Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?


Posts Recomendados

Prezados(as),

Utilizo conexão de 10MB ADSL da operadora Oi Velox (Teresina-PI).

O hardware em uso é um modem da TP-Link, modelo 8816 (v. 8) juntamente com um Time Capsule, modelo A1470.

A única maneira possível obter acesso à Internet ocorre quando autentico a conexão (via PPPoE) pelo TP-Link apenas, deixando o Time Capsule com o DHCP desativado (modo ponte).

Meu interesse era deixar o TP-Link como "bridge", entretanto, o Time Capsule não autentica a conexão PPPoE de forma alguma,...

Tentei configurar o acesso PPPoE direto no Mac via cabo, mas, estranhamente, sem sucesso...

Assim, gostaria de saber se algum usuário Oi Velox consegue autenticar PPPoE em algum hardware da Apple que não seja desativando a função DHCP e, se sim, qual o "segredo" de fazê-lo funcionar corretamente.

Desde já, agradeço pelas sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo,

Pelo seu tópico estamos com a situação de 3 dispositivos de rede isto?

- O modem que vai fazer a autenticação (e automaticamente vc pode fazer ele mesmo gerenciar o DHCP)

- Seu roteador que pode deixar em bridge (ficando assim por parte do modem fazer o gerenciamento) o roteador vai apenas autenticar os usuários da sua SSID Wifi

- Seu Time Capsule será apenas um cliente (que pode especificar um IP Fixo na classe configurada no modem) ou então acessar via HOST (nome que configurou ele na rede), claro que tem as regras de firewall e tudo mais, e como você não tem um servidor DNS em sua rede, as vezes pode não resolver.

 

Caso não queira assim...deixe o modem com IP Fixo e o roteador (WAN), na mesma classe e faça o roteador autenticar sua Oi Velox, e entao fazer ele ser o servidor DHCP... Que seria a forma mais "simples" e funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Willers disse:

Pelo seu tópico estamos com a situação de 3 dispositivos de rede isto?

Willers, sim, isso mesmo: um mac (servidor) + modem TP-Link + Time Capsule.

29 minutos atrás, Willers disse:

- O modem que vai fazer a autenticação (e automaticamente vc pode fazer ele mesmo gerenciar o DHCP)

É isso que acontece atualmente. Entretanto, o DHCP é gerenciado no Mac (rodando OS X Server, v3.2.2).

34 minutos atrás, Willers disse:

- Seu roteador que pode deixar em bridge (ficando assim por parte do modem fazer o gerenciamento) o roteador vai apenas autenticar os usuários da sua SSID Wifi

Correto, assim (e somente assim) consigo gerenciar minha rede.

35 minutos atrás, Willers disse:

- Seu Time Capsule será apenas um cliente (que pode especificar um IP Fixo na classe configurada no modem) ou então acessar via HOST (nome que configurou ele na rede), claro que tem as regras de firewall e tudo mais, e como você não tem um servidor DNS em sua rede, as vezes pode não resolver.

Exatamente! Como possuo vários Macs na mesma rede, deixei rodando também um servidor DNS.

38 minutos atrás, Willers disse:

Caso não queira assim...deixe o modem com IP Fixo e o roteador (WAN), na mesma classe e faça o roteador autenticar sua Oi Velox, e entao fazer ele ser o servidor DHCP... Que seria a forma mais "simples" e funcional.

Ainda não testei desta maneira. Você poderia detalhar melhor esta configuração para mim, por exemplo: o TP-Link ficaria em modo PPPoE ou Bridge? O Time Capsule continuaria em "modo ponte"?

De já, agradeço pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Adalberto Taylor disse:

Só pra entender a topologia da sua rede, antes de falar qualquer coisa. Confirma se é isso mesmo.

Modem -> OSX Server -> TimeCapsule -> [Dispositivos cliente]

Correto, Adalberto. Todos os clientes são gerenciados via OS X Server, rodando serviços como Software Update; DNS; DHCP; File Sharing etc. O Time Capsule somente distribui a rede para os clientes (modo ponte). O modem autentica a conexão com a Oi Velox via PPPoE, esta, portanto, sendo sua única função.

Editado por Thiago_Cabral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago_Cabral disse:

Correto, Adalberto. Todos os clientes são gerenciados via OS X Server, rodando serviços como Software Update; DNS; DHCP; File Sharing etc. O Time Capsule somente distribui a rede para os clientes (modo ponte). O modem autentica a conexão com a Oi Velox via PPPoE, esta, portanto, sendo sua única função.

Certo nessa topologia acho que o mais interessante seria você configurar da seguinte forma.

Modem -> bridge (é preciso fazer a alteração do modo de operação do modem, cuidado para não perder os dados de login do PPPoE)
OSX Server -> gateway (autentica o PPPoE em uma porta e serve internet na outra porta)
TimeMachine -> deixa como bridge mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Certo nessa topologia acho que o mais interessante seria você configurar da seguinte forma.

Modem -> bridge (é preciso fazer a alteração do modo de operação do modem, cuidado para não perder os dados de login do PPPoE)
OSX Server -> gateway (autentica o PPPoE em uma porta e serve internet na outra porta)
TimeMachine -> deixa como bridge mesmo.

Adalberto,

Eu pensei em organizar exatamente desta maneira, entretanto, não consigo autenticar o PPPoE ligando o cabo diretamente à porta Ethernet do Mac (fico analisando o comportamento da conexão via console). Portanto, o "imbróglio" é justamente esse: não sei por qual motivo a conexão é interrompida (nem chega a autenticar, na verdade), tanto no Mac quanto no Time Capsule. Configurei o modem em modo bridge da maneira correta, tal como instrui a operadora, mas o PPPoE da Oi só aceita autenticação via modem, como se a mesma não admitisse "atravessadores" extras no meio do caminho.

Já viu algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/12/2016 at 17:50, Thiago_Cabral disse:

Adalberto,

Eu pensei em organizar exatamente desta maneira, entretanto, não consigo autenticar o PPPoE ligando o cabo diretamente à porta Ethernet do Mac (fico analisando o comportamento da conexão via console). Portanto, o "imbróglio" é justamente esse: não sei por qual motivo a conexão é interrompida (nem chega a autenticar, na verdade), tanto no Mac quanto no Time Capsule. Configurei o modem em modo bridge da maneira correta, tal como instrui a operadora, mas o PPPoE da Oi só aceita autenticação via modem, como se a mesma não admitisse "atravessadores" extras no meio do caminho.

Já viu algo parecido?

A única explicação seria se o usuário do PPPoE não estivesse correto. Ou então pode ser que tenha selecionado a interface incorreta ao criar a conexão PPPoE.

Não teria uma máquina com Windows pra testar a autenticação do PPPoE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

A única explicação seria se o usuário do PPPoE não estivesse correto. Ou então pode ser que tenha selecionado a interface incorreta ao criar a conexão PPPoE.

Não teria uma máquina com Windows pra testar a autenticação do PPPoE?

Adalberto, testei com Windows e, da mesma maneira, não funcionou!

Fiz consulta noutros fóruns e uma pessoa me informou que a Oi não está permitindo conexão PPPOE via bridge no modem em algumas regiões específicas, como a minha (fui "premiado"!).

Lamentável, visto que o acesso remoto via SSH (que às vezes preciso fazer uso quando estou distante da minha rede) não tem funcionado à contento, mesmo ativando o "Voltar ao meu Mac" no Time Capsule... (esse bug é conhecido por muitos, basta ver no fórum de discussões da Apple).

Instalei o "Remote Desktop" para ver se consigo acesso ao servidor à distância por meio deste aplicativo.

De toda maneira, muito obrigado por sua atenção e valiosas contribuições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago_Cabral disse:

Adalberto, testei com Windows e, da mesma maneira, não funcionou!

Fiz consulta noutros fóruns e uma pessoa me informou que a Oi não está permitindo conexão PPPOE via bridge no modem em algumas regiões específicas, como a minha (fui "premiado"!).

Lamentável, visto que o acesso remoto via SSH (que às vezes preciso fazer uso quando estou distante da minha rede) não tem funcionado à contento, mesmo ativando o "Voltar ao meu Mac" no Time Capsule... (esse bug é conhecido por muitos, basta ver no fórum de discussões da Apple).

Instalei o "Remote Desktop" para ver se consigo acesso ao servidor à distância por meio deste aplicativo.

De toda maneira, muito obrigado por sua atenção e valiosas contribuições.

Muito estranho isso.

De qualquer forma, eu jamais desistiria. Uma coisa que pode ajudar, instalar um Firmware não modificado pela Oi no seu modem. Ou até mesmo testar algum outro modem.

Sobre o SSH, você precisa acessar seu OSX Server via SSH? Se for isso, pode procurar fazer um redirecionamento da porta 22 para o seu Server...

Esse 'Voltar ao meu Mac' nunca funcionou comigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que eu não sou o único com problemas de autenticação do PPPoE:  um usuário australiano - que possui um setup muito parecido com o meu - também reclama que é impossível conectar via PPPoE, eis o link da discussão no fórum (em inglês): http://forums.whirlpool.net.au/archive/2004259

Estou pensando em adquirir um modem mais "profissional", tal como este da Cisco/Linksys aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712955067-roteador-wireless-n-300-modem-adsl2-cisco-linksys-x1000-_JM

Você conhece ou teria alguma sugestão?

Em 19 de dezembro de 2016 at 21:47, Adalberto Taylor disse:

Muito estranho isso.

De qualquer forma, eu jamais desistiria. Uma coisa que pode ajudar, instalar um Firmware não modificado pela Oi no seu modem. Ou até mesmo testar algum outro modem.

Sobre o SSH, você precisa acessar seu OSX Server via SSH? Se for isso, pode procurar fazer um redirecionamento da porta 22 para o seu Server...

Esse 'Voltar ao meu Mac' nunca funcionou comigo. 

Eu vou ter que estudar sobre como fazer este redirecionamento de porta, nunca precisei fazer isso aqui. Se eu conseguir configurar o acesso remoto do server já será de grande valia para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Thiago_Cabral disse:

Parece que eu não sou o único com problemas de autenticação do PPPoE:  um usuário australiano - que possui um setup muito parecido com o meu - também reclama que é impossível conectar via PPPoE, eis o link da discussão no fórum (em inglês): http://forums.whirlpool.net.au/archive/2004259

Estou pensando em adquirir um modem mais "profissional", tal como este da Cisco/Linksys aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712955067-roteador-wireless-n-300-modem-adsl2-cisco-linksys-x1000-_JM

Você conhece ou teria alguma sugestão?

Eu vou ter que estudar sobre como fazer este redirecionamento de porta, nunca precisei fazer isso aqui. Se eu conseguir configurar o acesso remoto do server já será de grande valia para mim.

No seu caso acho pouco interessante gastar dinheiro com um modem com roteador embutido, já que seu acesso deve passar pelo server antes de ser distribuído. Creio que um simples modem bem configurado deve dar conta do recado. 

Creio que essa sua dificuldade pode estar relacionada ao modem e sua configuração, acho que seria muito interessante de conseguisse um outro modem, mesmo que mais simples para testar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21 de dezembro de 2016 at 22:23, Adalberto Taylor disse:

Creio que essa sua dificuldade pode estar relacionada ao modem e sua configuração, acho que seria muito interessante de conseguisse um outro modem, mesmo que mais simples para testar...

Adalberto, eu fiz muitos testes nos últimos dias e até mesmo fiz um acesso remoto com o suporte avançado da Oi Velox (pagando R$ 14,90 na próxima fatura) e mesmo assim, eles não conseguiram configurar o Time Capsule para receber um IP do modem.

Fiz um print da tela para você observar como o IP fica zerado, o que indica a ausência de comunicação entre o modem e o roteador. Segundo o técnico que me atendeu, a configuração TP-Link em modo ponte + roteador é possível sim, entretanto, ele não soube dizer o porquê do Time Capsule não receber um IP válido (depois de 1h de tentativas, sugeriu entrar em contato com o suporte Apple...).

Testei com um modem fornecido pela operadora, um Sagemcom F@st 2704N, que, igualmente, não funcionou.

Tive de retornar ao estado original para continuar trabalhando. Chato, não é?

Captura de Tela 2016-12-22 às 21.51.12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Thiago_Cabral disse:

Adalberto, eu fiz muitos testes nos últimos dias e até mesmo fiz um acesso remoto com o suporte avançado da Oi Velox (pagando R$ 14,90 na próxima fatura) e mesmo assim, eles não conseguiram configurar o Time Capsule para receber um IP do modem.

Fiz um print da tela para você observar como o IP fica zerado, o que indica a ausência de comunicação entre o modem e o roteador. Segundo o técnico que me atendeu, a configuração TP-Link em modo ponte + roteador é possível sim, entretanto, ele não soube dizer o porquê do Time Capsule não receber um IP válido (depois de 1h de tentativas, sugeriu entrar em contato com o suporte Apple...).

Testei com um modem fornecido pela operadora, um Sagemcom F@st 2704N, que, igualmente, não funcionou.

Tive de retornar ao estado original para continuar trabalhando. Chato, não é?

Captura de Tela 2016-12-22 às 21.51.12.png

Mas assim, pelo que comentamos anteriormente, segundo a topologia da sua rede, o seu OSX Server é quem estaria conectado ao modem. Dessa forma quem deveria fazer a autenticação PPPoE é o server e não o TC.

Se não estiver conectado dessa forma, você poderia conectar o seu server ou qualquer outro computador pra tentar a autenticação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No servidor, a mesma coisa: observe o IP automático recebido na porta Ethernet na conexão PPPoE:

Captura de Tela 2016-12-23 às 13.32.16.png

E o endereço IP automático recebido na porta Ethernet:

Captura de Tela 2016-12-23 às 13.22.45.png

E como resultado, temos a impossibilidade de autenticar pelo computador:

Captura de Tela 2016-12-23 às 13.32.48.png

Tentei uma configuração manual com o modem nesta aba TPC/IP, inserindo os campos que eram fornecidos pela oi quando autentico PPPoE pelo modem:

Status.tiff

Mesmo assim, nada de conexão.

De tantas as tentativas, já não sei para onde correr mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Me manda um print da configuração do modem quando você passa ele pra bridge.

Procedimento 1: Configuração de interface > Internet

ATM VC > Inserir VPI/VCI local (0/33)

Encapsulamento > Modo bridge

Salvar!

Captura de Tela 2016-12-23 às 15.24.29.png

Procedimento 2: 

Desabilitar DHCP > Salvar

Captura de Tela 2016-12-23 às 15.26.00.png

Testei o procedimento 2 com DHCP ativado, inserindo o endereço MAC da placa Ethernet do computador, wi-fi e o mesmo procedimento com o Time Capsule. Não funcionou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente não é necessário desativar o DHCP pra utilizar o modem como bridge. Infelizmente não tenho conexão ADSL e não tenho como testar... Se tivesse testaria essa configuração no Mac.

Mas é bastante estranho. Não teria algum técnico da sua região pra te ajudar nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Mas é bastante estranho. Não teria algum técnico da sua região pra te ajudar nisso?

Um amigo que é da área de ciências da computação se ofereceu para analisar o caso. Passamos um bom tempo aqui "quebrando cabeça", mas nem mesmo ele obteve sucesso na configuração. Acho que teria de ser um técnico em redes com conhecimento razoável em Macs para tentar algo que, no âmbito do possível, nós o fizemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Thiago_Cabral disse:

Um amigo que é da área de ciências da computação se ofereceu para analisar o caso. Passamos um bom tempo aqui "quebrando cabeça", mas nem mesmo ele obteve sucesso na configuração. Acho que teria de ser um técnico em redes com conhecimento razoável em Macs para tentar algo que, no âmbito do possível, nós o fizemos.

Você não tem uma máquina com Windows pra plugar nesse modem e fazer/tentar a autenticação?

Falo de um técnico porque esses caras estão na rua, configurando esse tipo de equipamento diariamente, e geralmente têm algum macete quanto à configuração ou compatibilidade de aparelhos. Quando eu fazia esse tipo de trabalho cheguei a configurar esse tipo de roteador pra analista de sistemas foda, por um simples detalhe o cara não conseguiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...