Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Certificado digital


Carlos_Alberto

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Vcs acreditam que depois de ler 21 páginas, ainda não consegui acender a luzinha do meu token eToken Alladin 64k v4.2B no meu Macbook Air novo com Catalina Novo 10.15.4 ??

Eu só quero que a luzinha acenda!! Por favor!! Alguém?

No terminal, rodai o comando

ioreg -p IOUSB

E lá está ele...
Token 4.28.1.1.2.7.195@14200000 <class AppleUSBDevice, id 0x1000005e8, registered, matched, active, busy 0 (1ms), retain 11

Segui as orientações de várias pessoas, mas nada de luzinha acender...

Alguém me ajuda?

 

Olha só o que eu já fiz aqui....

Uninstall JAVA
sudo rm -fr /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin
sudo rm -fr /Library/PreferencePanes/JavaControlPanel.prefPane
sudo rm -fr ~/Library/Application\ Support/Oracle/Java
rm -r ~/"Library/Application Support/Oracle/Java"
---
Instalar 10.2.97
SafeNetAuthenticationClient.10.2.97.0
---
Comando Janine
sudo defaults write /Library/Preferences/com.apple.security.smartcard Legacy -bool true
----
Post
https://forum.macmagazine.uol.com.br/topic/161065-certificado-digital/page/13/
Ver post de STOW com a instalação de -01-11-2019
instalado no Catalina em 01/11/2019.

    Java 8, versão 202 (pode testar mais recente) Só instalar a Development Kit.
    Firefox versão 51.0 .1 (não roda Java a partir da v. 52 então nem tentar, desligar as atualizações com a internet desligada, ou vai atualizar sozinho)
    Safenet Authentication 10.2.820 (ver link no Forum Macmagazine,  https://installer.id.ee/media/etoken/mac_10.2.82.0.zip )
    Usar no Firefox, em “dispositivos de segurança”, o driver: /usr/local/lib/libeTPkcs11.dylib (somente após instalar o Safenet)
    Instalar as raízes e certificados do Certisign (OAB do site da Certsign)
    Instalar o PJeOffice (ver. 1.0.19, e esquecer o Shodo), abrir com as configurações do java abertas e identificar o certificado na aba “Avançado”, basta clicar no primeiro PKCS11 com o token conectado e inserir a senha do certificado. Clicar em concluir.
    Instalar o web signer direto pelo site. (Demora a reconhecer)
    Habilitar o token nas configurações do Web Signer.
    Rodou na Receita, PJe (Estadual e Federal, versões novas), todos no Safari mesmo e eSAJ-CE no Chrome (devido o web signer).
    Após isso pode atualizar o Firefox sem medo de ser feliz.

-----
1 - limpar java, desinstalar e limpar cache com as instruções acima
2 - desinstalar sac qualquer
3 - instalar java 8.202
4 - desativar wifi
5 - instalar firefox 51
6 - desabilitar update firefox

Select the “Menu” Menu Button button in the upper-right corner, then choose “Options“.
Select “General” on the left pane.
Scroll down to the “Firefox Updates” section.
Select one of the following options as desired:
Automatically install updates
Check for updates, but let me choose whether to install them
Never check for updates
Check or uncheck the “Use a background service to install updates” option as desired.
From about:config Menu
Type “about:config” in the address bar, then press “Enter“.
Search for the “app.update.auto” setting.
Double-click the “app.update.auto” option to toggle the setting. If set to “true“, automatic updates are enabled. If set to “false“, automatic updates are disabled.

7 - desinstalar qualquer versão de SAC e instalar o SAC 10.2.820
8 - configurar firefox avançado certificado dispositivos segurança
9 - ativar wifi
10 - certificados e raizes site Oab ou certisign
https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/hierarquias/icp-brasil/oab
Instalei todos...hierarquia v5, e hierarquia v2
11 - instalar PJE sem shodo
https://ftp.pje.jus.br/pje/programs/pje-office/pje-office_x64.dmg
12 - não funcionou ainda o token...lendo mais o artigo pagina 13 mandou instalar via terminal:
xcode-select --install...nada
13 - após desligar e ligar, nada...
14 - sudo xcode-select --reset...nada
15- sudo spctl --master-disable e depois sac 10.2.97
16 - instalei websigner https://websigner.softplan.com.br/Setup?brand=tjsp&jslib=&browser=Firefox&returnUrl=. Nada funciona
17 - csrutil disabled ... nada funciona
$ csrutil status
System Integrity Protection status: disabled.
18 - no PJE, configuracão do certificado guia PKCS11
/usr/local/lib/libeTPkcs11.dylib
/Library/Frameworks/eToken.framework/Versions/Current/libeToken.dylib
Obs: botão concluir desabilitado
19 - tem que habilitar modo desenvolvedor no PJE do MAC
https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice#PJeOffice_no_MAC
Mas no passo 6, o token NAO aparece na aba avançado. Nada de luz no token
20 - instalei o websigner...nada...
21- instalei o SafeSign IC Standard MacOS 3.5.3 x86_64.app ou seja, o token admin
22 - instalei eid-quickinstaller-4.4.20 site da https://eid.belgium.be/en ... nada!!
23 - meu caso é o de Romaniuc pagina https://forum.macmagazine.uol.com.br/topic/161065-certificado-digital/page/20/
24 - após instalar tokenadmin NOVO, o usuário falou que provavelmente é a versão ANTIGA do libaetpkss.dylib de 7MB
ls -l libaetpkss.dylib
-rw-r--r--@ 1 nomeusuario  wheel  7356936 15 Abr 10:45 libaetpkss.dylib
A versão NOVA tem 2,9 MB e está em /Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/
libaetpkss.dylib (o arquivo correto tem 2.850.064 bytes (2,9 MB no disco).


Ver manual pag 27
https://certificaat.kpn.com/files/drivers/SafeSign/SafeSign IC Standard Version 3.5 for macOS Release Document.pdf

Na pasta /usr/local/lib
$ sudo mv libaetpkss.dylib OLD_libaetpkss_dylib.old

Atualizar
$ sudo cp /Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/libaetpkss.dylib .
MacBook-Air:lib meuusuario$ ls -l libaet*
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  2957344 19 Abr 12:35 libaetpkss.dylib

25-copiar a pasta TODA de /Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/
Vai na pasta /usr/local/lib e cria uma pasta com SUDO
Sudo mkdir Luisao
Cd luisao
sudo cp /Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/* .
sudo chown meuusuario:admin *.*
Configurar PJE com   /usr/local/lib/luisao/libaetpkss.3.5.4358.dylib
Configurar Firefox   /usr/local/lib/luisao/libaetpkss.3.5.4358.dylib
Configurar WebSigner /usr/local/lib/luisao/libaetpkss.3.5.4358.dylib


Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes que me perguntem, respondo.

SIM, funciona perfeito no Windows 10 e no Ubuntu 18, acende a luz, assino tudo no PJE...etc...

MAS no MAC não acende a luz.

Pensei em se tratar de permissão:

mudei a permissao da minha pasta toda /usr/local/lib para

luisao:staff....nada

luisao:admin....nada

root:wheel...nada

olha a lista da lib

drwxr-xr-x  16 root  wheel  512 19 Abr 16:16 lib

 

Em lib

-rw-r--r--@  1 root  wheel  7356936 15 Abr 10:45 OLD_libaetpkss_dylib.old
drwxr-xr-x   3 root  wheel       96  9 Ago  2019 beid-pkcs11.bundle
lrwxr-xr-x   1 root  wheel       76 19 Abr 11:50 libIDPrimePKCS11.dylib -> /Library/Frameworks/eToken.framework/Versions/Current/libIDPrimePKCS11.dylib
lrwxr-xr-x   1 root  wheel       69 19 Abr 11:50 libSACLog.dylib -> /Library/Frameworks/eToken.framework/Versions/Current/libSACLog.dylib
lrwxr-xr-x   1 root  wheel       68 19 Abr 11:50 libSACUI.dylib -> /Library/Frameworks/eToken.framework/Versions/Current/libSACUI.dylib
-rwxr-xr-x   1 root  wheel   620192  9 Ago  2019 libbeidpkcs11.4.4.20.dylib
lrwxr-xr-x   1 root  wheel       41 19 Abr 12:07 libbeidpkcs11.4.4.dylib -> /usr/local/lib/libbeidpkcs11.4.4.20.dylib
lrwxr-xr-x   1 root  wheel       38 19 Abr 12:07 libbeidpkcs11.4.dylib -> /usr/local/lib/libbeidpkcs11.4.4.dylib
lrwxr-xr-x   1 root  wheel       36 19 Abr 12:07 libbeidpkcs11.dylib -> /usr/local/lib/libbeidpkcs11.4.dylib
-rwxrwxrwx   1 root  wheel  1709820 29 Out 07:34 libcastle.1.0.0.dylib
lrwxr-xr-x   1 root  wheel       69 19 Abr 11:50 libeTPkcs11.dylib -> /Library/Frameworks/eToken.framework/Versions/Current/libeToken.dylib
lrwxr-xr-x   1 root  wheel       69 19 Abr 11:50 libeToken.dylib -> /Library/Frameworks/eToken.framework/Versions/Current/libeToken.dylib
drwxr-xr-x  14 root  wheel      448 19 Abr 13:00 luisao
drwxr-xr-x   4 root  wheel      128 19 Abr 11:50 pkcs11

 

Em lib/luisao

total 56480
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel   180928 19 Abr 13:00 libaetctk.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  7107264 19 Abr 13:00 libaetdlglib.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  1554720 19 Abr 13:00 libaetjcss.3.5.4290.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  1554720 19 Abr 13:00 libaetjcss.3.5.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  1554720 19 Abr 13:00 libaetjcss.3.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  1554720 19 Abr 13:00 libaetjcss.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  1761824 19 Abr 13:00 libaetkit.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  2957344 19 Abr 13:00 libaetpkss.3.5.4358.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  2957344 19 Abr 13:00 libaetpkss.3.5.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  2957344 19 Abr 13:00 libaetpkss.3.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  2957344 19 Abr 13:00 libaetpkss.dylib
-rwxr-xr-x@ 1 root  wheel  1784368 19 Abr 13:00 libaetsm.dylib

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal ontem escrevi a minha experiencia de como consegui fazer o token GD cripto funcionar, mas depois de tudo escrito e teoricamente postado voltei pra conferir e não sei pq não foi concluído o post. Mas em resumo consegui fazer funcionar o token e assinar via pjeofice em uma instalação limpa do macOS Catalina 10.15.4. Na minha concepção o meu problema era que não baixei e instalei o mobila firefox pq ja usava em outro mac o pjeoffice com o safari. Como não estava conseguindo fazer funcionar o tokenadmin usei a configuração de segurança e dispositivos de segurança do mobila para carregar o certificado no token, depois disso para a minha grata surpresa o pjeoffice conseguiu carregar o caminho para o libaetpkss.dylab. Apenas coloquei em carregar outro modulo pkcss11 no mozila coloquei o endereço no campo "nome do arquivo de modulo" o endereço /aplications/tokenadmin/contents/framework/libaetpkss.dylab, entrei e depois disso a magica aconteceu, mesmo sem executar o tokenadmin.

Se alguém precisar de mais detalhes so me contactar por email:diegomota.adv@gmail.com

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso o driver mais atual para o safesign consegui neste link aqui: Mac OS X Catalina.

 
Deixe o token descontado e faça a instalação do safesign mas não execute e do java. Instale o mozila firefox Também e o PJeOffice.
 
Abra a pasta aplicativos no finder e clique com o botão direito no tokenadmin, depois em mostrar conteúdo de pacote, entre na pasta contes, depois frameworks e encontre o arquivo libaetpkss.dylib e dê um duplo clique nele dando as permissões de segurança que o sistema pedir.
 
Feito isto abra o mozila firefox e acesse suas configurações através da barra de ferramentas em arquivo e preferencias. Procure a aba segurança e privacidade e desça ate o final da pagina onde você encontra dispositivos de segurança.
 
Clicando no botão dispositivo e segurança clique do lado esquerdo em “modulo pkss11” depois no lado direito você deve clicar em carregar, abrirá uma pequena caixa de diálogo onde no primeiro campo você coloca um nome tipo “safesign” para identificar e no outro você cola este caminho sm as aspas "/Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/libaetpkss.dylib” de de ok.
 
Depois ainda no lado direito da aba de dispositivos clica em entrar e coloca a senha do seu certificado.
 
Depois de logado tente abrir o PJeOffice e verificar se agora se ele identifica o certificado na aba avançado e tente logar.
 
Esse foi o meu procedimento
 
Boa Sorte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2020 at 16:28, Diego Belém disse:
 
Abra a pasta aplicativos no finder e clique com o botão direito no tokenadmin, depois em mostrar conteúdo de pacote, entre na pasta contes, depois frameworks e encontre o arquivo libaetpkss.dylib e dê um duplo clique nele dando as permissões de segurança que o sistema pedir.

Esqueci de mencionar que depois de feito todos os passos anteriores e caso não exista o arquivo libaetpkss.dylib no diretório usr/local/lib você poderá copiar este arquivo diretamente do diretório supracitado (/aplications/tokenadmin/contents/frameworks) para a pasta de destino que você carregará no pjeoffice, qual seja usr/local/lib a partir do diretório raiz (disco mac), se não aparecer a pasta usr experimente o comando comand + shift + > para habilitar a visualização de arquivos e pastas ocultas.

Feito isto você volta ao pjeoffice e clica na aba pkcss11, depois adicionar e busca a o arquivo copiado no diretório /usr/local/lib/libaetpkss.dylib;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gostaria de compartilhar minha experiência ao instalar o SafeNet 5110 no MacBook Pro com macOS10.15.4 - Catalina; 

De ante mão peço desculpas se repetirei algum post ou comentário, porém imagino que os foristas compartilham minha dificuldade ... O certificado foi adquirido através da SOLUTI e o TOKEN comprei pelo mercado livre (há vários vendedores); 

Irei resumidamente descrever quais passos fiz :

1 - utilizei dongle USB C , para USB 2.1

2 - baixei Safenet Authentication Client 10.2.97  ( apenas para MAC OS X 10.15 Catalina e para MAC OS X 10.14.6 Mojave)

https://www2.swift.com/3skey/resources/SAC_10_2_97_MAC.zip

consultei o site https://www2.swift.com/3skey/help/mac_support.html

3 - após instalar o programa espetei o TOKEN e abri o aplicativo S.A.C.  //  TOOLS                                  é possível basear-se neste manual > http://drivers.certisign.com.br/midias/tokens/safenet/Macintosh/Manual_Instalacao_SAC_8.2_SP1_MAC_OS_DEF.pdf < a partir da página 5.

4 - Se não identificar o token de primeira tire e espete novamente ; (precisei realizar 1 vez)

5 - troquei a senha, a minha padrão enviada pelo vendedor era 1234 ; (tutorial da certisign meio que da uma luz, encontra-se acima) , assim como renomeei meu eToken

AGORA COM O TOKEN RECONHECIDO -  grande dificuldade que havia enfrentado , segui o tutorial da SOLUTI

6 - https://arsoluti.acsoluti.com.br//site/emitircertificado

>>https://arsoluti.acsoluti.com.br/public/manuais/MPO.100_V.2_-_Manual_de_Emissao_de_Certificado_Digital_Soluti.pdf

DESTA FORMA CRIEI MEU TOKEN COM CERTIFICADO DEVIDAMENTE INSTALADO;

PS - EM BREVE VOU EXPLICAR COMO USAR NO FIREFOX

Editado por athoscr
revisão ortográfica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vamos lá,

Comprei o tal do Safenet num site indicado pela OABSP, pois se comprar na OAB vem o malfadado GD Burti ou o seu equivalente que é o que eu tenho.

A moça me falou que não há validação presencial... se o meu certificado está válido eu renovo ele na mesma mídia ou em outra mídia pela internet mesmo, imagino que renová-lo na mesma mídia deve ser trivial, mas alguém já renovou em outra mídia?

Imagino ainda que eu deva ter que colocar as duas mídias na máquina ao mesmo tempo e que isso deve ser feito num micro com windows, certo? Alguém já fez isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o 5110 Safenet, e nunca tive problemas, a não ser o fato de  ele nunca é reconhecido na primeira tentativa, mas basta tirar e colocar de novo que funciona. Comprei na Soluti, e foi tudo junto: fui lá, comprei, e já saí com o token pronto, demorou uma meia hora, nem sabia que era possível comprar as coisas separadas, até porque dificilmente compensaria: R$ 145,00 tudo, validade de 3 anos. Não vi nenhuma empresa vendendo tão barato para advogados, mas não achei isso anunciado no site da própria Soluti, só quando liguei em uma loja deles pra me informar.

Uma coisa que eu recomendo: utilize o firefox pra acessar PJe. Todos os tutoriais que você achar pra resolver qualquer problema será para Firefox, se você for procurar o suporte com as TI dos tribunais a primeira pergunta será sempre se está usando o Firefox, etc. A vida fica mais fácil, ainda mais que a gente já enfrenta a preguiça dessa turma só pelo fato de estar usando macOs. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, roberktum disse:

Uso o 5110 Safenet, e nunca tive problemas, a não ser o fato de  ele nunca é reconhecido na primeira tentativa, mas basta tirar e colocar de novo que funciona. Comprei na Soluti, e foi tudo junto: fui lá, comprei, e já saí com o token pronto, demorou uma meia hora, nem sabia que era possível comprar as coisas separadas, até porque dificilmente compensaria: R$ 145,00 tudo, validade de 3 anos. Não vi nenhuma empresa vendendo tão barato para advogados, mas não achei isso anunciado no site da própria Soluti, só quando liguei em uma loja deles pra me informar.

Uma coisa que eu recomendo: utilize o firefox pra acessar PJe. Todos os tutoriais que você achar pra resolver qualquer problema será para Firefox, se você for procurar o suporte com as TI dos tribunais a primeira pergunta será sempre se está usando o Firefox, etc. A vida fica mais fácil, ainda mais que a gente já enfrenta a preguiça dessa turma só pelo fato de estar usando macOs. 

 

Então, meu maior problema é renovar nesse momento de calango virus, sem presença. Se tivesse presença eu ia na OAB e faria isso.

E o pior é passar de uma mídia para outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2020 at 09:07, maxlawbr disse:

Voltando aqui,

Fui caçar o tal do Safenet 5100 ou 5110, e em tempos de pandemia o povo está fazendo tudo por video conferência, a princípio não há a venda de mídia.

Sabem onde consigo comprar a mídia e o certificado tudo junto?

Tudo junto tá difícil. Mas no ML, OLX, vc encontra a mídia. A partir daí vc tenta ver o certificado por videoconferência. E a instalação, infelizmente, via Windows. Mas é bem simples, vc faz rápido numa virtualização num VM da vida e pronto.

14 horas atrás, maxlawbr disse:

Então, meu maior problema é renovar nesse momento de calango virus, sem presença. Se tivesse presença eu ia na OAB e faria isso.

E o pior é passar de uma mídia para outra.

Na verdade a renovação é mais simples ainda. Mas..... via Windows. Rsrs. 
como falei antes, virtualização, renova e pronto.

Editado por Stow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Stow disse:

Tudo junto tá difícil. Mas no ML, OLX, vc encontra a mídia. A partir daí vc tenta ver o certificado por videoconferência. E a instalação, infelizmente, via Windows. Mas é bem simples, vc faz rápido numa virtualização num VM da vida e pronto.

Na verdade a renovação é mais simples ainda. Mas..... via Windows. Rsrs. 
como falei antes, virtualização, renova e pronto.

Eu vou usar a máquina da minha esposa que é Windows, e midia deve chegar amanhã, daí eu vou instalar os drivers das duas mídias na máquina dela, java etc.... para fazer o procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2020 at 13:56, Stow disse:

Tudo junto tá difícil. Mas no ML, OLX, vc encontra a mídia. A partir daí vc tenta ver o certificado por videoconferência. E a instalação, infelizmente, via Windows. Mas é bem simples, vc faz rápido numa virtualização num VM da vida e pronto.

Na verdade a renovação é mais simples ainda. Mas..... via Windows. Rsrs. 
como falei antes, virtualização, renova e pronto.

Stow,

Fiquei mais de duas horas na linha para ser atendido na Certisign, para a moça me falar que não dá para renovar em uma mídia nova, só na mesma.... Alguém já fez isso de renovar o certificado digital pela internet colocando o certificado digital em uma nova mídia?

Tem algum tutorial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...