Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Usado => Qual Cuidado Tomar no Momento da Compra?


Olecram2006

Posts Recomendados

Olá Pessoal.

Estou aos poucos voltando ao mundo apple (tenho Iphone 5s e Ipad mini) e estou querendo comprar um macbook pro (devido a performance e capacidade de upgrade em relação ao Air). Estou vendo modelos Late 2011. Ambos são Core I5 2.3, HD 320 com 8 giga de RAM e o outro é um Core I5 de 2.4, HD 500 com 4 Gigas de RAM.  Os computadores estão por R$ 2.600 aproximadamente. 

Como normalmente quem está vendendo não permite levar o aparelho em alguma assistência para saber como está o macbook por dentro,  gostaria de saber se tem algum software que eu possa passar (quando estiver testando o macbook) para saber como está a parte de hardware (principalmente bateria, memória, placa lógica, entre outros itens essenciais.). Já que estes macbooks que estou interessado não estão na garantia.

Obrigado e abraços.

Marcelo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

A bateria você pode testar e ter acesso a várias informações com o coconutBattery. Para testar o hardware da máquina você pode usar o Apple Hardware Test (máquinas até Junho/2013) ou o Apple Diagnostics (máquinas depois de Junho/2013).

Além disso, mexer na máquina por alguns minutos, abrir programas, navegar na Internet, YouTube, etc. Se for MacBook com unidade ótica, teste leitura e gravação de mídias (tanto em CDs como em DVDs), teste todas as portas (USB, Entrada/Saída de audio, Thunderbolt, Minidisplay Port, HDMI, Ethernet), teste a câmera iSight, teste WiFi e Bluetooth, enfim, teste o máximo de componentes que puder. Teste também os speakers, é comum MacBooks usados com os falantes estourados, teste num local sem muito barulho e teste também os dois speakers individualmente.

Rodar alguns programas de benchmark ajuda, tipo novaBench e GeekBench, se houver placa dedicada teste as placas também rodando CineBench e FurMark, acredite, se ela tiver algum defeito por mais oculto que seja, com a bateria de testes acima as chances de descobrir são bem grandes pois esses softwares estressam a máquina nos testes para determinar sua performance e nessas condições as chances de um componente defeituoso se manifestar são grandes.

Por último, remova a tampa inferior da máquina, com isso dá pra saber se a máquina está original ou se já foi fuçada de alguma forma, e se quem mexeu sabia o que estava fazendo.

Já abri máquinas que estavam perfeitas por fora, mas por dentro até conectores quebrados haviam além de selos de assistência técnica genérica.

Claro que nada irá garantir que a máquina usada não apresente problemas depois mas cara, aí já é meio que loteria também ja que até nas novas as vezes temos dor de cabeça.

Se o vendedor se negar a levar até uma assistência autorizada para avaliação ou mesmo não permitir que você faça o que coloquei acima, "foge que é cilada bino" !!!!!

Abraço !

Editado por pollaris
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o amigo acima (Pollaris) colocou é bem apropriado

Se você for fazer a compra digamos no Mercado Livre procure verificar a reputação do vendedor e os comentários de quem fez negocio com ele, o mesmo vale para outros classificados na Internet

Se for uma loja, pesquise no ReclameAqui se ela tem boa avaliação, se ninguém nunca abriu uma reclamação lá sobre ela.

Peça para o vendedor deixar você usar o macbook por um tempo, faça tudo, se possível, que o Pollaris colocou e teste cada tecla, teste o trackpad, cada clique, verifique a tela se não tem marcas ou manchas, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pollaris disse:

Amigo,

A bateria você pode testar e ter acesso a várias informações com o coconutBattery. Para testar o hardware da máquina você pode usar o Apple Hardware Test (máquinas até Junho/2013) ou o Apple Diagnostics (máquinas depois de Junho/2013).

Além disso, mexer na máquina por alguns minutos, abrir programas, navegar na Internet, YouTube, etc. Se for MacBook com unidade ótica, teste leitura e gravação de mídias (tanto em CDs como em DVDs), teste todas as portas (USB, Entrada/Saída de audio, Thunderbolt, Minidisplay Port, HDMI, Ethernet), teste a câmera iSight, teste WiFi e Bluetooth, enfim, teste o máximo de componentes que puder. Teste também os speakers, é comum MacBooks usados com os falantes estourados, teste num local sem muito barulho e teste também os dois speakers individualmente.

Rodar alguns programas de benchmark ajuda, tipo novaBench e GeekBench, se houver placa dedicada teste as placas também rodando CineBench e FurMark, acredite, se ela tiver algum defeito por mais oculto que seja, com a bateria de testes acima as chances de descobrir são bem grandes pois esses softwares estressam a máquina nos testes para determinar sua performance e nessas condições as chances de um componente defeituoso se manifestar são grandes.

Por último, remova a tampa inferior da máquina, com isso dá pra saber se a máquina está original ou se já foi fuçada de alguma forma, e se quem mexeu sabia o que estava fazendo.

Já abri máquinas que estavam perfeitas por fora, mas por dentro até conectores quebrados haviam além de selos de assistência técnica genérica.

Claro que nada irá garantir que a máquina usada não apresente problemas depois mas cara, aí já é meio que loteria também ja que até nas novas as vezes temos dor de cabeça.

Se o vendedor se negar a levar até uma assistência autorizada para avaliação ou mesmo não permitir que você faça o que coloquei acima, "foge que é cilada bino" !!!!!

Abraço !

Opa! Que ótimas dicas Pollaris. Vou procurar fazer o que sugeriu. Até porque um dos vendedores (no OLX) sugeriu eu ver a máquina antes, sem compromisso. Então já achei algo legal da parte dele.

Ele disse que trocou o carregador e a bateria recentemente. E tirando uns arranhões que tem no fundo do macbook, o restante está bom. Sem danos.

A princípio, este valor de R$ 2.600 nesta configuração: Core I5 2.3 / 320 de HD 8GB de RAM Late 2011,  está bom?

13 minutos atrás, Molina disse:

O que o amigo acima (Pollaris) colocou é bem apropriado

Se você for fazer a compra digamos no Mercado Livre procure verificar a reputação do vendedor e os comentários de quem fez negocio com ele, o mesmo vale para outros classificados na Internet

Se for uma loja, pesquise no ReclameAqui se ela tem boa avaliação, se ninguém nunca abriu uma reclamação lá sobre ela.

Peça para o vendedor deixar você usar o macbook por um tempo, faça tudo, se possível, que o Pollaris colocou e teste cada tecla, teste o trackpad, cada clique, verifique a tela se não tem marcas ou manchas, etc

Sim Molina. Foram ótimas as dicas dele e a sua também. Vou estar atendo ao que vocês sugeriram, assim como se outros colegas também. Tudo para não ter problemas na compra. 

Perguntei ao Pollaris mas agradeceria também de sua opinião: a princípio, este valor de R$ 2.600 nesta configuração: Core I5 2.3 / 320 de HD 8GB de RAM Late 2011,  está bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2017 at 18:10, Olecram2006 disse:

Olá Pessoal.

Estou aos poucos voltando ao mundo apple (tenho Iphone 5s e Ipad mini) e estou querendo comprar um macbook pro (devido a performance e capacidade de upgrade em relação ao Air). Estou vendo modelos Late 2011. Ambos são Core I5 2.3, HD 320 com 8 giga de RAM e o outro é um Core I5 de 2.4, HD 500 com 4 Gigas de RAM.  Os computadores estão por R$ 2.600 aproximadamente. 

Como normalmente quem está vendendo não permite levar o aparelho em alguma assistência para saber como está o macbook por dentro,  gostaria de saber se tem algum software que eu possa passar (quando estiver testando o macbook) para saber como está a parte de hardware (principalmente bateria, memória, placa lógica, entre outros itens essenciais.). Já que estes macbooks que estou interessado não estão na garantia.

Obrigado e abraços.

Marcelo

 

Ja te passaram tudo o que você deve fazer, então só vou colocar uma observação

I5 2.3Ghz Early 2011 (Inicio 2011)

I5 2.4Ghz Late 2011 (Final 2011)

I5 2.5Ghz Mid 2012 (Meados 2012)

ou seja a maquina que vc esta vendo é inicio 2011 e não final como esta descrevendo, porem a diferença entre elas é quase nula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu deixo as mesmas recomendações que o pessoal passou aí em cima com todos os testes possíveis e pessoalmente gostaria de sugerir um outro modelo de MacBook que pode lhe agradar um pouco mais:
Procure as máquinas versão Mid-2012 ou superiores. Não que outros modelos sejam ruins mas essas tem alguns "features" que vão te dar uma longevidade maior:

- USB 3.0

- Suporte total a Handoff, Continuidade e AirDrop

- Suporte de software (macOS) atualizado.

- Hardware ligeiramente mais potente: suporte a memória DDR3 1600MHz (1866 ou 2133MHz também funcionam, por mais que não sejam oficialmente declaradas), SATA3 @ 6Gb/s (Maior velocidade para SSDs e HDDs), Wi-fi Dual-band @ 450Mb/s etc.

- No caso de notebook: bateria ligeiramente mais eficiente.

 

Comprei o meu MacBook atual aqui no fórum. Marquei com o vendedor, conferi se estava tudo de acordo pra mim e fechei numa boa. Fiz upgrade de RAM e SSD na minha máquina e não pretendo trocar tão cedo essa máquina aqui. Funciona tudo o que eu quero e preciso e muitíssimo bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, UnderEu disse:

Eu deixo as mesmas recomendações que o pessoal passou aí em cima com todos os testes possíveis e pessoalmente gostaria de sugerir um outro modelo de MacBook que pode lhe agradar um pouco mais:
Procure as máquinas versão Mid-2012 ou superiores. Não que outros modelos sejam ruins mas essas tem alguns "features" que vão te dar uma longevidade maior:

- USB 3.0

- Suporte total a Handoff, Continuidade e AirDrop

- Suporte de software (macOS) atualizado.

- Hardware ligeiramente mais potente: suporte a memória DDR3 1600MHz (1866 ou 2133MHz também funcionam, por mais que não sejam oficialmente declaradas), SATA3 @ 6Gb/s (Maior velocidade para SSDs e HDDs), Wi-fi Dual-band @ 450Mb/s etc.

- No caso de notebook: bateria ligeiramente mais eficiente.

 

Comprei o meu MacBook atual aqui no fórum. Marquei com o vendedor, conferi se estava tudo de acordo pra mim e fechei numa boa. Fiz upgrade de RAM e SSD na minha máquina e não pretendo trocar tão cedo essa máquina aqui. Funciona tudo o que eu quero e preciso e muitíssimo bem!

ja tive uma Early 2011 de 13' e se trocar as memorias ele funciona com 1600Mhz, o Wifi tambem é dual Band (N) de 450Mb/s, a SATA do HD era SATA3, só o do Disco Otico que é interface SATA2

de diferente mesmo para a mid 2012 (que é uma boa recomendação) é o USB 3.0 e a SATA3 no superdrive alem de ser I5 de 3geração que é mais economico 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Marcos Rodrigo disse:

ja tive uma Early 2011 de 13' e se trocar as memorias ele funciona com 1600Mhz, o Wifi tambem é dual Band (N) de 450Mb/s, a SATA do HD era SATA3, só o do Disco Otico que é interface SATA2

de diferente mesmo para a mid 2012 (que é uma boa recomendação) é o USB 3.0 e a SATA3 no superdrive alem de ser I5 de 3geração que é mais economico 

a Intel Graphics do modelo 13" i5 2012 também é muito superior, eu estou com o 13" 2010 e a GeForce 320m dá uma surra na Intel 3000 do modelo 13" 2011, perdendo mesmo para esse modelo 2012. Se pudesse pegava o último modelo 2012, porém esse que estou atualmente já me atende muito bem, pelos upgrades que fiz (memória, SSD e leitor interno de Bluray, posso ligar na minha tv e assistir de boa tanto DVD como Bluray), por mais que dizem não ser uma mídia muito usada hoje em dia, eu preferi manter o aspecto original da máquina ao invés por optar por 2 hds. Troquei recentemente a tela LED que existia PixelHot, e pretendo trocar a bateria dentro dos próximos 2 anos, pois mesmo sendo uma máquina de 7 anos de idade, ainda tem um excelente desempenho e está com 600 ciclos. Rodo o El Capitan, pois o Sierra ainda está bem imaturo para ser meu sistema principal, e também porque o El Capitan está bem estável, sólido e todos os meus programas funcionam redondo nele. '-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal.

Obrigado novamente as novas sugestões e dicas.

Sobre o modelo 2012, o problema que até o momento as ofertas para este modelo foram cerca de R$ 1.800 a mais do que o modelo 2011 que estou prestes a fechar (por R$ 2.500).

O modelo 2011 que estou comprando é o 13,3 Polegadas, Processador Core i5 de 2,4 GHz, 4GB de Memória DDR3 e HD de 500GB. Aí penso em colocar ou SSD e aumentar para 8 ou 16gigas.

Mesmo fazer o upgrade, recursos como 
Handoff, Continuidade e AirDrop não poderão ser utilizados?

Abs.



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Marcos Rodrigo disse:

Ja te passaram tudo o que você deve fazer, então só vou colocar uma observação

I5 2.3Ghz Early 2011 (Inicio 2011)

I5 2.4Ghz Late 2011 (Final 2011)

I5 2.5Ghz Mid 2012 (Meados 2012)

ou seja a maquina que vc esta vendo é inicio 2011 e não final como esta descrevendo, porem a diferença entre elas é quase nula

Sim, resolvi adquirir o modelo I5 2.4Ghz Late 2011 (Final 2011). Espero que dê tudo certo.  :-)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal!

Bem, recebi o Macbook. Estou gostando muito. E desde já agradeço novamente pelas dicas e orientações que deram.

Estou na dúvida se coloco um SSD para o sistema e mantenho o HD para backup (para isso retiraria o Drive de CD). Ou se uso só um SSD maior e deixo o Superdrive de CD.

=> Pelo que já li, é melhor ter um SSD (mesmo de 128) para o sistema e aplicativos e o HD de Backup. Certo?

=> Caso eu opte por retirar o superdrive, será que é possível transforma-lo em Drive de CD externo?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2017 at 23:02, Olecram2006 disse:

Olá Pessoal!

Bem, recebi o Macbook. Estou gostando muito. E desde já agradeço novamente pelas dicas e orientações que deram.

Estou na dúvida se coloco um SSD para o sistema e mantenho o HD para backup (para isso retiraria o Drive de CD). Ou se uso só um SSD maior e deixo o Superdrive de CD.

=> Pelo que já li, é melhor ter um SSD (mesmo de 128) para o sistema e aplicativos e o HD de Backup. Certo?

=> Caso eu opte por retirar o superdrive, será que é possível transforma-lo em Drive de CD externo?

Abs.

Olha é muito polemico essa parte...

o HD original do Mac vc pode por em uma case USB e usar o Time Machine para backup... agora sendo drive interno eu n sei se permite backup assim

eu acho mais vantagem um SSD maior com tudo... porem tanto interno quanto externo o Drive DVD não serve para muita coisa hoje em dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

33 minutos atrás, Marcos Rodrigo disse:

Olha é muito polemico essa parte...

o HD original do Mac vc pode por em uma case USB e usar o Time Machine para backup... agora sendo drive interno eu n sei se permite backup assim

eu acho mais vantagem um SSD maior com tudo... porem tanto interno quanto externo o Drive DVD não serve para muita coisa hoje em dia

O que eu sei em relação a ter dois discos numa maquina so é que o HD pode servir como se fosse um HD externo com a diferença que vc pode escolher o que colocar no HD para backup mas não pelo time machine. Quer dizer que você  pode ter um HD de 500 GB ou 1 tera para arquivos mais pesados como fotos ou filmes, especialmente em alta resolução que ocupam muito mais espaço. Ja pra rodar o sistema e os programas mais frequentes você usaria o SSD. 

E verdade que hoje em dia o superdrive é pouco usado mas quem fizer gravações em cd ou dvd vai precisar e como bem disse o Marcos pode colocar ele  num case usb e usa-lo como externo. No entanto, tem que tomar cuidado com a conexão usb que seja usb 3 pra que funcione corretamente e rápido ja que este mbp não tem saídas usb 3. 

Eu tinha um mbp late 2011 igual ao que você comprou e fiz o upgrade para um SSD 240GB da Kingston e fiquei muito satisfeito com o resultado. Como tenho um drive externo para fazer os backups não mexi no superdrive. E com os 8GB de ram que ja tinha não ficou devendo praticamente nada em comparação com as maquinas mais novas em termos de velocidade. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, 

Tenho 3 opções de compra, Early 2013, Late 2013 ou Mid 2014.

O que apresenta as melhores configurações é o Early, único dono e nunca foi aberto. O problema é o ciclo da bateria que esta alto demais 952.

Fora isso sem nenhum detalhe, Tela retina de 15, Video dedicado GeForce 650M.

Gostaria de saber da opinião de vocês, é negocio ? Quando bater os 1000 ciclos é obrigatório a troca de bateria ? Uma nova custa 370,00 no ML.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...