Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 15 + Akitio Node + RX 480


Posts Recomendados

Olá Pessoal,

 

Gostária de compartilhar com você um setup de eGPU que estou montando; A algum tempo acompanho as noticias sobre eGPU, sempre tive vontade de montar uma mas eu achava o processo muito gambiarra. Mas após o release do TB3 muitos fabricantes começaram a lançar eGPU Case. Então decidi retomar meus planos e montar a eGPU.

Segue a eGPU que estou montando;

  • Macbook Pro 15 (Late 2014)
  • Akitio Node
  • PowerColor Red Devil RX480 8G
  • Apple Thunderbolt 3 (USB-C) to Thunderbolt 2 + Apple Thunderbolt Cable (0.5 m)
  •  NewerTech HDMI Headless

Ainda não consegui finalizar a montagem e configuração por falta de tempo, mas acrédito que este final de semana vou conseguir dedicar, coloco novos updates no post quando tiver os resultados de performance.

Se alguém tiver experiencia por favor compartilhe.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fiquei devendo a atualização do post. Muita coisa mudou, na verdade eu tinha decidido esperar sair a nova serie da AMD então cancelei a compra da RX 480, mas no meio desse caminho vi em alguns fóruns que a Apple começou a bloquear a performance das placas AMD, então apareceu uma oportunidade de comprar um GTX 980TI. Com isso agora minha configuração mudou um pouco. De qualquer forma agora esta tudo funcionando.

 

macOS - Muito simples de instalar praticamente plug and play, mas infelizmente a placa não apresenta muito ganho de performance utilizando o monitor interno, desta forma estou usando pouco. Eu tenho o NewerTech HDMI Headless para similar o monitor externo no interno, mas não é tão simples de usar e a performance fica abaixo do monitor interno no windows.

Windows 10 - Foi mais complicado de fazer a instalação mas no momento esta funcionando perfeitamente, joguei alguns jogos como Battlefield 4 e Tomb Raider e a performance é excelente, no windows o driver da Nvidia esta preparado para apresentar mais performance no monitor interno.

Depois quando tiver mais tempo coloco alguns benchmarks.

 

4921A4CB-F39C-4F01-B76A-38D54B224A9E.JPG

1CC3D608-FD6A-4072-A6D3-14D92723A98E.JPG

Screen Shot 2017-04-12 at 01.05.45.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Irado camarada... sempre achei esse esquema de GPU externa uma gambiarra danada... mas eu acho que é o futuro para os notebooks... pois usamos poucas vezes para games e seria praticamente um vídeo game portátil, quando quisesse, só ligar. Parabéns pela montagem... uma pergunta, continua puxando muito o processador é ativando a ventoinha no máximo do Mac? Ou alivia a temperatura...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, davidcmc disse:

Onde você comprou a Akitio Node?

Moro na Holanda, comprei em uma loja on-line de Assesorios para Mac aqui, eles possuem todos os produtos da Akitio. Mas você pode pedir para alguêm trazer do EUA na B&H eles tem a $300.

1 hora atrás, Fabio Porto disse:

Irado camarada... sempre achei esse esquema de GPU externa uma gambiarra danada... mas eu acho que é o futuro para os notebooks... pois usamos poucas vezes para games e seria praticamente um vídeo game portátil, quando quisesse, só ligar. Parabéns pela montagem... uma pergunta, continua puxando muito o processador é ativando a ventoinha no máximo do Mac? Ou alivia a temperatura...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Com certeza antes o processo da eGPU era muito gambiarra, espero que a Apple veja as vantagens e pare de tentar impedir o uso. 

Não, quando estou jogando o processador não passa de 30%, e tenho obtido ótimas txs de FPS, ontem joguei um pouco de Heroes of the Storm com o gráfico no Extremo e estava a 90FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse setup ia ficar muito bacana com os novos Macbooks que possuem Thunderbolt 3. No seu caso você, apesar de ter uma case TB3, está usando o barramento da TB2. De qualquer forma acho suficiente.

Sobre a Apple "impedir" o uso. Acho que é mais uma questão de falta de drivers do que um empecilho por parte da Apple. Vi um vídeo esses dias que o cara conseguiu colocar uma 1060 pra rodar, com um case igual ao seu, sem necessitar de patches e afins, porém ele mesmo constatou que os drivers disponibilizados pela Nvidia ainda eram beta, e não tinham a mesma performance do Windows no macOS. 

Se olhar pelo lado da disponibilidade de jogos para macOS e Windows, ainda vale a pena usar bootcamp pra jogar e o macOS para o restante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do novo MBP possuir TB3, ele possui poucos ganhos gerais de performance, apenas no disco, não acho que seria uma troca boa para mim apenas por uma porta TB3, apenas teria uma perda de banda menor com o TB3, algo em torno de 2%. Quero trocar meu MBP por um de 13, mas estou esperando a Apple lançar algo que realmente tenha ganhos de performance.

Não acho que a Apple esteja bloqueando por falta de Drive, e sim por não esta na estrategia. A primeira geração de eGPU (Razer Core) foi bloqueado por firmware, e as placas de video AMD não conseguem mais aceleração grafica a partir do último macOS. Vamos ver como ela se porta com a evolução deste mercado, porque todo mês novos cases são lançados, inclusive de grandes marcas como a Asus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza, a diferença entre os HW é muito pequena, apenas comentei a situação.

O Razer Core tem, ou pelo menos tinha, um bloqueio no firmware dele, para trabalhar apenas com hardware da Razer. Tanto é que existem vídeos dele rodando em macs mais recentes.

Essa questão de drivers no macOS é algo muito complexo. Parte da responsabilidade dos drivers ficam por conta da Apple, aí ela acaba meio que validando apenas aqueles que ela vende, o que acaba dificultando modificações desse tipo. É meio que o jeitão da Apple fazer as coisas, por ter controle do hardware e software, ela acaba ativando diversos recursos baseados no identificador de máquina.

Apenas para tocar no assunto dos patches, eles geralmente são usados para "enganar" o macOS e fazer ele pensar que é uma placa reconhecida. Isso pode fazer com que a placa rode com drivers não otimizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/28/2017 at 21:49, davidcmc disse:

Acho que o varejo brasileiro ainda não tem essas cases eGPU disponíveis.

Aguardarei estes produtos serem vendidos por aqui, inclusive pela garantia.

300 dólares (fora o frete) não sairiam por menos de 1.000 reais. Pagar este valor e ficar sem garantia não vai dar.

Se a demanda continuar alta deve chegar no Brasil logo, tenho alguns amigos aqui que compraram ou vão comprar, e como você pode ver neste site egpu.io todo mês aparecem novas opções melhores, eu mesmo deveria ter esperado mais para comprar algo melhor. Tem algumas coisas no Akitio Note que não gosto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

É... vc tem o "gargalo" da Thunderbolt 2 do teu Mac mas certamente, mesmo que vc tivesse usando o "AdaptadorBook 2016/2017", nunca que vc irá aproveitar 100% do potencial da tua placa externa pois a banda da Thunderbolt 3 (40Gbps) ainda é inferior à banda nativa do barramento PCI-E 3.0 x16 (256Gbps, teóricos).

A NVIDIA facilitou bastante as coisas lançando seus drivers próprios pro macOS mas ainda tem muito a amadurecer - afinal, é BETA; com as placas da AMD a dor de cabeça por enquanto é um pouquinho menor já que tem driver nativo no macOS para arquitetura Polaris.

E claro, vale mencionar também que a Apple parece que acordou pra vida e vai passar oferecer suporte oficial a eGPU no próximo macOS (High Sierra), o que deve melhorar E MUITO as coisas. Mas legal, ver que vc já consegue brincar bem com o teu setup hoje. Vamos ver, no futuro, como q ele vai se sair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu to vendendo o meu setup eGPU pra Macs ate 2015 (Thunderbolt 2). Usava no meu Macbook Pro 2015 e eh simplesmente sensacional! Link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-873436057-kit-egpu-gpu-externa-akitio-thunder2-fonte-evga-600w-mod-_JM

 

So estou vendendo pq agora ganhei um Macbook Pro 2017 e to usando o Mantiz Venus com uma 1080ti FTW3. Super recomendo ter uma eGPU, rodo varios jogos tanto no Mac (Diablo 3) quanto no bootcamp (Fifa, overwatch, Battlefield 1) todos em 2k com o FPS la em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 8/5/2017 at 16:03, UnderEu disse:

É... vc tem o "gargalo" da Thunderbolt 2 do teu Mac mas certamente, mesmo que vc tivesse usando o "AdaptadorBook 2016/2017", nunca que vc irá aproveitar 100% do potencial da tua placa externa pois a banda da Thunderbolt 3 (40Gbps) ainda é inferior à banda nativa do barramento PCI-E 3.0 x16 (256Gbps, teóricos).

A NVIDIA facilitou bastante as coisas lançando seus drivers próprios pro macOS mas ainda tem muito a amadurecer - afinal, é BETA; com as placas da AMD a dor de cabeça por enquanto é um pouquinho menor já que tem driver nativo no macOS para arquitetura Polaris.

E claro, vale mencionar também que a Apple parece que acordou pra vida e vai passar oferecer suporte oficial a eGPU no próximo macOS (High Sierra), o que deve melhorar E MUITO as coisas. Mas legal, ver que vc já consegue brincar bem com o teu setup hoje. Vamos ver, no futuro, como q ele vai se sair.

Pelo que acompanho nos testes existe uma perda natural no TB não por ser o 2 ou 3 e sim pelo processo de comunicação. E pelo que vejo em diversos testes o TB3 para placa de video é um requerimento se for editar videos em 4K (Descompactado). Nos demais você não chega a utilizar toda a banda. Mas no meu caso estou satisfeito, porque mesmo tendo uma perda de em torno 5%, a placa de video externa entrega uma performance muito superior. Com certeza vale o investimento mesmo com uma perda. Agora com a Apple adotando a eGPU, com certeza teremos uma compatbilidade excelente. E provavelmente mais contéudo. 2018 será um ano de muitas novidades para esse mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acompanho esse mercado a anos e finalmente achei um produto que parece ser bacana nesse segmento.

A gigabyte parece ter ajustado todas as preferências de quem está buscando esse produto e lançou o Aorus Gaming Box com uma nvidia 1070 dentro. O preço de largada sai 599 dolares na amazon.

https://www.amazon.com/Gigabyte-AORUS-Gaming-Graphic-GV-N1070IXEB-8GD/dp/B073PYMG3G/ref=sr_1_1?s=electronics&ie=UTF8&qid=1503276622&sr=1-1&keywords=aorus+gaming+box

Se o suporte for bom macOS, vou comprar esse treco.

Editado por Gustavo Wentz Biasuz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Gustavo Wentz Biasuz disse:

Acompanho esse mercado a anos e finalmente achei um produto que parece ser bacana nesse segmento.

A gigabyte parece ter ajustado todas as preferências de quem está buscando esse produto e lançou o Aorus Gaming Box com uma nvidia 1070 dentro. O preço de largada sai 599 dolares na amazon.

https://www.amazon.com/Gigabyte-AORUS-Gaming-Graphic-GV-N1070IXEB-8GD/dp/B073PYMG3G/ref=sr_1_1?s=electronics&ie=UTF8&qid=1503276622&sr=1-1&keywords=aorus+gaming+box

Se o suporte for bom macOS, vou comprar esse treco.

Com certeza este é um dos melhores que já lançaram, bem compacto e já vem com a placa de video o que minimiza o impacto da falta das placas de video por causa de mineração. Mas é importante observar que as placas de video da AMD vão ter supporte nativo no novo macOS e os drivers para essa placa não estão bons. Se for para usar no macOS talvez sejá melhorar esperar a Gigabyte lançar uma versão AMD. Que pelos rumores será a Vega 56.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza este é um dos melhores que já lançaram, bem compacto e já vem com a placa de video o que minimiza o impacto da falta das placas de video por causa de mineração. Mas é importante observar que as placas de video da AMD vão ter supporte nativo no novo macOS e os drivers para essa placa não estão bons. Se for para usar no macOS talvez sejá melhorar esperar a Gigabyte lançar uma versão AMD. Que pelos rumores será a Vega 56.


Essa falta de suporte oficial é o motivo pelo qual não comprei... ainda.

VEGA 56 e a 1070 se batem bem nos benchmarks. De qualquer forma, qualquer coisa melhor que isso quase não deriva benefício no cenário de eGPU.

Xarope é a espera. Até porque o suporte a egpu no high sierra não vai vir com o lançamento oficial, sendo que está sendo relegado a um update em 2018.

É foda.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim a falta do suporte é bem irritante, com certeza a Apple demorou muito para entrar nesse seguimento, e pelo que ando acompanhando dos betas o desenvolvimento esta lento, mas a compatibilidade das novas placas AMD esta avançando rápido. Se fosse comprar uma placa agora com certeza iria optar por AMD.

Mas quero a compatibilidade para eliminar o windows. Não quero mais ter Dual boot. E o meu objetivo é usar apenas o monitor interno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim a falta do suporte é bem irritante, com certeza a Apple demorou muito para entrar nesse seguimento, e pelo que ando acompanhando dos betas o desenvolvimento esta lento, mas a compatibilidade das novas placas AMD esta avançando rápido. Se fosse comprar uma placa agora com certeza iria optar por AMD.
Mas quero a compatibilidade para eliminar o windows. Não quero mais ter Dual boot. E o meu objetivo é usar apenas o monitor interno.


Acho que temos exatamente a mesma abordagem a esse cenário.

avisa na thread se descobrir alguma novidade com esse perfil!




Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...