Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Garantia da Apple é uma FARSA


Posts Recomendados

Bom dia pessoal, posto muito pouco no forum mas leio muito o ele.

Vamos ao acontecimentos: 

Comprei meu MacBook Pro com tela de retina e hd de 512 no finalzinho do ano passado (presente de natal que me dei). em no final de fevereiro de 2017 ao espetar o carregador na tomada ele fez o famoso som de carregamento (igualzinho dos iPhone) mas o som saiu tremido, percebi que algo não estava certo, decide então colocar uma musica para tocar e percebi que uma das caixas aparentemente tinha, no termo popular, estourado. decide então leva-lo na assistência técnica da minha cidade. Passados uns dias levei o MB pra assistência onde por minha surpresa eles me informaram que não poderiam mexer no aparelho pois eles não eram certificados e me informaram que no prazo de 15 dias eles estariam certificados e então aptos a manutenção. Aproveitei e abri um chamado na Apple Care pois o teclado tinha uma tecla (dura). Passados 15 dias liguei na Assistência e nada da certificação retornei para casa frustrado aguardei mais 15 e esse prazo nunca terminava, no começo de Maio liguei na Apple Care e fui atendido pelo Renato Alves (Sênior Mac+ Technical Support | Apple Inc. Brazil), que me disse que me auxiliaria na solução do problema.

Passaram 2 meses e o Sr Renato me deu uma opção um quanto absurda e ILEGAL, que EU DEVERIA LEVAR o MB para outra assistência em OUTRA cidade (a mais próxima é 250km), e deveria deixar lá ai eles avaliariam e se fosse caso de garantia o concerto seria feito e EU NOVAMENTE DEVERIA VOLTAR para BUSCAR o APARELHO. Mas como a LEI BRASILEIRA determina que eles cubram os custos de envio e tal perguntei se eles iriam descumprir a lei, e a reposta foi que o posicionamento da APPLE era ESTE de que eu LEVA-SE o note para outra cidade ou um GENIUS BAR, nunca tive problemas com a assistência da Apple no caso de iPhones e sempre elogiei mas to extremamente decepcionado com o atendimento no caso de MacBooks ainda mais um aparelho que custa uma fortuna.

A pra completar agora a tela quando fria ela cria uma marca na parte mais baixa, no começo do mês estarei em sp vou levar em no genius bar e meter o processo nesta empresa que esta perdendo seu diferencial que era o atendimento pós-venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa amigo, situação chata hei !?  Qual cidade você esta ? 

Se eles recomendarem voce a enviar por correios JAMAIS POSTE SEM SEGURO. Você paga 1.5% do valor declarado, mas estará garantido se extraviar. E deverá EMBALAR MUITO BEM , pois os correios são brutos . 

Se voce vir a SP, eu te recomendo a Ainfotec  , já levei alguns aparelhos lá e nunca tive problema. Sempre bem atendido e resolvido o problema. Entra em contato lá e veja com a Renata se ele consegue resolver o seu caso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MR82 disse:

Poxa amigo, situação chata hei !?  Qual cidade você esta ? 

Se eles recomendarem voce a enviar por correios JAMAIS POSTE SEM SEGURO. Você paga 1.5% do valor declarado, mas estará garantido se extraviar. E deverá EMBALAR MUITO BEM , pois os correios são brutos . 

Se voce vir a SP, eu te recomendo a Ainfotec  , já levei alguns aparelhos lá e nunca tive problema. Sempre bem atendido e resolvido o problema. Entra em contato lá e veja com a Renata se ele consegue resolver o seu caso. 

O duro é você arcar com um custo que é da APPLE e ter que engolir as leis nacionais pq eles se acham superiores, to tentando agendar um horário no Genius Bar para pegar o laudo que de o prob é um vicio do aparelho e que a garantia cobre e colocar a empresa nas pequenas causas por não respeitar o Código de Defesa do Consumidor Brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, infelizmente nosso país não funciona nada como deveria, a começar por nós mesmos, que sempre queremos dar um jeitinho nas coisas, a Apple não é um empresa brasileira, por mais que tenha que respeitar as leis vigentes no país, ela tem um posicionamento, e também não está em todas as regiões do país, nem todas as empresas estão. Não acho que a garantia seja uma farsa como você colocou. Se você levar para qualquer assistência autorizada (não importa a distância), se o problema for muito difícil, lhe oferecerão um novo aparelho em substituição ao seu macbook, não estou defendendo a empresa, mas como usuário de eletrônicos, sempre que precisei utilizar alguma assistência autorizada e nunca encontro na minha cidade (interior de SP), tenho que me deslocar até o centro-SP ou alguma cidade vizinha (que não é nada perto), se você não pode fazer isso por você mesmo, então pense antes de comprar determinada marca, pesquise antes, para não ter dor de cabeça depois, hoje eu prefiro os macbooks que já não tem mais garantia, pois consigo resolver os problemas (mesmo pagando do bolso), em qualquer especializada e com garantia de 3 a 6 meses, não precisei pagar uma fortuna pelo macbook e tenho praticamente o mesmo desempenho de um atual. No Brasil pelo menos é o que vale o custo-benefício. Agora caso traga os produtos lá de fora, é outra história, mesmo assim, ainda levaria pra autorizada. O atendente tentou lhe ajudar da melhor forma possível, infelizmente a solução que ele lhe propôs, você não aceitou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-17 at 12:19, Gian Riccardo Ortunho Galli disse:

Bom dia pessoal, posto muito pouco no forum mas leio muito o ele.

Vamos ao acontecimentos: 

Comprei meu MacBook Pro com tela de retina e hd de 512 no finalzinho do ano passado (presente de natal que me dei). em no final de fevereiro de 2017 ao espetar o carregador na tomada ele fez o famoso som de carregamento (igualzinho dos iPhone) mas o som saiu tremido, percebi que algo não estava certo, decide então colocar uma musica para tocar e percebi que uma das caixas aparentemente tinha, no termo popular, estourado. decide então leva-lo na assistência técnica da minha cidade. Passados uns dias levei o MB pra assistência onde por minha surpresa eles me informaram que não poderiam mexer no aparelho pois eles não eram certificados e me informaram que no prazo de 15 dias eles estariam certificados e então aptos a manutenção. Aproveitei e abri um chamado na Apple Care pois o teclado tinha uma tecla (dura). Passados 15 dias liguei na Assistência e nada da certificação retornei para casa frustrado aguardei mais 15 e esse prazo nunca terminava, no começo de Maio liguei na Apple Care e fui atendido pelo Renato Alves (Sênior Mac+ Technical Support | Apple Inc. Brazil), que me disse que me auxiliaria na solução do problema.

Passaram 2 meses e o Sr Renato me deu uma opção um quanto absurda e ILEGAL, que EU DEVERIA LEVAR o MB para outra assistência em OUTRA cidade (a mais próxima é 250km), e deveria deixar lá ai eles avaliariam e se fosse caso de garantia o concerto seria feito e EU NOVAMENTE DEVERIA VOLTAR para BUSCAR o APARELHO. Mas como a LEI BRASILEIRA determina que eles cubram os custos de envio e tal perguntei se eles iriam descumprir a lei, e a reposta foi que o posicionamento da APPLE era ESTE de que eu LEVA-SE o note para outra cidade ou um GENIUS BAR, nunca tive problemas com a assistência da Apple no caso de iPhones e sempre elogiei mas to extremamente decepcionado com o atendimento no caso de MacBooks ainda mais um aparelho que custa uma fortuna.

A pra completar agora a tela quando fria ela cria uma marca na parte mais baixa, no começo do mês estarei em sp vou levar em no genius bar e meter o processo nesta empresa que esta perdendo seu diferencial que era o atendimento pós-venda.

Gian,

Por que você não envia ele pelos correios? Ligue novamente no 0800 da Apple e veja essa opção, pois acredito que seja a mais cômoda.

Quando tive problemas com meu iPhone, que nem a iPlace (autorizada, na época) soube resolver, me pediram para que eu enviasse o celular pelos correios (o frete estava incluso e em uns 3 ou 4 dias, já haviam me enviado outro aparelho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pedro Passos disse:

Gian,

Por que você não envia ele pelos correios? Ligue novamente no 0800 da Apple e veja essa opção, pois acredito que seja a mais cômoda.

Quando tive problemas com meu iPhone, que nem a iPlace (autorizada, na época) soube resolver, me pediram para que eu enviasse o celular pelos correios (o frete estava incluso e em uns 3 ou 4 dias, já haviam me enviado outro aparelho).

Esse é o problema a apple não recebe e o risco de perder ou quebrar é meu a apple não da esse suporte mesmo a lei brasileira OBRIGANDO eles a cumprirem.

E o seguro do note é quase 500 reais... voce acha justo eu pagar isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, webg3brasil disse:

Cara, infelizmente nosso país não funciona nada como deveria, a começar por nós mesmos, que sempre queremos dar um jeitinho nas coisas, a Apple não é um empresa brasileira, por mais que tenha que respeitar as leis vigentes no país, ela tem um posicionamento, e também não está em todas as regiões do país, nem todas as empresas estão. Não acho que a garantia seja uma farsa como você colocou. Se você levar para qualquer assistência autorizada (não importa a distância), se o problema for muito difícil, lhe oferecerão um novo aparelho em substituição ao seu macbook, não estou defendendo a empresa, mas como usuário de eletrônicos, sempre que precisei utilizar alguma assistência autorizada e nunca encontro na minha cidade (interior de SP), tenho que me deslocar até o centro-SP ou alguma cidade vizinha (que não é nada perto), se você não pode fazer isso por você mesmo, então pense antes de comprar determinada marca, pesquise antes, para não ter dor de cabeça depois, hoje eu prefiro os macbooks que já não tem mais garantia, pois consigo resolver os problemas (mesmo pagando do bolso), em qualquer especializada e com garantia de 3 a 6 meses, não precisei pagar uma fortuna pelo macbook e tenho praticamente o mesmo desempenho de um atual. No Brasil pelo menos é o que vale o custo-benefício. Agora caso traga os produtos lá de fora, é outra história, mesmo assim, ainda levaria pra autorizada. O atendente tentou lhe ajudar da melhor forma possível, infelizmente a solução que ele lhe propôs, você não aceitou.

É uma farsa sim porque a GARANTIA implica que eles DEVEM se responsabilizar pelo defeito/vicio do aparelho. Alem disso na minha cidade tem assistência e ela é premium mas não temas certificações para mexer em mb pro end 2016... então é uma farsa porque se nao tem suporte para arrumar é uma farsa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gian Riccardo Ortunho Galli disse:

É uma farsa sim porque a GARANTIA implica que eles DEVEM se responsabilizar pelo defeito/vicio do aparelho. Alem disso na minha cidade tem assistência e ela é premium mas não temas certificações para mexer em mb pro end 2016... então é uma farsa porque se nao tem suporte para arrumar é uma farsa...

Seu aparelho acabou de ser lançado (outubro/2016), é normal levar um tempo para que os técnicos se certifiquem com esse novo equipamento, você conhece o site ifixit? Dê uma olhada na dificuldade que é abrir um desses novos dispositivos. Normalmente o técnico Apple precisa ir até Campinas/Jundiaí ou algum outro centro de certificação Apple para poder receber esse treinamento. Como falei, antes de comprar algum lançamento, verifique primeiramente antes, pesquise, eu tomo por exemplo os lançamentos de smartphones ou até mesmo videogames, eu tive um Xbox 360 e não comprei logo que saiu, pois tinha vários problemas em sua construção, levando os mesmos ao superaquecimento e as famosas 3 luzes vermelhas. Esperei até a 3 leva de placas, onde foram sanados os problemas (mais ou menos 1 ou 2 anos depois de seu lançamento), o pessoal que comprou o Galaxy Note 7 sabem do que estou dizendo, nunca é vantagem comprar um produto recém-lançado. É preciso que o mesmo se estabeleça no mercado para então sim adquirir, não sou contra quem adquiri logo de cara, mas tem seus riscos, não adianta você abrir um tópico só pra esculachar a empresa porque seu produto ainda não tem suporte, vai lá comprar um carro que acabou de ser lançado, e então digamos que ocorra um acidente de trânsito como uma batida, você acha que sua seguradora terá as peças para repor? A mesma coisa ocorre com os computadores, smartphones, celulares, televisores, geladeiras e laptops. Depois de um tempo no mercado, (normalmente 6 a 7 meses depois de seu lançamento, smartphones normalmente 1 ano depois tem as telas/displays) começarão a surgir os serviços de reparo e assistência para poder prestar o devido suporte. Nós sempre aprendemos da pior forma possível, mas o segredo está em aprender com os erros. Eu tenho isso pra mim: não compro produtos recém-lançados, que ainda não esteja no mercado por pelo menos 1 ano, lembre-se que os macbooks pro 2016 chegaram no Brasil apenas em dezembro (2 meses depois de seu lançamento),  a mão-de-obra brasileira é escassa, veja só a Foxconn que está indo embora, estão parando até de montar os iPhones por aqui, os IPADs já pararam faz tempo.

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara jura que você ta me dizendo que a culpa é minha porque comprei um produto novo recém lançado??? Em que mundo você vive onde você tira a responsabilidade de uma empresa que TANTO FAZ ela lançar um produto com defeito e 8 - 9 meses depois do lançamento AINDA NAO DA SUPORTE EM TODA A REDE DE ASSISTÊNCIAS. ?????? Jura que você acha certo isso?? Vou esperar que quando alguém da sua família fique doente o medicamento de ponta recém lançado não seja usado por vocês porque é novo e pode ter problemas...

O problema irmão é que tanto faz LEI é LEI.... e ou cumpre ou voce é um bandido (sim bandido é quem descumpre uma lei e não so quem rouba, mata ou suborna)...

Repensa teus conceitos de vida, porque alguns valores estão errados, se tem defeito logo no lançamento é chamado de VICIO e a empresa tem ainda mais responsabilidade por erro de produção/desing/construção....

E outra sempre que tem um problema mesmo que seja APPLE ou A MAE DAS MAES devemos sim abrir tópico em forums ou mídia ou outro meio pois só assim a empresa perde a credibilidade de PERFEITA e começa a solucionar seus problemas (isso no BR nos USA o tratamento é totalmente diferente porque lá se não respeitar lei ta ferrada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juro que eu não entendo a que ponto chega uma pessoa fanática por uma EMPRESA mesmo que ela desrespeite a LEI mesmo que ela não de o tratamento adequado a uma solução mesmo que ela não se responsabilize por ter uma rede de assistências técnicas FALHAS, as pessoas defendem com unhas e dentes.

Acho que na vida devemos aprender a ser frio e calculista LEI É PRA SER CUMPRIDA E RESPEITADA, 

19 horas atrás, webg3brasil disse:

(que não é nada perto), se você não pode fazer isso por você mesmo

Jura que voce disse isso??? mano serio mesmo... eu trabalho querido se voce não trabalha e tem facilidade de ir e vir ok eu não, preciso pagar as contas de casa e sustentar uma família, não sou eu que tenho que me deslocar ainda mais quando tem uma assistência na minha cidade assistência essa que é PREMIUM....

Acho que voce deve repensar no que disse e rever que não sou eu que devo ir até eles e sim ELES devem dar um jeito do equipamento chegar até eles visto que é um defeito e não um mal uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não acho uma farsa não...Só acho que a assistencia tecnica da sua cidade deveria tentar lhe ajudar mais mesmo não tendo certificação, não posso falar nada da garantia da apple com iphone, ipad, watch macbook. Ja tive problemas com todos eles tanto no BR como la fora e sempre resolveram meu problema....

Trocando o produto ou consertando como foi meu macbook....... 

E foram produtos com apple care e sem apple care...

 

Tente conversar com a sua assistencia técnica e se der vai na apple store diretamente porque o agendamento do GB pelo site é furada....

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processo de certificação para novos equipamentos é isso mesmo. Se você mora em uma cidade que não tem suporte, infelizmente sua opção é procurar uma outra assistência que possa prestar atendimento ao seu equipamento, simples assim.

Já tive problemas com vários dispositivos, desde iPhones até Macs, e apesar do atendimento não ser o melhor do mundo, no seu caso, não vejo responsabilidade da Apple e sim da autorizada de sua cidade, e especificamente no que tange aos prazos que eles te pediram para a tal "certificação".

Se você comprar um Volvo e na sua cidade não ter uma autorizada dela, não torna a empresa culpada por isso, o mesmo caso aplica-se a Apple.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gian Riccardo Ortunho Galli disse:

Cara jura que você ta me dizendo que a culpa é minha porque comprei um produto novo recém lançado??? Em que mundo você vive onde você tira a responsabilidade de uma empresa que TANTO FAZ ela lançar um produto com defeito e 8 - 9 meses depois do lançamento AINDA NAO DA SUPORTE EM TODA A REDE DE ASSISTÊNCIAS. ?????? Jura que você acha certo isso?? Vou esperar que quando alguém da sua família fique doente o medicamento de ponta recém lançado não seja usado por vocês porque é novo e pode ter problemas...

O problema irmão é que tanto faz LEI é LEI.... e ou cumpre ou voce é um bandido (sim bandido é quem descumpre uma lei e não so quem rouba, mata ou suborna)...

Repensa teus conceitos de vida, porque alguns valores estão errados, se tem defeito logo no lançamento é chamado de VICIO e a empresa tem ainda mais responsabilidade por erro de produção/desing/construção....

E outra sempre que tem um problema mesmo que seja APPLE ou A MAE DAS MAES devemos sim abrir tópico em forums ou mídia ou outro meio pois só assim a empresa perde a credibilidade de PERFEITA e começa a solucionar seus problemas (isso no BR nos USA o tratamento é totalmente diferente porque lá se não respeitar lei ta ferrada)

Eu não tirei a responsabilidade da empresa em nenhum momento, também não coloquei a responsabilidade em quem compra equipamentos recém-lançados, só falei que pode ocorrer de apresentar problemas e não ter suporte pelo fato do produto ser novo, foi apenas isso, não disse que eles estão certos ou errados, mas que é como o amigo colocou acima: processo de certificação de novos equipamentos é assim mesmo, e não há muito o que fazer, a não ser procurar em outra cidade uma que já tenha profissionais certificados. Não sou fanático pela empresa, muito pelo contrário, a minha preferida é a Google, mas não sou bitolado, tenho produtos Apple, Microsoft, Sony, Google, LG, Philips e Lenovo, sou fã sim de tecnologia.

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um BeatsX em Portugal no meio de abril. Meio de junho apresentou defeito. Deixei na loja da apple (Shopping Morumbi) dia 22.6 e na descrição do Genius alegava que era preciso trocar e botou como valor do produto R$429,00 (um novo custa R$ 799,00). Hoje fecham os 30 dias e amanhã já estou no prazo para solucionarem de uma vez (Art. 18, parágrafo único do CDC). Vi que os Beats costumam ser frágeis e queria tentar complementar o valor para a compra do AirPod, mas não quero que avaliem"o valor do meu como R$429. Sei que esse recurso não está previsto em lei, mas gostaria bastante que fizessem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Situação chata mesmo...pra falar a verdade eu ja precisei 3 vezes e em todas correu tudo bem. A ultima foi essa semana. Meu Watch Series 2 deu crise e eu entrei em contato...na verdade so iniciei e eles ligaram de volta. Eles mesmo geraram uma solicitação de reparo e me deram um numero. Levei nos correios e despachei para a Apple. Tudo por conta deles. Estranho isso que aconteceu com voce...enfim. Tomara que consiga resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, fredjpa disse:

Eles mesmo geraram uma solicitação de reparo e me deram um numero. 

Sim. Fizeram o mesmo. Até levei o Beats de volta pra casa. Mas sem sinal deles. Entrou na página de verificação de reparo e consta: 

Serviço Solicitado:
22 de maio de 2017
Estado:
Estado não disponível
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa!?

Sou estudante de direito e fico me perguntando: como vocês, brasileiros, em sua grande maioria, inventam tantas leis?

Amigo, não existe lei que obrigue a Apple ou qualquer outra empresa, possuir assistência técnica autorizada em sua cidade, tampouco de arcar com todos os custos de envio. Sei que é o lógico e possivelmente certo a se fazer, mas não é lei.

E vejamos, quem não cumpre a lei não é chamado de bandido. Vamos rever os termos.

Ademais, a garantia da Apple é uma das melhores que possuímos no nosso país. Entre em contato com eles novamente, peça pra falar com um sênior mais avançado do atendimento. Inclusive, creio que você consegue enviar seu Mac pra assistência de outra cidade, é só conversar com eles - inclusive, já fiz isso. 

Pode demorar, mas garanto que resolva.

Abraços. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2017 at 13:51, marco lindoso disse:

Sim. Fizeram o mesmo. Até levei o Beats de volta pra casa. Mas sem sinal deles. Entrou na página de verificação de reparo e consta: 

Serviço Solicitado:
22 de maio de 2017
Estado:
Estado não disponível

Estranho mesmo. No caso do meu relogio enviei no dia 20...chegou la no dia 23 e eles ja atualizaram no site. Não é a primeira vez que preciso e sempre fui atendido de boa..ou indo ate a loja aqui do RJ...ou levando na assistencia....ou enviando pelo correio. Espero que consiga resolver seu problema. Abs

Etapa 1Solicitação

Produto recebido pela central de reparos Apple

Etapa 2Serviço

Diagnosticando produto
 

Etapa 3Devolução

Devolução de produto reparado pendente

Ate agora tudo de boa..

Editado por fredjpa
incluir info
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Lobo disse:

Na boa!?

Sou estudante de direito e fico me perguntando: como vocês, brasileiros, em sua grande maioria, inventam tantas leis?

Amigo, não existe lei que obrigue a Apple ou qualquer outra empresa, possuir assistência técnica autorizada em sua cidade, tampouco de arcar com todos os custos de envio. Sei que é o lógico e possivelmente certo a se fazer, mas não é lei.

E vejamos, quem não cumpre a lei não é chamado de bandido. Vamos rever os termos.

Ademais, a garantia da Apple é uma das melhores que possuímos no nosso país. Entre em contato com eles novamente, peça pra falar com um sênior mais avançado do atendimento. Inclusive, creio que você consegue enviar seu Mac pra assistência de outra cidade, é só conversar com eles - inclusive, já fiz isso. 

Pode demorar, mas garanto que resolva.

Abraços. 

 

 

De fato o meu caso não é amparado pelo CDC. Comprei fora do país.  Então toda a minha negociação é com base no contrato que a Apple fez de garantia global de produto.  De fato estou tentando inclusive Trocat o meu Beats X pelos AirPods. É, como falei, uma questão totalmente ao critério da Apple. Mas já fui alertado que no mínimo outro Beats igual já está garantido. E realmente, o atendimento está sendo resolvido (muito bem, diga-se) por telefone e e-mail. Acho o pessoal simpático e atencioso. Pode demorar uns dias a mais, mas acho que valha a pena. 

5 minutos atrás, fredjpa disse:

Estranho mesmo. No caso do meu relogio enviei no dia 20...chegou la no dia 23 e eles ja atualizaram no site. Não é a primeira vez que preciso e sempre fui atendido de boa..ou indo ate a loja aqui do RJ...ou levando na assistencia....ou enviando pelo correio. Espero que consiga resolver seu problema. Abs

Sabe o que foi? Não tem peça pra reposição. Ruim porque tive de esperar mais de trinta dias. Bom que agora estou negociando com eles (nunca me indispus, sempre tratei de forma cordial, o que acho que ajuda muito nesses casos) um produto até melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...