Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Sobre Edição de Vídeo


Augusto Silva

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal

Já sou usuário algum tempo aqui no fórum e sempre acompanho as novidades.

Porém gostaria de tirar uma dúvida.

Onde trabalho atualmente estamos orçando uma nova maquina para edição de videos, em full hd e no futuro em 4k.

E gostaria de saber a opinião de vocês se um iMac 5k i5 da conta do recado ou é necessário mais performance?

Visto que o orçamento que temos é de 12.000,00 o que seria mais interessante, esse iMac i5 ou um PC com uma configuração parruda no mesmo valor?

 

Já uso os 2 sistemas, e acho os 2 bons, porém em questão de trabalho, qual da mais conta?

 

Obrigado a todos que puderem ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Olá Augusto. Eu tenho um iMac 5k 21" e faço edição de vídeo. Posso lhe garantir que sem uma placa de vídeo dedicada você não tem performance para editar em 4K. Com este orçamento você consegue uma configuração melhor com um PC.
Trabalho com edições em full hd, mas apenas em projetos pequenos e de curta duração neste iMac 5k, que dá conta do recado. Se for trabalhar com muitos efeitos, filtros ou muitas transações, é melhor uma máquina com placa dedicada com já disse.
Boa sorte.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta interessante Augusto,

Não sou dessa área mas gosto de brincar com edição de vídeo, portanto, minha opinião não deve passar disso, uma "mera" opinião !

Quando falamos em editar vídeo atualmente, estamos falando principalmente de poder de processamento de GPU, os NLEs atuais tem a capacidade de transferir algumas tarefas de processamento para a GPU. Claro que uma boa CPU ainda é importante, mas os editores de vídeo não linear modernos conseguem transferir perfeitamente a carga de algumas ações para as GPUs como por exemplo filtros, efeitos, transição, correção de cores e encoding. Este é um ponto.

Outro ponto importante é o tipo de workflow com o qual você irá trabalhar. Hoje sinceramente falando, há ótimas opções de NLEs para os dois mundos (Mac e PC), mas diferentes editores (o profissional) utilizam diferentes ferramentas, uns trabalham bem com FCPX, outros preferem Avid, outros Adobe, outros DaVinci Resolve e assim por diante. Se seu workflow atual é baseado em Mac eu sugiro que você invista num Mac Pro, acho uma máquina muito mais adequada para esse trabalho que um iMac 5K, embora, acredito que um iMac 5K irá dar conta do recado para projetos mais simples.

Um Mac Pro 4.1 ou 5.1 (early 2009 ~ Mid 2012) "famoso ralador de queijo", equipado com uma GTX980 ou uma GTX Titan irá permitir que você edite de forma satisfatória projetos médios em 4K sem problemas e estariam dentro de seu orçamento. Já os Mac Pro 6,1 (Late 2013) "famoso lixeira ou cilindro" intermediários equipados com as Dual AMD FirePro D500 ou superior, darão conta do recado com fôlego de sobra mas extrapolariam seu orçamento.

Agora, se o seu workflow independe de plataforma, é óbvio que o mais sensato na relação custo/benefício seria investir num PC parrudo e mais adequado à carga dos projetos que você pretende editar.

Não descarto que um iMac 5K possa dar conta de pequenos projetos como o próprio Wagner (com conhecimento de causa já que possui um) exemplificou mas lembre-se que você ficará restrito a projetos menores e mais simples. Sei que em alguns benchmarks sintéticos o iMac 5K se sai até melhor que um Mac Pro, mas na prática para algo muito específico ainda confio nas máquinas profissionais da Apple.

Se o objetivo é trabalhar com projetos de nível profissional médio porte para cima, considere aumentar seu orçamento para se manter na plataforma Apple ou migrar para o mundo PC mantendo seu orçamento atual.

É isso, não sei se ajudei muito já que meu conhecimento nessa área é limitado, usei minha expertise em hardware para tentar ajudá-lo, vamos aguardar que outros colegas melhor preparados ou quem sabe profissionais da área possam enriquecer melhor este tópico.

Grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh esqueci de comentar outra coisa importante.

Lembre-se também que seu workflow irá determinar o tipo de aceleração gráfica que você precisará e isto pesa no orçamento e na escolha da plataforma e/ou componentes, sobretudo GPUs.

As placas da NVIDIA usam CUDA e são medianas em OpenCL, já as AMD/ATi são ótimas em OpenCL mas não são compatíveis com CUDA que é proprietário da NVIDIA.

Apple Final Cut/Motion/Compressor, etc. se aproveitam melhor do OpenCL.

Adobe, Avid e DaVinci se aproveitam melhor do CUDA.

NVIDIA em geral é mais caro mas oferece maior compatibilidade com NLEs, tem excelente aproveitamento energético e melhor envelope térmico.

AMD/ATi em geral é mais barato, oferece menor compatibilidade ficando basicamente restrito a plataforma Apple, carece de melhorias no design térmico e energético (embora tenha melhorado muito nos lançamentos recentes).

Isso com certeza será relevante também na sua decisão.

Um abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2016 at 14:28, Augusto Silva disse:

Boa tarde pessoal

Já sou usuário algum tempo aqui no fórum e sempre acompanho as novidades.

Porém gostaria de tirar uma dúvida.

Onde trabalho atualmente estamos orçando uma nova maquina para edição de videos, em full hd e no futuro em 4k.

E gostaria de saber a opinião de vocês se um iMac 5k i5 da conta do recado ou é necessário mais performance?

Visto que o orçamento que temos é de 12.000,00 o que seria mais interessante, esse iMac i5 ou um PC com uma configuração parruda no mesmo valor?

 

Já uso os 2 sistemas, e acho os 2 bons, porém em questão de trabalho, qual da mais conta?

 

Obrigado a todos que puderem ajudar!

Cara, sem dúvida um PC com uma configuração TOP, incluindo dois monitores e tudo o mais.

Comprei recentemente para edição de vídeo um notebook (precisava de mobilidade) da DELL (dell gaming edition i7) placa de vídeo dedicada com 3GB DDR5, processador HQ, SSD com HD de 1TB, muito bom... gastei metade da tua verba numa configuração boa, mas ainda tem outras versões melhores dele esse a placa de vídeo inclusive já suporta 4K e a saída HDMI tbm...

enfim, eu não iria de MAC e até iria se fosse um MAC PRO. Eu tenho um iMac para tratamento de fotos de 21,5 i5 late 2012, muito bom, mas não atende nem 50% pra vídeo.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a resposta mais simples hoje tem que se basear em: Qual app vai usar?
Se vc vai de Premiere, então compra logo um PC.
Se vai de FCPX, compra um mac.

Explico. As empresas já não tem o  que oferecer, então vão ficar aumentando esta resolução até chegar a uns 20k, dai vc vai ter que ficar comprando um Mac novo a preços exorbitantes todo ano, já que macs novos não tem como atualizar.
Então, o único motivo para um editor comprar um mac hoje seria pelo Final Cut.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...