Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Joca Vidal

iMac com barulho de ventuinha

Posts Recomendados

Prezados, tenho um iMac de 2012 e resolvi levá-lo na assistência técnica antes que virasse 'vintage'. Apesar dele estar perfeito, eu nunca fiz nenhuma manutenção e como ia viajar resolvi deixar para uma revisão na Mac Store de Copacabana (RJ).

Um dos motivos para eu deixá-lo lá seria um barulho de ventuinha/ventilador constante assim que eu ligava o mesmo e que continuava até eu desligá-lo.

O diagnóstico da assistência disse que eu teria que trocar a fonte de alimentação por R$ 1.090,00.

Para não ter problemas, já que trabalho com ele, resolvi pagar e trouxe o computador de volta para casa enquanto aguardo a peça chegar.

Liguei o computador novamente, em outra tomada, e o barulho sumiu... Fico pensando se eu não estava ligando ele de forma errada em uma extensão/tomada mais 'fraca' e que estava ocasionando este problema.

Voltei a entrar em contato com a loja, pois só queria gastar este valor se fosse REALMENTE necessário e não trocar 6 por meia dúzia.

Alguém pode me ajudar e confirmar se essa minha teoria poderia estar correta? Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive o mesmo problema no iMac 21.5" 2011.  

Ao liga lo ele girava a velocidade total a ventoinha. 

Eu troquei de tomada e ao liga lo novamente dei um reset na SMC e na PRAM do mac. Depois disso ficou normal e funciona até hoje sem problema. 

Não gaste dinheiro ainda.   Testa o seu por mais 2 dias .  

O barulho pode ser apenas sujeira, veja se consegue bater um ar por dentro do iMAc. 

Se o seu iMAc não esta desligando sozinho, ou mesmo com dificuldades para ligar , creio que não seja necessário trocar nada.   No caso se não parar o barulho, troque apenas o coller. 

Compartilhar este post

Link para o post

Já aconteceu isso comigo e de repente ele não ligava mais. Levei na assistência técnica autorizada e consertaram e era problema de placa mãe e fonte. Após o conserto, ficou zero bala e estou com ele até hoje, sem problema nenhum. É melhor consertar rápido, do que deixar para o amanhã e o problema fica pior, afetando outros componentes internos.

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Joca Vidal disse:

obrigado pelos feedbacks, pessoal. já realizei o serviço pois não queria ter problemas futuros já que o meu computador em 2017 vira 'vintage'.

Fez apenas a limpeza ou trocou a fonte mesmo ? 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 30/12/2016 at 15:43, Joca Vidal disse:

troquei a fonte, mas não adiantou, ele continua fazendo barulho da ventuinha, vou ter que voltar na autorizada...

Joca,

O barulho é típico de "raspagem" em algum objeto, ou apenas de ventoinha em velocidade máxima?

Vi feedbacks já que o sistema que controla a velocidade do cooler, as vezes da problema, se caso for a ventoinha no máximo, o barulho, pode ser este problema. E não relacionado a fonte de energia do mesmo, visto que não é a fonte que gerencia a velocidade dos fans

Compartilhar este post

Link para o post

Tive exatamente o mesmo problema, instalei um aplicativo chamado Macs Fan Control 1.4.12. Alterei o valor da ventoínha do ODD e a ventoínha do HD, e pronto. Automaticamente o barulho parou. Obviamente que eu não deixei desse jeito, configurei para que a ventoinha disparasse de acordo com a temperatura do ambiente. Espero ter ajudado.

Link de Tutorial do App: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/03/aprenda-evitar-que-seu-mac-esquente-controlando-velocidade-do-cooler.html

Compartilhar este post

Link para o post

Troquei o HD do meu iMac por um SSD e instalam o Macs Fan Control, que serve pra controlar as ventoinhas, né? Só que o meu fica girando forte, faz um barulho alto e meio que direto. Já aconteceu de eu deixar o computador em repouso durante a noite e às vezes as ventoinhas começam a girar a todo vapor, um barulho que quase incomoda. O técnico até me falou que qualquer coisa eu poderia diminuir, é só modificar os valores no app. Será que tem necessidade de ficar girando a toda velocidade assim? Agora tô preocupado se tem alguma coisa a mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Troquei o HD do meu iMac por um SSD e instalam o Macs Fan Control, que serve pra controlar as ventoinhas, né? Só que o meu fica girando forte, faz um barulho alto e meio que direto. Já aconteceu de eu deixar o computador em repouso durante a noite e às vezes as ventoinhas começam a girar a todo vapor, um barulho que quase incomoda. O técnico até me falou que qualquer coisa eu poderia diminuir, é só modificar os valores no app. Será que tem necessidade de ficar girando a toda velocidade assim? Agora tô preocupado se tem alguma coisa a mais.

O cooler já dispara logo assim que vc liga o Mac?

Se você deixar algum sensor desconectado, ele irá trabalhar sempre com cooler referente ao sensor no máximo!

Diego Palhano

www.facebook.com/pratik.informatica

Compartilhar este post

Link para o post