Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Audacity ou Outro: Qual? Vídeo.


San Bsb

Posts Recomendados

É um programa, não exatamente um aplicativo.

Indicaram-me usar o Audacity para colocar efeito em gravação de vídeo já pronta que preciso editar. Em algumas partes, preciso colocar algum efeito (posso detalhar, se for relevante p/ ajudar quem puder me ajudar). Comecei a mexer nele, mas não está tão fácil como um cara, num vídeo tutorial diz é, inclusive, nas explicações dele, faltam partes fundamentais do uso do programa, então a pincelada que ele deu ficou muito superficial. A interface do programa é extremamente arcaica e nada amigável.

Exemplo do que faltou e parece deve acontecer c/ a maioria: o passo-a-passo de como fazer para apenas determinado trecho (segundos) de uma fala seja alterado por, por exemplo, voz extremamente acelerada (quero algo básico assim p/ o efeito). Os efeitos não são apresentados e nem como fazer p/ aplicar só naquele pequeno trecho do vídeo (ou áudio).

Já editei vídeos em outros programas, mas nunca vi algo tão chato de se trabalhar como nesse programa.

Certamente há melhores, então pergunto qual seria, gratuito, ou como fazer apenas isso de que preciso.

Obrigada desde já!

Sandra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei editar o post anterior para adicionar este texto que eu faria para um outro post independente, mas deduzi moderadores julgariam é assunto igual, então vou colar aqui. Orientação, por favor, moderadores, para eu saber se pode ser mantida, já que não poderei deixar junto c/ a mensagem acima, esta aqui.

Dúvida relativamente antiga, porque não tive resposta que finalizasse a questão.

Eu poria diretamente no título algo referente ao iMovie no post abaixo.

Indo novamente à pesquisa, apareceram vários links para iMovie gratuito, mas antes fui a este site, onde a chamada era de que ele é gratuito, mas custa 14 dólares. Então como o site da Apple diz que é gratuito? Não baixei dessas opções gratuitas, porque não faço isso de site que não é do fabricante.

O atual é o 11 ainda?

Cheguei nesse na pesquisa supracitada => https://itunes.apple.com/br/app/imovie/id408981434?mt=12

Se eu pudesse ter o 10 de novo, já estava ótimo. Fiz uma formatação da máquina ano passado, a primeira desde que comprei este MacBook Air e fiquei sem ele.

Alguma ajuda, por favor?
Atualmente, estou tentando editar uns vídeos c/ alteração de pequenos trechos do áudio. Exemplo: colocar uma voz super acelerada, por exemplo, em partes e ela ficar incompreensível, porque não é relevante para o vídeo.

Sandra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não precisava criar outro tópico sobre isto, mas vamos lá...

 

2 horas atrás, San Bsb disse:

Se eu pudesse ter o 10 de novo, já estava ótimo. Fiz uma formatação da máquina ano passado, a primeira desde que comprei este MacBook Air e fiquei sem ele.

Mas você comprou o 10? Pela App Store?
Acho que não existe o 11. O link que vc mostrou é a última versão. (10.1.4)

Qualquer edição de vídeo ou áudio exige um pouco de trabalho, por mais simples que seja.

Eu fiz esse vídeo abaixo como exemplo, é o que você quer?

 

Usei o iMovie e o Audacity para distorcer o som, no caso para deixar incompreensível era só aumentar o tom da voz no filtro do audacity.

Eu tinha gravado o "tutorial" mas o Quicktime não grava som do mac, mas dá pra ter uma idéia de como fiz:

Edit: Esqueci de cortar a parte que abri a primeira vez o audacity, pode pular pra 2:20 assim que abro o audacity.

Editado por Pico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pico, não sei se estamos falando do mesmo post, mas o outro foi excluído, pelo que vi mais cedo. Não atualizei após esse aviso, para confirmar, mas é aquela mensagem de sempre, de que a mensagem não existe mais.

Ok, então vamos lá.

O iMovie veio com meu MacBook Air em janeiro de 12.
Sim, faz tempo que há a versão 11.

Exatamente isso que quero!
Na segunda imagem, parece que baixei outro Audacity, versão arcaica, veja em anexo. Não sei, parece.....Fui no site do fabricante, como sempre. Esta é a 2.1.1.

Muito obrigada!

Sandra

 

Captura de Tela 2017-02-25 às 12.06.23 AM.png

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relendo desta vez com calma, acho que misturei as bolas, T-Bond.  esta sua versão é a mesma que baixei, confirma?

Pena que não traz o som, mas estou revendo aqui, tentando enxergar (pus os óculos, porque só assim...rss) para ver exatamente como vc fez, já que a interface é cruel de ruim.
Tão logo eu consiga fazer o teste aqui, espero que já, dou o retorno.
Masss....se você puder dar o nome dos botões e suas localizações no menu suspenso o que, junto com o vídeo que você fez, vai facilitar muito. Está muito difícil de enxergar os nomes. Pode ser? :12_slight_smile:

Se eu conseguir o iMovie 10, pelo menos, acho que consigo fazer essa alteração de forma muito mais confortável nele e desinstalo o  chato Audacity.

Muito obrigada.

Sandra

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, San Bsb disse:

O iMovie veio com meu MacBook Air em janeiro de 12.
Sim, faz tempo que há a versão 11.

Exatamente isso que quero!
Na segunda imagem, parece que baixei outro Audacity, versão arcaica, veja em anexo. Não sei, parece.....Fui no site do fabricante, como sempre. Esta é a 2.1.1.
 

Quanto ao iMovie pesquisei e não existe versão 11.0, e sim um '11 (2011) parte do iLife '11, lançado no final de 2010. O iMovie 10.1.4 (disponível na App Store) é a última versão.

O Audacity tem a versão 2.1.2: http://www.audacityteam.org/download/mac/
Mas deve ser idêntico ao que vc baixou. Você diz ser arcaico, mas é um programa simples, antigo que ainda funciona muito bem para o propósito. Não sei porque a implicação com ele :).

Mas eu tinha comprado o iMovie anos atrás e nunca tinha mexido nele, agora testando melhor vi que é possível pôr efeitos no áudio como o de tom de voz. Então só o iMovie é uma opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Pico, vou ficar com o iMovie, mesmo sem tê-lo de novo, porque não é implicância, mas, sim, total antipatia com a interface extremamente desconfortável. Mesmo que seja prático, podia ser melhor e ficou muuuito mal feita essa parte. Não cativa: desanima...rs. Refiro-me à disposição de tudo no painel......

O iMovie não é exatamente um programa simples, mas, mesmo eu boiando em coisas com que nunca trabalhei em edição de vídeo, fui testando, errando mil vezes, mas não dava desânimo, porque a interface facilitava percorrer pelas opções, sabe? Cheguei a opções avançadas, sozinha, o que, no Audachatus, eu não conseguiria, tanto é que não consegui ficar encarando aquela interface de Neanderthal e ir testando igualmente....
Resta saber como vou consegui-lo de um site honesto e sem pagar por ele, porque a contenção de despesa atualmente está emergencial.

Sandra

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Instalado ontem o iMovie "11, não localizei, na rápida olhada que dei, se há opção de alterar a voz num trecho.
Pico, você que respondeu por último e com uma grande boa-vontade, saberia me dar o passo a passo nessa versão que tenho agora? Cheguei a ter a lilás, atualizada, mas a perdi na formatação. Que droga, sinceramente, porque ele está lento novamente e sem motivo que causa isso normalmente.... Fizeram um downgrade 2 vezes, porque o dono da loja não concordou com a versão que o funcionário aparentemente entendido colocou. Está no Yosemite e tem apenas 2GB.

Segunda pergunta: é possível atualizá-lo gratuitamente?

Obrigada.

Sandra

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se ainda pode ser atualizado gratuitamente o '11 para a última versão. Se for original claro.

https://macmagazine.com.br/2013/10/23/como-atualizar-os-apps-das-suites-ilife-11-e-iwork-09-para-os-novos-distribuidos-na-mac-app-store/

Basicamente fala para alterar o idioma do mac para inglês e verificar as atualizações.

 

Quanto alterar a voz, não sei o '11 é igual. Você precisa primeiro separar o audio, clique com o botão direito em cima do video e veja se tem no menu de contexto a opção para separar. Mas mesmo se não tiver você pode apenas dividir o clipe nas partes que deseja alterar o som e aplicar o efeito no áudio.

Tanto na faixa de áudio ou no vídeo coloque o mouse aonde quer dividir o clipe e aperte o botão direito > Dividir Clipe.

Pelo que vi procurando no Google, no imovie '11, você precisa abrir o "Inspector", acho que com o botão direito no clipe > Clip Adjustments, ou se tiver, na engrenagem na parte esquerda do clipe.

imovie-audio-effect.jpeg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pico, desculpe-me pela demora na resposta, mas eu estava resolvendo este problema do iMovie 10.1.1 (lilás) c/ o próprio suporte da Apple. estranho que versão que vc cita acima é 10.1.4, mas achei eu tinha recuperado o mais atual. Procurando aqui como fazer a atualização (séculos sem usá-lo, me esqueci se tenho que ir diretamente na Apple Store, pq no próprio programa, estou olhando aqui, ainda não vi nada sobre atualização. Em Apple Store, "atualizações", não há nenhuma referência ao iMovie, só ao iTunes e ao Remote Desktop Client.

Podemos retomar a ajuda na explicação de substituir partes de voz de vídeo por algum efeito, tal qual vc fez no seu exemplo? O que vc fez foi em qual versão? Não localizei resposta disso. Quero seguir exatamente seu percurso....

Sandra

Editado por San Bsb
inclusão de mais informação e correção da minha versão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vim editar e não podia mais, então vai ter que seguir este adendo em nova msg: reli de como cortar (dividir o clipe)  p/ aplicar o efeito na parte da minha voz no áudio que quero distorcer. Não ficou claro o que tenho que fazer. Você poderia me dar o passo a passo do que tenho que fazer? Por vídeo, talvez não seja prático que, acho, vc fez acima, não?

Obrigada + uma vez.

Sandra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, obrigada, Pico.
Quando fui em "Comprados" da AppleStore, para atualizá-lo, ele mandou esta versão.

Abri esta aba, porque vc não pediu que eu demonstrasse algo em especial, na minha versão. Veja se ajuda, senão, me fala o que quer que eu capture e envie.

Obrigada!!

Sandra
 

Captura de Tela 2017-03-24 às 11.47.13 PM.png

Editado por San Bsb
erro de digitação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para adicionar o efeito é bem simples, é só clicar no clipe que você quer pôr o efeito e clicar no ícone de filtros e efeitos: Captura de Tela 2017-03-28 às 23.41.08.png

Captura de Tela 2017-03-28 às 23.41.17.png

 

Captura de Tela 2017-03-28 às 23.43.41.png

 

Mas para adicionar em determinados trechos do vídeo você precisa dividir o clipe em partes.

Para dividir é só por o cursor aonde quer dividir e clicar com o botão direito > Dividir Clipe (ou Cmd+B):

Captura de Tela 2017-03-28 às 23.47.55.png

 

Para facilitar a visualização do clipe você pode dar um zoom:

Para aumentar horizontalmente é o slider abaixo do video (Captura de Tela 2017-03-28 às 23.58.06.png), e para aumentar verticalmente (aumentando inclusive a visualização das ondas de áudio) é ao lado nos Ajustes:

Captura de Tela 2017-03-28 às 23.59.17.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pico

Mil problemas p/ resolver, por isso a demora. Peço desculpas pela falta de agilidade nisso. Olho do furacão.
Estou fazendo uns testes, mas admito não consegui pegar só a minha voz, por exemplo, que eu queria mudar. Neste pedaço que passei p/ o histograma, acho que o nome é esse, foi impossível p/ mim (devo estar fazendo algo errado) pegar só partes em que falo p/ alterar a voz.

Vou continuar fazendo os testes, apesar que, como vc vê nesta foto em anexo, como ficar exatamente em cima do tempo em que falo no diálogo 1, por exemplo (são vários nesse mesmo clipe) e dividir o clipe? Isso, desisti de testar, pq de tão quase impossível, claro que estou errando feio em algo. Sugestões serão bem-vindas!

Mto obrigada !!!!

Sandra
 

Captura de Tela 2017-03-30 às 8.12.35 AM.png

Editado por San Bsb
adicionar anexo. esqueci
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...