Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar SSD no Fusion Drive


tpiza

Posts Recomendados

Boa noite galera, estou com uma dúvida e se possível, gostaria de ajuda.

Tenho um mac mini late 2012, a um tempo atrás eu instalei o data doubler da OWC, coloquei um SSD de 128gb e fiz um fusion drive (1tb do hdd nativo + 128 do SSD). Acontece que eu comprei um SSD novo de 1tb e gostaria de trocar o SSD de 128gb pelo de 1tb, assim ficaria com o HDD original de 1tb + o SSD novo de 1tb.

A dúvida que tenho é, para fazer esta troca eu preciso desfazer o fusion drive? preciso primeiro separar os Hds e fazer a troca ou posso trocar direto? Preciso fazer alguma coisa a mais?

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar a solução que encontrei caso alguem no futuro tenha interesse em fazer a troca de um HD no Mac com Fusion Drive.

1. Clone o seu HD (Fusion Drive) em um HD externo utilizando o Carbon Copy Cloner, fazendo uma cópia bootável.

2. Precisa agora reiniciar o Mac em modo de recuperação, comand+R

3. No modo de recuperação, acesse o terminal e separe os drives que compõe o Fusion Drive, instruções aqui: http://www.macworld.com/article/2015664/storage-flash/how-to-split-up-a-fusion-drive.html

4. Após separar os HDs que compunham o Fusion D., ambos os HDs estarão formatados, encerre o terminal e acesse o utilitário de disco.

5. No utilitário de disco, constará na aba lateral a identificação individual dos 2 HDs, selecione o HD que irá continuar no computador e clique em restaurar e escolha para restaurar o sistema do HD externo que foi feito o backup pelo CCC.

6. O sistema será restaurado dentro do HD que irá continuar no Mac, após o termino da restauração, encerre o utilitário de disco, e selecione como disco de inicialização, o HD no Mac que acabou de ser restaurado.

7. Agora o computador está pronto para que o HD seja trocado, pois o HD que será trocado, está vazio.

8. Fazer a abertura do mac e o procedimento para a troca do HD, remontar e ligar

9. Ao reiniciar, aparecerá o aviso que o HD que acabou de ser colocado não pode ser lido, abrir o utilitário de disco e formatar o HD.

10. Após formatar, o HD novo será reconhecido, agora fica a critério da pessoa se ela deseja criar um Fusion Drive novamente ou se ela deseja deixar o Mac com 2 HDs.

 

screenshot.png

Editado por tpiza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja foi praticamente descrito a cima os procedimentos padrão mas resumindo.

01) faz um bekap dos seus dados pode usa o TIME MACHINE mesmo que e o padrão do Mac

02) se tive dificuldade em desmonta o FUSION DRIVE e so da Boot usando o LION que ele ao formata o HD vai separa o SSD e o HD e tudo volta a se o que era antes

03) feito isso add seu novo SSD e monte o FUSION DRIVE via TERMINAL novamente feito isso efetue a instalação e restaure o bekap que você fez no TIME MACHINE pronto tudo vai fica como estava antes do Update do SSD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...