Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] Memória Mac Pro (2010 e 2012)


Posts Recomendados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

19 horas atrás, pollaris disse:

HAHAHAHA Obrigado Daniel, são grandes mesmo, sei lá, não gosto de ler mas adoro escrever... As vezes é tanta coisa que acabo cometendo umas gafes ortográficas mas o que vale é a intenção de ajudar mesmo.

Eu escrevi aquela "bíblia" sobre as GPUs por 2 motivos, primeiro que não tinha nada em português e sempre via a galeria com dúvida. Segundo que mesmo na gringa, sempre achei muita informação desencontrada e muita informação errada ou que induzia ao erro.

Agradeço por ter lembrando do post e fico feliz que tenha gostado, pena que não foi tão útil para você mas espero de coração que seja útil para outros que assim como nós, tivemos que ralar caçando e juntando informação aos montes em outro idioma e ir experimentando na tentativa e erro até achar a solução ideal para dar sobrevida aos nossos Mac Pros.

Em relação ao adaptador, o que utilizo é um genérico, não tem marca nenhuma mas existe um perfeitamente compatível e de marca que posso recomendar, é o Lycom DT-120 muito usado na gringa e bem elogiado por sinal. Esse tem ótimo custo/benefício mas se você quiser algo realmente "power" e estiver disposto a romper fronteiras vá de Amfeltec mas já aviso, estes custam os olhos da cara + um rim !!!

Um detalhe interessante que acho importante frizar, o adaptador PCIe para NGFF M.2 é uma espécie de placa "pass-thru", ele não possui nenhum IC ou componente especial, possui apenas as trilhas elétricas que fazem a ponte do slot PCIe para o slot M.2. Como eu mencionei no post anterior a interface está embutida no próprio form factor dos SSDs NGFF e por isso mesmo é importante também estar atento a este detalhe já que há versões de M.2 SATA, PCIe AHCI e PCIe NVMExpress.

Já nos adaptadores PCIe para M.2 mais invocados como os da Anfeltec, possuem dissipadores pois os SSDs NGFF costumam esquentar um pouco e possuem também ICs dedicados e alguns chipset próprio para realizar RAID por hardware.

Um alternativa comercial já pronta interessante é o OWC Accelsior, é basicamente a controladora PCIe com 2 SSDs M.2 com interface SATA, esse é pegar, instalar no Mac Pro e ser feliz mas a velocidade de leitura/gravação fica aquém da solução que usei pois eles são SATAIII e não PCIe "puro".

Eu atualmente não estou usando nenhuma interface PCIe para USB3.0 porque não tenho essa necessidade no Mac Pro, mas posso recomendar as placas da Sonnet e NewerTech que são totalmente compatíveis com nossos Mac Pros, há inclusive modelos com USB3.0 e eSATA.

Ambas marcas são tradicionais no mundo Apple, quem conhece Apple de longa data deve se lembrar dos upgrades de PowerPC G3 para os Power Macintosh e Mac Performa que tornaram a Sonnet notória em upgrades para Macs.

Tá vendo, acabei escrevendo demais de novo...rssssss

 

19 horas atrás, pollaris disse:

Ahhh Daniel,

Existe ainda uma outra opção, há na gringa adaptadores PCIe para NGFF no formato proprietário Apple, esses adaptadores permitem usar os mesmos SSDs que a Apple usa nos MacBooks Pro e Air, são mais difíceis de ser encontrados no Brasil e não há suporte para boot no Mac Pro embora alguns fizeram funcionar. 

A princípio eu pensei em usar um SSD Apple e quase comprei um desses pra testar no meu Mac Pro mas depois que vi o preço dos SSDs Apple e sem garantia de funcionar 100% acabei desistindo da idéia e indo para os NGFF convencionais no formato M.2 

Eu ia correr o risco pois os SSDs da Apple são os mais rápidos disponíveis hoje, mas depois com muita pesquisa acabei concluindo que eles são variantes dos XP941 e SM951 da Samsung apenas com o conector proprietário o que na prática talvez não resultasse em grande diferença.


@pollaris,

Agradeço por compartilhar a sua experiência conosco, com certeza todas essas informações serão muito úteis para outros membros e visitantes, pois no nosso idioma tópicos sobre upgrades de Mac Pro são praticamente inexistentes. Já andei pesquisando sobre estes adaptadores um tempo atrás e infelizmente descartei a possibilidade de adquirir os da Sonnet e da OWC devido ao custo elevado, mais os impostos que serão cobrados automaticamente, já que estão à venda somente nos EUA (mas ainda sonho com o dia em que algum vendedor chinês anunciará um desses no eBay, rs). Mas você me deixou bastante animado com o Lycom DT-120. Fiz uma pesquisa rápida aqui e o encontrei à venda no Mercado Livre por 69 reais. Vou fazer umas contas e estudar comprar um M2 (talvez eu até já compre o adaptador para deixar guardado), pois infelizmente o custo é bem "expressivo" e ainda mais para manter a mesma capacidade de armazenamento que eu tenho hoje no RAID de UV400.

Sobre os SSDs retirados de outras máquinas da Apple eu nem mesmo cogitei, rsrs, pois já sabia que eram muito caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Samir Bridi disse:

Caraca! Que tópico mais lindo... Só informações imprescindíveis!!

Obrigado @pollaris por participar, toda e qualquer informação para melhorar ainda mais o desempenho de nossos Mac Pro, são ótimas!

@pollaris Esse SSD que você menciona são aqueles via chip correto? Quando troquei o HD do iMac da minha irmã por um SSD, notei que tem um espaço no iMac dela para colocar esse tipo de SSD direto na placa, e também pesquisei que são muito mais rápidos. O valor deles não difere muito dos SSD comuns, mas para os nossos Mac Pro, teria que comprar um adaptador para isso realmente. Existe por um acaso um adaptador duplo, onde possa colocar 2 placas SSD M2, e fazer RAID 0?

@DanielPsJr Eu hoje tenho um PCIe de USB 3.0 da Inateck. Infelizmente só funciona até a versão 10.9.5 do sistema operacional, mas hoje uso o El Capitan e a placa ainda continua funcionando, porém apenas 2 portas das 4. Como você não gosta de gambiarras assim como eu, recomendo essas PCie sem utilizar cabo de força para funcionar, porém são mais caras que as demais.

Aqui alguns modelos:

https://www.amazon.com/Oodelay-UB-131-SuperSpeed-Profile-Windows/dp/B00XB64AMO/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1485879612&sr=8-2&keywords=pcie+usb+3.0+mac+pro

https://www.amazon.com/Sonnet-Allegro-Pro-PCIe-card/dp/B00XPUHO10/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1485879612&sr=8-4&keywords=pcie+usb+3.0+mac+pro

https://www.amazon.com/Sonnet-Allegro-4-Port-Windows-Compatible/dp/B00GRGCV2G/ref=sr_1_7?ie=UTF8&qid=1485879612&sr=8-7&keywords=pcie+usb+3.0+mac+pro

@Samir Bridi,

Estou na luta para conseguir um que funcione 100% com o Sierra. Comprei um da Orico, modelo BCU3-2PU, pois havia lido em um fórum gringo que funcionava no Mac (não especificamente no Sierra), mas infelizmente não funcionou corretamente. O sistema até o reconheceu (no relatório do sistema), porém nenhum dispositivo que conectei funcionou. Por sorte o vendedor o aceitou de volta e devolveu o meu pagamento.

Não estava muito afim de esperar chegar um de fora, por isso acabei comprando o modelo acima pelo Mercado Livre. Não fui muito com a cara desse Oodeley, mas o preço do Sonnet está mais em conta do que eu me lembro de ter visto no eBay. Nunca comprei nada pela Amazon, mas já ouvi dizer que os riscos da encomenda ser taxada é um pouco maior, mesmo que abaixo da cota (neste caso ainda está ultrapassando por alguns dólares). Você já comprou algo por lá, mais especificamente algum hardware?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Samir Bridi disse:

Gosto do ralador de queijo pela vantagem dos upgrades e também de poder usar HDs interno, o que no Mac Pro (lixeira), é tudo externo (USB 3.0 ou Thunderbolt). Pesquisei os valores dos cases via Thunderbolt e são uma fortuna, então ainda sim vou investir nos meus raladores aqui heheheh

Pois é, essa imagem ilustra bastante isso, rsrs:

mac-pro-2013-vs-mac-pro-2012.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Samir Bridi disse:

@Samir Bridi,

Agradeço por compartilhar o link. Já tinha visto ela no eBay, mas além de não gostar de gambiarras, também sou bem "seletivo" para algumas coisas. Particularmente não gostei da aparência dessa plaquinha, não me passou muita confiança (sei que o mais importante é que o hardware seja funcional, é só uma frescura minha mesmo, rs) - apesar que esta placa possui capacitores sólidos e as demais não.

Ah! Esqueci de compartilhar com vocês que eu utilizo um adaptador SATA para PCIe com um SSD para o BOOTCAMP. É um Sedna igual à este: https://www.amazon.co.uk/Express-Adapter-Circuit-connector-included-x/dp/B0147BU80O

Editado por DanielPsJr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, DanielPsJr disse:

@Samir Bridi,

Estou na luta para conseguir um que funcione 100% com o Sierra. Comprei um da Orico, modelo BCU3-2PU, pois havia lido em um fórum gringo que funcionava no Mac (não especificamente no Sierra), mas infelizmente não funcionou corretamente. O sistema até o reconheceu (no relatório do sistema), porém nenhum dispositivo que conectei funcionou. Por sorte o vendedor o aceitou de volta e devolveu o meu pagamento.

Não estava muito afim de esperar chegar um de fora, por isso acabei comprando o modelo acima pelo Mercado Livre. Não fui muito com a cara desse Oodeley, mas o preço do Sonnet está mais em conta do que eu me lembro de ter visto no eBay. Nunca comprei nada pela Amazon, mas já ouvi dizer que os riscos da encomenda ser taxada é um pouco maior, mesmo que abaixo da cota (neste caso ainda está ultrapassando por alguns dólares). Você já comprou algo por lá, mais especificamente algum hardware?

Essa placa que você menciona, notei que precisa colocar energia para funcionar, correto? Esse modelo que comprei da Inateck, ela não precisa de nada, só encaixar e já sai funcionando. Meu único problema é que eles até hoje não conseguiram descobrir o motivo que após o Yosemite, e eu vivo mandando e-mails para o suporte deles.

Comprei essa placa pela Amazon, paguei pouca coisa de imposto, mas como não existe nada do tipo aqui no Brasil, valeu muito a pena.

Compras pelo Ebay e AliExpress, é um jogo de sorte ou azar, pode passar direto como pode ser taxado. Já pela Amazon, como o envio é feito via DHL e/ou Fedex, tu sempre vai ser taxado (não importa o valor), não tem como fugir, infelizmente. Só não é taxado se for livro, porque de resto é.

Sobre os modelos que informei acima, o da Sonnet são os melhores e eles garantem o funcionamento até o Sierra. Entrei em contato com eles por e-mail para solicitar mais informações e também justamente por essa questão da compatibilidade, e eles dizem que já fizeram inúmeros testes, todos tiveram sucesso, inclusive há comentários de outros usuários na página que confirmam que funciona.

47 minutos atrás, DanielPsJr disse:

Pois é, essa imagem ilustra bastante isso, rsrs:

mac-pro-2013-vs-mac-pro-2012.jpg

Essa imagem mostra o motivo de eu não ter migrado para esse modelo novo ainda, pois tenho que ter muito espaço na bancada e cabo para conectar tudo. Hoje tenho um móvel todo projeto para o Mac Pro (ralador de queijo), onde somente tenho que usar o cabo DVI e o USB, o restante fica tudo na máquina, o que é uma maravilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, DanielPsJr disse:

@Samir Bridi,

Agradeço por compartilhar o link. Já tinha visto ela no eBay, mas além de não gostar de gambiarras, também sou bem "seletivo" para algumas coisas. Particularmente não gostei da aparência dessa plaquinha, não me passou muita confiança (sei que o mais importante é que o hardware seja funcional, é só uma frescura minha mesmo, rs) - apesar que esta placa possui capacitores sólidos e as demais não.

Ah! Esqueci de compartilhar com vocês que eu utilizo um adaptador SATA para PCIe com um SSD para o BOOTCAMP. É um Sedna igual à este: https://www.amazon.co.uk/Express-Adapter-Circuit-connector-included-x/dp/B0147BU80O

Eu to pensando seriamente em me arriscar a comprar essa placa, até porque o vendedor garante que funciona e se não funcionar, tenho meu dinheiro de volta, fico somente com as despesas do imposto. 

Obrigado por compartilhar o link do adaptador. Estou começando a colocar tudo no papel do que é possível fazer nos Mac Pro, para melhorar o desempenho deles e o custo que isso seria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Samir Bridi disse:

Essa placa que você menciona, notei que precisa colocar energia para funcionar, correto? Esse modelo que comprei da Inateck, ela não precisa de nada, só encaixar e já sai funcionando. Meu único problema é que eles até hoje não conseguiram descobrir o motivo que após o Yosemite, e eu vivo mandando e-mails para o suporte deles.

Comprei essa placa pela Amazon, paguei pouca coisa de imposto, mas como não existe nada do tipo aqui no Brasil, valeu muito a pena.

Compras pelo Ebay e AliExpress, é um jogo de sorte ou azar, pode passar direto como pode ser taxado. Já pela Amazon, como o envio é feito via DHL e/ou Fedex, tu sempre vai ser taxado (não importa o valor), não tem como fugir, infelizmente. Só não é taxado se for livro, porque de resto é.

Sobre os modelos que informei acima, o da Sonnet são os melhores e eles garantem o funcionamento até o Sierra. Entrei em contato com eles por e-mail para solicitar mais informações e também justamente por essa questão da compatibilidade, e eles dizem que já fizeram inúmeros testes, todos tiveram sucesso, inclusive há comentários de outros usuários na página que confirmam que funciona.

Essa imagem mostra o motivo de eu não ter migrado para esse modelo novo ainda, pois tenho que ter muito espaço na bancada e cabo para conectar tudo. Hoje tenho um móvel todo projeto para o Mac Pro (ralador de queijo), onde somente tenho que usar o cabo DVI e o USB, o restante fica tudo na máquina, o que é uma maravilha.

Então, pelo que eu pesquisei, o conector de energia serve para manter a estabilidade da porta USB (no caso de você ligar um dispositivo que se auto-carregue ou então um HD que consuma muita energia). No meu caso ela seria exclusivamente para utilizar com o meu case da OWC que está na assinatura (possui fonte de alimentação) e com um ou outro pendrive USB 3.0.

A Lacie mandava uma placa com conexão de alimentação opcional com alguns HDs há alguns anos, para ser utilizada no Mac Pro.

Acho que vou continuar pesquisando os chipsets compatíveis antes de arriscar importar uma Sonnet. Se eu descobrir algo, compartilho.

1 hora atrás, Samir Bridi disse:

Eu to pensando seriamente em me arriscar a comprar essa placa, até porque o vendedor garante que funciona e se não funcionar, tenho meu dinheiro de volta, fico somente com as despesas do imposto. 

Obrigado por compartilhar o link do adaptador. Estou começando a colocar tudo no papel do que é possível fazer nos Mac Pro, para melhorar o desempenho deles e o custo que isso seria.

Legal, depois compartilhe com a gente o que você vai fazer.

Detalhe: Comprei essa placa pelo eBay, direto pela Sedna, e não fui taxado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, DanielPsJr disse:

@Samir Bridi,

Estou na luta para conseguir um que funcione 100% com o Sierra. Comprei um da Orico, modelo BCU3-2PU, pois havia lido em um fórum gringo que funcionava no Mac (não especificamente no Sierra), mas infelizmente não funcionou corretamente. O sistema até o reconheceu (no relatório do sistema), porém nenhum dispositivo que conectei funcionou. Por sorte o vendedor o aceitou de volta e devolveu o meu pagamento.

Não estava muito afim de esperar chegar um de fora, por isso acabei comprando o modelo acima pelo Mercado Livre. Não fui muito com a cara desse Oodeley, mas o preço do Sonnet está mais em conta do que eu me lembro de ter visto no eBay. Nunca comprei nada pela Amazon, mas já ouvi dizer que os riscos da encomenda ser taxada é um pouco maior, mesmo que abaixo da cota (neste caso ainda está ultrapassando por alguns dólares). Você já comprou algo por lá, mais especificamente algum hardware?

Fala Daniel,

Algumas Oricos utilizam chipsets da Asmedia, o ASM1142 não é suportado no El Capitan e Sierra mas o ASM1242 segundo relatos funciona no Sierra tranquilamente, o chipset "melhor" suportado em nossos Macs é o FL1100. O modelo Orico  PVU3-4P-R2.0 com chipset (VLI) VL805 também é certeza que funciona no Sierra com os drivers nativos do MacOS.

Acho complicado ficar na tentativa e erro e por isso já recomendei de cara as Sonnets e NewerTech, mas há muitos outros fabricantes e o único problema é que essas placas tendem a ser mais caras. A CalDigit também tem placas USB3.0 para Mac alguns modelos só suportam até o Yosemite mas há modelos que suportam o Sierra muito bem.

O pessoal lá fora já começou a "brincar" com placas USB 3.1 e a coisa parece promissora também, portanto, mais uma opção de turbinar nossos raladores de queijo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Samir Bridi disse:

Eu to pensando seriamente em me arriscar a comprar essa placa, até porque o vendedor garante que funciona e se não funcionar, tenho meu dinheiro de volta, fico somente com as despesas do imposto. 

Obrigado por compartilhar o link do adaptador. Estou começando a colocar tudo no papel do que é possível fazer nos Mac Pro, para melhorar o desempenho deles e o custo que isso seria.

Samir,

Eu nem coloco mais as coisas no papel senão eu desanimo e não compro. Mas só pra você ter uma idéia e aguçar seus instintos capitalistas, vai uma listinha bacana de como nossos Mac Pros podem ser (maxed out) turbinados !!!

  • 2 x X5690 (Westmere/3,46GHz/6 core)
  • 8 x 16GB DDR3 ECC 1333MHz memory modules (128GB)
  • 1 x Amfeltec Squid PCIe x16 to M.2 Quad adapter + 4 x Samsung SM951 1TB SSD M.2 PCIe AHCI (5600~5900 MB/s)
  • 4 x HDD 5TB SATA III (não vamos deixar os 4 bays vazios dentro do Mac Pro né.....)
  • 1 x Titan X 12GB GDDR5
  • 1 x 5K 27" Display
  • 1 x USBC 3.1 PCIe adapter

Acho melhor parar por aqui....tá bom né....? Eu preferi não colocar os valores pra não desanimar ninguém, mas cara, por cima aí deve dar o valor de um Mac Pro 6.1 intermediário hein !!!!

Editado por pollaris
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
7 horas atrás, Iuri Domingues disse:

Pessoal boa tarde, 

acabei comprando pelo mercado livre um kit e 16GB com dois pentes de 8GB 2X8GB DDR3L 1600 Mhz. 
Mas não serve para o modelo do meu macbook pro. 
Gostaria de saber se alguém tem interesse em comprar ou trocar ? 

Eu trocaria por um kit de 8GB 2X4GB. 

Abraço,

 

melhor anunciar na parte de classificados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...