Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HowTo: Mac OS X Retail no PC com Boot-132


Odigooogle

Posts Recomendados

Olá!

Sem muita falação, achei este mini tutorial (link) que explica de forma tão simples que faz parecer bem fácil instalar o Leopard Retail num PC compatível. Por causa disso, tive o trabalho de traduzí-lo (não sou nenhum expert nisso, hein) para o Português afim de que vocês pudessem ter acesso mais fácil à esta explicação.

Não pude testar pra ver se realmente funciona, acho que do jeito que foi ensinado pelo cara não está incluída a emulação da EFI, mas ele diz que dá pra fazer as atualizações direto da Apple, então fiquei um pouco confuso quanto a isso.

Bom, o tutorial é este (o que está de azul é por minha conta)...

Instalando o Mac OS X Leopard Retail em um PC comum utilizando a técnica "Boot-132"

Obrigado ao mestre David Eliott que é o responsável pela técnica "Boot-132" e que nos permite instalar a versão não modificada do Mac OS X Leopard em um PC. O principal benefício de uma instalação com o DVD retail sobre uma instalação baseada em "distros" (versões modificadas do Mac OS X) é que você pode atualizar seu sistema diretamente a partir do Apple Software Update, da mesma forma como é feito num Mac original. Portanto, esqueça os iAtkos, Kalyway, Leo4All etc. e adotem a instalação com o Mac OS X não modificado.

Requerimentos:

  • Um PC com processador Intel da linha Core (inclusive Pentium Dual-Core e Celeron Dual-Core) e chipset Intel (ICHx), a plataforma AMD não é suportada.
  • DVD de instalação do Mac OS X Leopard sem modificações.
  • Baixar o software Chameleon para a sua máquina (aqui).
  • Baixar a ISO genérica do Boot-132 (aqui).
    • Caso esta não funcione, baixe a ISO do Boot-132 com as kexts* modificadas (o link disponibilizado não funciona mais :lol: ).

* Kernel Extensions, têm papel similar ao dos drivers no Windows.

Antes de iniciar vamos ver como isso funciona:

Você grava a ISO genérica do Boot-132 (que já tem o bootloader) em um CD ou DVD, depois inicia seu PC por este CD e aguarda até que apareça o prompt de comando, pressiona ESC ou ENTER e ele pedirá um dispositivo para inicialização, então troca-se o CD do Boot-132 pelo DVD de instalação do Leopard e pressiona-se ENTER, o Mac OS X começará a ser carregado.

Este guia é divido em duas partes, a primeira ensina como instalar o Mac OS X e a segunda explica como eliminar a necessidade do BootCD (ISO genérica do Boot-132) todas vezes que o PC for iniciado.

Primeiramente queime a ISO Genérica do Boot-132 em um CD, que daqui pra frente chamaremos tão somente de BootCD.

1ª Parte

1. Insira o BootCD no drive de DVD e inicie seu computador a partir dele;

2. Na linha de comando, pressione ENTER. Você será solicitado a digitar o duplo-digito hexadecimal do dispositivo de inicialização, não pressione nenhuma tecla;

3. Remova o BootCD do drive e substitua-o pelo DVD de instalação do Mac OS X. Aguarde até que a luz do seu drive de DVD pare de piscar e então aperte ENTER (isso irá ler o DVD e não o HD do seu computador);

4. Realize a instalação do Mac OS X Leopard. Talvez seja necessário utilizar o Utilitário de Disco (disponível no menu Utilitários) para particionar e formatar o HD do seu computador. Tenha certeza que selecionou a opção "Tabela de Partição GUID"* (disponível em "Opções");

5. Reinicie após a instalação e troque o DVD do Mac OS X pelo BootCD;

6. Na linha de comando, pressione ENTER. Agora, digite o duplo-digito hexadecimal do drive onde você instalou o OS X. Entre com 80; se isso não exibir o volume de inicialização do OS X, aperte ESC. Experimente 81, e assim por diante até que seja exibido o volume onde foi instalado o Mac OS X. Uma vez ele aparecendo, selecione-o e aperte ENTER.

* Tabela de Partição GUID é um dos modos como o disco rígido (HD) de um computador pode ser organizado para poder funcionar. Outro tipo é a MBR (Master Boot Record). O tipo mais comum é a MBR, que já existe à muito tempo. A Tabela de Partição GUID foi desenvolvida recentemente pela Intel para funcionar com o novo padrão EFI que por sua vez foi desenvolvido para substituir a BIOS das placas-mães. Para instalar o Mac OS X Leopard com o DVD original é preciso que o HD esteja no formato GUID, MBR não serve neste caso. Todos os HDs modernos são compatíveis com ambos os modos, porém, mudar de um modo para outro implica na perda de todos os dados existentes no HD. Portanto, certifique-se que tenha feito backup de dados importantes que você por ventura tenha em seu HD, bem como se certifique de converter o HD do seu computador para o formato GUID.

Agora estamos no Leopard mas ainda será necessário o BootCD para iniciar seu "hackintosh". Para vencermos o BootCD será preciso instalar um bootloader externo.

2ª Parte

1. Abra o Chameleon que foi baixado no início;

2. Copie o conteúdo do diretório "Extra" da imagem "Generic.iso" e coloque-o dentro da pasta "Extra Contents" no Chameleon, basta seguir este procedimento simples:

a. Abra a imagem Generic.iso >>> Dê um duplo clique sobre o arquivo "INITRD.IMG" >>> Dê um duplo clique sobre a pasta "Extra" >>> Arraste a pasta "Extensions" para a pasta "Extra Contents" no Chameleon.

3. Agora dê um duplo clique sobre o arquivo "Chameleon_DFE_for_Hard_Disk.pkg" e instale-o em seu HD;

4. Remova o BootCD e reinicie a máquina;

5. Você agora pode iniciar o Leopard sem o BootCD.

Espero que isso ajude a quem stiver precisando ou com vontade de testar o Mac OS X. <_<

Um abraço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 90
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Antes de mais nada, parabéns pelo trabalho de traduzir.

O processo de instalação emulando o EFI no HD é muito similar a esse que usa o Chameleon, a diferença na verdade é só no pós-instalação: a pessoa precisa digitar alguns comandos no Terminal pra ativar o boot via PC_EFI.

Método: http://forum.insanelymac.com/index.php?showtopic=127330

Só pra constar: eu acho que esse método usando o Chameleon também funciona com processadores Pentium 4, pra não restar dúvidas vou fazer alguns testes amanhã com o meu PC e posto o resultado.

Quando tiver tempo e disposição vou fazer um tutorial em Português do Brasil (agora é só um, né?) bem detalhado com imagens e com os arquivos que utilizei, mostrando como instala em processadores que não são suportados pelo Kernel da Apple (Pentium 4, AMDs...) e em processadores com suporte (Dual Core, Core Duo, Core 2 Duo...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Cristiano!

Creio que isso ajudará várias pessoas inexperientes na "arte" do hackintosh e que querem se aventurar por este caminho.

Eu queria apenas poder testar esse processo pra dar um suporte melhor às dúvidas do pessoal, só que três coisas atualmente me impedem:

  1. Não tenho um DVD não-modificado do Mac OS X;
  2. Meu PC possui apenas um HD, que está no formato MBR, e com vários GB de arquivos que não posso me desfazer;
  3. A placa de vídeo do meu PC não é lá muito 'amiga' do Mac OS X. Talvez seja porque eu utilizei uma distro bem ruim pra brincar de hackintosh (ToH_RC2, 10.5.0) e por isso as coisas não funcionam bem além do normal da placa.

Mas eu vi no site do projeto Chameleon (aqui) que já está disponível a versão 2.0 RC1 que implementa grandes avanços para este processo.

Pelo que eu entendi, o novo Chameleon 2.0 fará tudo que a emulação da EFI faz e muito mais de uma forma bem mais simples e fácil. Inclusive não precisa dessa "Boot-132 generic ISO" que é mencionada neste tutorial, o Chameleon 2.0 faz tudo isso e ainda possui uma interface gráfica.

Acho que esse será o futuro do Hackintosh.

Quando eu tiver um tempo, vou dar uma aprofundada no assunto e quem sabe não faço outro mini-tuto explicando como utilizar esta nova ferramenta. <_<

De qualquer, ficamos aguardando o relato de sua experiência com o processador Pentium IV usando a técnica deste tópico.

Abraço.

Editado por Odigooogle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O novo Chamaleon promete muito! Olha algumas imagens pra dar um gostinho:

26.png

http://chameleon.osx86.hu/images/23.png

http://chameleon.osx86.hu/images/24.png

http://chameleon.osx86.hu/images/25.png

http://chameleon.osx86.hu/images/27.png

More: http://chameleon.osx86.hu/articles/introdu...hameleon-part-1

Por enquanto eu ainda prefiro usar o PC_EFI justamente por manter minha partição do Mac OS intacta. Quando o Chamaleon suportar Kernels não oficiais, Kexts, EFI Strings, DSDT.aml e rodar na partição EFI eu migro pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O novo Chamaleon promete muito! Olha algumas imagens pra dar um gostinho:

26.png

http://chameleon.osx86.hu/images/23.png

http://chameleon.osx86.hu/images/24.png

http://chameleon.osx86.hu/images/25.png

http://chameleon.osx86.hu/images/27.png

More: http://chameleon.osx86.hu/articles/introdu...hameleon-part-1

Por enquanto eu ainda prefiro usar o PC_EFI justamente por manter minha partição do Mac OS intacta. Quando o Chamaleon suportar Kernels não oficiais, Kexts, EFI Strings, DSDT.aml e rodar na partição EFI eu migro pra ele.

eu uso ele.... e ele suporta tudo isso....

Meu Chameleon 2.0 está instalado na partição EFI, com boot.plist, DSDT.aml, extensões(podem ser na pasta extensions, quanto no pacote mkext)....

é perfeito.... só um bug danado não permite que ele leia o sleepimage, ou seja, não acorda da hibernação...

só kernel não oficial que eu não tenho certeza se ele roda... pois uso o vanila

e infelizmente ele ainda preciso ser colocado em uma imagem de disco para detectar os drives ópticos de algumas pessoas(até eles acoplarem um driver atapi ao bootloader)

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só! Eu não sabia disso! Hoje, então, eu irei testar ele em um HD extra que uso pra testes. Posso recorrer a você caso tenha algumas dúvidas?

Minha partição EFI está assim:

Como que fica a sua?

fica assim

picture1mnv.png

tá certo que eu coloquei uns arquivos no root desnecessarios.... pois só precisava do "boot". e o "dsdt.aml" é para quem quer...

e uso kernel vanila no 10.5.6:

Darwin Kernel Version 9.6.0: Mon Nov 24 17:37:00 PST 2008; root:xnu-1228.9.59~1/RELEASE_I386 i386

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita gente afirma que não dá pra instalar o Mac OS X Leopard Retail num PC AMD. Mas muita gente afirma que é possível.

Alguém aqui pode responder?

Além de usar o "Mac de verdade", também uso um PC AMD (Athlon64 X2 4000+, ASUS M2N-E SLI, 8GB RAM DDR2@800MHz e GeForce 8800 Ultra) com o iPC OSx86 10.5.6, rodando o Kernel 9.5.0.

Dá pra instalar o Retail na máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza pessoal?!?! B)

Seguinte, meu PC e um Pentim D 930 3.0 GHz com MMX, SSE2, SSE3 | Asus P5LD2 Deluxe, Chipset:Intel 945P ICH7R, Áudio: Realtek ALC882M, LAN: Marvell 88E8053 | 4 x 1GB DDR2 667 | Seagate 250GB SATA | Gigabyte 9600 GT 512MB DDR3 | Enermax Liberty 500W | Sony 17" LCD

Bom, este HD esta com 3 particoes (MBR), na primeira o XP (so pra games), na do meio Mac OS X iHack IPC 10.5.6 e na ultima Mandriva 2009, que gerencia o boot!

Depois de ler sobre o assunto estou pensando em me aventurar na instalacao desse Mac OS X Retail. Se fica original, vale tentar.

Li que o formato da particao deve ser GUID. Entao gostaria de saber se este Retail pode ser instalado no esquema em que meu HD esta. Ou seja, poderia formatar a particao do meio em GUID e mandar bala???? O Linux iria continuar gerenciando as particoes? E alguem tambem sabe se grava em NTFS?

Essas sao as principais duvidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza pessoal?!?! :blink:

Seguinte, meu PC e um Pentim D 930 3.0 GHz com MMX, SSE2, SSE3 | Asus P5LD2 Deluxe, Chipset:Intel 945P ICH7R, Áudio: Realtek ALC882M, LAN: Marvell 88E8053 | 4 x 1GB DDR2 667 | Seagate 250GB SATA | Gigabyte 9600 GT 512MB DDR3 | Enermax Liberty 500W | Sony 17" LCD

Bom, este HD esta com 3 particoes (MBR), na primeira o XP (so pra games), na do meio Mac OS X iHack IPC 10.5.6 e na ultima Mandriva 2009, que gerencia o boot!

Depois de ler sobre o assunto estou pensando em me aventurar na instalacao desse Mac OS X Retail. Se fica original, vale tentar.

Li que o formato da particao deve ser GUID. Entao gostaria de saber se este Retail pode ser instalado no esquema em que meu HD esta. Ou seja, poderia formatar a particao do meio em GUID e mandar bala???? O Linux iria continuar gerenciando as particoes? E alguem tambem sabe se grava em NTFS?

Essas sao as principais duvidas!

Olá André!

Seguinte, não dá para formatar apenas uma partição como GUID, pois isso é uma forma de organização de HDs, não de partições de HD.

Porém, acho que o novo Chameleon, esse 2.0 RC1, permite que você instale o Leopard Retail numa partição de um HD em MBR. Basicamente você deverá baixar uma ISO do Boot-132 adequada para a configuração do seu PC, dar o boot com ela, instalar o Leopard Retail, tudo como ensina o turorial que coloquei aqui neste tópico, só que ao invés de você instalar a versão do Chameleon que tá aqui, você usa a 2.0 RC1 (que pode ser baixada aqui), veja esse tutorial de como instalar essa versão aqui (em inglês).

No mais o que eu posso te dizer é: pesquise, pesquise, pesquise! ;) Mexer com isso exige horas de leitura e na maior parte das vezes de textos em Inglês.

Abraço.

EDIT: ah, só notei agora isso, os processadores "Pentium D" não são da arquitetura "Core", portanto acho que não dá para instalar o Mac OS X Retail em computadores baseados neles. :(

Editado por Odigooogle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EDIT: ah, só notei agora isso, os processadores "Pentium D" não são da arquitetura "Core", portanto acho que não dá para instalar o Mac OS X Retail em computadores baseados neles. :(

Dá sim.. :D Só é usar um Kernel Patcheado como por exemplo o Voodoo Kernel. Eu usava ele no meu Pentium 4. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nesse caso tem como fazer as atualizações direto da Apple, sem que o sistema dê pane?

Tem sim, é só fazer uma cópia do kernel com nome diferente, e digitar o nome do kernel na hora do boot após a atualização, pois ele carregará o kernel que tu solicitou. O problema é que o Voodoo kernel geralmente exigem outras kexts, que devem ser reinstaladas antes de reiniciar a máquina....

Ou use um HD particionado com GUID, colocar o Chameleon na partição EFI, colocar o kernel e as kexts dentro da partição EFI.... e ser feliz para sempre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou use um HD particionado com GUID, colocar o Chameleon na partição EFI, colocar o kernel e as kexts dentro da partição EFI.... e ser feliz para sempre!

Isso é o ideal! ;)

Andre, já que você quer o Leopard Retail, então limpe o seu HD, converta-o para GPT e faça como o Gabriel Couto falou. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nesse caso tem como fazer as atualizações direto da Apple, sem que o sistema dê pane?

Eu usava PCI_EFI, então o Kernel Patcheado ficava na partição EFI com todas as Kexts do meu sistema e devido a isso eu fazia todas atualizações sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, acho que quase foi. Seguindo o tutorial fiz boot pelo 132 e arranquei com o OS X Retail. Formatei o HD em GUID e segui com a instalacao. No final apareceu o triangulo amarelo de advertencia.

O tutorial diz que se este erro for no final esta ok, basta bootar pelo 132 novamente e o sistema carregara. Fiz, mas para na tela cinza com a maca. Apenas a maca, sem o circulo cortado (o que no caso seria problema de video, certo). Se carregar com -v, quando termina de correr fica tela escura,mais nada.

Entao, o que pode estar ocorrendo

Fiz esta instalacao num hd a parte. Em outro HD tenho um iHack IPC rodando. Por ele, vejo o volume do Retail com tudo la instalado. Esse fator pode ajudar em alguma coisa, tipo prosseguir com a configuracao do Retail via iHack pelo terminal. Seria possivel, da certo, alguem ja fez assim.

Valeu pessoal, abraco!

Pentim D 930 3.0 GHz com MMX, SSE2, SSE3 | Asus P5LD2 Deluxe, Chipset:Intel 945P ICH7R, Áudio: Realtek ALC882M, LAN: Marvell 88E8053 | 4 x 1GB DDR2 667 | Seagate 250GB SATA | Gigabyte 9600 GT 512MB DDR3 | Enermax Liberty 500W | Sony 17" LCD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...