Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta Térmica no MacBook Pro


Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚S

Posts Recomendados

Em 14/12/2016 at 13:35, Adalberto Taylor disse:

Como o Carlos disse acima, fazer o procedimento não é um bicho de sete cabeças, tome bastante cuidado e procure as ferramentas adequadas antes de iniciar a empreitada. Até porque seu Mac (mid 2012) exige a remoção da placa lógica para acessar o dissipador e afins.

Sobre recomendação de pasta térmica, como os processadores dos Macs atuais tem o famoso 'exposed die package', o que significa que o chip do processador é exposto, recomendo que utilize uma pasta que não conduza eletricidade. Pastas como a Arctic Silver possuem metal na sua composição e uma simples 'navalhada' pode causar um grande prejuízo. Nesse cenário eu costumo recomendar o uso da Arctic MX-4 que não é condutiva, eu mesmo tendo anos de experiência só uso ela.

Onde você costuma comprar essa MX4? Faz diferença ser no blister ou na caixa (originalidade*) ?

 

Em 16/12/2016 at 15:52, beagle disse:

Da pra desabilitar o turbo boost tambem, isso ajuda a baixar a temperatura.

Boa ideia, vou procurar como faz isso para poder usar enquanto não troco o cooler.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2016 at 06:03, Shrine disse:

Onde você costuma comprar essa MX4? Faz diferença ser no blister ou na caixa (originalidade*) ?

Compro no ML mesmo. O blister é a embalagem original.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700519163-pasta-termica-arctic-mx-4-4g-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Compro no ML mesmo. O blister é a embalagem original.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700519163-pasta-termica-arctic-mx-4-4g-_JM

Obrigado!

Em 18/12/2016 at 13:29, beagle disse:

turbo booster switcher algo assim

Não cheguei a instalar. O técnico veio hoje, fez a limpeza e verificou o problema do cooler. Irei testar por esses dias e ver se precisará trocar.

A propósito, se for problema do sensor é fácl/barato trocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Shrine disse:

Obrigado!

Não cheguei a instalar. O técnico veio hoje, fez a limpeza e verificou o problema do cooler. Irei testar por esses dias e ver se precisará trocar.

A propósito, se for problema do sensor é fácl/barato trocar?

Cara, nunca troquei/vi trocar esse tipo de sensor. Creio que aqui no Brasil vai ser difícil encontrar o sensor adequado, provavelmente terá que importar e, com o câmbio atual, não será barato.

Mas ainda existe uma chance de não ser um problema no sensor. Quem sabe o técnico não fez uma limpeza e resolveu o seu problema. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Cara, nunca troquei/vi trocar esse tipo de sensor. Creio que aqui no Brasil vai ser difícil encontrar o sensor adequado, provavelmente terá que importar e, com o câmbio atual, não será barato.

Mas ainda existe uma chance de não ser um problema no sensor. Quem sabe o técnico não fez uma limpeza e resolveu o seu problema. :)

Sim, ele resolveu parcialmente. Ele na verdade desligou o sensor, daí o cooler está funcionando sem a ajuda do sensor. Ele me pediu para testar por esses dias, para ver se ele volta a parar e se o Macbook esquenta. 
Achamos que o problema pode ser o sensor e/ou o dissipador. Espero que não seja a placa lógica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2016 at 14:41, Adalberto Taylor disse:

Cara, pra saber se você está com problemas ou não, precisaria saber como está a temperatura do seu Mac, em números. Tente utilizar a versão de trial do iStats Menus para fazer esse monitoramento. Também é interessante saber exatamente o que está usando quando tem esses aumentos de temperatura. Se você usa o Chrome, provavelmente ele pode ser o 'vilão' desses picos de temperatura.

Esse comportamento dos coolers pode indicar um problema relacionado a sensores. Você consegue ouvir o cooler girando? Quando a temperatura sobe, ele continua girando na mesma rotação? O ideal nesse caso seria você fazer os testes pelo ruído, se o cooler subir, vai conseguir ouvir de longe.

Uma coisa que você pode testar seria, com o Mac desligado, girar o cooler manualmente e verificar se ele gira suavemente...

Salve @Adalberto Taylor, obrigado pelo feedback! Então, como disse, mesmo somente com o navegador aberto (uso o Vivaldi), ele chega a uns 70ºC. Uso o iStats Menu e coloco ele para rodar a 4000rpm. Tô achando q ele está esquentando muito... Vamos ver se com o upgrade que farei (SSD + memória de 16 Gb) mudará o cenário. Mas não descarto a possiblidade de abrí-lo e trocar a pasta, já que o tenho desde 2013, e nunca troquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚S disse:

Salve @Adalberto Taylor, obrigado pelo feedback! Então, como disse, mesmo somente com o navegador aberto (uso o Vivaldi), ele chega a uns 70ºC. Uso o iStats Menu e coloco ele para rodar a 4000rpm. Tô achando q ele está esquentando muito... Vamos ver se com o upgrade que farei (SSD + memória de 16 Gb) mudará o cenário. Mas não descarto a possiblidade de abrí-lo e trocar a pasta, já que o tenho desde 2013, e nunca troquei.

O meu nesse exato momento esta a 41 graus, um i7 4970HQ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚S disse:

Salve @Adalberto Taylor, obrigado pelo feedback! Então, como disse, mesmo somente com o navegador aberto (uso o Vivaldi), ele chega a uns 70ºC. Uso o iStats Menu e coloco ele para rodar a 4000rpm. Tô achando q ele está esquentando muito... Vamos ver se com o upgrade que farei (SSD + memória de 16 Gb) mudará o cenário. Mas não descarto a possiblidade de abrí-lo e trocar a pasta, já que o tenho desde 2013, e nunca troquei.

Bem, não recomendo que fixe a rotação do cooler, isso pode impedir o SMC de subir a rotação quando realmente necessário. Meu Mac trabalha nas temperaturas que mencionei na gestão automática de temperatura do SMC.

O Vivaldi é um excelente browser, o grande "problema" é que ele é baseado no Chromium, famoso por consumir grandes quantidades de memória, bateria e processamento. O Google vem fazendo várias otimizações no Chrome nesse sentido, o problema é que essas optimizações, nem sempre chegam ao Chromium, o que significa que elas não chegariam ao Vivaldi também, deixando essa tarefa para os desenvolvedores do Vivaldi.

70º não é uma temperatura ALTA, é uma temperatura média. Processadores Intel modernos são feitos para suportar temperaturas acima dos 100º sem sofrer danos. Mas de qualquer forma, 70º apenas para um browser não é nada normal. Eu recomendaria que tentasse migrar para o Chrome que melhorou bastante nas últimas versões. Pra ter uma ideia, agora com Chrome, iTunes, Sublime Text, Terminal, Whatsapp, Telegram e mais algumas coisas, meu Mac está rodando a 45º. Outra coisa que pode te ajudar seria redefinir SMC e NVRAM.

Com relação ao upgrade, geralmente não influência diretamente na temperatura. Talvez apresente alguma melhora devido a um menor tempo de acesso ao disco e menos uso de SWAP, ou coisa do tipo, mas no geral não muda muita coisa porque o que esquenta é o processamento em si, e esse vai continuar acontecendo da mesma forma com um SSD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Seguinte, Tenho um Macbook Pro 2012 I5, também achei a temperatura um pouco alta, Principalmente apos ter feito o upgrade para SSD + HD(Lugar do super Driver), Para tentar amenizar compre um cooler de mesa ( COOLER MASTER) e troquei a pasta térmica , Coloquei a Artic Cooling MX-4!

Realmente apenas com Safari Aberto a temperatura gira em torno de 65 a 70 Graus,as vezes ate mais! 

Troquei a pasta Hoje, a fabricante fala que não tem HORAS de Cura, Porem ate agora nada mudou na temperatura, diferença minima de 1 a 2 Graus!

Andei pesquisando e vendo alguns videos de testes e verifiquei que essa temperatura parece ser normal para o modelo de 13" I5 (2012) .

Vi o Alberto falando que a temperatura do dele não chega a isso tudo,mas acho que e pq o dele deve ser de 15", Os de 15 possui 2 FANS então a temperatura ficara mais baixa naturalmente! 
O que vcs Acham? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual modelo do seu?

O meu ainda tem algumas justificativas plausíveis como: o SSD e o HD que esta no lugar do superDriver

A Pasta parece que agora começou atingir o que promete, Temperatura abaixou um pouco, Girando em torno de 57 a 68 Graus com navegador a 2000 rpm! Lembrando que usei a Artic Cooling MX - 4 Ate agora ela esta sendo Boa! indico!

PO mas foi o que coloquei como questão, o de 15 tem 2 FANs , então ao meu ver realmente ele vai ser mais baixou a temperatura, temos que comparar 13" com 13"

 

Editado por Rodolfo.rribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Rodolfo.rribeiro disse:

Seguinte, Tenho um Macbook Pro 2012 I5, também achei a temperatura um pouco alta, Principalmente apos ter feito o upgrade para SSD + HD(Lugar do super Driver), Para tentar amenizar compre um cooler de mesa ( COOLER MASTER) e troquei a pasta térmica , Coloquei a Artic Cooling MX-4!

Realmente apenas com Safari Aberto a temperatura gira em torno de 65 a 70 Graus,as vezes ate mais! 

Troquei a pasta Hoje, a fabricante fala que não tem HORAS de Cura, Porem ate agora nada mudou na temperatura, diferença minima de 1 a 2 Graus!

Andei pesquisando e vendo alguns videos de testes e verifiquei que essa temperatura parece ser normal para o modelo de 13" I5 (2012) .

Vi o Alberto falando que a temperatura do dele não chega a isso tudo,mas acho que e pq o dele deve ser de 15", Os de 15 possui 2 FANS então a temperatura ficara mais baixa naturalmente! 
O que vcs Acham? 

Tive um Macbook Pro mid 2012, creio que seja o mesmo modelo que o seu. Meu Mac era upado no limite, 16gb, SSD + HDD e tudo mais. Esse Mac, geralmente, trabalhava abaixo dos 60º, mas ele era ligeiramente mais quente que o atual mesmo. Mas eu levanto alguns pontos abaixo que podem influenciar nessa diferença.

• Ano da máquina. A máquina mais recente tende a ter algum aperfeiçoamento em se tratando de resfriamento.
• Processador da máquina. O i7 realiza as mesmas tarefas que o i5 em um tempo muito menor, e com muito menos esforço, logo ele trabalha com maior folga que o i5 trabalhava.
• Tamanho da máquina. Como você mesmo mencionou, o modelo de 15 possui 2 fans, ao contrário de um.
• Variações climáticas regionais. Você está um pouco mais ao norte do que eu, olhando a previsão do tempo para São João Del Rei e Monte Sião, apesar de ser relativamente perto, existe uma diferença de 2º.
• Variações de ambiente. Nesses dias, de calor infernal extremo escaldante, sempre trabalho com o ar condicionado em torno de 21º, se você estiver usando seu Mac em um ambiente muito diferente disso, pode ser um dos fatores que ajudam a manter a temperatura do seu Mac ligeiramente mais alta.
 

Mesmo assim, acho que qualquer coisa acima de 65º, usando apenas o Safari, é indicativo de que tem algo de errado. Você não tem nenhuma extensão instalada no Safari? Flash?

Uma coisa que sempre me ajudou nesses casos é o reset de SMC e NVRAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Tive um Macbook Pro mid 2012, creio que seja o mesmo modelo que o seu. Meu Mac era upado no limite, 16gb, SSD + HDD e tudo mais. Esse Mac, geralmente, trabalhava abaixo dos 60º, mas ele era ligeiramente mais quente que o atual mesmo. Mas eu levanto alguns pontos abaixo que podem influenciar nessa diferença.

• Ano da máquina. A máquina mais recente tende a ter algum aperfeiçoamento em se tratando de resfriamento.
• Processador da máquina. O i7 realiza as mesmas tarefas que o i5 em um tempo muito menor, e com muito menos esforço, logo ele trabalha com maior folga que o i5 trabalhava.
• Tamanho da máquina. Como você mesmo mencionou, o modelo de 15 possui 2 fans, ao contrário de um.
• Variações climáticas regionais. Você está um pouco mais ao norte do que eu, olhando a previsão do tempo para São João Del Rei e Monte Sião, apesar de ser relativamente perto, existe uma diferença de 2º.
• Variações de ambiente. Nesses dias, de calor infernal extremo escaldante, sempre trabalho com o ar condicionado em torno de 21º, se você estiver usando seu Mac em um ambiente muito diferente disso, pode ser um dos fatores que ajudam a manter a temperatura do seu Mac ligeiramente mais alta.
 

Mesmo assim, acho que qualquer coisa acima de 65º, usando apenas o Safari, é indicativo de que tem algo de errado. Você não tem nenhuma extensão instalada no Safari? Flash?

Uma coisa que sempre me ajudou nesses casos é o reset de SMC e NVRAM.

Então, Agora parece que a pasta começou agir, Esta trabalhando com safari aberto e algumas abas em torno de 59 graus e no max 65, essa condições que vc citou realmente influencia muito.

Nao tenho Ar Cond, e anda muito quente por aqui. Concreteza não posso compara a temperatura do meu com o seu mais recente!

Pelo o que vc diz agora parece estar dentro do normal de um 2012 de 13" com I5 com upgrade proximo do meu.
Troquei a pasta ontem e logo que fechei o mac fiz o reset do SMC e NVRAM.

Agora a temperatura esta mais estável , nesse exato momento era a 58 graus com safari aberto com e abs e rodando video.

Adalberto, vc Chegou a trocar a pasta térmica do seu 2012? 

eu apliquei a pasta com um traço em cima do processador e depois me certifiquei retirando o dissipador para que não vazasse pasta para fora do mesmo ! Bom acho que fiz da maneira correta,se tiver errado peco que me corrija!

Recomendo a Mx-4

Obrigado pelas Dicas e exemplos!

Editado por Rodolfo.rribeiro
Acrecentar Informacoes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodolfo.rribeiro disse:

Então, Agora parece que a pasta começou agir, Esta trabalhando com safari aberto e algumas abas em torno de 59 graus e no max 65, essa condições que vc citou realmente influencia muito.

Nao tenho Ar Cond, e anda muito quente por aqui. Concreteza não posso compara a temperatura do meu com o seu mais recente!

Pelo o que vc diz agora parece estar dentro do normal de um 2012 de 13" com I5 com upgrade proximo do meu.
Troquei a pasta ontem e logo que fechei o mac fiz o reset do SMC e NVRAM.

Agora a temperatura esta mais estável , nesse exato momento era a 58 graus com safari aberto com e abs e rodando video.

Adalberto, vc Chegou a trocar a pasta térmica do seu 2012? 

eu apliquei a pasta com um traço em cima do processador e depois me certifiquei retirando o dissipador para que não vazasse pasta para fora do mesmo ! Bom acho que fiz da maneira correta,se tiver errado peco que me corrija!

Recomendo a Mx-4

Obrigado pelas Dicas e exemplos!

Não cheguei a trocar a pasta não. Peguei ele 0 km e fiquei apenas um ano e meio com ele, não senti a necessidade.

Você fez parte do processo corretamente. O ideal é aplicar um "grão de arroz" de pasta térmica sobre o processador. Mas uma vez que colocou o dissipador, não deve remove-lo, quando você pressiona o dissipador sobre a pasta ela espalha, esse "espalhar" é que preenche todas as imperfeições que diminuem o contato do processador com o dissipador. Sempre que remover o dissipador, a pasta térmica deve ser trocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Não cheguei a trocar a pasta não. Peguei ele 0 km e fiquei apenas um ano e meio com ele, não senti a necessidade.

Você fez parte do processo corretamente. O ideal é aplicar um "grão de arroz" de pasta térmica sobre o processador. Mas uma vez que colocou o dissipador, não deve remove-lo, quando você pressiona o dissipador sobre a pasta ela espalha, esse "espalhar" é que preenche todas as imperfeições que diminuem o contato do processador com o dissipador. Sempre que remover o dissipador, a pasta térmica deve ser trocada.

Putz! kkkkkkk
Vou refazer o Processo então e em breve digo o que deu! Valeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, Realmente os mínimos detalhes dao diferença!

Acabei de refazer o processo da maneira correta dessa vez, sem tirar o dissipador, e logo de inicio ja deu diferença, se manteve baixo dos 60 graus logo de cara,tentei aplicar um ou menos dessa vez do tamanho de um grão de arroz como adalberto disse!

Tudo perfeito aparentemente agora! temperatura girando em torno de 52 a 57 graus!

Esperar algumas horas de cura e ver o resultado mais precisamente!

Obrigado adalberto pelas orientações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...