Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrades Macbook Pro late 2011 - dúvidas e sugestões


LeoAdami

Posts Recomendados

Olá!

Galera estou comprando meu primeiro Macbook, é um Pro Late 2011 (Core i5/4GB/13.3/Intel HD 3000), de uma amiga, o computador está em condições impecáveis de cuidado. 

Porém, quero fazer uns upgrades nele. Estava pensando em um SSD de 128gb (sim isso me atende, é só pros arquivos do dia, o restante fica na nuvem ou em um HD externo) e 8Gb de RAM. Nunca tive computadores da Apple, preciso me atentar a algum detalhe especifico na compra destes upgrades? Existe algo além disso para dar um up na potência do bixinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Bem vindo!
Primeiramente existem marcas específicas de RAM pra Mac, algumas inclusive melhores do que outras (ex: a memória Kingston dizem que não é boa. Uso no meu Mac 16gb de RAM da Samsung, são excelentes!)
Quanto ao SSD a mesma preocupação, porem vai mais do seu bolso.
O novo macOS tem um ótimo gerenciamento de RAM e de espaço no seu SSD, inclusive já mantendo alguns arquivos (caso você queira) automaticamente sincronizados com iCloud Drive.
Esses upgrades são quase "necessários" em Macs hoje, ainda mais numa máquina de 2011. Te digo isso pois a minha máquina é a mesma que a sua e após esses upgrades (16gb de RAM e 512SSD) uso normalmente até hoje, inclusive com monitor externo e etc.
Qualquer dúvida só perguntar!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Leo,

Cara, SSD eu tenho e recomendo muito os Samsung EVO, não são os mais baratos mas são rápidos e confiáveis. Usei 2 em RAID0 por mais de 1 ano, hoje não tenho mais o RAID mas ainda uso os 2 separados rodando versões diferentes do OSX e te digo, 2 anos de uso e estão perfeitos como no dia em que foram instalados ! Na minha opinião os SSDs da Samsung oferecem atualmente o melhor custo/benefício, mas há outras marcas talvez mais em conta como Corsair, OWC, Sandisk, que são amplamente usados em Macs. Cuidado apenas com os SSDs da Kingston, alguns modelos se mostraram problemáticos com Macs como o UV400 por exemplo.

Eu hoje não compraria um SSD menor que 250GB, mas se você diz que 128GB te atende, eu é que não vou dizer o contrário ;) Mas explico, a questão de comprar um SSD maior não se restringe a capacidade de armazenamento, o detalhe é que quanto maior o SSD maior será a performance do mesmo. Da forma como as células de memória (NAND chips) são distribuídas no SSD, um SSD de 256GB será mais rápido que um de 128GB e um de 512GB será mais rápido que um de 256GB e assim por diante, isto pelo simples fato de quanto maior a capacidade maior a quantidade de  células e estas células trabalham em forma de array (em paralelo) e por isso o aumento da performance.

Em relação a memória, sempre usei e recomendo as Corsair Mac Memory, as utilizo há anos em todos os meus upgrades e nunca tive qualquer problema com nenhuma delas. O único cuidado que sempre faço questão de citar nos meus posts sobre memória, compre as memórias dentro das especificações de sua máquina e sempre, sempre em pares casados isso é muito importante ! Com isso você evita problemas de compatibilidade ou instabilidade na máquina já que os módulos conversam perfeitamente entre sí e exatamente com os mesmos parâmetros de paridade, latência e tensões com o barramento principal e controlador de memória. Além disso, pares casados ativam o  "Interleaving Support" conhecido popularmente como Dual Channel, Triple Channel, etc ! Não que irá nooooosssaa aumentar a performance do barramento de memória mas ele ajuda a compensar a latência inerente aos chips de DRAM distribuindo endereços de memória alocável nos dois módulos formando assim um "banco de memória".

Em relação a colocar 8GB ou 16GB vai do seu bolso, 8GB irá te atender perfeitamente mas 16GB irá dar uma longevidade maior para a máquina, além disso, tudo depende do que você vai fazer com ela, se for rodar algo muito pesado os 16GB podem fazer uma grande diferença na experiência de uso. Trocando em miúdos, se tiver condições ($) e pretensão de usar algo que exigirá mais da máquina coloque logo os 16GB, mas óbvio, tudo depende do seu perfil de uso, não te ajudará em nada uma máquina com 16GB para navegar na Internet, ler e-mails e editar textos no Pages ou Word por exemplo.

Acho que é isso, qualquer outra dúvida é só postar !

Editado por pollaris
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...