Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini upgrade de hd SSD


Rinaldo Coelho

Posts Recomendados

Sr(a)s, adquiri recentemente um Mac Mini Early 2014, já sabendo que memória e processador são impossíveis de efetuar trocas e upgrades. Mas e o hd?

Ainda estou coberto pela garantia do produto, inclusive por 3 anos, tendo em vista que adquiri um Apple Care.

Sabem dizer se, no caso afirmativo, a Apple efetua essa operação de troca de hd?

To tendo dificuldades de conseguir contato junto a assistência técnica.

 

Valeu por qualquer dica

 

Rinaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2016 at 14:30, JvDaP disse:

Esse modelo aí eh chato de abrir pra fazer a troca do HD, mas se vc esta na garantia, é melhor fazer pela assistência. Mas caso não estivesse na garantia, era só tirar o HD e instalar o Ssd.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

E que assistência autorizada faria o serviço?

 

Liguei em 4 Centros de Serviço Autorizado Apple (as AT que são certificadas pela Apple), resultado:

1a. - (RCI Telecom - Santana) Disse que não tinha no sistema a peça para efetuar a troca, perguntei se eu levasse o SSD eles fariam a troca, disseram que não.

2a. - (Saraiva Mega Store Center Norte) - Informou que não faz a troca.

3a. - (TSI Informática - Pinheiros) A atendente disse que precisaria levar o mac mini para fazer orçamento, Nem ao menos verificou se é realmente possível.

4a. (FJR Informática - Vila Madalena) Perguntou se estava na garantia e eu disse que sim, respondeu então que não fazia a troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre esse modelo novo não sei, mas tenho um Mini late 2012 e eu mesmo fiz a troca do HD seguindo um tutorial no YouTube. Não demorei nem 20 minutos. Tirei  o HD original de 500GB e coloquei um SSD Samsung Evo de 250GB e posso te garantir que foi o melhor upgrade que eu poderia ter feito. Pelo menos no late 2012 não notei nenhum tipo de lacre ou adesivo que pudesse indicar se o Mac já teria sido desmontado. Talvez você possa efetuar a troca e caso o produto apresente algum problema é só colocar o HD original e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei decidindo eu mesmo trocar o HD pelo SSD (um Samsung 850 EVO 250Gb). Acabei de reinstalar o OS Sierra.

Para trocar o HD do modelo 2014 é preciso desmontar o Mac mini todo. Levei 1 hora e meia para desmontar, trocar o hd e montar de novo. Não é tão fácil quanto por exemplo a troca que fiz no meu antigo macbook pro 2010, que era só abrir a tampa e desparafusar o hd. Tomei muito cuidado para seguir todos os passos segundo o tutorial do ifixit e consegui realizar a troca sem danos, aparentemente está tudo funcionando.

Em alguns momentos, durante a primeira vez que liguei o mac (que demorou um pouco para aparecer o logo) e na instalação cheguei a ficar preocupado de ter feito alguma besteira.

Fiquei também preocupado com o cooler, na hora de reconectar parecia que o conector não estava ficando bem preso. Durante a instalação do OS o mac ficou bem quente. Agora a pouco estava com temperatura de 54 graus sem uso algum. Instalei o iStats Menus, mas verifiquei que o cooler estava funcionando.

Se tivesse que fazer novo não sei se faria. Também não recomendo a pessoas que não tem experiência alguma com hardware.

Enfim, até agora está normal, só espero não encontrar problemas. Existe algum jeito de o mac fazer um teste para ver se está tudo ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer contato com a Apple, que me disse que é possível sim efetuar o upgrade, que funciona da seguinte forma:

É adicionado a mídia SSD em local apropriado. Esse modelo permite a instalação de um segundo disco, a saber, SSD que não é o tipo padrão de disco do mercado. É uma espécie de placa de memória flash soquetada na superfície superior à placa mãe. Não é necessário desmontar todo o Mac.

Para isso eles me deram o contato de uma representante Apple, que atende, segundo eles, igual a Apple Store.

Fiz contato com essa representante que me orientou encaminhar um email com as características do meu Mac para orçamento. Fiz isso, mas já faz quase uma semana e nada de orçamento.

Minha próxima investida é ir direto na Apple Store e verificar o que pode e o que não pode ser feito.

Não pretendo fazer nada fora da garantia, por isso to estressando o "modelo".

É isso,

 

Obrigado pelas dicas, que foram muito boas e úteis para minha decisão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também fiz por conta própria no meu Mac Mini 2012 e tudo correu bem! Não é algo trivial. Mas também não é o fim do mundo, se você seguir o tutorial da iFixIt.

No meu caso, eu não troquei o HD original e sim adicionei o SSD como um segundo disco, com o uso de um kit que comprei na Amazon (me parece que no modelo 2014 isso não é mais possível). Depois de instalado, clonei o HD original e configurei o boot para ser feito pelo SSD.

Eu faria tudo de novo, pois o ganho de desempenho foi excepcional. Mas não recomendo a quem não tem experiência com hardware.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu até faria por conta, mas perderia a garantia. Ainda não tenho o preço, a autorizada ainda não respondeu e pelo visto não responderá. Vou tentar ir a Apple Store e confirmar o custo dessa operação. Realmente acredito que deve ser caro, mas vamos ver. De qualquer forma não pretendo fazer agora.

Minha suspeita é que esse HD SSD não é do tipo que você compra em qualquer loja, ele mais parece um pente de memória do que um HD tradicional. Seus encaixes também não parecem convencionais. Por isso estou acreditando que não vou conseguir com facilidade essa mídia fora da Apple.

Se alguém tiver alguma dica a respeito de fornecedores ficaria grato.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu tinha visto um vídeo mostrando como trocar essa placa de SSD. No meu, como não tem o SSD original, creio que seja isso mesmo. Será necessário todo o conjunto.

Essa semana vou tentar novamente cotar esse serviço, seja na autorizada ou na própria Apple.

Valeu pela foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 10/12/2016 at 23:57, Pico disse:

O é SSD original é uma placa: (na parte superior da foto)

DDYJtoHGKd5SKGYn.medium

É o mesmo usado no modelo com Fusion Drive.

O problema que além de ser uma placa, ele tem esse conector com o cabo flat ligado à placa lógica, que no modelo do mac mini com HD não vem essa peça, então só com a Apple mesmo, se for possível.

Então pelo o que entendi, no Mac mini Late 2014, só pode ser colocado um SSD nesse formato, e não o convencional de 2.5"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Lukas.Podolsky disse:

Então pelo o que entendi, no Mac mini Late 2014, só pode ser colocado um SSD nesse formato, e não o convencional de 2.5"?

O Mac Mini 2014 tem um HD convencional de 2,5", logo pode ser trocado por um SSD de 2,5" também. A questão é a garantia. Autorizadas não fazem a troca do HD pelo SSD. E se você mesmo fizer, ou levar em algum lugar que troque perderá a garantia do mac mini.

Eu resolvi eu mesmo trocar o HD pelo SSD, comprei um kit de ferramentas no iFixit e desmontei o mac mini, Se um dia precisar usar a garantia eu teria que por de volta o HD e arriscar que eles não percebam que eu tinha aberto o mac. Porque no HD tem um adesivo que segura o cabo SATA ao conector do HD, e ele ficou meio "usado"..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...