Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre o futuro dos iPads Pro


Posts Recomendados

Fala galera, tranquilo?

Queria muito saber a opinião de vocês que já tem mais experiência com produtos Apple, então vim dar as caras por aqui pela primeira vez hahah.

Bom, sou ilustrador profissional e trabalho majoritariamente com Photoshop+Illustrator. Há alguns anos migrei dos desktops PC pra linha dos Macbooks Pro, porém estou pensando em mudar de plataforma novamente, buscando o supra sumo da galera da minha área; as telas pra desenho.

Desde o lançamento do iPad Pro, tenho visto reviews muito interessantes sobre o mesmo, especialmente pra quem busca essas "telas-desenháveis". Até pouco tempo o mercado era completamente dominado pela Wacom (que possui preços absurdos por aqui)(além de serem uns baitas trambolhos) e recentemente a Microsoft lançou a linda do Surface Pro (integração entre notebook e tablet) que ainda peca bastante em alguns pontos.

Há uns 2 meses estou cogitando fortemente a compra de um iPad Pro, porém por também estar próximo do lançamento de seu sucessor, resolvi esperar um pouco.

O maior problema do Pro, no meu caso, ainda é a limitação do iOS (por mais que tenha o ótimo Procreate, ele não roda softwares como Photoshop e Illustrator), e também a RAM ainda pequena (4gb pra ilustrações pesadas é meio desanimador). Pra usar softwares que rodam num macOS/windows por exemplo, eu precisaria pareá-lo com um Mac, através do app Astropad (ou seja, ele não serve como única ferramenta de trabalho pra mim, necessitando de um mac pra completar o trabalho). Complicado que, caso eu compre o iPad Pro, eu ficaria um tempo sem Mac, até poder juntar um pouco e completar o setup novamente (vida de ilustrador não é fácil não, gente hahah)

Enfim, ainda estou muito indeciso sobre o caso, será que os próximos iPads Pro trarão melhorias significativas pro meu caso? Já li dezenas de rumores/leaks sobre o assunto, e só reforça meu pé pra atrás. Será que eles aumentam a RAM ou isso não faria muita diferença no iPad/iOS? Acho que a chance de compatibilidade com softwares de outros OS é nula né? Sera que nessas a Apple não estaria ficando pra trás nesse jogo de nicho de potenciais consumidores?

Ou será que poucas coisas práticas mudarão de fato e a espera não vale a pena? (triste esses rumores de que o iPad Pro2 atrasará ainda mais)..

Nossa, quantas perguntas! hahahah

Agradeço desde já pra quem dar a opinião por aqui!

Valeu galera!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Duas perguntas, para eu poder ver qual resposta dar: tem que ser algo portátil (Notebook/tablet)? Tem algum limite de valor?

E sobre todo o resto eu só vou dar uma resposta simples, que é: acho que a Apple se esforçou bastante para que os iPad Pro virassem moda, porém as desenvolvedoras não abraçaram a ideia (pode até existir alguma versão do Photoshop, porém não é nem parecido com a versão desktop), e por isso que eu acho que a Microsoft se saiu muito bem ao trazer o Windows 10 para todos os aparelhos (sem mais aquela versão ARM, que foi um fiasco), assim possibilitando você rodar tudo que rodaria em um Notebook em um tablet - é uma pena que iPad não tem Boot Camp, não?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, tranquilo?
Queria muito saber a opinião de vocês que já tem mais experiência com produtos Apple, então vim dar as caras por aqui pela primeira vez hahah.
Bom, sou ilustrador profissional e trabalho majoritariamente com Photoshop+Illustrator. Há alguns anos migrei dos desktops PC pra linha dos Macbooks Pro, porém estou pensando em mudar de plataforma novamente, buscando o supra sumo da galera da minha área; as telas pra desenho.
Desde o lançamento do iPad Pro, tenho visto reviews muito interessantes sobre o mesmo, especialmente pra quem busca essas "telas-desenháveis". Até pouco tempo o mercado era completamente dominado pela Wacom (que possui preços absurdos por aqui)(além de serem uns baitas trambolhos) e recentemente a Microsoft lançou a linda do Surface Pro (integração entre notebook e tablet) que ainda peca bastante em alguns pontos.
Há uns 2 meses estou cogitando fortemente a compra de um iPad Pro, porém por também estar próximo do lançamento de seu sucessor, resolvi esperar um pouco.
O maior problema do Pro, no meu caso, ainda é a limitação do iOS (por mais que tenha o ótimo Procreate, ele não roda softwares como Photoshop e Illustrator), e também a RAM ainda pequena (4gb pra ilustrações pesadas é meio desanimador). Pra usar softwares que rodam num macOS/windows por exemplo, eu precisaria pareá-lo com um Mac, através do app Astropad (ou seja, ele não serve como única ferramenta de trabalho pra mim, necessitando de um mac pra completar o trabalho). Complicado que, caso eu compre o iPad Pro, eu ficaria um tempo sem Mac, até poder juntar um pouco e completar o setup novamente (vida de ilustrador não é fácil não, gente hahah)

Enfim, ainda estou muito indeciso sobre o caso, será que os próximos iPads Pro trarão melhorias significativas pro meu caso? Já li dezenas de rumores/leaks sobre o assunto, e só reforça meu pé pra atrás. Será que eles aumentam a RAM ou isso não faria muita diferença no iPad/iOS? Acho que a chance de compatibilidade com softwares de outros OS é nula né? Sera que nessas a Apple não estaria ficando pra trás nesse jogo de nicho de potenciais consumidores?
Ou será que poucas coisas práticas mudarão de fato e a espera não vale a pena? (triste esses rumores de que o iPad Pro2 atrasará ainda mais)..
Nossa, quantas perguntas! hahahah
Agradeço desde já pra quem dar a opinião por aqui!
Valeu galera!

 


Cara, não trabalho com parte gráfica, mas vou responder algumas coisas que posso te ajudar:

- Trocar totalmente um computador por iPad é muito complicado. Ele ainda é limitado, devido ao software (iOS). A Apple precisa urgente fazer um sistema separado para o iPad, para conseguir trazer os softwares completos.
- Para substituir um computador o Surface me parece melhor, pois tem os softwares completos. Mas ele perde na parte "tablet". Se procurar reviews e relatos verá que a parte de touch e desenho o iPad ainda é melhor.
- Devido ao sistema e o multitarefas do iPad, 4gb de RAM é mais que suficiente para tudo nele. Roda liso.
- Pelo que estão falando aí, o próximo iPad virá em março. Então se puder esperar, pode ser uma boa. Talvez a Apple mude essa parte do seu software do iPad a tempo, para aí sim ser um verdadeiro substituto de um computador. Ainda ela não perdeu o bonde, entoa da tempo de fazer isso.

Com isso que falei acima, talvez seja melhor ver se espera o próximo lançamento para tomar decisão, ou arrisca em trocar (é possível, mas bem complicado) ou vai de Surface.

Abs





Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Sfielks disse:

Duas perguntas, para eu poder ver qual resposta dar: tem que ser algo portátil (Notebook/tablet)? Tem algum limite de valor?

E sobre todo o resto eu só vou dar uma resposta simples, que é: acho que a Apple se esforçou bastante para que os iPad Pro virassem moda, porém as desenvolvedoras não abraçaram a ideia (pode até existir alguma versão do Photoshop, porém não é nem parecido com a versão desktop), e por isso que eu acho que a Microsoft se saiu muito bem ao trazer o Windows 10 para todos os aparelhos (sem mais aquela versão ARM, que foi um fiasco), assim possibilitando você rodar tudo que rodaria em um Notebook em um tablet - é uma pena que iPad não tem Boot Camp, não?!

Eu gosto muito da portabilidade do iPad, em comparação com os da Wacom, por exemplo. Ter essa liberdade pra desenhar/estudar/explorar conceitos em qualquer lugar e com essa praticidade toda é um ponto positivo muito forte. Porém diria que, para o trabalho mais pesado, a portabilidade não faz muita diferença, afinal um monitor maior é bem importante nessas horas...
Concordo totalmente com você! Nesse quesito a Apple ficou pra trás mesmo... Um OS (ou mesmo aplicativos) que aproveitasse melhor as potências do iPad seria o ideal... Sobre limites, acho que isso é meio relativo. Se só um iPad fechasse todas as necessidades, seria perfeito. Mas acho que estou disposto a investir um pouco mais e completar com um desktop mais em conta, talvez até um Mini (já tenho um bom monitor e outros periféricos), mas ainda estou em dúvida.

 

16 horas atrás, Junior Bianchi disse:

Cara, não trabalho com parte gráfica, mas vou responder algumas coisas que posso te ajudar:

- Trocar totalmente um computador por iPad é muito complicado. Ele ainda é limitado, devido ao software (iOS). A Apple precisa urgente fazer um sistema separado para o iPad, para conseguir trazer os softwares completos.
- Para substituir um computador o Surface me parece melhor, pois tem os softwares completos. Mas ele perde na parte "tablet". Se procurar reviews e relatos verá que a parte de touch e desenho o iPad ainda é melhor.
- Devido ao sistema e o multitarefas do iPad, 4gb de RAM é mais que suficiente para tudo nele. Roda liso.
- Pelo que estão falando aí, o próximo iPad virá em março. Então se puder esperar, pode ser uma boa. Talvez a Apple mude essa parte do seu software do iPad a tempo, para aí sim ser um verdadeiro substituto de um computador. Ainda ela não perdeu o bonde, entoa da tempo de fazer isso.

Com isso que falei acima, talvez seja melhor ver se espera o próximo lançamento para tomar decisão, ou arrisca em trocar (é possível, mas bem complicado) ou vai de Surface.

Abs

 

Sim! Já vi diversos reviews e comparações feitas por artistas e ilustradores, é incrível como o iPad toma a dianteira na experiência de desenhar e em outros pontos importantes pra nós (tipo a paralax do Surface que é bizarra de grande, deve atrapalhar muito no dia a dia). Sem falar do Windows né, que é uma tristeza só... Usei windows minha vida inteira (inclusive estou usando agora), mas a experiência/fluidez/estabilidade dos macOS deixam qualquer windows no chinelo.

Esse lance do iOS é que mais tem me segurado, ainda mais com todo o marketing "pro-new-computer" que a Apple fez, não vejo sentido nenhum em manter um OS de telefone nele... Essa ideia de lançarem um OS único/híbrido pro iPad seria bem legal, ou mesmo se rodasse a versão de desktop nele, mas muitos falam que isso é viagem e que não vai acontecer... 
Mas e se lançarem uma mudança dessas, será que o Pro1 vai aguentar o tranco? (tem .psd meu que passa fácil de 1gb de peso hahah). Fico com meus receios...

Também ouvi dizer que o Pro2 só saia em novembro ou algo assim (atraso no desenvolvimento dos novos processadores)... Esperar até março é tranquilo, mas novembro já pesa um pouco hahah. Por isso queria saber o que podemos esperar do próximo Pro, pra saber se esperar esse tempo todo compensa ou se pouca coisa vai mudar (principalmente de hardware, já que se rolar uma mudança no software, os Pro1 também devem se beneficiar dela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho esporadicamente com PS, porém estamos falando de um OS funcional e o qual não utiliza aquele absurdo todo como na plataforma Windows.

Porém, tenho MacBook Pro e um Air para viagens e dia a dia, mas eu estou admirado com o Surface Studio, não falando de preço, mas a tecnologia que embarcaram nele.

Pesquisou sobre ele já? acho que atenderia sua necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, estou aguardando e acompanhando os rumores assim como você..

 

eu viajo no final de março pros EUA e gostaria muito que já tivesse um iPad novo.. não imagino como eles vão remodelar a linha toda.. estou realmente interessado nos rumores de um iPad tamanho intermediário entre os iPad Pro que existem hoje.. pois estudo pra concursos usando pdfs com o iPad e acho o Air 2, que é de 9,7 polegas acho, um pouquinho pequeno, mas acho o Pro de 12 grande (e caro.. ahaha).. então estou rezando para saírem novos iPads em marco..

 

Eu uso meu Air 2 pra ler pdfs, ver vídeos e ler revistas.. eventualmente jogar algum jogo, mas nenhum pesado. Tenho consciência que são coisas absolutamente leves e não usam muito processamento.. mas cara.. roda muito, muito, muito rápido. Sem engasgo nenhum.. E o tablet foi lançado em 2014!!!!!! Então creio que um Pro atualizado, o mais parrudo deles, não seja problema pros seus pesados apps!

 

E não acho mesmo que viria um Mac OS pro iPad.. Apple não ia mudar tudo agora..

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Willers disse:

Trabalho esporadicamente com PS, porém estamos falando de um OS funcional e o qual não utiliza aquele absurdo todo como na plataforma Windows.

Porém, tenho MacBook Pro e um Air para viagens e dia a dia, mas eu estou admirado com o Surface Studio, não falando de preço, mas a tecnologia que embarcaram nele.

Pesquisou sobre ele já? acho que atenderia sua necessidade.

o Surface tem grandes qualidades mesmo, principalmente nesse quesito All-in-one! Mas pra mim ainda continua tendo pontos negativos muito fortes, como o próprio Windows (que sempre me dá dor de cabeça) e outros detalhes específicos pra minha área (paralax grande, tempo de resposta alto pra movimentos rápidos, precisão zuada pra traços lentos, etc)... Uma melhor otimização do OS pro Pro seria sensacional

6 horas atrás, fvgarcia disse:

Colega, estou aguardando e acompanhando os rumores assim como você..

E não acho mesmo que viria um Mac OS pro iPad.. Apple não ia mudar tudo agora..

Tamo junto então! hahah Já pra mim o ideal seria um de 12.9 mesmo (principalmente por se tratar de um equipamento pro meu trabalho), mas ainda sinto falta de um software que aproveite melhor o hardware... Nessa guerra de "tablet all-in-one" eles tão ficando bem pra trás, mas talvez essa nem seja a ideia deles mesmo... Talvez o mais provável seja justamente uma boa otimização do iOS pros Pros, mas isso só o tempo dirá... O negócio é ficar na torcida hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...