente nos sensores, mas através de quem? Isso mesmo, do SMC, que já poderia tomar a medida correta, mas está "algemado" por algum software que vai demorar bem mais do que ele para ajustar o que deveria ser feito por ele.

@Danipru3 Entendo o que você está falando, mas compare com o principal concorrente do macOS, o Windows. Pelo que lembro, ele também não informa nativamente a temperatura da CPU / GPU.

O fato dele ficar quente não quer dizer que é necessariamente um problema. Os ventiladores trabalham de forma lenta para poupar energia e gerar pouco ruído. Só aceleram caso seja necessário. Você deve monitorar o comportamento do sistema (lentidões, travamentos, etc) e a temperatura (como já faz). Se o sistema não está demasiadamente lento, não está travando, e a temperatura está dentro do que os fabricantes dos chips ditam, não há com o que se preocupar.

@Adalberto Taylor Grande Adalberto! Há tempos não tínhamos discussões "acaloradas"! (trocadilho esse hein?)

Nunca tive problemas com a Silver 5, mas ela tem prata na composição. A MX4 tem o mesmo coeficiente térmico? O preço vale?

@Danipru3 Resposta rápida: não.

Explicação: se o sistema está dentro da faixa de temperatura especificada pelo fabricante, não há com o que se preocupar.

Comentário: os ventiladores não são controlados pelo macOS. São controlados pelo SMC.

Complementando: e se preocupar é acionar um técnico de confiança para avaliar porque o sistema está superaquecendo. É um sintoma. Aumentar manualmente a velocidade dos ventiladores do sistema seria uma manobra de emergência para continuar trabalhando enquanto o computador não é avaliado/reparado.

@Marcelo Pitz Espindola Rapaz, nem sei como começar a comentar...

Inúmeros relatos? Quantidade infinita?

Maioria de defeitos é por GPU? Onde está essa estatística? GPU só queima por calor?

É sério que você vai tomar os relatos como estatística para tentar provar o seu ponto de vista, indo contra os fabricantes e seus engenheiros sem nem ao menos mostrar os números?

Respondendo sua pergunta: porque máquinas pifam! E por vários motivos. Novamente você tentando induzir, na base do terrorismo, que todos os macs que tiveram GPUs pifadas foi por causa de superaquecimento. Você exclui mau uso, falha de fabricação dessa GPU, etc, etc, etc...

Problema de GPU em vários computadores (não só da Apple)? Culpa da Nvidia. Veja:

http://gizmodo.com/5061605/apple-confirms-failing-nvidia-graphics-cards-in-macbook-pros-offers-free-repairs-and-refunds

http://arstechnica.com/apple/2009/06/nvidia-gpu-failure-fallout-continues-apple-extends-warranty/

http://www.trustedreviews.com/news/HP-Lists-nVidia-GPU-Problem-Affected-Notebooks

https://www.cnet.com/news/summarizing-the-nvidia-problems-with-laptop-chips-overheating/

A maioria dos relatos do fórum da Apple é relacionado...

Um comentário: relacionar todos os problemas de macs "queimados" com superaquecimento e não apresentar números é manipular estatística. Primeiro que nem todos "queimam" por causa de temperatura, muitos dos que "queimam" por cauda de temperatura podem ser usados de forma incorreta (com capas por exemplo, que dificultam a dissipação passiva de calor, mas não são totalmente vilãs), não podemos excluir falhas de fabricação dos chips, impureza das matérias primas dos chips / soldas, quedas, etc...

Pelo visto você não entendeu a comparação feita. Foi quase uma metáfora para "não vai estragar a menina hein". A sutileza te passou despercebida entre os seus dedos. Foi uma ironia.

Seus textos são cheios de falácias. O mancal pode ter suspensão magnética que mesmo assim, algum dia, eles (os ventiladores) irão falhar.

Pergunta: não existe só o iStat menu, assim como há opções gratuitas. Você garante que todos os softwares de monitoração e gestão fazem esse ajuste dessa forma? Aliás, e se o processo que cuida disso no iStat menu travar, quem acelera mesmo os ventiladores? Ah, entendi...

Novamente afirmo que seu Mac durar 5 ou 6 anos (já nem sei porque já citou os dois) não é mérito nenhum e não me deixa admirado. Na minha casa as coisas duram muito mais do que isso. Minha geladeira tem uns 10 anos, meu fogão tem uns 9 anos, minha lavadora de roupas tem uns 5 anos, primeiro Mac, que guardo com bastante carinho, baseado em PowerPC tem mais de 10 anos sem preocupação com temperatura, e tudo funciona normalmente.

Outra estatística furada... é impressionante quando a falta de dados parte para o extremismo...

@Adalberto Taylor Isso aí. Só gostaria de acrescentar que não só Macs fritam. Qualquer computador pode fritar. E por vários motivos. O colega afira que GPU que queima é por causa de superaquecimento, coisa que está completamente equivocada. Qualquer coisa pode falhar por qualquer motivo. Para isso existem as salvaguardas.

@Marcelo Pitz Espindola Mostra pra mim, por favor, o número de macs fabricados x número de macs que queimaram por superaquecimento x número de macs que queimaram por qualquer outro motivo x número de macs em utilização. Você, como já comentei, usa de falácias. O ônus da prova é seu, não do Adalberto ou até mesmo meu. Nós só colocamos que o sistema deve funcionar bem dentro das especificações do fabricante.

Você é quem afirma que todos os macs que pifam são por causa de superaquecimento e que todos os macs fabricados tem sistema de gerenciamento ineficiente. Você é quem precisa provar o que afirma. E com números, não com links de internet. Ou você é daqueles que acreditam que só porque está na internet então é verdade absoluta?

@Adalberto Taylor O nome disso é viés de confirmação. As pessoas dizem que macs pifam porque há reclamações de que macs pifam nos fóruns da Apple. Se tomarmos dessa forma, podemos dizer que macs pifam ao sair da caixa porque ninguém vai lá só pra dizer que o mac está funcionando bem.

 

@Marcelo Pitz Espindola Física e estatística? Onde? Não vi aplicação nenhuma de termodinâmica e apresentação de nenhum número!

Fisicamente você não provou nada. Forçar a CPU a trabalhar mais fria sem necessidade só serve para desperdiçar energia. É puro placebo. Você gasta energia girando os ventiladores para diminuir a temperatura que não seria necessário porque a CPU e a GPU são projetadas para trabalhar em um range onde você pode atingir até o valor máximo (não ultrapassar) sem problemas.

Sua afirmação é igual ao mecânico que arranca a válvula termostática do motor do carro porque no Brasil que é quente não precisa daquela peça para aquecer o motor até a temperatura ideal. O melhor é trabalhar frio. Isso é patético. E foi outra analogia, ok?

Sua pergunta no final desse comentário é totalmente inconclusiva e descabida. Não existe estatística alguma sobre o que você propõe. Até agora você não apresentou nenhum espaço amostral válido e muito menos dados extraídos que façam sentido.

@Marcelo Pitz Espindola Ainda estou esperando os seus fatos e dados porque até agora só vi opiniões suas.

Enfim, como disse antes, nada com o que se preocupar se a temperatura ficar estabilizada abaixo da (ou igual a) máxima permitida pelo fabricantes dos chips (seja CPU ou GPU) quando estiverem em carga máxima. Esse foi um dos tópicos do fórum menos informativos e mais desproveitosos que já li aqui. Uma pena, porque ao invés de informar o autor, só colocou ele em uma situação onde tem que escolher em quem acreditar, ou seja, pouco ajudou.

Enquanto de um lado há a linha dos que defendem os datasheets dos fabricantes e procedimentos recomendados pela Apple (no caso desse tópico) há o outro lado que defende o achismo se vendendo como opção baseada em física e estatística sem aplicação alguma de nenhum dos dois.

@Adalberto Taylor Infelizmente é por isso que eu fiquei ausente daqui. Muito complicado lidar com a inversão de valores que as pessoas aplicam. Você é um bravo soldado nessa guerra da disseminação do conhecimento de qualidade. Eu não sou tão bravo assim. Infelizmente.

 

Muito confusa suas respostas, e ter juntado vários comentários numa única citação fica difícil rebater. Bela tática para não ser contestado e ficar com a palavra final hem ! Se você me citar contestando cada comentário meu, separadamente, eu respondo e tenho respostas convincentes para contestar TODOS os seus comentário, mas assim fica difícil. Faça isso e contestarei com o maior prazer, mas senão vou comentar genericamente esse seu comentário.

- Você critica minhas analogias, comparações, e estatísticas, mas expõe as suas ??? Cadê a coerência nas críticas ???

- Se você está esperando provas, estatísticas, números, dados, espaço amostral, vai ficar esperando pois eu não tenho que provar nada para ninguém e muito menos para você. Que viagem !!!! O google está aí para tudo mundo pesquisar qualquer coisa que alguém diga, e que não acredite, ou tenha dúvidas.

- E outra coisa: Como você me cobra provas, estatísticas, números, dados, espaço amostral ???

- Cadê então as suas provas, estatísticas, números, dados, espaço amostral para provar a certeza de suas palavras ??? Cadê ???

- Como você quer contestar alguém, cobrando algo que a pessoa não mostrou para provar, conforme seu pensamento, sem mostrar as suas provas para provar que está certo ???

- Usar palavras como "patético" , "descabido" "seus textos são cheios de falácias" é baixo e só tira mais ainda a credibilidade do que você escreve.

- Falácia, se você não sabe, significa mentira e meus textos não são cheios de mentiras como você diz mais de uma vez. Como você pode dizer que meus textos são mentirosos ??? Onde são mentirosos ??? Prove que são mentirosos ???

- Em um comentário que você faz, dentro vários descabidos, você fala que "O ônus da prova é seu". Ou seja se você me contesta sou eu é que tenho que provar que estou certo ??? Você percebeu a inversão que você fez ??? No direito, e em qualquer lugar do planeta terra, o ônus da prova é de quem acusa e não do acusado. Se não é "Inversão do ônus da prova", entendeu ou quer que eu desenhe !!!

- O fato é que em nada do que você escreveu tentando rebater minha opinião, e não conseguindo obviamente, mudará minha opinião e convicção a respeito do assunto (Controle de Temperatura no Mac).

- Por fim não exponho minha opinião para provar nada para ninguém muito menos para você que tenta e não consegue desconstruir minha opinião, e a maior certeza que estou certo e que não abrirei mão das minhas opiniões a respeito desse assunto é o meu bolso.

- Se eu fosse acatar sua opinião e de outros que acreditam fielmente no controle de temperatura automático de todos os Macs, e se por esse motivo, algum componente do meu Mac queimar, não é a Apple ou Intel, ou os fiéis dessa opinião, que arcarão com o meu prejuízo não é ? Logo, ninguém conseguirá me fazer desistir do controle manual de temperatura no meu Mac, pois só o fato de existirem vários relatos de pessoas que tiveram suas máquinas com problemas de telas apresentando falhas (placa de video), travamentos inesperados, congelamentos inesperados, HDs com problemas, etc..., já são provas cabais para mim de que é evitável sim essa crença em acreditar fielmente em projetos sem falhas. O que seriam os recalls senão a confirmação de projetos com erros. E meu iMac 2011 é um que está nas estatísticas de falhas e recalls, é só dar uma googada e ver !!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

Muito confusa suas respostas, e ter juntado vários comentários numa única citação fica difícil rebater. Bela tática para não ser contestado e ficar com a palavra final hem ! Se você me citar contestando cada comentário meu, separadamente, eu respondo e tenho respostas convincentes para contestar TODOS os seus comentário, mas assim fica difícil. Faça isso e contestarei com o maior prazer, mas senão vou comentar genericamente esse seu comentário.

Um engenheiro deveria ser capaz de lidar com isso. Não há nada de confuso. O uso do idioma foi claro, a ordem de comentários foi cronológica e todos os comentários foram baseados nas recomendações dos fabricantes. Acredito que o que aconteceu foi falta de paciência do distinto colega forista em ler tudo, interpretar, concatenar as idéias e expor sua opinião sobre os comentários postados.

57 minutos atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- Você critica minhas analogias, comparações, e estatísticas, mas expõe as suas ??? Cadê a coerência nas críticas ???

Sim critico e continuarei criticando. Onde estão os dados estatísticos extraídos de um espaço amostral válido das suas estatísticas? Eu não apresentei nenhuma afirmação baseada em achismo, só defendi a orientação dos fabricantes, cuja qual concordo. Está aí a coerência solicitada.

57 minutos atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- Se você está esperando provas, estatísticas, números, dados, espaço amostral, vai ficar esperando pois eu não tenho que provar nada para ninguém e muito menos para você. Que viagem !!!! O google está aí para tudo mundo pesquisar qualquer coisa que alguém diga, e que não acredite, ou tenha dúvidas.

É como as pessoas confrontadas agem: apelam para falácias. Se você quer mostrar que o seu ponto de vista é o correto e que o da Intel, Apple, AMD, etc está errado, você deve sim provar o seu ponto de vista. Se não provar, não passa de pura opinião pessoal, sem embasamento algum e com puro achismo. Quem disse que a pesquisa no Google é um espaço amostral válido para essa pesquisa? Ou você é daqueles que fazia pesquisa na escola copiando o trabalho dos outros? (isso foi uma ironia).

57 minutos atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- E outra coisa: Como você me cobra provas, estatísticas, números, dados, espaço amostral ???

Só porque você disse que as estatísticas estão ao seu favor. De onde saíram os dados oficiais dessa pesquisa para validar a sua pura e simples opinião? Tem que haver um espaço amostral válido para extrair esses dados. O seu espaço amostral é o fórum da Apple e as reclamações de pessoas que tem problemas com seus Macs? Sério isso? Não dá nem para definir uma tendência dessa forma... tsc, tsc...

57 minutos atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- Cadê então as suas provas, estatísticas, números, dados, espaço amostral para provar a certeza de suas palavras ??? Cadê ???

Aí é que está outra grande falácia sua. Eu não escrevi nada além do que os fabricantes colocam de dados nos seus datasheets e recomendam para uso. A Intel e a AMD mantém esses documentos públicos. Procure no Google o modelo da CPU do seu Mac seguido do termo "ark" que todos os dados da sua CPU serão mostrados, no site oficial da Intel. Está aí o documento (prova) solicitado. Ademais, não citei nenhuma estatística para precisar demonstrar um espaço amostral e detalhar os dados extraídos.

58 minutos atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- Como você quer contestar alguém, cobrando algo que a pessoa não mostrou para provar, conforme seu pensamento, sem mostrar as suas provas para provar que está certo ???

Se bem entendi essa péssima construção de texto, acho que você está questionando eu cobrar provas de alguém sem apresentar provas, correto? Converse com seu advogado para entender como isso é possível. Mas, respondendo seu questionamento (se eu o entendi corretamente), eu não preciso provar porque estou divulgando a orientação do fabricante, que pode ser consultada no 0800 da Apple por qualquer pessoa. Já você, afirma que tudo está errado mas não mostra um porque além de alguns links de internet e uma estatística sem nenhuma ciência envolvida.

1 hora atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- Usar palavras como "patético" , "descabido" "seus textos são cheios de falácias" é baixo e só tira mais ainda a credibilidade do que você escreve.

Ou denota que o interlocutor está tão desesperado para impor seu (errado, na minha opinião) ponto de vista que tenta desmerecer os comentaristas de qualquer forma. Outra falácia.

1 hora atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- Falácia, se você não sabe, significa mentira e meus textos não são cheios de mentiras como você diz mais de uma vez. Como você pode dizer que meus textos são mentirosos ??? Onde são mentirosos ??? Prove que são mentirosos ???

Falácia segundo o dicionário:

1- Ação de enganar com má intenção

2- Qualidade do que é falaz ou falso

3- Sofisma ou engano que se faz com razões falsas ou mal deduzidas

Sofisma segundo o dicionário:

1- Argumento capcioso com que se pretende enganar ou fazer calar o adversário

Bom, partindo dessas definições, que porventura você não conhece ou está usando de mais uma falácia para inverter os valores, eu deduzi que você se enquadra na terceira opção, onde poderíamos ler "engano que se faz com razões falsas ou mal deduzidas", mas depois lendo, vejo uma nova falácia, onde você inverte o ônus da prova, que é seu, porque eu estou defendendo a orientação do fabricante, até onde sei, o correto até prova em contrário. Você afirma o contrário, mas não apresenta prova.

1 hora atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- Em um comentário que você faz, dentro vários descabidos, você fala que "O ônus da prova é seu". Ou seja se você me contesta sou eu é que tenho que provar que estou certo ??? Você percebeu a inversão que você fez ??? No direito, e em qualquer lugar do planeta terra, o ônus da prova é de quem acusa e não do acusado. Se não é "Inversão do ônus da prova", entendeu ou quer que eu desenhe !!!

Ah, a manipulação do texto... Você acusa que a Apple é ineficiente na gestão de velocidade dos ventiladores do sistema, não apresenta prova alguma disso com qualquer base científica ou matemática válida e revisada por pares, eu demonstro essa falta de provas no argumento, digo que você precisa provar e você me diz que eu tenho que provar que você precisa provar o que você está acusando a Apple de fazer de forma ineficiente? Sério? Mais uma falácia sua.

1 hora atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- O fato é que em nada do que você escreveu tentando rebater minha opinião, e não conseguindo obviamente, mudará minha opinião e convicção a respeito do assunto (Controle de Temperatura no Mac).

Opa, agora concordamos! Sua convicção e opinião! Se você não tivesse escrito que a estatística e a física estavam ao seu lado, eu nem comentaria seus textos porque opinião, como diz meu sábio pai, cada um tem a sua, e só repensa quem é sábio, por isso considero meu pai um cara sábio. Sua opinião nada tem haver com física, matemática, estatística, ciência ou qualquer outra coisa que queira comentar.

1 hora atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- Por fim não exponho minha opinião para provar nada para ninguém muito menos para você que tenta e não consegue desconstruir minha opinião, e a maior certeza que estou certo e que não abrirei mão das minhas opiniões a respeito desse assunto é o meu bolso.

Em momento algum quero que você mude de opinião. Faça o que você achar melhor e pense da forma que achar melhor. Só não venda a sua opinião como fato científico comprovado porque isso não é verdade. Fazer isso é usar de falácias para impor sua vontade sobre os outros e nada ajuda ao autor do tópico a decidir o que ele deve fazer ou não com o equipamento dele. Compare a sua postura com a do @Adalberto Taylor por exemplo, que é muito diferente de você no quesito comportamento. Eu concordo com ele várias vezes, discordo em algumas, nunca discutimos de forma ofensiva, e tenho certeza que se morássemos na mesma cidade já teria investido horas de boa conversa em uma mesa de bar consumindo álcool em níveis insalubres e rindo como dois retardados. Aliás, observe sua reputação ou a minha e até mesmo a do Adalberto. 27 pontos positivos contra 283 pontos dele ou 136 pontos meus. Isso mostra que nossos comentários são, pelo menos no voto popular, mais relevantes que os seus. Sim, usei de uma falácia. Martirize-me.

1 hora atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

- Se eu fosse acatar sua opinião e de outros que acreditam fielmente no controle de temperatura automático de todos os Macs, e se por esse motivo, algum componente do meu Mac queimar, não é a Apple ou Intel, ou os fiéis dessa opinião, que arcarão com o meu prejuízo não é ? Logo, ninguém conseguirá me fazer desistir do controle manual de temperatura no meu Mac, pois só o fato de existirem vários relatos de pessoas que tiveram suas máquinas com problemas de telas apresentando falhas (placa de video), travamentos inesperados, congelamentos inesperados, HDs com problemas, etc..., já são provas cabais para mim de que é evitável sim essa crença em acreditar fielmente em projetos sem falhas. O que seriam os recalls senão a confirmação de projetos com erros. E meu iMac 2011 é um que está nas estatísticas de falhas e recalls, é só dar uma googada e ver !!!

Quem afirmou que existem projetos sem falhas? Eu não escrevi isso e não li isso em nenhum lugar do tópico. Uma coisa é o sistema falhar porque houve um problema (defeito) ou porque houve erro de projeto, outra é afirmar que todos irão falhar se não aumentar a velocidade do ventilador do sistema. Como eu escrevi antes, máquinas pifam, todas elas, e um dia o seu precioso Mac de 5 (ou 6 anos, não sei qual a verdade) vai pifar também. Aliás, você coloca que a idade do seu Mac o deixa na vantagem sobre o Adalberto porque o dele tem menos tempo de uso e isso valida a sua hipótese (mais uma falácia). E o meu primeiro Mac, que guardo aqui em casa, com mais de 10 anos, baseado em PowerPC, sem usar nenhum aplicativo para forçar ventilação, ainda funcionando? Isso qualifica meus comentários como mais válidos que os seus? A única coisa que afirmamos aqui foi para não se preocupar e usar a máquina conforme o que foi projetado que, nas condições normais, não haverá problemas. Ninguém está livre de comprar um computador com vício oculto, defeito de fabricação ou falha de projeto. Para isso existe um caminho muito claro: a justiça.

Ah, ficou melhor assim, divido conforme você solicitou? Ficou mais fácil para você entender? Esforce-se um pouco e leia todo o meu texto anterior com atenção. Você vai entender ele todinho. Pode até não concordar, um direito seu, mas confuso não está.

Esse tópico perdeu completamente o sentido de existir onde há uma linha de pensamento defendendo procedimentos recomendamos pelos fabricantes e outra linha defendendo que os fabricantes estão errados (sem provar) e que deve-se tomar medidas não recomendadas para (só tentar) aumentar a vida útil de um bem de consumo. Caso provas sejam apresentadas, comprometo-me a avaliar, questionar, solicitar uma pessoa independente para revisar e, confirmando a veracidade, mudo publicamente minha recomendação. Enquanto isso não acontece (vai acontecer?), sugiro deixar o sistema controlar a velocidade dos ventiladores.

PS.: pode ser útil para futuras conversas: https://papodehomem.com.br/falacias-logicas/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Isso mesmo @Alan Leitão, tem sido bem difícil de lidar com a situação atual. No tópico do El Cap teve sujeito afirmando que o sistema era um fiasco porque tinham mais de 100 relatos de problemas relacionados a atualização, e claro que esses 100+ relatos representam a maioria dos usuários de Mac ao redor do mundo. Mesma coisa aqui.

Tínhamos mesmo discussões "acaloradas", mas creio que sempre chegávamos à um acordo final. 

Sobre a causa de um 'pifamento' (rsrsrs) podem existir diversas outras causas, além de um possível superaquecimento. Falha nas soldas costumam ser a maioria dos problemas, e uma solda falha pode apresentar o seu problema mesmo sem atingir temperaturas extremas.

Sobre a pasta. Confesso que fui na indicação da galera do InsanelyMac quando fiz meu hackintosh. A diferença de preço é pequena, AS5 de 3.5g sai a R$39,00 contra R$45 para 4g da MX4. Na minha opinião vale a pena, só por não correr o risco de dar aquela navalhada. Por mais experiência que tenhamos, uma hora ou outra dá problema. Alias, troquei a pasta do meu Mac há uns 4 meses, e na época (inverno) deu uma diferença de 4º com o Mac ocioso.

Sobre monitorar a situação do Mac, sou absolutamente a favor, mas só intervenho se sentir que tem algo de errado. E o último método que eu opto é subir a rotação dos coolers, existem muitas outras formas de intervir que podem ser mais inteligentes/eficientes que simplesmente subir a rotação dos coolers.

Inclusive para monitoramento do Mac, sem gastar os 18 Trumps no iStats, recomendo o HWSensors. Ferramenta excelente, desenvolvida inicialmente para Hackintoshes mas depois de um tempo passou a suportar Macs. O único cuidado é para, durante a instalação, não instalar o FakeSMC. Para fins de monitoramento, acho a melhor que existe, só uso o iStats porque ele veio num bundle que comprei.

Vou ler um pouco mais sobre a MX4 antes de trocar. Comparar especificações. Mas agradeço a dica.

Já usei o HWSensors, bem legal, mas preferi pagar o preço do iStat. Achei bem mais completo.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Alan Leitão disse:

Vou ler um pouco mais sobre a MX4 antes de trocar. Comparar especificações. Mas agradeço a dica.

Já usei o HWSensors, bem legal, mas preferi pagar o preço do iStat. Achei bem mais completo.

Eu também prefiro o iStats, mas pra quem não quer desembolsar 18 trumps, o HW é uma excelente alternativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem achar que o controle manual de temperatura pode "resolver" a vida de alguém, roda o comando abaixo no terminal e monitora por uns 5 minutos. Tenta com controle manual e com controle automático, observe as diferenças. O poder da experimentação é sempre maior que o do achismo.

yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null &

Depois de uns 5 minutos é só rodar o comando abaixo para parar.

killall yes

Esse é um stress test muito comum utilizado em sistemas Unix.

Editado por Adalberto Taylor
Erro nas tags
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alan Leitão disse:

Um engenheiro deveria ser capaz de lidar com isso. Não há nada de confuso. O uso do idioma foi claro, a ordem de comentários foi cronológica e todos os comentários foram baseados nas recomendações dos fabricantes. Acredito que o que aconteceu foi falta de paciência do distinto colega forista em ler tudo, interpretar, concatenar as idéias e expor sua opinião sobre os comentários postados.

Sou engenheiro com muito orgulho, e o que a minha profissão tem a ver com o que falei ??? Está sem argumento e resolveu atacar. Começar a jogar com as palavras e com isso atacar a profissão é típico de quem esgotou seus argumentos.

Citar

Sim critico e continuarei criticando. Onde estão os dados estatísticos extraídos de um espaço amostral válido das suas estatísticas? Eu não apresentei nenhuma afirmação baseada em achismo, só defendi a orientação dos fabricantes, cuja qual concordo. Está aí a coerência solicitada.

Pode criticar o quanto quiser mas com coerência e não criticar por criticar. Que mané dados estatísticos, não viaja ??? Cadê os teus já que quer criticar por criticar. Cadê os teus ???

É, realmente a Apple e a Intel precisam de sua defesa !!! Eles agradecem !!!

Continua sem coerência.

É como as pessoas confrontadas agem: apelam para falácias. Se você quer mostrar que o seu ponto de vista é o correto e que o da Intel, Apple, AMD, etc está errado, você deve sim provar o seu ponto de vista. Se não provar, não passa de pura opinião pessoal, sem embasamento algum e com puro achismo. Quem disse que a pesquisa no Google é um espaço amostral válido para essa pesquisa? Ou você é daqueles que fazia pesquisa na escola copiando o trabalho dos outros? (isso foi uma ironia).

Ah ! "apelam para falácias". QUEM É VOCÊ PARA DIZER QUE O QUE DIGO SÃO MENTIRAS ???

Se você acha que devo provar meus pontos de vista, porque você não começa por você, já que acha isso ? Continua sem coerência. Eu não tenho que provar nada a ninguém. Da onde que você tirou isso ??? Eu falo o que acho que é correto e se pessoas, como você, não acreditam, então é você que precisa buscar os fatos e não sou que tenho que provar nada. Continua sem coerência.

"Quem disse que a pesquisa no Google é um espaço amostral válido para essa pesquisa?"

Então tá! Quando você necessita de provar alguma coisa para alguém você sai da sua casa ou trabalho e vai na biblioteca nacional buscar os dados de um "espaço amostral" ???

Você usa bem a internet hem !

Como você quer que alguém acredite em suas palavras falando coisas desse tipo ???

Eu pesquiso tudo na internet, e é para isso que ela serve, e depois avalio se há coerência ou não naquele texto ou dados. Tem algum problema nisso ???

Só porque você disse que as estatísticas estão ao seu favor. De onde saíram os dados oficiais dessa pesquisa para validar a sua pura e simples opinião? Tem que haver um espaço amostral válido para extrair esses dados. O seu espaço amostral é o fórum da Apple e as reclamações de pessoas que tem problemas com seus Macs? Sério isso? Não dá nem para definir uma tendência dessa forma... tsc, tsc...

Onde disse que as estatísticas não estão ao meu favor ? Coloque aqui se disse isso !!!

Eu não fiz pesquisa nenhuma, não viaja !!!

De novo, que mané espaço amostral ??? Eu não possa mais dar minha opinião, preciso dar "meu espaço amostral" Cara que viagem !!! Nunca debati com ninguém de outro planeta !!! Novamente não faz o menor sentido o que você diz.

Citar

Aí é que está outra grande falácia sua. Eu não escrevi nada além do que os fabricantes colocam de dados nos seus datasheets e recomendam para uso. A Intel e a AMD mantém esses documentos públicos. Procure no Google o modelo da CPU do seu Mac seguido do termo "ark" que todos os dados da sua CPU serão mostrados, no site oficial da Intel. Está aí o documento (prova) solicitado. Ademais, não citei nenhuma estatística para precisar demonstrar um espaço amostral e detalhar os dados extraídos.

Pára de usar a palavra falácia !!! Parece aquelas crianças que ouviram a palavra na televisão passaram a usar. Pode dizer que "mentira" que contestarei insistentemente, mas fica mais natural.

Onde você acha que contestei dados de fabricantes como a Apple, AMD e Intel ? Onde escrevi isso ??? Me mostra !!! Cole aqui !!!

Que prova de que ??? Não viaja !!!!

O tópico se refere a "controle de temperatura do Mac" e não a dados de fabricantes. 

Se bem entendi essa péssima construção de texto, acho que você está questionando eu cobrar provas de alguém sem apresentar provas, correto? Converse com seu advogado para entender como isso é possível. Mas, respondendo seu questionamento (se eu o entendi corretamente), eu não preciso provar porque estou divulgando a orientação do fabricante, que pode ser consultada no 0800 da Apple por qualquer pessoa. Já você, afirma que tudo está errado mas não mostra um porque além de alguns links de internet e uma estatística sem nenhuma ciência envolvida.

Não entendi nada do que você escreveu. Você está misturando tudo (provas, advogados, 0800),

Que loucura !!!

Volte ao meu texto, leia e interprete o texto com calma.

Você está com problemas de interpretação de texto.

Ou denota que o interlocutor está tão desesperado para impor seu (errado, na minha opinião) ponto de vista que tenta desmerecer os comentaristas de qualquer forma. Outra falácia.

Falácia segundo o dicionário:

1- Ação de enganar com má intenção

2- Qualidade do que é falaz ou falso

3- Sofisma ou engano que se faz com razões falsas ou mal deduzidas

Sofisma segundo o dicionário:

1- Argumento capcioso com que se pretende enganar ou fazer calar o adversário

Seu dicionário é bom hem ! Parabéns ! Pesquisou no google ou na biblioteca municipal ?

Bom, partindo dessas definições, que porventura você não conhece ou está usando de mais uma falácia para inverter os valores, eu deduzi que você se enquadra na terceira opção, onde poderíamos ler "engano que se faz com razões falsas ou mal deduzidas", mas depois lendo, vejo uma nova falácia, onde você inverte o ônus da prova, que é seu, porque eu estou defendendo a orientação do fabricante, até onde sei, o correto até prova em contrário. Você afirma o contrário, mas não apresenta prova.

Você pode me enquadrar onde você quiser, pois eu já te enquadrei faz tempo.

Ah, a manipulação do texto... Você acusa que a Apple é ineficiente na gestão de velocidade dos ventiladores do sistema, não apresenta prova alguma disso com qualquer base científica ou matemática válida e revisada por pares, eu demonstro essa falta de provas no argumento, digo que você precisa provar e você me diz que eu tenho que provar que você precisa provar o que você está acusando a Apple de fazer de forma ineficiente? Sério? Mais uma falácia sua.

As provas podem ser da internet ?

O senhor me autoriza a pegar provas da internet ?

Se eu der uma googada posso aparecer com várias, mas aí não sei se você considerará válida.

Por isso pergunto novamente, as provas podem ser da internet ?

Opa, agora concordamos! Sua convicção e opinião! Se você não tivesse escrito que a estatística e a física estavam ao seu lado, eu nem comentaria seus textos porque opinião, como diz meu sábio pai, cada um tem a sua, e só repensa quem é sábio, por isso considero meu pai um cara sábio. Sua opinião nada tem haver com física, matemática, estatística, ciência ou qualquer outra coisa que queira comentar.

Se você acha que eu preciso explicar tudo que disse através da 1ª e 2ª lei da termodinâmica, e da calorimetria  (Q=m.c.∆T),  ou mesmo utilizando como base meu preferido livro "Fundamentos da Termodinâmica Clássica" do VanWylen - Sonntag, aí viraria aula ou consultoria, e você deveria me pagar para tal.

Citar

Em momento algum quero que você mude de opinião. Faça o que você achar melhor e pense da forma que achar melhor. Só não venda a sua opinião como fato científico comprovado porque isso não é verdade. Fazer isso é usar de falácias para impor sua vontade sobre os outros e nada ajuda ao autor do tópico a decidir o que ele deve fazer ou não com o equipamento dele. Compare a sua postura com a do @Adalberto Taylor por exemplo, que é muito diferente de você no quesito comportamento. Eu concordo com ele várias vezes, discordo em algumas, nunca discutimos de forma ofensiva, e tenho certeza que se morássemos na mesma cidade já teria investido horas de boa conversa em uma mesa de bar consumindo álcool em níveis insalubres e rindo como dois retardados. Aliás, observe sua reputação ou a minha e até mesmo a do Adalberto. 27 pontos positivos contra 283 pontos dele ou 136 pontos meus. Isso mostra que nossos comentários são, pelo menos no voto popular, mais relevantes que os seus. Sim, usei de uma falácia. Martirize-me.

Onde vendi minha opinião como fato científico ? Em que momento ? Preciso saber pois posso ter errado de fórum !

Minha postura é assim: Quando alguém me pergunta com educação, respondo com educação, quando alguém me responde com educação, respondo com educação, quando alguém me pergunta com agressividade, respondo com agressividade, quando alguém me responde com agressividade, respondo com agressividade. 

Minha postura é ação e reação ou pagar na mesma moeda, com queira e não me comparo com ninguém.

Só para você saber, reputação !!! C... Para ela. Gosto de ser impopular !!!

Quem afirmou que existem projetos sem falhas? Eu não escrevi isso e não li isso em nenhum lugar do tópico. Uma coisa é o sistema falhar porque houve um problema (defeito) ou porque houve erro de projeto, outra é afirmar que todos irão falhar se não aumentar a velocidade do ventilador do sistema. Como eu escrevi antes, máquinas pifam, todas elas, e um dia o seu precioso Mac de 5 (ou 6 anos, não sei qual a verdade) vai pifar também. Aliás, você coloca que a idade do seu Mac o deixa na vantagem sobre o Adalberto porque o dele tem menos tempo de uso e isso valida a sua hipótese (mais uma falácia). E o meu primeiro Mac, que guardo aqui em casa, com mais de 10 anos, baseado em PowerPC, sem usar nenhum aplicativo para forçar ventilação, ainda funcionando? Isso qualifica meus comentários como mais válidos que os seus? A única coisa que afirmamos aqui foi para não se preocupar e usar a máquina conforme o que foi projetado que, nas condições normais, não haverá problemas. Ninguém está livre de comprar um computador com vício oculto, defeito de fabricação ou falha de projeto. Para isso existe um caminho muito claro: a justiça.

Eu não afirmei que você disse que existem projetos sem falhas, foi só um comentário isolado meu. Qual o problema nisso ?

Seu primeiro Mac, um Power PC usava uma CPU de 700 a 800 Mhz e os atuais 2,5 a 3 GHz, pequena diferença, não.

E eu te pergunto: Qual dos dois aquece mais e precisam de mais arrefecimento com o ar ?

É óbvio que o Power Pc aquece menos e com isso a probabilidade de durar 10, 20 ou 30 anos é muito maior. Mas desculpe não poder provar isso !!!

Citar

Ah, ficou melhor assim, divido conforme você solicitou? Ficou mais fácil para você entender? Esforce-se um pouco e leia todo o meu texto anterior com atenção. Você vai entender ele todinho. Pode até não concordar, um direito seu, mas confuso não está.

Esse tópico perdeu completamente o sentido de existir onde há uma linha de pensamento defendendo procedimentos recomendamos pelos fabricantes e outra linha defendendo que os fabricantes estão errados (sem provar) e que deve-se tomar medidas não recomendadas para (só tentar) aumentar a vida útil de um bem de consumo. Caso provas sejam apresentadas, comprometo-me a avaliar, questionar, solicitar uma pessoa independente para revisar e, confirmando a veracidade, mudo publicamente minha recomendação. Enquanto isso não acontece (vai acontecer?), sugiro deixar o sistema controlar a velocidade dos ventiladores.

 

PS.: pode ser útil para futuras conversas: https://papodehomem.com.br/falacias-logicas/

Realmente esse tópico perdeu completamente o sentido, apartir do momento em que você começou a me atacar, me chamar de mentiroso e de outras palavras agressivas.

Pense antes de atacar alguém e pior, sem coerência e argumentos !!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, manda seu currículo pra Intel, ou pra Apple, se as especificações deles estão tão incorretas assim eles devem estar precisando de um engenheiro como você lá. Afinal, TODOS os engenheiros deles devem ser incompetentes pra não deixar constatações tão óbvias assim passar batido. ;) 

Tá aí o trecho onde você mencionou estatísticas.

Em 08/11/2016 at 10:50, Marcelo Pitz Espindola disse:

Mas minha convicção de que estou certo vem da física e da estatística e não somente de relatos de pessoas, fóruns, amigos ou primos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Cara, manda seu currículo pra Intel, ou pra Apple, se as especificações deles estão tão incorretas assim eles devem estar precisando de um engenheiro como você lá. Afinal, TODOS os engenheiros deles devem ser incompetentes pra não deixar constatações tão óbvias assim passar batido. ;) 

Tá aí o trecho onde você mencionou estatísticas.

 

Não posso enviar meu currículo pois isso iria fazer uma revolução na indústria de PCs. O Tio Bill iria ficar furioso com a queda nas vendas do Surface Studio, que por sinal a CPU e GPU estão separadas do monitor e com isso necessitando de menos arrefecimento, pois na época do iMac G5 o Jony Ivy esqueceu que LCD esquenta, e o usuário não precisaria com isso de se preocupar com o controle de velocidade dos coolers. Que maravilha hem ! Se a Apple tivesse evoluído o iMac mas mantido os componentes na base como G4 né !

Sobre os engenheiros serem TODOS incompetentes, é uma opinião mentirosa que você acaba de atribuir a mim, não sei porque. Eu não disse em nenhum momento isso.

Se está tomando as dores do Alan, não por aí que você irá conseguir desconstruir a opinião de alguém. 

Eu não acho que todos os engenheiros são incompetentes, mas só alguns, como o que deve ter projetado placas de video que queimaram e que obrigaram a Apple a fazer recall nelas gastando milhões de dólares nisso, né !!

Ou essas placas de video queimaram por obra do divino Espírito Santo ??? Hem ???

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Quem achar que o controle manual de temperatura pode "resolver" a vida de alguém, roda o comando abaixo no terminal e monitora por uns 5 minutos. Tenta com controle manual e com controle automático, observe as diferenças. O poder da experimentação é sempre maior que o do achismo.


yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null &

Depois de uns 5 minutos é só rodar o comando abaixo para parar.


killall yes

Esse é um stress test muito comum utilizado em sistemas Unix.

Gostei do poder da experimentação x achismo

Filosófico não !

1 hora atrás, Adalberto Taylor disse:

Eu também prefiro o iStats, mas pra quem não quer desembolsar 18 trumps, o HW é uma excelente alternativa.

https://www.tonymacx86.com/threads/installing-hwsensors-broke-a-few-things.184823/

As vezes o barato sai caro !

 

Ah! não é estatística não, ok ?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou tomando as dores de ninguém, mas é pelo menos a segunda vez que você tenta se esquivar de algo que disse anteriormente.

Também não estou atribuindo a opinião de que todos os engenheiros são incompetentes, a você. Nem tão pouco quis dizer que você disse isso. Mas suas afirmações me levam a crer que você crê nisso.

Faça o teste que eu coloquei acima, veja se seu gerenciamento manual é eficiente o suficiente para impedir sua máquina de bater a casa dos 90º...

Sobre o problema na instalação do HWSensors, eles informam que a instalação em Macs deve ser feita com cautela e que o FakeSMC não deve ser instalado. Assim como eu também falei quando postei sobre.

De qualquer forma, estou me retirando dessa discussão que há muito se perdeu. Creio que o autor conseguiu obter respostas suficientes para que possa formar a sua própria opinião e tomar suas decisões sobre qual caminho seguir. Caso o @Danipru3 ainda precise de alguma informação, coloco-me à disposição dele para ajudar no que estiver ao meu alcance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Não estou tomando as dores de ninguém, mas é pelo menos a segunda vez que você tenta se esquivar de algo que disse anteriormente.

Também não estou atribuindo a opinião de que todos os engenheiros são incompetentes, a você. Nem tão pouco quis dizer que você disse isso. Mas suas afirmações me levam a crer que você crê nisso.

Faça o teste que eu coloquei acima, veja se seu gerenciamento manual é eficiente o suficiente para impedir sua máquina de bater a casa dos 90º...

Sobre o problema na instalação do HWSensors, eles informam que a instalação em Macs deve ser feita com cautela e que o FakeSMC não deve ser instalado. Assim como eu também falei quando postei sobre.

De qualquer forma, estou me retirando dessa discussão que há muito se perdeu. Creio que o autor conseguiu obter respostas suficientes para que possa formar a sua própria opinião e tomar suas decisões sobre qual caminho seguir. Caso o @Danipru3 ainda precise de alguma informação, coloco-me à disposição dele para ajudar no que estiver ao meu alcance.

- Eu é que me esquivei ? E quando você se refere dessa forma: "Afinal, TODOS os engenheiros deles devem ser incompetentes pra não deixar constatações tão óbvias assim passar batido." em cima de parte de meu comentário: "Mas minha convicção de que estou certo vem da física e da estatística e não somente de relatos de pessoas, fóruns, amigos ou primos."

E fala: "Também não estou atribuindo a opinião de que todos os engenheiros são incompetentes, a você" 

Você está querendo enganar quem ? Você acabou de se contradizer de algo que disse num comentário anterior !!! 

- Sobre o teste não vou fazer o teste pois estou satisfeito com o desempenho do arrefecimento da minha máquina.

"Sobre o problema na instalação do HWSensors, eles informam que a instalação em Macs deve ser feita com cautela e que o FakeSMC não deve ser instalado. Assim como eu também falei quando postei sobre."

- Esse seu comentário só prova que quando alguém quer desconstruir o argumento de outro se esquece que há um telhado de vidro chamado Google onde dá para buscar informações positivas e negativas de algo que recomendamos.

- Como eu já disse para o Alan, você e ele entraram nesse tópico, no qual estava harmonioso, mas na forma errada.

Se vocês tivessem entrado para somente dar opiniões, ok, mas não dá para dar uma opinião rebaixando a do outro e chamando o outro de mentiroso como o Alan fez. É por isso que o tópico se perdeu. O que eu faço é somente defender meu ponto de vista no mesmo nível que recebo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adalberto Taylor, desiste. O cara é instável, infantil, imaturo, inconstante e não vale a perda de tempo para escrever qualquer coisa que tenha um mínimo de informação porque esse terreno está infértil. Espero que o @Danipru3 tenha colhido as informações necessárias para usar a máquina dele da forma que ele quiser.

Discutir com alguém que só usa de falácias, que fala de física e estatística sem colocar nenhum conceito válido dessas ciências, que quer se basear em uma pesquisa no Google como fonte prioritária sem o contraditório... isso não gera nenhum resultado.

Deixa ele se expressar aí enquanto investimos nosso tempo com outras coisas mais importantes. Ele quer ter a última palavra. Deixa ele ser feliz.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

Agradeço a resposta de todos que se interessaram pelo topico e tentaram contribuir com informações para eu tirar minhas conclusões.

Por hora, encerrarei esse tópico por ja ter decidido o que fazer nesse momento.

Vou manter o gerenciamento da temperatura a cargo do próprio sistema

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...