Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Final Cut Studio ou Adobe Premiere Pro?


pegasusbsb27

Posts Recomendados

Tenho fotografia como hobby principal (sou maluco por fotos), mas comprei uma filmadora Panasonic Full HD alguns meses atrás e quero me envereder por novos caminhos com ela, também apenas como hobby, diga-se de passagem. Mas, como no caso das fotos, quero fazer a coisa bem feita. Não tô afim de ficar fazendo edições basicas no iMovie apenas. Quero ir mais longe. Por isso queria a opinião de quem entende bem do assunto, mas sem paixões, sem essa de ser tendencioso. Queria análise fria e franqueza mesmo. Qual seria o melhor, o que dá melhores resultados no trabalho final? O da Apple ou o da Adobe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Eu nunca trabalhei com o Adobe Premiere.

Mas o Final Cut é muito bom, dos programas que eu já vi foi o mais completo e versátil. O problema é que ele é muito complexo, e sem fazer cursos específicos é muito difícil chegar perto de usar 100% dele. Eu pelo menos tenho ainda muito que aprender dele.

Acho que vale a pena esperar a atualização da linha profissional da Apple, pois eu particularmente acredito, e rezo, que receberá uma grande mudança de interface, absorvendo algumas coisas do atual iMovie, mantendo seus recursos avançados. As vezes me pego usando o iMovie 09 para algumas edições simples que me fazem concluir o trabalho de uma maneira tão rápida coisas que seriam complicadas de fazer no FC.

Sobre o que apenas li é que os dois programas oferecem praticamente a mesma gama de recursos, porém o Premiere tem toda aquela integração com outros produtos Adobe, que podem ajudar muito.

No mais eu acho que independente do programa, quem faz o resultado final é que a pessoa por trás da edição ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o Premiere Pro uma unica vez e não gostei, quando comecei a utilizar o Final Cut Studio, fiquei de queixo caido, brinco com vídeos por hobby mesmo, pensei em até usar a versão Express, mas tenho um mania esquisita de sempre usar versões profissionais de tudo quanto é software (mesmo que seja só para coisas básicas), no começo eu usava uns videos tutoriais do YouTube e depois as video-aulas do MacMagazine, e fui pegando os truques, tanto é que agora to ficando craque no Chroma Key, coisa que eu nem sabia direito o que era e pra que servia. sinceramento lhe recomendo o FCS, caso possa esperar um pouco mais, rumores apontam a chegado da versão 3 do Studio junto com o Snow Leopard, assim sendo você pegara um novo sistema bem mais leve com um software já remodelado para o novo OS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Sem querer ser macmaniaco mas já sendo...rsrs.. já usei bastante o Premiere, desde o 2.0 até o CS4 e as vezes, sinceramente, o Final Cut Pro (olha que uso o 5.1) faz o premiere parecer windows movie maker...rsrs..

O FCP é mto profissional, e não é lá essas coisas de dificil se vc já tem alguma noção com programas de edição de vídeo.

Começa com o Express 4.0, já é muito bom e mais leve :D

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Cara o premiere evoluiu muito, muito mesmo nas versões CS4 e CS5, mas toda essa inspiração é por conta do Final Cut e do Avid, só te digo uma coisa, se você usa os programas da Adobe vai gostar da interface por ser homóloga.

Ai começa a trabalhar com ele tudo de boa, ai seu projeto fica lindo maravilhoso, vai exportar ok, ai que o Premiere peca pra valer, a exportação do Premiere está razoável hoje, mas comparada com a do Final Cut aff, sem comentários, isso se vê claramente em vídeos DV, mas como sua câmera filma em alta no começo tudo vai encher os olhos, mas se você for fazer um Downconvert para gravar esse material em um DVD com o Premiere, você vai sentir uma perda dramática de detalhe, eu trabalho com o Premiere CS5 e com uma Placa de Render Matrox RT-X2, e mesmo assim essa perda é significativa, e em casa com o Final Cut sem Placa nenhuma, é outra história de qualidade, sem contar com a qualidade do dissolver dele.

Se você tem um Mac já, vai de softwares Apple pô são os melhores, agora se você fosse comprar um pra trabalhar com FC, ai já é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos eu gostaria de saber se o Final Cut, roda no MINE MAC o meu sistema operacional é ( MC OS 10.6.3 ) é se alguém tem esse programa instalado no seu Mine Mac....

O Motivo eu não consigo instalar ele no Mine Mac alguém po me ajudar por favor.....

Se o Mine Mac for um Mac Mini, e se o FC seu for a versão 7 a resposta é não, se for o FC 6 ele instala e dá pra trabalhar com edição off-line (corte, transição e exportação) edição on-line nem um iMac Core i7 é indicado pra isso, muito desgastante para a máquina.

A versão do FC 7 só instala com Macintosh que tenha uma placa de vídeo dedicada de no mínimo 128MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um cara no YouTube, Freddie Wong, que manja bastante de edição(freddiew é o canal dele).

Eu concordo bastante com o que ele disse: não fica esperando ter X ou Y programa para começar a editar. Ou ainda, resolver usar X programa pq fulano/beltrano utilizam ele. Isso tudo é muito relativo. Tirando os aspectos realmente mais técnicos, conforme o Diego Bolsoni entrou, sobre a qualidade de exportação, de resto os dois programas tem as mesmas ferramentas, funcionam com o mesmo propósito. Com isso, oq vc se adaptar melhor, é que é o melhor.

Eu tenho contato com uma galerinha que trabalha com produção, e vejo que usam muito o Final Cut Pro só para a edição da estrutura do vídeo - não sei o termo para isso - onde recortam, trocam a ordem, pegam uma cena lá da frente e colocam para o início, fazem assim para conseguir novos ângulos de câmera de uma mesma cena, etc.

Aí com isso pronto, mandam ver no Adobe After Effects, onde criam os VFX.

É mais ou menos esse workflow.

Sendo assim, ambos os softwares suprem muito bem as necessidades.

E depende tb para onde vc quer exportar esses vídeos. No meu caso, que no máximo quero por no Youtube ou ver na tela do note, não preciso de precisão no quesito qualidade - eu mal vou reparar nisso.

(eu tenho como hobby produção sonora, então por tabela acabo futricando em edição de vídeos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, ambos os soft não.

O exemplo que vc citou não tem muito a ver com o Premiere. O After Effects é um programa concorrente do Motion que vem junto ao pacote FCS. O premiere faz as mesmas coisas do Final Cut.

Então o que eles fazem é a edição no Final Cut, e depois mandam para uma espécie de pós produção, onde acrescentam efeitos no After Effects.

Hoje, grande parte dos efeitos que são acrescentados no AE, podem ser pelo próprio Final cut mesmo, através de filtros, ou através de exportação e reimportação para o Color, que é um excelente programa de colorização, tb dentro do pacote.

O AE é utilizado mais para efeitos de animação e para acrescentar elementos à cena etc e tal. Em geral, grandes produtoras tem profissionais específicos de AE, que só trabalham com isso, somados a profissionais específicos de FC, que só trabalham com isso.

Mas, sabe como é né, no brasil, tem que bater o escanteio e cabecear a bola, tudo junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso.

A comparação que eu fiz era sobre o Premiere x FCP.

O Adobe After Effects eu acrescentei no intuito de colocar que para a etapa de edição - cortes, puxa daqui, coloca ali - ambos os softs. (Premiere e FCP) tem o mesmo propósito. Exceto se for alguém que quer se especializar na área, desenvolver jobs ultra avançados, e recursos realmente específicos. De forma genérica, o que vale é o que ele mais se adaptar.

Mais ou menos isso que eu quis dizer (e foi esse o comentário do carinha do YouTube que eu comentei, que trabalha com isso e é fera).

Quem quiser ver o canal dele: http://youtube.com/user/freddiew

O vídeo que ele trata sobre o assunto:

Vale a pena.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...